Autor Tópico: O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia.  (Lida 19411 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Outubro de 2017, 21:16:27
Essa questão da extrema facilidade com que se fotografa hoje em dia é engraçada.
Fui dar um cartão pra uma pessoa e, ao invés de aceitar, ele preferiu fotografar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 28 de Outubro de 2017, 06:15:39
Croix, eu lerei novamente o texto. Eu compreendo e admiro esta reflexao sobre a fotografia. Mas nao acredito que a carreira dele e a proximidade dele com o meio artistico nao crie uma aurea artistica. Na real quando vejo a palavra despretensao na fala de artistas, eu sinto calafrios. Acredito bastante no poder das instituicoes, do mercado de arte. Neste ponto eu acho que o artista esta coerentemente mostrando algo que valoriza. E no meu entender esta dizendo... Redes sociais nao sao reconhecidas como instituicoes.

Croix, nao posso deixar de lhe agradecer pela atencao nos topicos que temos discutido.  :ok:
Eu diria que de uma certa maneira vc esta certo, generalizamente falando, e entendo seu pe atras pq eu tambem nao levo o jogo marketeiro de qualquer industria a serio, muito menos a da industria das artes. Mesmo Jean Baudrillard que tambem desacredita na industria da arte ja falava sibre isso ha decadas. A famosa frase dele eh que "em um mundo onde tudo eh arte, a arte ja nao existe mais". Tal como a critica de Dulchamp sobre a obra artistica nao ser mais uma relacao do momento mas sim uma criacao visando a arte pela arte, tornando qualquer coisa colocado em um pedestal em arte.

Mas vou repetir com outras palavras. A questao nao so sobre fotos em galerias de artes ou em exibicoes ou na internet/redes sociais. A questao eh sobre epoca e sua linguagem. Nao imposta se esta na galeria de arte, 500px ou na gaveta de casa. Nao importa as fotos de Wenders.

Falando sobre aurea artistica. Bom, eu penso que eh o contexto que cria aurea artistica, seja o contexto de augem com proximacao com o meio artistico ou seja alguem completamente desconhecido em nem nenhum contato com a industria das artes, como o caso de Noilton Pereira, Miroslav Tichý e aquela mulher que morreu decadas antes de terem achado as fotos de rua dela. Agora me diz onde esta a aurea artistica de Terry Richardson? Alguns podem falar que veem tal aurea artistica mas o que ele tem eh apenas sensacionalismo, entretenimento e nome. E acredite, muitas poucas vezes as pessoas compram de fato produtos, o que elas compram na maioria das vezes eh somente nome.

Agora falando sobre o tal magica ou miticismo do momento, essa nao eh uma descricao ou observacao somente dele ou rescente, mas vem desde a Grecia Antiga. Mas eu tenho que sair agora. Se tiver interessado depois eu continuo com o meu raciocinio sobre a "magica ou ar mistico" da coisa. Os gregos chamavam de arte masculina e arte feminina, mas que nao tem nada a ver com genero sexual.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 28 de Outubro de 2017, 06:19:50
A fotografia não acabou, pelo contrário. Se expandiu como nunca imaginado.

Li o texto e achei tanto hipocrita quanto auto promoçao e querer dar uma de crítico de arte, estar por cima da carne seca... Fala sério.

Concordo que o trabalho do Wenders não é lá grande coisa. O cara faz cem mil fotos e destas algumas dezenas ou mesmo centenas prestam. Isso põe ele acima dos outros  ? Não sei não, mas isso é mais ou menos síndrome de fotógrafo de evento e de casamento. Se nada salvar o cara ou é incrivelmente ruim ou muito azarado.

Lixo sempre houve e sempre haverá, assim como bons trabalhos.

O que vc te a dizer sobre Jean Baudrillard e Sebastiao Salgado (entre outros)? Eles tambem dizem que a fotografia morreu. Vc acha que sao todos velhos saudozistas ou eles estao vendo algo que talvez vc nao esteja conseguindo ver?

Veja, Wanders nao eh fotografo. Pegar as fotos dele para exibir como arte eh igual pegar as fotos que a sua vovo fez nos anos 70 e exhibir como arte. A sua vovonunca fotografou pensando nisso ou pensando em arte, e nunca experaria por isso. O mesmo vale para Wanders. As fotos que estao exhibindo dele sao apenas o que sobrou, o que acharam, e nao fotos selecionadas por terem algo de especial. A industria artistica busca vender as fotos dele pq o que vendem nao eh de fato as fotos mas o nome dele como Cinematografo.

