Autor Tópico: Lente antiga 40 a 50mm com boa lente e booke  (Lida 6821 vezes)

fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Março de 2018, 19:48:43
O swirl bokeh da helios pode dar fotos exclusivas, mas em situações bem específicas, e com ela totalmente aberta. Ou seja, não é toda hora que sai aquele bokeh interessante. Se vc optar pela 44-2, acaba ganhando em bokeh e perdendo em coating, então é mais sujeita a flare. É uma lente com cores mais frias, vc vai precisar se adaptar a essa caracteristica, se conseguir trará resultados excelentes.

Yashica tem um bokeh mais consistente, tem cores quentes e otima nitidez. É uma lente para errar menos.

Se quiser mesclar um pouco de swirl bokeh pode ir de yashica 50/1.9, que tb tem essa caracteristica, mas em menor grau.

Nikkor 50/2.0 uma baita nitidez, com bokeh caracteristico das nikkor (granulado), é uma lente com nota media bem alta em todos itens, mas o mercado das antigas quer nikkor 50/1.4, deixando essa excelente lente meio esquecida.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Março de 2018, 19:55:53
Assim, se quiser barata, a H44-2 como ja falaram. Se quiser ultra nitida, a Minolta MD Rokkor G 50/1.4

A nitidez dessa minolta é impressionante, ganha inclusive da 1.2. Ponto fraco é o bokeh bem confuso de todas todas minoltas, ela é meio manhosa nesse ponto, mas qdo vc acerta a foto, é de cair o queixo.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 29 de Março de 2018, 22:50:54
A nitidez dessa minolta é impressionante, ganha inclusive da 1.2. Ponto fraco é o bokeh bem confuso de todas todas minoltas, ela é meio manhosa nesse ponto, mas qdo vc acerta a foto, é de cair o queixo.

Tem uns 10 tipos de 50mm 1.4 da Minolta em MD mount. Algumas tem 5 laminas no diafragma, outras 6, 7... Depende muito.

Uma outra Minolta sensacional é a 135/2.8 G-Rokkor. Acho que foi a 135mm mais impressionante que já tive, mata a pau qualquer 135 da Canon ou da Nikon, mesmo as mais modernas (até 2005 talvez). O bom é que é encontrada a preço de banana.

Até gosto das Helios, tenho duas, uma 44-2 e uma 44-7, pelo preço são ótimas, mas nem chegam perto da performance das G-Rokkor. Aliás poucas chegam.

Existem umas Yashinon 50/1.4 fabricadas pela Tomioka que são lendárias, mas são carissimas.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Março de 2018, 23:03:15
Baratinha  ......  nikkor 50 f 2.0

Muito boa  .....  nikkor 50 f 1.2

Excepcional ... voigtlander 58 f 1.4  .... mas é cara ... !

Tenho TODAS as tres . A Voigtländer deixa todas que conheço no chinelo .
« Última modificação: 29 de Março de 2018, 23:05:59 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Março de 2018, 22:16:24
pegando gancho no topico sobre essas lentes antigas, sobre essa helios , vi modelos diferentes da 58mm , tem ela  44M-4 , 44M-7 , 44M-2  :ponder: o que muda, qual melhor e pior. encontrei aqui na minha cidade uma camera zenit e tem o modelo 44M-7 e outro rapaz vendendo a 44M-4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 31 de Março de 2018, 10:44:01
pegando gancho no topico sobre essas lentes antigas, sobre essa helios , vi modelos diferentes da 58mm , tem ela  44M-4 , 44M-7 , 44M-2  :ponder: o que muda, qual melhor e pior. encontrei aqui na minha cidade uma camera zenit e tem o modelo 44M-7 e outro rapaz vendendo a 44M-4

Basicamente duas diferenças, o numero de laminas do diafragma e o coating, melhor nas mais novas. As antigas tem ajuste de diafragma por preset e as novas ajuste automático da fotometria.


Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2018, 19:46:46
Basicamente duas diferenças, o numero de laminas do diafragma e o coating, melhor nas mais novas. As antigas tem ajuste de diafragma por preset e as novas ajuste automático da fotometria.
Desculpa a duvidas de um amador. O que é ajuste por preset? Coating melhor?

Enviado de meu LG-H840 usando Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2018, 20:11:46
Desculpa a duvidas de um amador. O que é ajuste por preset? Coating melhor?

Enviado de meu LG-H840 usando Tapatalk


Tem dois tipos de controle de diafragma (abertura)

O sistema automatico conta com um pino ou alavanca que fecha o diafragma para a abertura que foi selecionada somente no momento do disparo, permitindo que antes disso o diafragma fique totalmente aberto para que o visor permaneça claro e para facilitar a focalização.

No sistema de rosca m42, é um pino perto da rosca. Com o botao de disparo sem ser pressionado, a lente fica na abertura maxima. Dependendo da camera, tem uma alavanca para fazer a fotometria (Chinon CS por exemplo), que fecha automaticamente para a abertura escolhida para a medida de luz e exposição correta. Em outras câmeras é direto no botão de disparo (Zenit).

As preset não tem isso. Tem dois aneis, um que comanda a abertura propriamente dita e outro que é o anel limitador, por exemplo, em f8. Então gira-se o anel de abertura para a maxima, e faz-se o foco. Move-se entao o anel de abertura ate o final, que foi limitado pelo anel limitador. Nesse exemplo, para em f8.

Tem lentes que trabalham nos dois modos, com uma chave Manual/Automatico.


Coating é o revestimento anti reflexivo da lente. Aumenta o contraste, diminui efeitos de reflexões internas, etc.





fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2018, 00:07:59
pegando gancho no topico sobre essas lentes antigas, sobre essa helios , vi modelos diferentes da 58mm , tem ela  44M-4 , 44M-7 , 44M-2  :ponder: o que muda, qual melhor e pior. encontrei aqui na minha cidade uma camera zenit e tem o modelo 44M-7 e outro rapaz vendendo a 44M-4
Vc confundiu uma: 44M-2 não existe.
44, 44-2, 44-3 são os modelos com preset e 8 laminas, já explicado.

44M-4, 44M-5, 44M-6, 44M-7, são todos MC (multi coating), com 6 laminas e o significado do numero nestes modelos 44M-X, na verdade não se refere a modelos novos ou velhos, mas sim em relação a resolução, sendo a 44M-7 de maior resolução.

Então a 44M-7 é a melhor helios? não é bem assim..... isso eh um assunto que poderiamos ficar discutindo horas.

Depois tem ainda, qual das 3 fabricas foram feitas Krasnogorsky, Minsk ou Valdai. Junte a isso o ano, e o numero de serie.

Bom... ai eh um assunto para um tópico inteiro.

A parte boa é que desconheço uma Helios 44 ruim.



Lentes Antigas + Sony E-Mount


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2018, 09:32:44
Vc confundiu uma: 44M-2 não existe.
44, 44-2, 44-3 são os modelos com preset e 8 laminas, já explicado.

44M-4, 44M-5, 44M-6, 44M-7, são todos MC (multi coating), com 6 laminas e o significado do numero nestes modelos 44M-X, na verdade não se refere a modelos novos ou velhos, mas sim em relação a resolução, sendo a 44M-7 de maior resolução.

Então a 44M-7 é a melhor helios? não é bem assim..... isso eh um assunto que poderiamos ficar discutindo horas.

Depois tem ainda, qual das 3 fabricas foram feitas Krasnogorsky, Minsk ou Valdai. Junte a isso o ano, e o numero de serie.

Bom... ai eh um assunto para um tópico inteiro.

A parte boa é que desconheço uma Helios 44 ruim.

 :clap: :clap: :clap: vlw irmao, muito esclarecedor , realmente eu por nao conhecer acabei confundindo mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2018, 10:36:56
Nas Helios, o M significa multi coated. Acho que nem existe 44M-2, que eu saiba a -2 é single coated.

Não sei sobre a -3, mas das -4 para cima são M. Pode ser até que exista uma 44-4 sem M mas não sei.

As preset tem mais laminas. A ótica em sí é a mesma, mas muda o bokeh, obviamente e a resistência ao flare e ao contraste. Dependendo do que se quer, uma 44-2 pode ser melhor ou pior do que uma 44M-7.

Quanto à Helios ser boa ou ruim, também depende. Ela tem um BAITA astigmatismo, que vai ficando maior na direção das bordas e o efeito fica maior conforme a abertura aumenta. Isso pode ser usado de forma criativa, por exemplo, do swirling bokeh, que é causado em grande parte por este astigmatismo. Isso faz dela uma lente bem interessante para retratos e nem tanto para outras coisas.

No geral há consenso de que as Helios são boas para retratos e as Industar melhores para paisagens.

Se a idéia for explorar o swirling bokeh, a Helios é talvez a melhor opção. Se a ideia for nitidez bruta, aí a coisa muda de figura, poucas chegam ao nivel da Fujinon EBC 50/1.4


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Abril de 2018, 02:46:11

Se a idéia for explorar o swirling bokeh, a Helios é talvez a melhor opção.
swirling bokeh eu consigo na 44m-7 ou só na 44-2? 🤔
Pois na minha cidade encontrei uma mas é a 7 e a intenção de comprar é só pelo o swirling,



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 07 de Abril de 2018, 13:53:22
swirling bokeh eu consigo na 44m-7 ou só na 44-2? 🤔
Pois na minha cidade encontrei uma mas é a 7 e a intenção de comprar é só pelo o swirling,

Nas duas, em abertura máxima, só que na 44-2 é mais interessante em aberturas menores porque a -2 tem uma abertura de iris mais circular composta por 8 lâminas e na -7 são 6 lâminas, mas isso é bem subjetivo.

Aqui tem uns dados interessantes:

http://www.zenitcamera.com/archive/lenses/helios-44.html

A transmitancia e a resolução das mais novas são maiores, segundo eles.


Transmitancia
MC Гелиос-44М-7 — 0,90
Гелиос-44-2 — 0,82

Resolução (centro/borda)
Гелиос-44-2 — 38/20 линий/мм
MC Гелиос-44М-7 — 50/30 линий/мм
« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 14:01:27 por AFShalders »


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2018, 01:01:36
Se você quiser uma lente pelo bokeh característico, te recomendo a Helios 44, 44-2, 44-M ou 44M-4 SEM MC, então fique de olho no que vier anotado na frente, lembrando que precisa usá-la toda aberta em f2 pra ter o efeito. Recomendo também a Pentacon 50mm f1.8, minha nova lente velha favorita. Agora, se quiser resolução, recomendo ver a 44M-7 ou pesquisar sobre outras fabricantes. Recomendo as Takumar, pois usei as 50mm f1.4 e achei ótima, mas mais cara do que as 50mm f1.8 modernas da Canon. Tem que também levar em conta o fator de corte da câmera que você vai usar com essa lente, o que pode ter que te fazer ir atrás de lentes mais abertas pra conseguir o comprimento focal que você quer.

Nas Helios, o M significa multi coated. Acho que nem existe 44M-2, que eu saiba a -2 é single coated.

Não sei sobre a -3, mas das -4 para cima são M. Pode ser até que exista uma 44-4 sem M mas não sei.

As preset tem mais laminas. A ótica em sí é a mesma, mas muda o bokeh, obviamente e a resistência ao flare e ao contraste. Dependendo do que se quer, uma 44-2 pode ser melhor ou pior do que uma 44M-7.

Quanto à Helios ser boa ou ruim, também depende. Ela tem um BAITA astigmatismo, que vai ficando maior na direção das bordas e o efeito fica maior conforme a abertura aumenta. Isso pode ser usado de forma criativa, por exemplo, do swirling bokeh, que é causado em grande parte por este astigmatismo. Isso faz dela uma lente bem interessante para retratos e nem tanto para outras coisas.

No geral há consenso de que as Helios são boas para retratos e as Industar melhores para paisagens.

Se a idéia for explorar o swirling bokeh, a Helios é talvez a melhor opção. Se a ideia for nitidez bruta, aí a coisa muda de figura, poucas chegam ao nivel da Fujinon EBC 50/1.4

Na verdade, o M dos modelos 44M-X se refere ao encaixe M42, porque também foram fabricadas câmeras Zenit e lentes Helios no encaixe K da Pentax. Antes disso, a nomenclatura era apenas por números,  como por exemplo, Helios 44, 44-2, 44-3, a original de rosca M39 e as seguintes em M42, aí mudaram a nomenclatura começando de 44M, desde a original até os números crescentes.

Sobre o multi-coating, não são todas as lentes que o tem. As que tem virão com as letras MC próximo do nome da lente. A minha versão é a original e não tem, então ela vai ter menos resolução e mais flare. Pode ser interessante pra quem se interessar pelo uso desses efeitos pra foto ou vídeo.

Agora falando de resolução e bokeh, as lentes antigas, especialmente as soviéticas, são confusas. Usuários mais viciados investigam desde as fábricas das lentes, dizendo que algumas são melhores que outras, e até mesmo o número de série da lente, que supostamente determina a data de fabricação ou a participação de um lote especial de lentes, marcados com o início do número de série com 0 ou 00, pressupondo um lote fabricado com mais cuidado, como protótipos ou unidades para funcionários ou integrantes do governo. Regra geral é que a resolução das Helios foi melhorando com o tempo e com os modelos novos, mas o bokeh em redemoinho característico das Helios também foi diminuindo, já que o efeito é causado por imperfeições nos elementos. Tenho uma Helios 44 original e tirei algumas fotos do mesmo cenário com a Helios 44M-7. A diferença de nitidez foi absurda, mas o bokeh característico diminuiu bastante, mas isso em APS-C.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2018, 10:14:00
Verdade, as multi coated são MC.

Mas eu não correria muito atrás das Helios, tem coisa muito melhor por ai. As Helios estão inflacionadas e tem gente cobrando muito mais do que elas valem. Nunca fui particularmente fã delas.