Autor Tópico: Imagens ou Fotografias? Sebastião Salgado!  (Lida 5301 vezes)

edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2017, 23:18:21
A definição que eu tenho para fotografia é exatamente a que o RFP postou. Nunca tinha visto usarem o termo "fotografia" da forma que SS usou.
No meu entendimento toda imagem feita com algum tipo de câmera é uma fotografia, mesmo se for fotos de registros. Do jeito que o SS usa a palavra (restringindo para alguns tipos de foto) me passa a impressão de saudosismo ou que está tentando romantizar esse termo... sei lá.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2017, 09:20:03
Esse romantismo que se coloca na DEFINIÇÃO de fotografia me parece algo perto da soberba e ao mesmo tempo um escudo, que faz com que apenas alguns poucos indivíduos sintam-se capazes de fazer "A Fotografia".
Volto à analogia com a música... Música é música.. Ponto final! Não interessa se é uma sinfonia ou um pancadão.. Posso considerar um lixo, algo inaudível, mas ainda assim é uma música.
A mesma coisa serve pra fotografia.. Uma selfie "cagada", tremida e horrorosa é uma fotografia.
E eu penso o oposto do que dizem: a utilização dos celulares vem pra aprimorar a fotografia, não pra piorar. Num primeiro momento banaliza. Mas depois se ajeita.
Vejam, por exemplo, como os fabricantes já estão se preocupando em melhorar a qualidade das imagens, criando novos conceitos e acessórios pra isso. Enfim, tudo vem de um descontentamento com a "cagada" da camerinha do celular. Ou seja, uma busca do consumidor por melhoria. É certo que um pequeno número de pessoas vai, a partir do celular, buscar fotos melhores, estudar e quem sabe até entrar no mundo das câmeras fotográficas. Mas isso é a realidade, só basta aceitar.

Ainda acho que o que o SS colocou tá com cara de alguém que se sente sucumbido pela evolução... Sei lá. Não acompanho o trabalho dele para opinar se ele realmente pratica esse romantismo todo nas fotos que faz.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2017, 10:09:08
Bacana como cada um faz uma leitura diferente  :clap:

Eu não vi o discurso do SS como elitista ou saudosista, eu me apeguei no aspecto da banalização da fotografia citado por ele.

Toda fotografia é uma imagem mas nem toda imagem é uma fotografia...  :ponder: Toda música tem sons mas nem todo som é uma música...  :ponder:

Claro que afirmações duras como estas devem estar embasadas no conceito que temos de fotografia e música como arte, fora deste contexto todo som é música e toda imagem é fotografia.

Nem todo fotógrafo é um artista ou tem pretensão de sê-lo...  :ponder:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, 10:11:05 por ArmandoFerreira »


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2017, 11:43:07
“A fotografia está acabando porque o que vemos no celular não é a fotografia".
"A fotografia precisa se materializar, precisa ser impressa, vista, tocada, como quando os pais faziam antes com os álbuns de fotos de seus filhos”


Acho que estou fazendo certo então, comprei uma impressora, agora minha imagens passam a ser fotografias.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2017, 22:35:21
O Sebastião Salgado muitas vezes exagera em alguns discursos, mas comprar uma câmera está mais fácil e fazer fotos com o celular ... Mas é um volume muito grande de imagens sem enquadramento, sem composição, sem identidade nenhuma e muitas vezes de "fotógrafos" q simplesmente compraram uma câmera e mais nada, muita imagem centralizada com objetos demais ainda em foco, muitas vezes nos pontos de interesse enquanto eu q sou amador, tenho q conseguir dominar a luz, a profundidade de campo, planejar as sombras, cuidar os pontos de interesse e o computador tem q ser o suficiente para rodar o Photoshop preferencialmente um Apple, ter monitor calibrado e sem contar em retratos o pré produção.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:10:07
Concordo com o Nando Espinosa. O discurso do Sebastião Salgado me parece o de alguém muito nostálgico de um tempo que não já não volta mais.
Pra mim, qualquer imagem que se extrai de uma câmera fotográfica é fotografia, tanto faz o suporte da imagem, se uma tela eletrônica ou papel ou tela projetada ou qualquer outra coisa.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:15:43
Negativo.

