Autor Tópico: Less is more ?  (Lida 1528 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 13 de Novembro de 2017, 17:04:02
Menos é mais?

Ultimamente com o constante lançamento de novos modelos, principalmente das câmeras fotográficas e ainda considerando o exacerbado consumismo atual, muitos fotógrafos sofrem da terrível "doença" GAS (Gear Acquisition Syndrome) - "eu!  :aua:".

Foi então que eu pensei em aplicar no meu set de lentes o jargão: "menos é mais". Embora eu seja muito fãs das lentes primes, recentemente acabei por adquirir algumas zooms. Quando se tem todo tipo de lente para todo tipo de fotografia que desejas, acaba por não sofrer essa limitação/restrição e usa-se menos a criatividade para conseguir a foto que desejas. Claro, desconsiderando os casos específicos, pois jamais conseguiria com uma wide fazer o que uma super tele-foto faz.

Então, vejo que quando um fotógrafo acaba por usar apenas um tipo de lente ele se torna um mestre naquela objetiva a ponto de ser uma "extensão" da sua visão. Sendo assim, o uso de poucos equipamentos  pode ser ótimo para a criatividade, pois você é forçado a encontrar novas maneiras de olhar para o seu cenário sem "plano B." Seria o caso típico de fazer uma viagem com o "estúdio nas costas".

 :snack: :snack:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2017, 02:32:22
Não entendi se era uma pergunta, mas é bem por aí. Trabalhar com poucos equipamentos facilita o melhor uso deles. Eu, particularmente, acho que lentez zoom deixam o fotógrafo artístico preguiçoso, mas entendo que pra eventos estas lentes sejam uma mão na roda.

Mas acho muito difícil alguém ser um mestre em muitas lentes diferentes.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2017, 03:00:50
O pior de tudo é que todo mundo sabe disso, a gente sabe que a gente consegue fazer boas coisas com pouco equipamento e quanto mais o equipamento for limitado, mais a gente vai exigir de nós mesmos, o problema é esse maldito consumismo que o capitalismo faz a gente ter.  :hysterical:

Já faz um bom tempo que eu só ando usando uma 50mm porque as minhas lentes zoom estão com defeito e eu tô com preguiça de ir levar pra arrumar, nesse tempo que fiquei só com ela, percebi que evoluí no que diz respeito a composição e locomoção pra fazer as fotos.

Já faz um tempo também que não invisto em nada relacionado a fotografia, só rececentemente que comprei uma compacta pra andar no dia a dia, mas não adiantou nada porque aí meu GAS foi direcionado pra outras coisas, e continuo gastando dinheiro com coisas que eu não preciso, de fato.  :aua:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2017, 20:41:48


 Sendo assim, o uso de poucos equipamentos  pode ser ótimo para a criatividade, pois você é forçado a encontrar novas maneiras de olhar para o seu cenário sem "plano B." Seria o caso típico de fazer uma viagem com o "estúdio nas costas".

 :snack: :snack:

Se eu entendi, seria justamente o contrário. Sair com todas não vai ajudar.

Explico: Saia apenas com uma lente baseada naquilo que você deseja fotografar.
Faça isso várias vezes.
Outro exercício seria escolher uma lente e sair com ela, mesmo sem saber o que vai fotografar.
Acredito que isso vai forçar a cabeça a pensar e criar com aquilo que tem na mão.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2017, 20:42:47 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2017, 13:21:51
Se eu entendi, seria justamente o contrário. Sair com todas não vai ajudar.

Explico: Saia apenas com uma lente baseada naquilo que você deseja fotografar.
Faça isso várias vezes.
Outro exercício seria escolher uma lente e sair com ela, mesmo sem saber o que vai fotografar.
Acredito que isso vai forçar a cabeça a pensar e criar com aquilo que tem na mão.

Sim, o final que não ficou coerente: "sair com o estúdio nas costas". Mas acredito que é mais fácil você ficar "master" com apenas uma 50mm que com uma 70-200, pois vc não vê uma cena e já imagina: "bom, vou setar a 70-200 em 121mm". Já o contrário acontece se vc estiver com a 50mm, vc já sabe qual o enquadramento correto da 50mm para aquela cena.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2017, 13:23:07 por rafael1904 »