Autor Tópico: O fotógrafo profissional deve saber escrever e falar nosso idioma corretamente?  (Lida 3591 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Acho que o importante mesmo é saber escrever com a luz.

Acho que o "brasileiro médio" sabe de suas limitações quanto à escrita e não dá tanto valor quando encontra profissionais cometendo deslizes, principalmente se não vier de alguém que se espera muito letramento, como um professor, por exemplo.

Problema mesmo é se a escrita for ruim a ponto de prejudicar a comunicação do fotógrafo com o cliente, gerando confusão quanto ao que esperar do trabalho.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Exato, por isso eu falei "TENTANDO escrever"
É um tal de Meikin Off, Pré-wendding que vejo por aí...

Isso, auhaua. Veio daqui:


Como não tem audio, fui no Youtube... meu, o pessoal tá cheirando farinha de má qualidade kkkkkk
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Não dá pra amenizar o profissional que não sabe escrever ou falar corretamente e não me refiro ao uso expresso da gramática, mas o mínimo aceitável.


É “seje” pra cá;


É “menas” acolá.


Hoje além da educação tradicional existem várias outras formas de educação e acesso à informação, inclusive o Google.


O “cabra” é perdoado por escrever e ler mal, mas tudo bem gastar R$ 12.000,00 em equipamento profissional  no mínimo.


Parabéns aos profissionais que sabem o valor de uma boa escrita e fala no idioma nacional, além de terem preocupação com sua educação isso mostra o quanto tem preocupação com seu produto final.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Acho importantissimo. Não saber se expressar corretamente na língua mãe é lamentável para qualquer um que tenha frequentado a escola.

Seje e menas deveria ter como penalidade umas chibatadas, no mínimo.


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Acho que é consenso de que quanto mais estudo, melhor, e isso vale pra qualquer área...
Saber se comunicar é importante, mas isso também depende do público que você vai atender.
Se forem pessoas simples, podem se sentir tímidas e acabar evitando procurar o profissional que se vale de muita pompa e português difícil, cabe ao profissional ter a bagagem de conhecimentos e saber quando utilizar, sem exageros na linguagem, bem como ser assertivo no que escrever.
Claro que a situação que citei não deve ser corriqueira e nem fará tamanha diferença no orçamento do fotógrafo, mas pode acontecer.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Considero fundamental para qualquer profissional, diria até para qualquer pessoa, afinal nem todas as comunicações que fazemos são profissionais.

Inclusive já deixei de assinar um contrato apresentado por uma fotógrafa onde havia dois erros ortográficos que apontei quando ela mandou a minuta por e-mail, erros que dez dias depois ainda estavam no documento. Ela se recusou a arrumar e eu não assinei.


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
É indiscutível a necessidade de se expressar e redigir de forma correta, o problema é que estamos enfrentando esse problema até com profissionais de nível superior.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Acho que é consenso de que quanto mais estudo, melhor, e isso vale pra qualquer área...
Saber se comunicar é importante, mas isso também depende do público que você vai atender.
Se forem pessoas simples, podem se sentir tímidas e acabar evitando procurar o profissional que se vale de muita pompa e português difícil, cabe ao profissional ter a bagagem de conhecimentos e saber quando utilizar, sem exageros na linguagem, bem como ser assertivo no que escrever.
Claro que a situação que citei não deve ser corriqueira e nem fará tamanha diferença no orçamento do fotógrafo, mas pode acontecer.


Português rebruscado é diferente de falar corretamente o Português, ninguém deixa de entender uma frase bem falada, por mais simples que seja, já o contrário...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
É indiscutível a necessidade de se expressar e redigir de forma correta, o problema é que estamos enfrentando esse problema até com profissionais de nível superior.


Pois é, o erro é achar que isso é algo aceitável, em qualquer área ou escolaridade, classe social. Uma coisa é ser cliente, outra coisa é prestar o serviço.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Bom dia,


     Vocês acham que falar e escrever corretamente influencia positivamente na profissão do fotógrafo?


      Vocês acham importante saber ler e escrever corretamente?


       Tenho observado que muitos profissionais não sabem escrever em nosso idioma de forma correta. E aí? O que acham?


 :snack:

Eu acho que eh preconceito e inveja pq nos que escrevemos errado fotografamos melhor...
(Brincadeira).

A verdade eh que saber escrever e falar bem, o que nao significa apenas corretamente mais claramente, boa diccao, boa nonalidade e sucintamente rico, sempre ajuda nao so na impressao mas na influencia da claridade de sua expressao como pessoa.