Autor Tópico: Ponto luminoso no céu escuro  (Lida 1933 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 16 de Abril de 2018, 22:19:17
Olá pessoal,
sou novato na fotografia com dslr, recentemente comprei uma Canon SL2 com uma Tamrom 17-50 sem estabilizador.
Estou gostando muito. Hoje fui fazer uma longa exposição e fiquei preocupado com um ponto luminoso vermelho no céu, em duas fotos de posições diferentes com 30 segundos de exposição:

https://flic.kr/p/23uad4J
https://flic.kr/p/J7eQ9f

A segunda ficou estourada, mas o ponto está no céu, um pouco acima e a esquerda do centro da foto, dá pra ver na foto não estourada sem zoom.
Vocês acham que isso é normal, devido às luzes presentes na cidade, ou uma espécie de aberração cromática?

Vejam outra foto que tirei com apenas 1/20 de exposição (não vi ponto de luz nenhum):

https://flic.kr/p/23uaC8q

Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2018, 22:36:29
Consegui identificar que esse problema são os famosos hot pixels. Algumas cameras já saem da loja com um ou poucos hot pixels pouco perceptíveis como no meu caso. Mas comprei pela internet, e seria trabalhoso para trocar. Vocês acham que vale a pena? Todos os comentários que vejo é que um dia eles aparecem inevitavelmente e não costumam ser grande problema.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2018, 23:20:07
Thermal noise. É normal em longa exposição. Alguns sensores mostram muitos, outros poucos, como no seu caso.

E também tem flare causado por filtro uv vagabundo.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2018, 23:36:27
Então não devo me preocupar?