Autor Tópico: Ajuda - Notebook para edição de fotos  (Lida 12995 vezes)

Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Outubro de 2017, 13:19:06
Fala galera blz?

Está na hora de fazer um upgrade na minha máquina.

Meu uso será de preferência para edição de fotos no LR e PS.

Quero o melhor custo-benefício na faixa de R$2.800 a R$3.500.

Estou de olho nesses:

https://www.carrefour.com.br/Notebook-Samsung-Intel-Core-i7-8GB-1TB-Windows-10-Tela-15-6-Full-HD-Essentials-X41-Preto/p/5060311?crfint=subhome|notebook|v-smpls|para-lazer-ou-trabalho-temos-o-notebook-que-voce-precisa|5060311|3

https://www.carrefour.com.br/Notebook-Acer-Intel-Core-I7-8GB-1TB-Placa-de-Video-4G-Windows-10-Tela-15-6-Aspire-F5-573G-75A3-Prata/p/5055857?crfint=subhome|notebook|v-smpls|ofertas-imperdiveis-de-notebook|5055857|6

https://www.carrefour.com.br/Notebook-Lenovo-Intel-Core-i7-16GB-2TB-Windows-10-Tela-15-6-Ideapad-320-Prata/p/5150957

O que acham? Há opções melhores?

De preferência que tenha nessa loja do Carrefour pq dá para parcelar em 20x sem juros. :D :D

Obrigado. :ok:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2017, 01:04:41
O Samsung X51 ficou por R$2500 no Submarino há uma semana.
Agora está na faixa de R$3000, o que é um preço extremamente justo por ele ainda.
Ele tem a melhor tela IPS do mercado nacional para notebooks.
Esses modelos que você postou se não me engano são todos tela TN.

O X51 tem o melhor custo/benefício abaixo de R$3000, sem dúvidas.
Abaixo de R$4000 você pode tentar pegar o Odyssey, que tem a mesma tela IPS do X51 e oferece um hardware bem parrudo.

Se não ligar pra tela IPS, eu iria de Samsung X21 que sai na faixa de R$1800.
Colocaria um SSD e aumentaria a memória pra pelo menos 8GB, o que sairia por mais cerca de R$800.

É bom lembrar que um SSD é essencial pra modelos que não o possuem, então mesmo se você fosse de X51, Odyssey, ou os modelos que você citou, que não possuem SSD, seria recomendável colocar um neles.

Todos esses modelos da Samsung aceitam SSD M.2.
Ou seja, você pode colocar um SSD no slot M.2 pra cuidar do sistema e continuar com o HD que vem neles pra guardar arquivos.

Como nenhum dos modelos que você citou tem SSD e o custo pra colocar um sairia em torno de R$500, acho que a melhor opção seria ir de X21 dando um upgrade na memória e colocando o SSD M.2, ou então o X51 colocando o SSD M.2.
O X51 sairia por cerca de R$3500 com SSD e o X21 sairia por cerca de R$2650 com SSD e upgrade de memória pra 8GB.
Agora vai de você decidir se a tela IPS, o processador i7 e as entradas USB a mais do X51 valem essa diferença.

Se estiver disposto a estourar o orçamento, o Odyssey com SSD sairia por cerca de R$4000 (i5) ou R$4500 (i7).
O hardware do Odyssey é extremamente melhor do que todos esses modelos citados, até mesmo o do modelo com i5, mas além de estourar seu orçamento ele também é mais pesado e ocupa mais espaço, podendo comprometer a portabilidade.

Resumindo:

Não liga pra tela IPS e um i5 te atende? Vai de X21, coloca um SSD M.2 e mais um pente de 4GB de memória.
Com seu orçamento daria até pra colocar 16GB de memória nele. Vende os 4GB que vem nele e compra 2 pentes de 8GB.

Quer tela IPS e um i7? Vai de X51, coloca um SSD M.2 e corre pro abraço.

Está disposto a estourar seu orçamento em R$500~R$1000? Vá de Odyssey e coloque um SSD M.2 se a portabilidade dele te atender.

