Autor Tópico: Full Frame para hobby  (Lida 2652 vezes)

brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2019, 17:49:25
Imagino, Bruno. Eu queria pegar uma 60D também já por isso, pra ir me acostumando com o visor de cima e com uma câmera mais "robusta", mas quando surgiu a oportunidade de comprar a T3i bem conservada por um bom preço, não deixei passar.

Você ficou quanto tempo com a T6 antes de ir pra 7DII?

Foram exatos dois anos.

Estava decidido a comprar a 80D, mas apareceu essa 7DII semi nova, por praticamente o mesmo preço e resolvi partir para ela. Hoje a T6 é minha câmera de backup.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2019, 18:45:26
Existe uma diferença de estética nas fotos que vc vai produzir com esses 2 tipos de câmeras. Se vc pretende como hobista aquele D.O.F. mais curto em suas fotos, com uma FF é mais fácil de conseguir. E como o colega já comentou antes, a disponibilidade de G.A.s de boa qualidade é maior para as FF.

Agora, se vc vai mesmo de FF, e quer Canon, recomendo pegar os modelos mais recentes, ficaria entre a "6D Mark II" e a "Rp", ambas, novas, com preço parecido, e já tbm com algumas soluções mais modernas, como LCD articulado full touch, coisa que 6D & 5DIII não tem.

Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2019, 19:33:56
Não sei vocês, mas a minha primeira dslr foi APS depois fui pra uma FF, depois de novo para APS onde fiquei por talvez uns 7 anos... Uma coisa que sempre me irritou nas APS foi justamente como já mencionaram, a falta de GAs realmente boas a um preço interessante.

As GAs Fuji são boas mas caras pra caramba, uma 18mm F2 custa nos EUA 600 dólares... Uma Pentax 15mm F4, $400...
Já as meia boca como as 17-70 Sigma, 17-50 Tamron e similares não chegam nem perto das equivalentes, por exemplo a Canon 24-85 USM ou a 24-105 STM que são baratas e ótimas...

Isso me fez comprar uma FF novamente, no caso uma Sony, mas poderia ter sido uma Canon, não importa.
Estou podendo novamente usufruir de algumas boas lentes de foco manual que apesar de serem muito mais baratas, as vezes tem qualidade superior às top equivalentes APS.

Então, dependendo do que tiver em mente, vale sim comprar uma FF.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2019, 19:48:12
Não sei vocês, mas a minha primeira dslr foi APS depois fui pra uma FF, depois de novo para APS onde fiquei por talvez uns 7 anos... Uma coisa que sempre me irritou nas APS foi justamente como já mencionaram, a falta de GAs realmente boas a um preço interessante.

As GAs Fuji são boas mas caras pra caramba, uma 18mm F2 custa nos EUA 600 dólares... Uma Pentax 15mm F4, $400...
Já as meia boca como as 17-70 Sigma, 17-50 Tamron e similares não chegam nem perto das equivalentes, por exemplo a Canon 24-85 USM ou a 24-105 STM que são baratas e ótimas...

Isso me fez comprar uma FF novamente, no caso uma Sony, mas poderia ter sido uma Canon, não importa.
Estou podendo novamente usufruir de algumas boas lentes de foco manual que apesar de serem muito mais baratas, as vezes tem qualidade superior às top equivalentes APS.

Então, dependendo do que tiver em mente, vale sim comprar uma FF.

Pra Fuji os preços dos Eua não são mais referência. Já tem mais de um ano que os preços estão muito bons. Uma 16mm 2.8 você consegue por 1400 numa promoção de uma loja, em outra a 18mm sai por pouco mais de 2mil. Considerando o valor das outras marcas e a qualidade é uma barganha!

