Autor Tópico: Imagens ou Fotografias? Sebastião Salgado!  (Lida 5293 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 20 de Outubro de 2017, 00:17:20
“A fotografia está acabando porque o que vemos no celular não é a fotografia".
"A fotografia precisa se materializar, precisa ser impressa, vista, tocada, como quando os pais faziam antes com os álbuns de fotos de seus filhos”
“Estamos em um processo de eliminação da fotografia. Hoje temos imagens, mas não fotografias

Sebastião Salgado

Concorda, discorda ou tem opinião diferente?  :o :snack:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 00:19:28 por ArmandoFerreira »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2017, 00:20:43
Particularmente concordo. Pra mim a fotografia tem de passar por todo o processo que ele descreve, é toda uma essência.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:14:43
Sebastião Salgado tem 150 anos de idade, e em uma entrevista disse não entender a internet e não saber usar computadores. Como ele quer argumentar que fotografia puramente digital não é fotografia de verdade se nem sabe ligar um computador?

Essa é só uma opinião dele, e nem é uma opinião muito boa. Quem gosta de fazer fotografia está fazendo sem ficar se preocupando com essa taxonomia de ficar dando nomes aos bois.

Você acha que os primeiros cineastas se preocuparam com um possível debate sobre cinema ser arte ou não? Não, eles simplesmente fizeram filmes e ponto.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:44:47
Sebastião Salgado tem 150 anos de idade, e em uma entrevista disse não entender a internet e não saber usar computadores. Como ele quer argumentar que fotografia puramente digital não é fotografia de verdade se nem sabe ligar um computador?

Essa é só uma opinião dele, e nem é uma opinião muito boa. Quem gosta de fazer fotografia está fazendo sem ficar se preocupando com essa taxonomia de ficar dando nomes aos bois.

Você acha que os primeiros cineastas se preocuparam com um possível debate sobre cinema ser arte ou não? Não, eles simplesmente fizeram filmes e ponto.

Pois é.
O cara é fera numa parte da fotografia, mas na outra...

Enfim, esse pensamento só gerou repercussão pq o autor foi o Sebastião Salgado. Se fosse de algum "youtuber", considerariam uma piada bem engraçada.  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:47:56
Eu concordo com ele, em outra entrevista ele explica melhor seu ponto de vista: Para ele, o que se vê hoje nas redes sociais nada mais é que uma forma de se comunicar, as pessoas tiram selfies, fotos de potes, isso sempre existiu? Não, antigamente as fotografias mesmo enquanto registros tinham algum significado, hoje o que é produzido por aí é volátil, acabei de ver o Naked Magazine, fotos bacanas mas nem me lembro mais...


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:58:15
Eu concordo com ele, em outra entrevista ele explica melhor seu ponto de vista: Para ele, o que se vê hoje nas redes sociais nada mais é que uma forma de se comunicar, as pessoas tiram selfies, fotos de potes, isso sempre existiu? Não, antigamente as fotografias mesmo enquanto registros tinham algum significado, hoje o que é produzido por aí é volátil, acabei de ver o Naked Magazine, fotos bacanas mas nem me lembro mais...

Concordo! Pra mim a fotografia é um processo, que tem toda uma essência, um significado, um porquê. Hoje está muito volátil, além de que uma imagem vista é facilmente esquecida, uma fotografia materializada não. Acho que há realmente uma diferença bem grande. Bom, meu ponto de vista.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2017, 09:32:31
É a mesma coisa que dizer que música tem que sair de um disco de vinil!!!
Claro que tem manipulações que extrapolam a simples fotografia.. Isso é inegável.
Mas então, pra ser fotografia, tem que usar filme, tem que ir pro lab sujar a mão e REVELAR.
Será que ele não usa nenhuma câmera digital? Ou simplesmente é por que ele para o processo no click e delega o restante pra alguém?


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2017, 09:51:09
Essas discussões conceituais não tem fim porque cada um define a sua concepção. Se quisermos uma definição mais ampla, o jeito é ir pro dicionário (no caso o Michaelis):

fotografia
fo·to·gra·fi·a
sf
1 Arte ou processo de reproduzir, pela ação da luz ou de qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura.
2 A imagem obtida nesse processo; foto, retrato.
3 fig Cópia ou reprodução fiel e exata de algo.

Bom, o dicionário não diz que a foto tem que estar no papel.

Agora, ele tem razão ao apontar que o hábito de imprimir, manusear fotografias impressas, ter álbum de fotos está sumindo. As pessoas no geral ainda imprimem em algumas situações específicas (casamento, ensaios, 15 anos), mas não tem mais aquela coisa do álbum de fotos das férias... Atualmente é tudo nas telas mesmo.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2017, 11:30:18
Eu acabei colocando a frase toda, perdão, mas acredito que o foco do que ele disse tem relação imagens/fotografias.

Por gentileza, não levem em consideração a parte sobre a revelação/materialização da foto.

Fiz um levantamento das minhas fotos nestes 7 anos com DSLR, fiquei pensando o que são realmente FOTOGRAFIAS e o que são apenas IMAGENS.

A maioria são imagens, infelizmente  :no: , são registros de um momento e só! Para minha alegria encontrei boas fotografias, em um número muito, muito menor.

Tirando a ignorância tecnológica do Sebastião Salgado, eu concordo com ele, temos uma geração que produz muitas imagens e poucas fotografias.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2017, 15:17:10
Eu acabei colocando a frase toda, perdão, mas acredito que o foco do que ele disse tem relação imagens/fotografias.

