Autor Tópico: onde focar para se ter uma maior nitidez?  (Lida 5679 vezes)

Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Online: 22 de Outubro de 2017, 02:54:06
Olá pessoal, Bom dia... :)
Gostaria de pedir a opnião de vcs. Estou com uma camera Canon 5d mark ii e uma Lente canon 85mm 1.8.
Estou comecando agora,e trabalho mais com ensaios fotograficos... A minha duvida é referente a abertura e onde focar para se ter uma imagem com maior nitides.
Por exemplo, a 85mm, eu posso fotografar com ela na abertura 1.8/2.0 sem perder a nitides? e onde é melhor focar, no ponto central e recompor ou no ponto mais proximo do assunto q desejo fotografar?pois gosto bastante de usar a regrinha dos 3 terços e deixar o assunto mais para o canto...
Obrigada estarei no aguardo  :) :clap:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 02:55:13 por Bruna Oliveira »
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2017, 06:56:59
O ponto de foco a ser utilizado, vc q escolhe, a diferença é q o central é mais sensível e se vc entortar a câmera no focar e recompor o assunto vai acabar saindo de foco, em retratos o mais indicado é focar nos olhos e quanto a abertura toda a lente tem sua abertura mais nítida e provavelmente deve de estar entre f/4 a f/8 e tem q testar pra descobrir ou esperar por alguém q saiba para responder, mas se usar f/1.8 e se o foco estiver cravado, a perda de nitidez não é nenhum desastre, mínima coisa

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2017, 12:26:55
Sempre que possível use 4 ou 5 pontos abaixo da abertura máxima da objetiva.


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2017, 14:55:12
Ah ok obrigada... é q gosta muito do efeito bem desfocado.. por isso gostaria de tirar com grandes aberturas rs
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2017, 15:42:39
Ah ok obrigada... é q gosta muito do efeito bem desfocado.. por isso gostaria de tirar com grandes aberturas rs


Estudar ajuda bastante.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2017, 16:08:17
Só eu que acho que estamos cheio de perfis falsos:

Sempre nomes genéricos...
Nunca tem galeria de fotos, site, Flickr...
Sempre as mesmas perguntas polêmicas ou infantis...
Mesma linguagem escrita, termos...

Não tenho nada com isso, mas acaba poluindo o fórum! E não me venham com registro de IP, VPN manda lembranças!  :ok:

Fogo que pode ser um usuário de verdade e não algum doente mental  :ponder: , porque quem faz isso precisa de ajuda psiquiátrica :aua:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 16:08:57 por ArmandoFerreira »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2017, 16:26:53
Na 5D mark II, o ideal é sempre utilizar o ponto central e recompor, visto que é o ponto mais preciso. Em fotos-retrato, utiliza-se a focagem nos olhos.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2017, 16:44:44
Só eu que acho que estamos cheio de perfis falsos:

Sempre nomes genéricos...
Nunca tem galeria de fotos, site, Flickr...
Sempre as mesmas perguntas polêmicas ou infantis...
Mesma linguagem escrita, termos...

Não tenho nada com isso, mas acaba poluindo o fórum! E não me venham com registro de IP, VPN manda lembranças!  :ok:

Fogo que pode ser um usuário de verdade e não algum doente mental  :ponder: , porque quem faz isso precisa de ajuda psiquiátrica :aua:

Olha tem muitos que dizem trabalhar com fotografia sem noção de equipamento, com perguntas "infantis" para quem faz evento pago. Eu acredito que tenha alguns perfis falso. Isso deve ter em todo tipo de forum, só prá zoar com alguem que se dispoe a responder. Que fique claro que sou amador, só hobbie mesmo e sei que se for para cobrar como profissional, o cara tem que ser profissional, com todo equipamento top e backup. Então não adianta perguntar se uma t3i com uma 50mm dá pra cobrir um casamento. Se o cara quer fazer bico e não tem condições, então vá vender Natura.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2017, 17:40:44
Só eu que acho que estamos cheio de perfis falsos:

A Bruna eu acredito que não seja fake, pois ela me adicionou no Facebook e queria ter algumas aulas de fotografia comigo.



Olha tem muitos que dizem trabalhar com fotografia sem noção de equipamento, com perguntas "infantis" para quem faz evento pago....

Muito pior do que as perguntas, são as respostas, em muitos posts (inclusive neste aqui), vemos respostas errôneas, equivocadas, e as vezes até absurdas, as pessoas "acham", e disseminam o seu "achismo", e quem esta aprendendo não tem discernimento para filtrar, e vai aprender errado, e vai fazer mais perguntas "inocentes".



« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 17:41:27 por Roberto Dellano »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2017, 18:02:14
A Bruna eu acredito que não seja fake, pois ela me adicionou no Facebook e queria ter algumas aulas de fotografia comigo.



Muito pior do que as perguntas, são as respostas, em muitos posts (inclusive neste aqui), vemos respostas errôneas, equivocadas, e as vezes até absurdas, as pessoas "acham", e disseminam o seu "achismo", e quem esta aprendendo não tem discernimento para filtrar, e vai aprender errado, e vai fazer mais perguntas "inocentes".


Ao que parece a OP afirmou ser profissional.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2017, 20:21:03
A Bruna eu acredito que não seja fake, pois ela me adicionou no Facebook e queria ter algumas aulas de fotografia comigo.



Muito pior do que as perguntas, são as respostas, em muitos posts (inclusive neste aqui), vemos respostas errôneas, equivocadas, e as vezes até absurdas, as pessoas "acham", e disseminam o seu "achismo", e quem esta aprendendo não tem discernimento para filtrar, e vai aprender errado, e vai fazer mais perguntas "inocentes".
Concordo... Leio muito, escrevo pouco.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2017, 20:28:59
:assobi: :assobi: :assobi:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129736.0/topicseen.html
Qual o problema ai?

Eu acho uma loucura o sistema de lentes legadas da nikon, imagina pra quem está começando.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2017, 20:56:54
Ah ok obrigada... é q gosta muito do efeito bem desfocado.. por isso gostaria de tirar com grandes aberturas rs

Ahhh, me desculpe se fui sucinto na resposta...
Na situação exemplificada ("fotografar com ela na abertura 1.8/2.0 sem perder a nitides?"), recomendo que você experimente todas as combinações possíveis de regulagem de iso e diafragma da sua câmera para avaliar qual é o melhor resultado da tal nitidez que procura.
Aqui no MF aprendi e constatei que uma objetiva apresenta melhor nitidez utilizando o diafragma entre 3 a 5 stops mais fechado em relação à maior abertura da lente utilizada.
O ponto central de foco geralmente é o mais rápido e preciso de uma lente, mas creio que nem sempre dá certo na recomposição do enquadramento da imagem, especialmente em grandes aberturas.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2017, 21:24:12
Só eu que acho que estamos cheio de perfis falsos:

Sempre nomes genéricos...
Nunca tem galeria de fotos, site, Flickr...
Sempre as mesmas perguntas polêmicas ou infantis...
Mesma linguagem escrita, termos...

Não tenho nada com isso, mas acaba poluindo o fórum! E não me venham com registro de IP, VPN manda lembranças!  :ok:

Fogo que pode ser um usuário de verdade e não algum doente mental  :ponder: , porque quem faz isso precisa de ajuda psiquiátrica :aua:

Discordo frontalmente quanto à sua afirmação de existir pessoas de "nomes genéricos, sem galeria de fotos, site, Flickr, sempre com as mesmas perguntas polêmicas ou infantis...", associada à perfis falsos ou de pessoas que necessitam de "ajuda psiquiátrica' apenas ao apresentar questão como a deste post que, para os mais experientes, pode ser banal e sonolento.
Eu acredito que existem pessoas amadoras ou profissionais da fotografia com diversos níveis de conhecimento ou que têm equipamentos fotográficos que o seu dinheiro pode comprar.
Sendo assim, acredito que o seu comentário não deveria ser direcionado apenas a esta publicação, mas, sim, em tópico aberto especialmente para esse tipo de discussão.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 21:28:16 por YVanderlei »