Sem contar os usados que mantiveram o preço mesmo com o dólar alto. A 18mm dá pra encontrar fácil por 1600

Caro na Fuji são as UGAs, na faixa de 4mil a 10-24mm f4. Pouca coisa mais barato que nas FF... abaixo disso só de terceiras sem AF


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2019, 19:56:12
Pra Fuji os preços dos Eua não são mais referência. Já tem mais de um ano que os preços estão muito bons. Uma 16mm 2.8 você consegue por 1400 numa promoção de uma loja, em outra a 18mm sai por pouco mais de 2mil. Considerando o valor das outras marcas e a qualidade é uma barganha!

Sem contar os usados que mantiveram o preço mesmo com o dólar alto. A 18mm dá pra encontrar fácil por 1600

Caro na Fuji são as UGAs, na faixa de 4mil a 10-24mm f4. Pouca coisa mais barato que nas FF... abaixo disso só de terceiras sem AF


O problema é que encontra-se uma boa 24mm F2 "legacy", full frame por muito menos. Uma boa e velha SMC Pentax 24 F2 sai por menos de 900 reais e é inacreditavelmente nitida... Mas obviamente isso é para quem já tem as lentes como no meu caso. Usar uma lente dessas em uma cropada é simplesmente ridículo.

Ainda mantenho 3 sistemas APS aqui, mas porque não vale a pena vender por uma merreca e continuam sendo muito uteis em viagens. Odeio carregar peso.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2019, 20:14:09

O problema é que encontra-se uma boa 24mm F2 "legacy", full frame por muito menos. Uma boa e velha SMC Pentax 24 F2 sai por menos de 900 reais e é inacreditavelmente nitida... Mas obviamente isso é para quem já tem as lentes como no meu caso. Usar uma lente dessas em uma cropada é simplesmente ridículo.

Ainda mantenho 3 sistemas APS aqui, mas porque não vale a pena vender por uma merreca e continuam sendo muito uteis em viagens. Odeio carregar peso.

Ah sim, mas pensando desse jeito quase todas tem essa possibilidade de uso com adaptador

Eu curto muito as Olympus OM, já testei algumas lentes fantásticas como a 55 1.2 e a 85 2 que custam 3 ou 4 vezes mais em qualquer marca!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2019, 00:00:21
Ah sim, mas pensando desse jeito quase todas tem essa possibilidade de uso com adaptador

Eu curto muito as Olympus OM, já testei algumas lentes fantásticas como a 55 1.2 e a 85 2 que custam 3 ou 4 vezes mais em qualquer marca!


A 85/2 é fantástica mas nunca curti muito essas 1.2, tive da Olympus, da Nikon e da Minolta, todas são beeeeem soft de 1.2 a 2.8.
Meu xodó no momento é a Rokkor 17mm F4, fica perfeira na Sony A7-II. Essa lente é absolutamente retilínear, melhor que as Laowa, por 1/3 do preço haha...

No meu caso essas lentes foram a justificativa para voltar ao FF, e fotografia para mim é 100% hobby. Não tenho uma única objetiva Sony, nem quero... Na verdade as AF que uso na Sony são... Canon !

Se o objetivo não for usar essas lentes, aí melhor ficar nas APS mesmo

« Última modificação: 29 de Novembro de 2019, 00:02:40 por AFShalders »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2019, 00:24:14
Muito obrigado Marcio, de verdade.

Eu também acredito nisso que você falou, que explorando mais o meu equipamento eu vou saber melhor o que comprar mais pra frente. Mas eu queria ter essa opinião de pessoas experientes pra poder me dar uma direção melhor e pegar algumas dicas.

Aproveitando que você citou uso de flash, esse tipo de equipamento é algo que eu ainda não estudei muito. Eu tava pesquisando os preços de flashs porque penso em comprar um mesmo, mas não cheguei a ver se vale a pena comprar um baratinho pra aprender. Vejo na OLX e no ML uns mais em conta, de R$250,00 e R$300,00. Acha que vale a pena? O que eu tenho que procurar em um flash agora no início?

