Autor Tópico: Como e quando utilizar o DoF Calc  (Lida 2453 vezes)

Jorgespneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 24 de Outubro de 2017, 13:28:09
Bom dia pessoal
Estou iniciando no mundo da fotografia como um hobby e muitos me recomendaram a utilização do DoF Calc para melhorar a nitidez do assunto a ser fotografado e evitar erros de cálculos, só que sinceramente não sei utilizar na prática os aplicativos que existem e como ele poderia me ajudar. Procurei algo sobre o assunto na internet mas também não achei, portanto resolvi criar o tópico para pegar o feedback e as dicas de vocês


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2017, 14:37:04
Fala Jorge!

Então, o uso de calculadoras de profundidade de campo não é algo que é necessário o tempo todo. É mais para o planejamento de fotos específicas, que necessitam ter a profundidade de campo mais correta possível, sem você ter que se dar o trabalho de ter experimentar várias aberturas diferentes com uma mesma composição. O quanto de profundidade de campo varia de acordo com o que vc quer mostrar na foto, e com a prática você vai pegando o jeito instintivamente.

De qualquer forma, eu particularmente acho esses apps úteis para o aprendizado e planejamento.

Segue um vídeo de um cara utilizando o mesmo app que eu uso: https://www.youtube.com/watch?v=-TFVX04c-R0

PS: Não estou conseguindo colocar o link do video normalmente aqui no fórum, então vai assim mesmo
« Última modificação: 24 de Outubro de 2017, 14:47:39 por davi_ssilva »


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2017, 18:28:42
você precisa da calculadora em situações mais específicas, em especial fotos macro, mas também alguns closeups. No dia a dia é mais fácil aprender a usar a previsão da própria câmera (botão Pv) que vai fechar o obturador e vc vê pela lente o que que tá em foco. Experimente. A calculadora vai te dizer o quanto que fica em foco com determinada lente e abertura, pra frente e pra trás do objeto focado. Com prática vc mesmo calcula de cabeça, sem muito drama.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2017, 18:29:24 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2017, 19:16:14
Tira a foto e ver o resultado na hora. E vai mudando as configuracoes de acordo com o seu gosto na comparacodos resultados. Com o tempo, experiencia de ver resultados, etc, o "calculo" se torna intuitivo. Na pratica essas calculadoras que dao resultados teoricos nao sao realmente necessario, servem mais como curiosidades para quem gosta de ficar apreciando numeros.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2017, 09:08:43
Olha só: pra tentar te ajudar eu fui olhar o DOFMaster online (http://www.dofmaster.com/dofjs.html). Simulei, para uma lente de 50mm em uma Nikon D800 o DOF a 1,2m de distância, com f/16. Os resultados foram:

Subject distance    1.2 m
 
Depth of field
Near limit    0.98 m
Far limit    1.54 m
Total    0.56 m
 
In front of subject    0.22 m (39%)
Behind subject    0.34 m (61%)
 
Hyperfocal distance    5.26 m
Circle of confusion    0.03 mm

Vou explicar:

ao regular a lente com esses parâmetros, você vai ter tudo que estiver entre 98cm e 1,54m do seu sensor MAIS OU MENOS em foco. Mais ou menos porque a calculadora vai entender que tudo que estiver abaixo de 0,03mm de desfoque (circle of confusion) é pra considerar focado. Se vc for fotografar um livro sobre uma mesa, você conseguiria ler a página toda se ele estiver dentro dessas duas distâncias.

Para a mesma lente e distância, com abertura de f/1.4 os valores são:

Subject distance    1.2 m
 
Depth of field
Near limit    1.18 m
Far limit    1.22 m
Total    0.05 m
 
In front of subject    0.02 m (49%)
Behind subject    0.02 m (51%)
 
Hyperfocal distance    59 m
Circle of confusion    0.03 mm

Ou seja: agora apenas o que estiver entre 1,18 m e 1,22 m do sensor estará MAIS OU MENOS em foco. Para o mesmo exemplo de um livro fotografado sobre uma mesa, você será capaz de ler apenas algumas linhas, enquanto as demais estarão borradas.

Acontece que no dia a dia é muito chato ficar tirando o celular, colocando os parâmetros e calculando DOF. Como o CROIX disse, é mais simples tirar uma foto, olhar se ficou como você queria, e, caso não tenha ficado, adequar a abertura para mais ou para menos. Quanto mais aberta, menor a profundidade de campo (DOF), quanto mais fechada, maior a profundidade de campo. O pessoal usa essa calculadora mais em macrofotografia, pq às vezes é mais fácil medir a distância até o objeto fotografado com uma régua e acertar a abertura e o ponto de foco do que ficar tentando ajustar na câmera, em especial quando a câmera está em posições difíceis de mexer, montada em um tripé próximo ao chão ou na horizontal, por exemplo.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2017, 12:46:58
você precisa da calculadora em situações mais específicas, em especial fotos macro, mas também alguns closeups. No dia a dia é mais fácil aprender a usar a previsão da própria câmera (botão Pv) que vai fechar o obturador e vc vê pela lente o que que tá em foco. Experimente. A calculadora vai te dizer o quanto que fica em foco com determinada lente e abertura, pra frente e pra trás do objeto focado. Com prática vc mesmo calcula de cabeça, sem muito drama.