No entando, nada disso desvalida o que ele diz.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Outubro de 2017, 17:20:47
Por favor Croix, quando quiser falar sobre a arte grega masculina e feminina. Sim, e interessante.
Acredito que tanto Salgado quanto Wenders tenham um pessimismo.Espero que estejam errados.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 28 de Outubro de 2017, 19:30:19
Por favor Croix, quando quiser falar sobre a arte grega masculina e feminina. Sim, e interessante.
Acredito que tanto Salgado quanto Wenders tenham um pessimismo.Espero que estejam errados.
Penso que nao eh questao de percimismo pq se assim for, todos os grandes artistas, filosofos e pensadores sao entao meros percimistas. Eu prefiro chamar eles de realistas.

Veja aqui Cicero tratando do mesmo üroblema em sua epoca, mas no caso se referiando a oratoria.
https://www.instagram.com/p/BJOKZDFBV09/?taken-by=marcio_faustino_photographer

Entenda que tais criticas e observacoes nao sao necessariamente lamentos, mas sao fases que a humaninade sempre teve ha milhares de anos, que que se acentua com as tecnologias, pq elas moldam o conciente e perspectiva de realidade das pessoas em suas determinadas epocas. Em outras palavras, por mais que se fala de impacto das tecnologias, a questao no fundo eh sobre o conciente de uma epoca.

A maior questao ou preocupacao nao eh exatamente o resultado do que se eh criado, mas sim o que tais resultados representam ou evidenciam sobre o conciente da epoca: https://www.instagram.com/p/BSd5l3djWIS/?taken-by=marcio_faustino_photographer

As pessoas trocaram o momento pela encenacao do momento e nao percebem isso. Em outras palavras, trocaram a atencao pela a distracao.

“[M]ost of our daily news is inert, consisting of information that gives us something to talk about but cannot lead to any meaningful action. (68).”


E o que tudo isso representa ou pode dizer sobre o conciente e o momento em que vivemos? Ai penso que entra a questao tratado por Baudrillard sobre viver em uma ilusao constante sem perceber. Ou como Huxley tambem dizia:

"As Huxley remarked in Brave New World Revisited, the civil libertarians and rationalists, who are ever on the alert to oppose tyranny, “failed to take into account man’s almost infinite appetite for distractions.”

In 1984, people are controlled by inflicting pain. In Brave New World, they are controlled by inflicting pleasure. In short, Orwell feared that what we fear will ruin us. Huxley feared that our desire will ruin us.”"



La na area Galeria de fotos @kaskais abriu um topico com a seguinte citacao:

“Experience has shown that the more fascinating the subject, the less observant the photographer.”Andreas Feininger

Essa questao da distracao dos sentidos e da atencao do momento eh tratado centenas de vezes durante inumeras epocas:

A diferenca do momento e da foto...
...ou da foto e mera imagem como diz Salgado,...
...ou do sagrado e do tecnico (corrupto),
...ou do honesto e o corrupto como dizia Goethe,...
...ou do ver e enxergar como dizia Bresson,...
...entre o trabalho do momento que se apresenta registrado e o trabalho do nao momento pela admiracao da midia como dizia Quintilian,...
...ou a distracao da habilidade tecnica da honestidade dos sentimentos como dizia Cicero...
...
...Tudo isso e centenas mais de formas de se referir a isso por centenas de outros pensadores, filosofos e artistas de todas as epocas desde a Grecia Antiga ate os dias de hoje, eh algo que como vc pode ver nao eh facil de ser exatamente categorizado.

Eu pessoalmente, baseado na minha experiencia com a minha relacao com a fotografia, musica e pintura, gosto de chamar de experiencia do momento vs mimica de momentos. Pq para mim, e pelo que percebo para muitos grandes artistas e pensadores, fotografar ou criar qualquer outra coisa vc pde usar inumeras relacoes, midias e linguagens. Algumas delas tem a ver com a intencao de experienciar uma existencia.

Quando eu vou fotografar algo, como um predio, uma pessoa ou uma paisagem, eu nao estou pensando em criar fotos. O que eu estou fazendo eh me comunicando com a experiencia. O ato de fotografar, ou desenhar ou pintar, eh uma forma de melhor experienciar e apreciar tal momento, tais caracteristicas, tal experiencia. Eh como se o proprio momento se expressasse, ou a propria coisa que se fotografa, e vc apenas esta "ouvindo" essa coisa se apresentar.

E vc nota isso que eu descrevi ser bem diferente de uma foto feita sem que haja essa tal coisa se expressando, mes uma mera reproducao vazia de aparencias que o fotografo chama de expressao propria, e que parece artificial, pq foi algo feito para foto e pela foto, para mostrar uma foto, e nao um expressao de momento e experiencia.

John Berge fala muito bem sobre isso mostrando as pinturas de Rembrandt quando ele era rico, jovem e bem sucedido e comparando com as pinturas de quando ele era velho, pobre e falhido. Aprimeira eh sobre a apreciacao tecnica e aparencia material, o segundo eh sobre a apreciacao de um momento.

Eh como ver um filme americano mostrando como eh cool ser descolado, estar na mora, ter suas crises e superar elas com um final feliz, ter uma vida agitada, mostrando muitas cenas rapidas, musicas de efeito e imagens de lugares e coisas impactantes, provocando o anceio das pessoas em terem tais personagens como ideais, referencias ou inspiracao, tal como faz a publicidade, comparado com os filmes mais "Lado B", com celas longas, bem demoradas, vagarosas, sem musica e longos silencios com apenas sons ambientes e as vezes nem isso, e o fim nao parecer fim. Pq esses filmes lado B nao eh sobre a distracao dos sentidos para a tecnicidade e apelos de anciedades materiais e simbolicos mundanos, mas sim sobre a experiencia de momentos, mostrando um certo aspecto da realidade que nao tem inicio e nem fim, sendo um mero recorte.

A maneira que percebo eh que certos entendimento eh igual ilusao de otica, algumas pessoas veem tanto a imagem de fato quanto a ilusao. Outras so veem a ilusao nao percebendo que oque estao vendo eh apenas uma ilusao de otica e por algum motivo elas nao veem a ilusao mesmo com outras pessoas apontando que eh apenas uma ilusao. (Tal como trata o mito da caverna de Platao, Simulacra e simulacrum de Baudrillard, Neil Postman, entre inumeros outros).

Eu tenho fotos de trechos de alguns livros nos links a seguir, que se refere a tudo isso e talvez ajude a anetnder, ou talvez nao. Mas como ja dizia Wittgenstein, a linguagem verbal eh extremamente limitada para tratar das questoes mais importantes que os maiores filosofos e filosofias buscam tratar, e que abosdam exatamente sobre a mesma questao, mas de forma completamente diferente. E Heidegger entao diz que tentar tornar filosofia compreensivel eh o que mata a filosofia, justamente por causa da limitacao da linguagem verbal. Entao, certas compreencoes talvez sejam so possivel atravez de certas experiencias.



Aqui, falando da inflencia de Leornado, Rafael e Michelangelo, e entao Vasari e Cicero que referem a tais mudancas como "Duro" (mais rustico e menos detalhado exaltando a expressao) e "Macio" (mais polido e perfeccionado exaltando a qualidade da pintura como distracao para a habilidade motora do artista e o efeito da midia na impressao da experiencia material e tangivel -anceios- do que representam nas imagens.)
https://www.instagram.com/p/BICAfwChUbw/?taken-by=marcio_faustino_photographer



Aqui referindo sobre um dialogo entre Boccaccio e Giotto, falando entre a diferenca entre arte mimetica e a arte Pliny se referia como a profundidade da pintura.
https://www.instagram.com/p/BIfrvyCBni2/?taken-by=marcio_faustino_photographer



Sabe aquela velha historia do Bresson nao ser tecnicamente um bom fotografo mas no entanto ter feito grandes fotografias, o mesmo pode ser dito de algumas pinturas de Michelangelo. Tal citacao se refere a quando o artista deixa de lado a busca da impressao da qualidade e perfeiconismo da ferramenta, para dar expasso a uma mais sincera e profunda expressao.
https://www.instagram.com/p/BIvSCW6B13Q/?taken-by=marcio_faustino_photographer



Sobre essa questao do "Sagrado":
https://www.instagram.com/p/BSN4rDlDR6E/?taken-by=marcio_faustino_photographer



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Outubro de 2017, 21:43:19
regras são boas... até as de português... escrever bem é uma arte... para poucos. Assim como a fotografia...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 29 de Outubro de 2017, 02:15:05
regras são boas... até as de português... escrever bem é uma arte... para poucos. Assim como a fotografia...
Vc nao entra em um McDonald's para ficar falando que comer acucar e gordura moderadamente faz menos mal. Se meus erros estao te importunando evite meus topicos e meus posts.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 29 de Outubro de 2017, 02:59:25
O que vc te a dizer sobre Jean Baudrillard e Sebastiao Salgado (entre outros)? Eles tambem dizem que a fotografia morreu. Vc acha que sao todos velhos saudozistas ou eles estao vendo algo que talvez vc nao esteja conseguindo ver?

Veja, Wanders nao eh fotografo. Pegar as fotos dele para exibir como arte eh igual pegar as fotos que a sua vovo fez nos anos 70 e exhibir como arte. A sua vovonunca fotografou pensando nisso ou pensando em arte, e nunca experaria por isso. O mesmo vale para Wanders. As fotos que estao exhibindo dele sao apenas o que sobrou, o que acharam, e nao fotos selecionadas por terem algo de especial. A industria artistica busca vender as fotos dele pq o que vendem nao eh de fato as fotos mas o nome dele como Cinematografo.

No entando, nada disso desvalida o que ele diz.


Na real, não me importa a mínima com o ponto de vista do Jean Baudrillard e do Sebastiao Salgado. Pode ser que estejam velhos e rabugentos, ou que falem o que uma platéia queira ouvir, ou falem so pra ter alguma coisa "filosofica" para falar. O que eu sei é que eu não vejo nada disso, repito, nunca se fotografou tanto. Que é óbvio que a proporção entre boas fotos e fotos ruins é pequena, e isso sempre aconteceu. Pode ser que a proporção tenha mudado um pouco mas isso não importa no final. Hoje em dia todo mundo é metido a filósofo, chefe de cozinha, especialista em sobrevivencia e por ai vai.

Agora, o W. faz um tipo de foto e tem um discurso que nunca me convenceu. Acho 90% das fotos dele lixo total, aquela da prateleira do supermercado e a do vidro de katchup são MUITO ruins, absolutamente ZERO de técnica e de significado, não importa o que me digam, não dou 1 centavo em cada uma.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2017, 03:00:51 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 29 de Outubro de 2017, 07:11:50

Na real, não me importa a mínima com o ponto de vista do Jean Baudrillard e do Sebastiao Salgado. Pode ser que estejam velhos e rabugentos, ou que falem o que uma platéia queira ouvir, ou falem so pra ter alguma coisa "filosofica" para falar. O que eu sei é que eu não vejo nada disso, repito, nunca se fotografou tanto. Que é óbvio que a proporção entre boas fotos e fotos ruins é pequena, e isso sempre aconteceu. Pode ser que a proporção tenha mudado um pouco mas isso não importa no final. Hoje em dia todo mundo é metido a filósofo, chefe de cozinha, especialista em sobrevivencia e por ai vai.

Agora, o W. faz um tipo de foto e tem um discurso que nunca me convenceu. Acho 90% das fotos dele lixo total, aquela da prateleira do supermercado e a do vidro de katchup são MUITO ruins, absolutamente ZERO de técnica e de significado, não importa o que me digam, não dou 1 centavo em cada uma.

Vc esta falando de coisas que nao tem absolutamente nada a ver com o assunto: "nunca se fotografou tanto", "proporção entre boas fotos e fotos ruins é pequena", etc. Tais frases mostram que vc nao sabe nem o que esta sendo discutido.

Sobre as fotos de Wenders, vc obviamente nem leu o que eu escrevi, ou se leu nao deu a minima atencao.

A impressao que tenho eh que vc nao esta buscando saber do que se trata a questao, quer apenas discordar seja la o que for.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 29 de Outubro de 2017, 13:01:03
Não, amigo. O título do tópico é "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia"

Ou seja, é hipotese x tese.

Eu não concordo que a fotografia tenha acabado, e na minha opinião isso tudo que o W. falou no artigo dele é bobagem e auto promoção. Comentei adicionalmente o que acho do trabalho dele. Ponto.

Muitos gostam de filosofar para impor ou justificar a sua opinião. É simples assim. Não importa quem, se foi o Salgado, o Bresson ou quem mais for. Não é porque o cara é famoso que ele tem um poder de percepção infalível. Isso está absolutamente óbvio nos textos e ninguém é obrigado a concordar, não importa quem tenha escrito.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2017, 13:02:26 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 29 de Outubro de 2017, 15:30:13
Não, amigo. O título do tópico é "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia"

Ou seja, é hipotese x tese.

Eu não concordo que a fotografia tenha acabado, e na minha opinião isso tudo que o W. falou no artigo dele é bobagem e auto promoção. Comentei adicionalmente o que acho do trabalho dele. Ponto.

Muitos gostam de filosofar para impor ou justificar a sua opinião. É simples assim. Não importa quem, se foi o Salgado, o Bresson ou quem mais for. Não é porque o cara é famoso que ele tem um poder de percepção infalível. Isso está absolutamente óbvio nos textos e ninguém é obrigado a concordar, não importa quem tenha escrito.

x2  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 29 de Outubro de 2017, 15:31:31
Vc nao entra em um McDonald's para ficar falando que comer acucar e gordura moderadamente faz menos mal. Se meus erros estao te importunando evite meus topicos e meus posts.

colega... aqui é um fórum, todos tem direito de opinar... simples... se não gosta de opinião contrária ou críticas porque participar?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2017, 15:32:10 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 29 de Outubro de 2017, 16:03:44
Não, amigo. O título do tópico é "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia"

Ou seja, é hipotese x tese.

Eu não concordo que a fotografia tenha acabado, e na minha opinião isso tudo que o W. falou no artigo dele é bobagem e auto promoção. Comentei adicionalmente o que acho do trabalho dele. Ponto.

Muitos gostam de filosofar para impor ou justificar a sua opinião. É simples assim. Não importa quem, se foi o Salgado, o Bresson ou quem mais for. Não é porque o cara é famoso que ele tem um poder de percepção infalível. Isso está absolutamente óbvio nos textos e ninguém é obrigado a concordar, não importa quem tenha escrito.

Volto a recomendar a ler o topico e entender do que se trata.
Nao eh questao de opiniao de celebridades.

Na verdade, essa falta de entendimento e mesmode conseguir se ater a questao, tambem eh tratada no topico sobre preguica mental, ao qual tambem esta relacionado com a questao aqui mais especificadamente a fotografia.

Eh dito que no seculo 19 as pessoas tinham opiniao e discutiam opiniao, e graualmente as pessoas passam a ter sentimentos e discutir sentimentos no lugar de opinioes (pq obviamente ja nao tem de fato opinioes para serem discutidos, pq para isso eh preciso atencao ao qual as pessoas nao nao conseguem mais se ater). Descutir sentimentos nos permite falar de qualquer coisa sem realmente precisar se ater ou entender sobre o que esta falando, mas meramente expressar seus sentimentos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 29 de Outubro de 2017, 16:07:25
colega... aqui é um fórum, todos tem direito de opinar... simples... se não gosta de opinião contrária ou críticas porque participar?
Aqui nao eh somente a Internet, aqui eh o Mundo Fotografico, mais especificadamente a area para discussao de arte fotografica. Eu nao entendi onde a sua opiniao esta relacionado com a questao do topico. Se esta interessado sobre escrever assuntos de analfabetismo/preguica mental demais papos aleatorios, ja tem a area de papo furado e um topico sobre analfabetismo funcional, leitura e escrita: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129022.0.html

Vc esta tentando inverter nossas posicoes aqui? Quer dizer que aqui eh a internet e vc pode dar a sua opiniao aleatoria em qualquer lugar, e eu nao posso dar a minha opiniao sobre a sua opiniao? Aqui eh a internet, vc vai encontrar pessoas escrevendo errado (e respondendo as suas criticas/opinioes principalmente quando busca desviar do assunto nao sendo pertinente ao topico), se acostume com isso.

Se vc nao esta interessado com a questao do topico que eh sobre fotografia e nao escrita, deixe para quem esta.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 29 de Outubro de 2017, 16:53:24
Aqui nao eh somente a Internet, aqui eh o Mundo Fotografico, mais especificadamente a area para discussao de arte fotografica. Eu nao entendi onde a sua opiniao esta relacionado com a questao do topico. Se esta interessado sobre escrever assuntos de analfabetismo/preguica mental demais papos aleatorios, ja tem a area de papo furado e um topico sobre analfabetismo funcional, leitura e escrita: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129022.0.html

Vc esta tentando inverter nossas posicoes aqui? Quer dizer que aqui eh a internet e vc pode dar a sua opiniao aleatoria em qualquer lugar, e eu nao posso dar a minha opiniao sobre a sua opiniao? Aqui eh a internet, vc vai encontrar pessoas escrevendo errado (e respondendo as suas criticas/opinioes principalmente quando busca desviar do assunto nao sendo pertinente ao topico), se acostume com isso.

Se vc nao esta interessado com a questao do topico que eh sobre fotografia e nao escrita, deixe para quem esta.

Pensa comigo, caligrafia, ortografia, fotografia... o que tudo isso tem em comum? Se não está preocupado com a ortografia mas está preocupado em dissertar sobre um tema que é escrever com a luz concluso que você ter criado um tópico "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia" é justamente por que alguns não liguem para a forma correta de escrever com a luz... assim como alguns se sentem a vontade de escrever errado mesmo com o corretor ortográfico do Chrome corrigindo o todo o tempo.

Só acho que é incoerente criar um tópico sobre por que "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia" se não se preocupar com a escrita culta e que também possui regras... isso é causar discussão a toa.

Veja não tome como ofensa, é uma crítica simples.  :ok:

São muitos até nos jornais hoje em dia que se quer no mínimo leem o que escrevem antes de postar... pra mim isso é um absurdo!  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.