Autor Tópico: Lente antiga 40 a 50mm com boa lente e booke  (Lida 6793 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #30 Online: 09 de Abril de 2018, 10:39:27
Olá AFShalders.
Quais lentes M42 você recomendaria, que sejam tão "boas" quanto (sei que "boas" é subjetivo), mas menos caras que as Helios?
Obrigado desde já pela dica.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 09 de Abril de 2018, 13:07:44
Olá AFShalders.
Quais lentes M42 você recomendaria, que sejam tão "boas" quanto (sei que "boas" é subjetivo), mas menos caras que as Helios?
Obrigado desde já pela dica.
Luis


Quanto a serem menos caras, depende muito mais da sorte do que de outra coisa.

As vezes dá para encontrar Takumar 1.8 e 2.0, Chinon 50/1.7 , Yashinon DS em vários subtipos.
Eu mesmo comprei uma Fujinon EBC 50/1.4 por 80 reais... mas isso foi sorte total porque essa é bem cara.

Recuso-me terminantemente a pagar mais que R$ 200 em uma Helios, seja qual tipo dor. E isso se estiver muito boa.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 13:10:39 por AFShalders »


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 09 de Abril de 2018, 13:15:52
Muito boa as dicas AFShalders e jhayashileite ,
realmente o M se diz a respeito do encaixe,
achei um senhorzinho aqui na minha cidade com 5 exemplares desta lente Helios
44M-7   /  44K-7  / 44M-4

irei optar pela 44M-4 pois o que busco é justamente o efeito do desfoque marcante

Uma duvida é se nesses modelos de helios da pra inverter o elemento frontal
se são todas ou só alguns

--edit--
Vi que na lente mir-1b 37mm f/2.8 fica mto legal o efeito quando invertido o elemento frontal
no ebay o valor é bem interessante

« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 13:18:08 por Manwick »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #33 Online: 09 de Abril de 2018, 14:52:24
Obrigado pelas dicas AFShalders!

Manwick, esse senhorzinho da tua cidade está pedindo quanto pelas Helios? Será que comprando 2 não fica mais barato? Eu posso comprar uma, dependendo do preço e do estado da lente...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Abril de 2018, 15:08:41
Muito boa as dicas AFShalders e jhayashileite ,
realmente o M se diz a respeito do encaixe,
achei um senhorzinho aqui na minha cidade com 5 exemplares desta lente Helios
44M-7   /  44K-7  / 44M-4

irei optar pela 44M-4 pois o que busco é justamente o efeito do desfoque marcante

Uma duvida é se nesses modelos de helios da pra inverter o elemento frontal
se são todas ou só alguns

--edit--
Vi que na lente mir-1b 37mm f/2.8 fica mto legal o efeito quando invertido o elemento frontal
no ebay o valor é bem interessante

Tenho a Helios antiga e já testei isso, mas acho que também da pra fazer com as novas, mas deve ser mais difícil, até pela forma que é preso o elemento frontal. Eu já testei mas não faria isso muitas vezes porque tem risco dos elementos se encostarem e causar riscos no vidro ou no revestimento, caso o primeiro seja bem-preso à lente. O efeito que isso causa eu achei errático então não vi muito uso pra ele além de fotos de perto.

Uma modificação um pouco mais interessante que fiz com a minha foi remover os três elementos traseiros, tornando a lente numa teleobjetiva de uns 110 ou 115mm mas mais escura. O efeito foi o mesmo, sem muito uso pra mim, mas o curioso é que o desfoque dela no plano anterior à zona em foco tornava os pontos de luz em bolhas de sabão, muito parecido com o desfoque da Meyer Trioplan.

Sobre o que você disse da Mir, ela fica com um efeito melhor porque é mais larga. Tem um vídeo no Youtube do Mathieu Stern mostrando essa modificação nessa lente e, comparado a Helios, fica bem mais bonito, pelo menos numa FF igual a A7 que ele usa.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Abril de 2018, 16:22:55
Manwick, esse senhorzinho da tua cidade está pedindo quanto pelas Helios? Será que comprando 2 não fica mais barato? Eu posso comprar uma, dependendo do preço e do estado da lente...

ele ta vendendo cada lente a 150 temers
nenhuma das lentes jamais foi aberta, precisam de limpeza, mas nao possuem riscos (segundo ele,pois eu não vi pessoalmente, apenas imagens enviadas por ele,não posto aqui pois nao sei se infrigi alguma lei do forum  8-) )

Eu devo viajar a sampa logo mais e vou arriscar nas lojas vê se encontro algo mais barato , senao devo comprar so quando voltar de viagem em maio.