Sinceramente nunca gostei nem vi funcionar bem esse botão de previsão de foco. Para mim não dá pra ver nada com nitidez e certeza.  :ponder:
A calculadora ao menos vai entregar um cálculo matemático que é muito mais preciso.

Antigamente as lentes vinham com marcas para guiar o fotógrafo em relação à profundidade de campo. Depois deixaram de informar isso nas lentes!!! Um retrocesso a meu ver.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 12:54:40 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2017, 12:52:08
Olha só: pra tentar te ajudar eu fui olhar o DOFMaster online (http://www.dofmaster.com/dofjs.html). Simulei, para uma lente de 50mm em uma Nikon D800 o DOF a 1,2m de distância, com f/16. Os resultados foram:

Subject distance    1.2 m
 
Depth of field
Near limit    0.98 m
Far limit    1.54 m
Total    0.56 m
 
In front of subject    0.22 m (39%)
Behind subject    0.34 m (61%)
 
Hyperfocal distance    5.26 m
Circle of confusion    0.03 mm

Vou explicar:

ao regular a lente com esses parâmetros, você vai ter tudo que estiver entre 98cm e 1,54m do seu sensor MAIS OU MENOS em foco. Mais ou menos porque a calculadora vai entender que tudo que estiver abaixo de 0,03mm de desfoque (circle of confusion) é pra considerar focado. Se vc for fotografar um livro sobre uma mesa, você conseguiria ler a página toda se ele estiver dentro dessas duas distâncias.

Para a mesma lente e distância, com abertura de f/1.4 os valores são:

Subject distance    1.2 m
 
Depth of field
Near limit    1.18 m
Far limit    1.22 m
Total    0.05 m
 
In front of subject    0.02 m (49%)
Behind subject    0.02 m (51%)
 
Hyperfocal distance    59 m
Circle of confusion    0.03 mm

Ou seja: agora apenas o que estiver entre 1,18 m e 1,22 m do sensor estará MAIS OU MENOS em foco. Para o mesmo exemplo de um livro fotografado sobre uma mesa, você será capaz de ler apenas algumas linhas, enquanto as demais estarão borradas.

Acontece que no dia a dia é muito chato ficar tirando o celular, colocando os parâmetros e calculando DOF. Como o CROIX disse, é mais simples tirar uma foto, olhar se ficou como você queria, e, caso não tenha ficado, adequar a abertura para mais ou para menos. Quanto mais aberta, menor a profundidade de campo (DOF), quanto mais fechada, maior a profundidade de campo. O pessoal usa essa calculadora mais em macrofotografia, pq às vezes é mais fácil medir a distância até o objeto fotografado com uma régua e acertar a abertura e o ponto de foco do que ficar tentando ajustar na câmera, em especial quando a câmera está em posições difíceis de mexer, montada em um tripé próximo ao chão ou na horizontal, por exemplo.


 :clap: :clap:

O exemplo foi bem explicado.
Concordo que esses cálculos servem para situações especiais onde o fotógrafo quer ter  a certeza até onde vai a Profundidade de Campo.
As Full Frame são mais sensíveis a isso por naturalmente desfocarem mais que as cropadas.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2017, 13:58:43
na prática os aplicativos que existem e como ele poderia me ajudar...
Cara.. tem muitos apps legais.. Mas são todos AUXILIARES.. O resultado final só clicando e vendo, mesmo.
Sobre o DoF Calc, é bem útil quando você está a uma distância fixa do objeto, pra ver abertura mínima necessária para ter uma profundidade de campo que te sirva.. E, principalmente, para ESTUDAR a relação entre a abertura, a distância focal e a profundidade de campo / hiperfocal..


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2017, 23:02:59
É bom que se esclareça que as tabelas de profundidade de campo e distancia hiperfocal se baseiam em cálculos para que a nitidez fique aceitável! Dependendo do que se fotografa e do que é mais importante mostrar é preciso fazer testes e ver qual situação a imagem fica melhor, pensando no que é mais importante ficar nítido para o fotógrafo. Quero dizer que é possível deixar a imagem mais nítida fazendo uma regulagem diferente da que manda a tabela.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2017, 23:04:13 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva