Autor Tópico: Ponto luminoso no céu escuro  (Lida 1933 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 16 de Abril de 2018, 22:19:17
Olá pessoal,
sou novato na fotografia com dslr, recentemente comprei uma Canon SL2 com uma Tamrom 17-50 sem estabilizador.
Estou gostando muito. Hoje fui fazer uma longa exposição e fiquei preocupado com um ponto luminoso vermelho no céu, em duas fotos de posições diferentes com 30 segundos de exposição:

https://flic.kr/p/23uad4J
https://flic.kr/p/J7eQ9f

A segunda ficou estourada, mas o ponto está no céu, um pouco acima e a esquerda do centro da foto, dá pra ver na foto não estourada sem zoom.
Vocês acham que isso é normal, devido às luzes presentes na cidade, ou uma espécie de aberração cromática?

Vejam outra foto que tirei com apenas 1/20 de exposição (não vi ponto de luz nenhum):

https://flic.kr/p/23uaC8q

Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2018, 22:36:29
Consegui identificar que esse problema são os famosos hot pixels. Algumas cameras já saem da loja com um ou poucos hot pixels pouco perceptíveis como no meu caso. Mas comprei pela internet, e seria trabalhoso para trocar. Vocês acham que vale a pena? Todos os comentários que vejo é que um dia eles aparecem inevitavelmente e não costumam ser grande problema.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2018, 23:20:07
Thermal noise. É normal em longa exposição. Alguns sensores mostram muitos, outros poucos, como no seu caso.

E também tem flare causado por filtro uv vagabundo.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2018, 23:36:27
Então não devo me preocupar?

Nestas fotos não usei nem parasol nem filtro. Mas vou pesquisar como evitar esses hot pixels com ajustes
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2018, 10:25:32
Não acho que seja ruído eletrônico por calor.. Acho que pode ser rastro de algumas estrelas mais fortes.. Até por que tem um rastro ali que pode ser a movimentação da câmera..  :ponder:
De qualquer forma é normal...
« Última modificação: 17 de Abril de 2018, 10:25:57 por nandoespinosa »


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2018, 11:06:24
Não acho que seja ruído eletrônico por calor.. Acho que pode ser rastro de algumas estrelas mais fortes.. Até por que tem um rastro ali que pode ser a movimentação da câmera..  :ponder:
De qualquer forma é normal...

Mas nas duas fotos tem o mesmo ponto luminoso, mesmo em posições diferentes. Os pontos são exatamente na mesma posição
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2018, 11:15:33
Confesso que não consegui achar os pontos nas fotos. Mas nem se preocupe, isso é normal. Às vezes vem de fábrica, às vezes não, mas com o uso vão aparecendo também. Se aparece só nas fotos de longa exposição, menos mal, não é pixel preso nem pixel morto. Se estiver te incomodando demais mesmo, tente esse procedimento, às vezes funciona: http://ilucato.com.br/lucatowp/lang/pt-br/eliminando-deadhotstuck-pixels-em-cameras-eos-digital-da-canoneliminating-deadhotstuck-pixels-from-canon-eos-digital


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2018, 18:32:30
Só consegui ver a segunda foto, mas não vi o tal ponto, não. Mas, como foi dito, não esquenta. Vez por outra isso acontece, especialmente quando faz calor.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2018, 02:10:51
Então não devo me preocupar?

Nestas fotos não usei nem parasol nem filtro. Mas vou pesquisar como evitar esses hot pixels com ajustes
Não, é normal. Alguns sensores dão mais outros menos.

Exemplo de longa exposição em uma d7000:



Se você não estava usando filtros então provavelmente é reflexo dos elementos da própria lente por não terem coating anti reflexo.

Se sua câmera tem um modo de redução de ruído de longa exposição, ative e deve eliminar os pontos. Isso se a imagem for escura, pois em algumas câmeras o software da camera tampa o ponto vermelho/colorido  com um ponto preto, o que não ajuda muito.
« Última modificação: 18 de Abril de 2018, 02:12:53 por Checheel »