Tenho a Helios antiga e já testei isso, mas acho que também da pra fazer com as novas, mas deve ser mais difícil, até pela forma que é preso o elemento frontal. Eu já testei mas não faria isso muitas vezes porque tem risco dos elementos se encostarem e causar riscos no vidro ou no revestimento, caso o primeiro seja bem-preso à lente. O efeito que isso causa eu achei errático então não vi muito uso pra ele além de fotos de perto.

Uma modificação um pouco mais interessante que fiz com a minha foi remover os três elementos traseiros, tornando a lente numa teleobjetiva de uns 110 ou 115mm mas mais escura. O efeito foi o mesmo, sem muito uso pra mim, mas o curioso é que o desfoque dela no plano anterior à zona em foco tornava os pontos de luz em bolhas de sabão, muito parecido com o desfoque da Meyer Trioplan.

Sobre o que você disse da Mir, ela fica com um efeito melhor porque é mais larga. Tem um vídeo no Youtube do Mathieu Stern mostrando essa modificação nessa lente e, comparado a Helios, fica bem mais bonito, pelo menos numa FF igual a A7 que ele usa.

Realmente andei pesquisando e os resultados nao me agradou e tambem tem esses riscos, ja eliminei essa ideia,

sobre a Mir eu vi foi exatamente esse video do Mathieu e dai que despertou mais interesse nessas lentes antigas,com isso pesquisando sobre esses desfoques cheguei até as Helios 44
Agora levando em conta o uso da FF eu tinha esquecido deste detalhe, na APS-C nao sei se teria esse resultado todo  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 09 de Abril de 2018, 18:30:06
Agora levando em conta o uso da FF eu tinha esquecido deste detalhe, na APS-C nao sei se teria esse resultado todo  :ponder:

O efeito é muito mais pronunciado nas bordas, com um sensor pequeno as bordas são mai proximas do centro e com certeza o efeito será menor comparando com FF.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #37 Online: 09 de Abril de 2018, 18:41:00
Manwick:
Enquanto eu estou esperando meus adaptadores, estou pesquisando e aprendendo mais sobre essas lentes. Comprei uns pedaços de uma Helios (mas com todos os vidros) em uma feirinha por R$ 35,00. Minha intenção era aprender a desmontá-la, coisa que eu (acho) que já consigo. Resumindo: acho que encaro uma Helios com fungos, porque vou tentar limpá-la eu mesmo.
Se quiser, podemos comprar juntos duas dessas Helios do "senhorzinho". R$ 150,00 me parece um preço razoável, dependendo do estado delas. Ou, se você não vai comprar, e não se importa que eu compre, me passe o contato dele.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2018, 23:05:53
ele ta vendendo cada lente a 150 temers
nenhuma das lentes jamais foi aberta, precisam de limpeza, mas nao possuem riscos (segundo ele,pois eu não vi pessoalmente, apenas imagens enviadas por ele,não posto aqui pois nao sei se infrigi alguma lei do forum  8-) )

Eu devo viajar a sampa logo mais e vou arriscar nas lojas vê se encontro algo mais barato , senao devo comprar so quando voltar de viagem em maio.

Realmente andei pesquisando e os resultados nao me agradou e tambem tem esses riscos, ja eliminei essa ideia,

sobre a Mir eu vi foi exatamente esse video do Mathieu e dai que despertou mais interesse nessas lentes antigas,com isso pesquisando sobre esses desfoques cheguei até as Helios 44
Agora levando em conta o uso da FF eu tinha esquecido deste detalhe, na APS-C nao sei se teria esse resultado todo  :ponder:

Realmente, os vídeos dele me incentivaram muito a colecionar lentes antigas, especialmente as soviéticas. O vídeo dele sobre a Jupiter-9 com adaptador tilt-shift me deixou com inveja de usuários de mirrorless.

Sobre o tamanho do sensor, eu comecei a aproveitar muito mais as lentes que eu tenho quando entendi as condições ideais pra induzir o bokeh desejado. O ideal é ter o assunto em foco a alguns metros de distância e com o fundo cheio de pontos de luz, como árvores, luzes de ruas ou de decoração. Minha câmera é APS-C, mas ainda sim consegue captar fotos com o redemoinho característico das Helios, até porque o sweet spot da lente não é exatamente perfeito e ainda pode ter os mesmos defeitos nas bordas dos elementos.