Fotos inanes sempre existiram, desde a época do daguerrótipo. Postei isso outra vez em outro tópico, que li em um livro que as primeiras fotografias eram imagens completamente banais.

O que e a fotografia digital fez foi somente ampliar essa tendência, e a internet transformou em linguagem. Não muda o fato de que a proporção de pessoas fazendo fotos "com significado" ou "de arte" continua sendo pequena como sempre.

Fotografia nunca foi uma atividade puramente ou predominantemente artística, nem mesmo antes da popularização através da fotografia digital.


Você está confundindo a fotografia em caráter experimental com a fotografia como arte, eu entendo perfeitamente a fotografia como registro, fotografias mal executadas também sempre existiram, mas hoje o que se vê é a imagem como simples forma de comunicação, isso não é fotografia, é simplesmente utilizar o dispositivo (câmera) para mostrar o que está fazendo naquele momento, essas imagens se perdem no tempo e ninguém lembrará delas no próximo segundo, mas eu me lembro bem de fotografias que vejo numa exposição se elas me tocarem, me passarem algo, é sobre isso que Sebastião Salgado se refere, não importa o meio, importa que a "imagem" passe algo, mostre algo.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:18:39
Não entendo porque isso é uma controvérsia. É um sinal dos tempos, de mudanças. A fotografia diminuiu a importância da pintura, a televisão diminuiu a importância do rádio. É normal.

O que eu não entendo nessas declarações sobre a foto impressa estar sumindo é:

1) como algumas pessoas (por exemplo o Salgado) afirmam isso como se estivessem produzindo um grande insight, como se estivessem descobrindo a roda. Tipo, é bem óbvio que a fotografia impressa está sendo substituída;

2) como essas declarações sempre tem um aspecto negativo, como se foto impressa fosse melhor ou a única forma real de fotografia. Parece ludismo misturado com elitismo.


Acho que ele não menciona a fotografia como algo exclusivamente impresso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:22:57
Bacana como cada um faz uma leitura diferente  :clap:

Eu não vi o discurso do SS como elitista ou saudosista, eu me apeguei no aspecto da banalização da fotografia citado por ele.

Toda fotografia é uma imagem mas nem toda imagem é uma fotografia...  :ponder: Toda música tem sons mas nem todo som é uma música...  :ponder:

Claro que afirmações duras como estas devem estar embasadas no conceito que temos de fotografia e música como arte, fora deste contexto todo som é música e toda imagem é fotografia.

Nem todo fotógrafo é um artista ou tem pretensão de sê-lo...  :ponder:


Penso igual.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2017, 17:34:33

Você está confundindo a fotografia em caráter experimental com a fotografia como arte, eu entendo perfeitamente a fotografia como registro, fotografias mal executadas também sempre existiram, mas hoje o que se vê é a imagem como simples forma de comunicação, isso não é fotografia, é simplesmente utilizar o dispositivo (câmera) para mostrar o que está fazendo naquele momento, essas imagens se perdem no tempo e ninguém lembrará delas no próximo segundo, mas eu me lembro bem de fotografias que vejo numa exposição se elas me tocarem, me passarem algo, é sobre isso que Sebastião Salgado se refere, não importa o meio, importa que a "imagem" passe algo, mostre algo.

Bom, queira ou não, isso é fotografia. Tirar uma foto do prato de comida é fazer uma fotografia. Muitas das primeiras fotografias tiradas ninguém se lembra também; se alguém se recorda delas hoje, é simplesmente pelo fato histórico de terem sido as primeira fotografias produzidas, e não pelo conteúdo.

O critério de uma imagem de "tocar, passar algo" é subjetivo. Se eu te mostrar as fotos do John Gossage em "The Pond" você provavelmente não vai sentir nada. Outras pessoas completamente imersas em arte vão. As fotos dos seus filhos não significam nada pra mim, mas provavelmente muito pra você. Algumas pessoas vão achar que as fotos do Ansel Adams são o maior evento visual da história, outros vão achar que são paisagens bonitas, mas vazias.

