Autor Tópico: Corpo, Lente e Flash de Backup: Não ter é irresponsabilidade ou eu sou velho?  (Lida 2138 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
O motivo de criar um tópico novo aqui no papo furado é para comentar sobre um assunto que atualmente parece que está sendo deixado de lado, o backup de equipamentos.

Como muitos aqui sigo vários grupos de "fotografia" no Facebook (útil, interessante... depende), e ontem me deparei com um assunto que me deixou no mínimo irritado, mas mais irritado ainda foi a forma com que ele foi tratado pelos demais "fotógrafos" que responderam...

A situação era de uma fotógrafa que estava com erro na câmera bem na hora do ensaio marcado, ela disse que ficou desesperada, chorou e que as clientes disseram para ela se acalmar etc... Se alguém leu também complemente por favor.

Enfim, a situação em si do problema é irritante mas o pior é que muitos disseram que já passaram por isso mas ninguém sugerindo um corpo reserva.

Teve pessoas que disseram que já fizeram casamento sem corpo reserva sem backup de equipamento... isso me deixou mais irritado, aí vem a pergunta, não ter backup é irresponsabilidade ou eu que estou ficando velho?

Na minha opinião é irresponsabilidade, e um descaso com o contratante que pagou muita vezes caro por tudo. Não consigo imaginar fazer um evento sem ao menos ter um kit backup básico, simples, ao menos uma câmera superzoom. pelo simples fato de que equipamento falha...

O que vocês acham?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Já acho loucura fazer evento com câmera com só um slot de cartão imagina fazer isso sem um corpo reserva, louco é pouco.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 16:35:44 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Eu não consigo nem me imaginar na situação de ter fotografia como trabalho e não ter backup de tudo. Principalmente quando se trabalha com eventos...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
assunto recorrente aqui.
Para muitos que estão começando, acham que é gastar dinheiro a toa, comprando equipamento de backup.
Outros, não se arriscam e preferem ter redundância.

Algumas situações que não podem ser remarcadas (casamento, festa de aniversário, batizado, formatura por exemplo), nem precisa ser citado que o fotógrafo tem obrigação de estar devidamente equipado e preparado para qualquer eventualidade.

Já no caso de um ensaio, até daria pra arriscar.

Mas a pessoa que escolhe essa profissão, deve ter a responsabilidade de cumprir o que foi combinado e para tanto, ter disponibilidade de substituição de equipamento em caso de falha de algum deles. Isso é básico.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
São sem noção mesmo. E não é coisa só de iniciante ou dos aventureiros. Tem muito fotógrafo experiente com o discurso que o equipamento nunca deu problema e por isso não precisa.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Eu não faço. Trabalho com duas câmeras, mas só tenho duas mesmo. De qualquer forma, se uma parar durante o evento, consigo levar com apenas uma até o final.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Particularmente, não vivo de fotografia e meus trabalhos (principalmente eventos) são esporádicos.
Não tenho corpo reserva (ainda) por falta de grana, mas namoro uma 5Dc aqui no fórum há tempos e só não comprei pq não deu certo ainda.
Mesmo não tendo, sei que é necessário!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Eu acho irresponsabilidade sim.

Eu Tô surtando aqui em minhas máquinas não terem 2 slots de memória....
A galera acha que é brincadeira, ou que é "exagero" nosso essa neura por segurança.

É igual aquela galera que dirige sem usar cinto de segurança: EU dirijo bem, é só EU não bater que não tem problema.
E se vc tomar uma fechada? Ou o seu carro tem um defeito crônico de fabricação e uma roda sai voando em alta velocidade e teu carro capota? Adiantou saber dirigir?

Sua câmera queima e corrompe todo o cartão de memória de uma vez só, adiantou vc ser um ÓTIMO FOTÓGRAFO?