Por gentileza, não levem em consideração a parte sobre a revelação/materialização da foto.

Fiz um levantamento das minhas fotos nestes 7 anos com DSLR, fiquei pensando o que são realmente FOTOGRAFIAS e o que são apenas IMAGENS.

A maioria são imagens, infelizmente  :no: , são registros de um momento e só! Para minha alegria encontrei boas fotografias, em um número muito, muito menor.

Tirando a ignorância tecnológica do Sebastião Salgado, eu concordo com ele, temos uma geração que produz muitas imagens e poucas fotografias.

E a qual conclusão você chegou? Para você, o que são imagens e o que são fotografias?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2017, 16:03:06
E a qual conclusão você chegou? Para você, o que são imagens e o que são fotografias?

Oi meu caro,

Minha linha de pensamento vai de encontro ao do Sebastião, de que as "imagens" são registros do cotidiano, sem nenhuma preocupação com senso estético ou artístico, é apenas um clique desenfreado. Não vejo mal em termos imagens assim, da comida quer comemos, do gatinho, cachorro, papagaio...  :D

Já a fotografia é uma forma de comunicação visual que naturalmente deve ter um senso estético, artístico, narrativa que leva o espectador a ter uma experiência mais profunda que uma foto de hambúrguer.

Não necessariamente a fotografia tem que ser bela ou perfeita, aqui entraríamos em outra discussão, mas o que entendi do texto do Sebastião Salgado é sobre a banalização da fotografia em si, onde muitos intitulam-se fotógrafos e são apenas "registradores" de imagens.

Certamente a tecnologia propiciou isso, o acesso a dispositivos capazes de registrar imagens/fotografias é global e popular, infelizmente temos que peneirar entre tantas imagens para encontrarmos fotografias.

A questão da revelação/papel/materialização é também interessante e ela dá uma nova conotação para a fotografia, é totalmente diferente nossa experiência sensorial com o revelado/impresso do que o apenas visto nos meios digitais.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2017, 16:25:00
Imagens não são fotografias?...quando foram geradas pelas mesmas leis, técnicas ou algum equipamento, seja uma digital, pinhole ou lambe lambe?
Então quer dizer que a forma ou processo é que designa o que é ou não fotografia?  :ponder:

Então comparando, um desenho só é desenho se for feito à lápis em um papel, se for rabiscado usando brushes do Ps ai não é mais :shock:

Ou quem sabe a finalidade e/ou importância que damos à mídia é o que caracteriza ser ou não fotografia?

Isso que ele está fazendo, com esse pensamento, é o mesmo desdém que os pintores fizeram com os primeiros fotógrafos.

Pelamordedeus  :(


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2017, 16:35:08
Imagens não são fotografias?...quando foram geradas pelas mesmas leis, técnicas ou algum equipamento, seja uma digital, pinhole ou lambe lambe?
Então quer dizer que a forma ou processo é que designa o que é ou não fotografia?  :ponder:

Então comparando, um desenho só é desenho se for feito à lápis em um papel, se for rabiscado usando brushes do Ps ai não é mais :shock:

Ou quem sabe a finalidade e/ou importância que damos à mídia é o que caracteriza ser ou não fotografia?

Isso que ele está fazendo, com esse pensamento, é o mesmo desdém que os pintores fizeram com os primeiros fotógrafos.

Pelamordedeus  :(


No conceito frio da definição sim, imagens são fotografias, mas o SS se refere às fotografias com técnica, conceito, não uma foto que tirei e coloquei no histories do Instagram que tem prazo de validade e já foi.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2017, 23:08:49
Eu concordo com ele, em outra entrevista ele explica melhor seu ponto de vista: Para ele, o que se vê hoje nas redes sociais nada mais é que uma forma de se comunicar, as pessoas tiram selfies, fotos de potes, isso sempre existiu? Não, antigamente as fotografias mesmo enquanto registros tinham algum significado, hoje o que é produzido por aí é volátil, acabei de ver o Naked Magazine, fotos bacanas mas nem me lembro mais...

Negativo.

Fotos inanes sempre existiram, desde a época do daguerrótipo. Postei isso outra vez em outro tópico, que li em um livro que as primeiras fotografias eram imagens completamente banais.

O que e a fotografia digital fez foi somente ampliar essa tendência, e a internet transformou em linguagem. Não muda o fato de que a proporção de pessoas fazendo fotos "com significado" ou "de arte" continua sendo pequena como sempre.

Fotografia nunca foi uma atividade puramente ou predominantemente artística, nem mesmo antes da popularização através da fotografia digital.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2017, 23:12:38
Agora, ele tem razão ao apontar que o hábito de imprimir, manusear fotografias impressas, ter álbum de fotos está sumindo. As pessoas no geral ainda imprimem em algumas situações específicas (casamento, ensaios, 15 anos), mas não tem mais aquela coisa do álbum de fotos das férias... Atualmente é tudo nas telas mesmo.

Não entendo porque isso é uma controvérsia. É um sinal dos tempos, de mudanças. A fotografia diminuiu a importância da pintura, a televisão diminuiu a importância do rádio. É normal.

O que eu não entendo nessas declarações sobre a foto impressa estar sumindo é:

1) como algumas pessoas (por exemplo o Salgado) afirmam isso como se estivessem produzindo um grande insight, como se estivessem descobrindo a roda. Tipo, é bem óbvio que a fotografia impressa está sendo substituída;

2) como essas declarações sempre tem um aspecto negativo, como se foto impressa fosse melhor ou a única forma real de fotografia. Parece ludismo misturado com elitismo.