PS: Se puder esperar, a Intel está passando pela maior mudança de arquitetura das últimas décadas da empresa e os novos processadores da oitava geração que vão chegar no Brasil em 2018 ou até mesmo no final desse ano com alguma sorte vão ser extremamente melhores que os atuais, especialmente para notebooks. Estamos na crista da onda de uma grande mudança de mercado e pode valer a pena esperar uns 6 meses pelo lançamento e pela estabilização dos preços se você não precisar do note com urgência.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 01:17:52 por Di Torres »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2017, 09:07:12
Muito obrigado Di Torres.

Realmente a tela Led Fullhd acho que fará diferença na hora de tratar as fotos.

E esse modelo X41 que mandei no link? Acha que vale a pena investir nele e colocar um SSD?

No Carrefour não têm o X51.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2017, 09:25:45
O X41 tem tela TN também.
O único modelo da série X da Samsung com tela IPS é o X51 de 2017, que vem com processador i7 7500U.
Os X51 de 2016 pra trás, com i7 6500U pra baixo também tem tela TN.
Cuidado com isso se quiser tela IPS.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2017, 09:36:33
O X41 tem tela TN também.
O único modelo da série X da Samsung com tela IPS é o X51 de 2017, que vem com processador i7 7500U.
Os X51 de 2016 pra trás, com i7 6500U pra baixo também tem tela TN.
Cuidado com isso se quiser tela IPS.

Bom saber disso, não encontrei essa informação nas especificações dos Notes. Vou dar uma pesquisada sobre o X51.  :ok:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2017, 11:34:49
No mais, as vantagens do X51 em relação ao X41 são o número maior de entradas USB disponíveis, um leitor de cartões, a placa de vídeo que é um pouco melhor e a tela IPS. Se você não sentir falta dessas características que o X51 tem a mais, o X41 também vai ser uma ótima escolha.

Mas tendo em vista que o X51 já pegou o preço de R$2500 a vista e R$2800 a prazo, fica complicado recomendar o X41 que está saindo por R$2800 no Carrefour. Mas se ele te atender e a condição de parcelamento fizerem ele valer a pena, vá fundo, é uma excelente máquina!

O Acer F5 por R$3100 que você postou também é uma boa opção.
Tem uma placa de vídeo melhor até que a do X51, o que pode ajudar em edições de vídeo e algumas tarefas do Photoshop que tiram vantagem da placa de vídeo e tem mais entradas USB que o X41.

Das opções que você postou, eu iria nesse Acer F5 ou no X41 e usaria o restante do orçamento para colocar um SSD neles.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 11:53:39 por Di Torres »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2017, 10:56:51
O que eu não gosto desses notebooks eh o processador Intel com terminação "U", que são bem fracos, sobretudo qnd tem resolução Full HD, que pede mais processamento. Se for tratar pouca coisa, tudo bem, mas se faz tratamento de grande quantidade de arquivos, já começa a pesar pra eles.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:32:14
O que eu não gosto desses notebooks eh o processador Intel com terminação "U", que são bem fracos, sobretudo qnd tem resolução Full HD, que pede mais processamento...
Não entendi  :shock:, Rafa...
A resolução usa processamento de que forma? Não seria memória.. e da placa de vídeo?

No mais, as vantagens do X51 em relação ao X41 ...
Pensei muito no Acer F5, em Dell, etc... Acabei optando pelo X51 + SSD Samsung Evo 960 - 250 GB + memória (ainda nem botei). Tô bem satisfeito.. A tela é ótima. E, com o sistema rodando no SSD, ele ficou bem rápido pros meus padrões..
Hoje eu deixo o e-mail aberto, facebook aberto, Deezer rodando, junto com Photoshop e Lightroom sem travar em nada...
Ainda vou colocar mais memória. Mas ainda estou pesquisando bem se ele realmente suporta mais de 16GB (pelos fóruns parece que sim, pelo que diz fabricante não).


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:39:02
No mais, as vantagens do X51 em relação ao X41 são o número maior de entradas USB disponíveis, um leitor de cartões, a placa de vídeo que é um pouco melhor e a tela IPS. Se você não sentir falta dessas características que o X51 tem a mais, o X41 também vai ser uma ótima escolha.

Mas tendo em vista que o X51 já pegou o preço de R$2500 a vista e R$2800 a prazo, fica complicado recomendar o X41 que está saindo por R$2800 no Carrefour. Mas se ele te atender e a condição de parcelamento fizerem ele valer a pena, vá fundo, é uma excelente máquina!