Nao trabalho com fotografia, entao nao uso flash nos eventos que vou, eu acho que nao vale a pena investir em flash barato pra quem nao vai ganhar com fotos, por isso  deixei a opcao de treinar o basico usando o proprio flash da camera que nao tem varios coisas que flash externo tem…


regilan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
  • Regilan Meira Silva
    • Regilan Meira Fotografia
Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2019, 08:32:32
Eu fotografo também como hobby, comecei com uma T5 mas aí fui gostando cada vez mais, estudando cada vez mais também, investindo tempo em conhecimento, técnica e edição. Depois comprei uma 80D (que fantástica câmera!) e investi em lentes L. Da T5 para a 80 D + lentes serie L minha fotografia deu um salto enorme de qualidade. Hoje tenho uma FF, a 6D Mark II. Vendi a 80D, coloquei mais grana e partir para uma FF.... Foi um outro salto que tive. A 6D Mark II + Serie L rende um excelentissimo resultado de qualidade de imagem. FF é outro mundo!!!
Regilan Meira Silva
https://www.flickr.com/photos/regilan
https://www.instagram.com/regilanmeira/
Canon 6D Mark II  + EF 16-35mm IS L F4 + EF 24-105mm IS L F4 + EF 70-200 L + EF 50mm F1.4 + EF 100mm 2.8 Macro


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2019, 09:15:38
Full frame, na minha opiniao de leigo oferece a vantagem no uso total da lente em suas caracteristicas,  e tambem uma maior aproximacao para determinada funcao. 

No entanto,  outras empresas (Sigma, Tamron, Tokina e Fuji) oferecem algumas opcoes refinadas para o apsc, que visam a mesma funcionalidade.Panasonic e Olympus, seguem a mesma proposta no m 4/3.

Eu no entanto, pondero muito dizer algo, pois o valor do produto e necessidades especificas do fotografo exercem uma enorme influencia na decisao de compra.   


« Última modificação: 01 de Dezembro de 2019, 09:24:52 por Leonardo Tonin »


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2019, 15:31:25
Eu passei pela mesma situação que o autor do tópico tem 1 mês.

Sai de uma querida D7200 para uma Canon RP.

Precisava? Até que não. Para fotografia de viagens e paisagens a 7200 atendia muito bem, exceto pelo peso no pescoço.

Você tem que ter em mente que se não houver muito estudo, de nada adianta ter um equipamento "mais potente" em mãos para fazer fotos melhores.
Ah, e se prepare para os preços das lentes!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2019, 01:29:08
Eu fotografo também como hobby, comecei com uma T5 mas aí fui gostando cada vez mais, estudando cada vez mais também, investindo tempo em conhecimento, técnica e edição. Depois comprei uma 80D (que fantástica câmera!) e investi em lentes L. Da T5 para a 80 D + lentes serie L minha fotografia deu um salto enorme de qualidade. Hoje tenho uma FF, a 6D Mark II. Vendi a 80D, coloquei mais grana e partir para uma FF.... Foi um outro salto que tive. A 6D Mark II + Serie L rende um excelentissimo resultado de qualidade de imagem. FF é outro mundo!!!

Eu adoro a 80D kkkk acho uma câmera parruda pra caramba, e uma das melhores APSC já lançadas! Eu pensei em ir pra Fullframe, mas pro que eu faço, uso profissional e de vez em quando amador, o APSC me satisfaz plenamente. Estive em novembro com a 5d Mark 2 de um amigo, adorei a câmera, e o ângulo maior em grande angular, mas o que fala mais alto é a necessidade sempre. No meu caso precisava de uma cãmera mais leve (5D mais lentes L são um peso gigante pra eventos ) e uma que tivesse o Dual Auto Pixel... resumo, compra da SL2, estou tão feliz e agradecido porque poder gravar vídeos sem precisar ficar arrumando o foco na mão é uma mão na roda.

Tenho como regra nunca comprar equipamentos desnecessários. No fim do dia, o que conta é o que conseguimos fazer com as fotos e as necessidades específicas de cada um.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 01:37:39 por cheferson »