O argumento do Salgado está totalmente vinculado a imagens impressas. Foi isso que ele disse. Ele até mesmo disse que as fotos impressas, em álbuns de família, tem mais valor.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Outubro de 2017, 19:38:45
Toda fotografia é uma imagem mas nem toda imagem é uma fotografia...  :ponder: Toda música tem sons mas nem todo som é uma música...  :ponder:
Eu acho que toda fotografia é imagem, mas nem toda fotografia é arte.
Toda música é arte, mas nem todo som chega a constituir música.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Outubro de 2017, 20:44:13
Essas analogias entre som-música e imagem-fotografia são falhas porque a proporção não é equivalente. A maioria das (se não todas) pessoas que possuem um instrumento são capazes de produzir música; duvido que alguém que tenha um piano só saiba bater nas teclas sem nenhuma coerência, produzindo somente sons.

Fotografia, por outro lado, é um processo quase que 100% dominado por uma máquina. Você pressiona um botão e a foto é feita. Não é como tocar um instrumento ou pintar um quadro, não é necessário um conhecimento muito profundo ou habilidade especial para produzir uma fotografia. E na boa, isso foi assim desde sempre; por mais difícil e trabalhoso que os primeiros métodos fotográficos fossem, eles sempre foram mais fáceis do que pintar um quadro ou compor uma canção.

Querem usar o termo "imagem" para refletir a fotografia que não carrega uma mensagem artística? Beleza. Mas adivinha, nesse caso a maioria esmagadora só faz imagens, até mesmo as pessoas nesse fórum.

Mostre suas fotos para um galerista, um crítico de arte, um museu, e eles não vão considerar sua foto arte. Todo o seu equipamento, suas DSLRs, suas lentes ultra caras, não estão produzindo arte. Suas fotos estão no mesmo nível da pessoa tirando selfie com o smartphone. Suas paisagens, suas fotos com fundo desfocado, suas fotografias de rua, fotos de por-do-sol são somente mais uma no meio de várias outras iguais no Flickr ou Instagram. Igual à pessoa que tira fotos do almoço ou do cachorro com o celular, suas fotos são iguais e de várias outras pessoas e ninguém vai se lembrar delas 50 anos do futuro.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 22 de Outubro de 2017, 22:12:19
Achei mais 2 pensamentos sobre o assunto:

Citar
Contra-argumentos: diferença entre fotografia e imagem. Um dos contra-argumentos mais comuns utilizados pelos puristas é baseado na definição de fotografia em si: Como uma fotografia é uma imagem gerada por uma câmera fotográfica, mesmo que ela mostre uma composição surreal, ela ainda sim é uma foto.

Citar
Fotografia é uma imagem produzida através de uma câmera fotográfica. Qualquer imagem gerada por qualquer câmera, seja a mais básica câmera obscura ou a câmera mais avançada, tanto captada digitalmente quanto em filme, pode ser chamada de fotografia.

Fonte: Arial mas o fórum mudou o padrão...  :D Google, busca por diferença entre imagem e fotografia.

Será que caímos aqui no sentido etimológico das palavras?  :ponder: Se não acabamos discutindo se é seis ou meia dúzia


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 22 de Outubro de 2017, 22:12:41
duvido que alguém que tenha um piano só saiba bater nas teclas sem nenhuma coerência, produzindo somente sons.
Concordo com quase tudo o que você disse. Não concordo com o que está quotado acima. Pois o que tem de gente que tem violão em casa e não sabe fazer um C não tá no gibi. E piano, além de instrumento musical, é item de decoração, ou seja, tem gente que tem piano pra fazer gênero e embelezar a sala.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2017, 09:22:37
pessoas que possuem um instrumento são capazes de produzir música...
Amigo, acho que você não tem ouvido rádio nos últimos 5-10 anos.  :ponder:
O que tem de MÚSICO que faz tudo eletronicamente, é incrível.. Até a modulação da voz, alcance de notas altas principalmente, é feita num computador (pós produção).. Daí chega no show do sujeito e é um desastre.. Músicas de 2 notas, um álbum inteiro que parece só 1 música repetida.. Enfim. Não vivo no mundo da música pra entender o porquê, mas esses caras se fazem assim. O que eu quis colocar é que esses artistas também fazem música, quer gostemos ou não. Não são Bach, João Gilberto, etc... Mas são músicos! E o mesmo acontece na fotografia.. Alguns fazem com mais arte e técnica que outros.. O grande público com quase nenhuma.. Mas ainda assim é fotografia no meu ponto de vista.