Como disse antes, se quiser uma lente com efeito de desfoque interessante, procure sobre a Pentacon 50mm f1.8. Achei o desfoque dela muito interessante em APS-C, melhor que o da Helios, e é uma lente relativamente barata e fácil de achar junto de SLRs da Praktica.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Abril de 2018, 14:04:03

Quanto a serem menos caras, depende muito mais da sorte do que de outra coisa.

As vezes dá para encontrar Takumar 1.8 e 2.0, Chinon 50/1.7 , Yashinon DS em vários subtipos.
Eu mesmo comprei uma Fujinon EBC 50/1.4 por 80 reais... mas isso foi sorte total porque essa é bem cara.

Recuso-me terminantemente a pagar mais que R$ 200 em uma Helios, seja qual tipo dor. E isso se estiver muito boa.

Comprei minha Pentax SMC baioneta 50mm 1.4 por 60 reais aqui na cidade num anuncio do olx  :D
depois descobri que esse lance de Takumar nas pentax é dado ao encaixe M42 e segundo alguns sao a mesma lente da baioneta PK. 
A minha tem uma coloração avermelhada no coating muito bonita.
Ainda aqui na cidade tem uma outra Super Takumar 50mm 1.4 por 300 ( vem com a camera pentax que nao lembro qual é o modelo,por isso o valor )

realmete é questao de sorte e ficar garimpando nos anuncios.

Manwick:
Enquanto eu estou esperando meus adaptadores, estou pesquisando e aprendendo mais sobre essas lentes. Comprei uns pedaços de uma Helios (mas com todos os vidros) em uma feirinha por R$ 35,00. Minha intenção era aprender a desmontá-la, coisa que eu (acho) que já consigo. Resumindo: acho que encaro uma Helios com fungos, porque vou tentar limpá-la eu mesmo.
Se quiser, podemos comprar juntos duas dessas Helios do "senhorzinho". R$ 150,00 me parece um preço razoável, dependendo do estado delas. Ou, se você não vai comprar, e não se importa que eu compre, me passe o contato dele.
Luis

Aqui as imagens das lentes helios com as cameras zenit que ele tem pra venda, na verdade ele tem varias outras coisas de fotografias, lente canon FD,cameras analogicas, lentes e outras velharias mto boas.
Cidade é Aracaju Sergipe,
https://imgur.com/a/Gmvv7

Se tiver interesse entra em contato cmg por MP que passo o contato.  :ok:
Só nao compre a 44M-4  :no:  :no: pois quero justamente ela :wub:, mas so irei comprar em maio

Como disse antes, se quiser uma lente com efeito de desfoque interessante, procure sobre a Pentacon 50mm f1.8. Achei o desfoque dela muito interessante em APS-C, melhor que o da Helios, e é uma lente relativamente barata e fácil de achar junto de SLRs da Praktica.

Vou começar a garimpar essa Pentacon 50/1.8 , realmente muito bonita,tb sou usuario aps e alguns testes com ela me agradou bastante,realmente bem baratinha.
to pensando em arriscar umas compras no ebay, como os valores sao baixos eu espero nao ser taxado, ainda mais produto usado,sobre a demora nao chega a me incomodar
Muito obrigado pela as dicas  :worship: :worship:


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #40 Online: 13 de Abril de 2018, 12:06:56
Comprei minha Pentax SMC baioneta 50mm 1.4 por 60 reais aqui na cidade num anuncio do olx  :D
depois descobri que esse lance de Takumar nas pentax é dado ao encaixe M42 e segundo alguns sao a mesma lente da baioneta PK. 
A minha tem uma coloração avermelhada no coating muito bonita.
Ainda aqui na cidade tem uma outra Super Takumar 50mm 1.4 por 300 ( vem com a camera pentax que nao lembro qual é o modelo,por isso o valor )
Sim, tem a mesma fórmula ótica da SMC Pentax (K). Aliás, a fórmula se manteve inalterada por décadas.
A v. que eu gosto mais é a S-M-C Tak. Acho meio bobage a v. 8 elementos. Mais p colecionadores.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 20 de Abril de 2018, 23:45:55
Dah uma olhada na yashica 50 1.7 ou 50/1.9.

Sendo que a 1.9 dah um swirl, mas nao muito pronunciado.

Mas especialmente a 50/1.7 eh uma lente barata que entrega muito pelo preço.

Antigamente recomendavamos a helios, pq elas custavam 80 a 100 reais.

50/1.9
https://www.flickr.com/photos/wng555/38491356010/in/pool-2287091@N21/

Lentes Antigas + Sony E-Mount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 21 de Abril de 2018, 12:13:39
Quem costumava ter essas lentes para venda por aqui era o Nakinha.