O Acer F5 por R$3100 que você postou também é uma boa opção.
Tem uma placa de vídeo melhor até que a do X51, o que pode ajudar em edições de vídeo e algumas tarefas do Photoshop que tiram vantagem da placa de vídeo e tem mais entradas USB que o X41.

Das opções que você postou, eu iria nesse Acer F5 ou no X41 e usaria o restante do orçamento para colocar um SSD neles.

Essas vantagens me fizeram decidir pelo X51, só vou esperar achar uma boa oferta.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:39:44
O que eu não gosto desses notebooks eh o processador Intel com terminação "U", que são bem fracos, sobretudo qnd tem resolução Full HD, que pede mais processamento. Se for tratar pouca coisa, tudo bem, mas se faz tratamento de grande quantidade de arquivos, já começa a pesar pra eles.

Rafa, o problema dos não "U" é que são bem mais caros tb.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:41:55
Não entendi  :shock:, Rafa...
A resolução usa processamento de que forma? Não seria memória.. e da placa de vídeo?
Pensei muito no Acer F5, em Dell, etc... Acabei optando pelo X51 + SSD Samsung Evo 960 - 250 GB + memória (ainda nem botei). Tô bem satisfeito.. A tela é ótima. E, com o sistema rodando no SSD, ele ficou bem rápido pros meus padrões..
Hoje eu deixo o e-mail aberto, facebook aberto, Deezer rodando, junto com Photoshop e Lightroom sem travar em nada...
Ainda vou colocar mais memória. Mas ainda estou pesquisando bem se ele realmente suporta mais de 16GB (pelos fóruns parece que sim, pelo que diz fabricante não).

Nando, vc chegou a usar ele sem o SSD? Viu uma diferença gritante de desempenho?

Uma dúvida mais específica, como é o desempenho do LR? Consegue colocar zoom 1:1 e passar de foto em foto de maneira instantânea?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2017, 14:35:31
Não entendi  :shock:, Rafa...
A resolução usa processamento de que forma? Não seria memória.. e da placa de vídeo?

O lightroom precisa processar o arquivo RAW que será mostrado na tela e, infelizmente, o uso de placa de vídeo ainda não é bem otimizado no programa, de forma que a  tarefa maior ainda recai sobre o processador.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2017, 16:33:52
O lightroom precisa processar o arquivo RAW que será mostrado na tela...
Sim. Claro.. Esqueci disso...  :doh:
É que na realidade eu faço as visualizações já na importação, então acho que não chega a processar durante a edição..

Nando, vc chegou a usar ele sem o SSD? Viu uma diferença gritante de desempenho?
Usei pouco.. Não no LR.. Pois na verdade o SSD chegou antes dele  :D
Mas vi diferença clara no carregamento do Windows 10...
No LR não tive comparação de antes e depois..
Ainda demora 1 segundinho pra passar de uma pra outra... Agora na atualização do LR ele dá uma piscada (tela cinza) quando passo de uma pra outra, de vez em quando.
Mas acho que isso acaba se colocar mais 8 gb de memória.. Vou tentar por mais 16 gb..
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 16:34:43 por nandoespinosa »


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2017, 17:13:14
Para um ganho de performance na suite Adobe recomendo 2 SSD, um com o sistema e programas e outro com os arquivos de edição/catálogo/cache


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2017, 17:47:04
Na real, tenho um uso muito intensivo no tratamento de imagens com o DxO, Iridient e RawTherapee e consigo trabalhar na boa com um Lenovo meia boca core i5 que tenho aqui, mas conectado a um Dell IPS de 24".

Minha dica é outra. Instale 16G se usar Windows 64 e reserve 8 gigas como RAM disk e use-o para cache/temporario.
O HD principal é um SSD de 500 Samsung EVO 850 e tem um HD de 1T 7200 RPM instalado em um Caddy no lugar do gravador de DVD. O uso de RAM disk no lugar do SSD tem duas vantagens: 1) é MUITO mais rápido 2) não esculhamba o SSD.

Consigo rodar a Tranqueira do LR bem nele embora odeie solenemente o programa.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 17:47:38 por AFShalders »