A maldição do "Ah, não vai acontecer comigo, nunca aconteceu..."
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 20:15:41 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Além de que 2 corpos pode ser uma opção para se usar no evento, com 2 lentes bem distintas, uma 24-70 e uma 85/135 fixa por exemplo, ou uma 35+85

Eu não faria um evento sem ter um plano B, C, D...  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Sinceramente acho um pouco de neura sim..

Mais ou menos comparando com música, poucos músicos tem instrumento de backup e também estão sujeitos a problemas, principalmente em viagens de avião. Nenhum músico sai de viagem preocupado em levar instrumentos e equipamentos de áudio de reserva..

Seguro morreu de velho, e é óbvio que um backup pode te tirar duma enrascada, mas também não é assim não gente.... mas é importante saber dos riscos e ter planos de emergência.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2017, 17:54:35 por Luciano.Queiroz »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2017, 18:06:52
Eu não faço. Trabalho com duas câmeras, mas só tenho duas mesmo. De qualquer forma, se uma parar durante o evento, consigo levar com apenas uma até o final.
Eu tenho três corpos, dois levo para o evento, uso os dois, caso uma pare, continuo com o outro... caso aconteça algo na ida (assalto por exemplo) ainda tenho um "kit" em casa, é melhor atrasar do que não aparecer. Se ainda assim, tudo der errado, levo a Oly e faço as fotos  :hysterical: (isso se for um evento que esteja sozinho).
Mas ter backup de tudo é uma segurança que não pode ser dispensada, já tive problemas com câmera desligando sozinha, flash parando de funcionar, sem backup fica muito complicado contornar qualquer situação.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2017, 18:13:52
É certeza que o equipamento fotográfico vai dar problema algum dia. A dúvida é saber quando. Eu já tive problema com câmera, com lente e com flash (em dias separados). Nenhum dos 3 foi testando equipamento em casa, foram todos no meio de eventos. Se não tivesse equipamento reserva, seria um belo desastre!

Sempre levo 2 câmeras, além de 3 ou 4 lentes, 2 ou 3 flashes e vários cartões, baterias e pilhas. Minhas lentes não se sobrepõem, mas no meu kit, se uma delas falhar, consigo terminar o evento sem o menor problema com as outras.

Tem que ter, não tem jeito não, principalmente se trabalha com eventos. Às vezes até deixo que o 2° fotógrafo não leve câmera reserva, porque aí pode usar a minha se der algum problema, mas a equipe tem que ter pelo menos uma câmera reserva.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2017, 18:14:23 por Humberto Yoji »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2017, 18:17:55
Além de que 2 corpos pode ser uma opção para se usar no evento, com 2 lentes bem distintas, uma 24-70 e uma 85/135 fixa por exemplo, ou uma 35+85

Eu não faria um evento sem ter um plano B, C, D...  :ok:
Eu geralmente levo três lentes, uso dois corpos cada um com uma lente e uma GA que fica na mochila, E se der problema nas duas lentes, com a 10-18mm na emergência eu faço as fotos, coloco ela em 18mm e continuo, depois cropo algum detalhe interessante...vida que segue....


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2017, 22:36:36
Satisfação de ler estas respostas. Felizmente não estou ficando velho kkkk. A preocupação nunca é demais penso eu.

E aí percebemos a separação dos fotógrafos e "fotógrafos". A preocupação com o cliente vale muito.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2017, 07:28:17
Sinceramente acho um pouco de neura sim..

Mais ou menos comparando com música, poucos músicos tem instrumento de backup e também estão sujeitos a problemas, principalmente em viagens de avião. Nenhum músico sai de viagem preocupado em levar instrumentos e equipamentos de áudio de reserva..

Seguro morreu de velho, e é óbvio que um backup pode te tirar duma enrascada, mas também não é assim não gente.... mas é importante saber dos riscos e ter planos de emergência.

Instrumentos acústicos a chance de falhar em um componente é muito pequena.
Mas duvido que um musico com violão ou guitarra não viaje com um pelo menos 01 jogo de cordas extras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs