Autor Tópico: O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia.  (Lida 5633 vezes)

nandoespinosa

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • www.nandoespinosa.fot.br
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2017, 11:37:16
E lá vamos nóoooossss....  :assobi:
“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” - Henri Cartier-Bresson
http://www.nandoespinosa.fot.br

Claudio Barros

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2017, 11:55:24
Ok, aqui vai uma hipótese: fotografia é equivalente à escrita.

A escrita não foi inventada para criar trabalhos de arte como romances ou poesias. Humanos inventaram e sempre usaram a escrita para coisas muito mais cotidianas e humildes, tipo escrever leis e administrar governos e outras empreitadas políticas, comerciais e financeiras.

Em algum ponto da história, alguém "distorceu" o uso original da escrita, e usou ela como ferramenta para criar arte (poesia e literatura). Ainda assim, desde sempre e até os dias de hoje, essas pessoas que usam a escrita como arte são uma minoria.

Parece familiar com a fotografia? Pois é, substitui "palavra" por "fotografia" nos parágrafos acima e você vai ver que a natureza da fotografia é a mesma. Ela é só uma ferramenta, fotografia nunca foi arte pura, a maioria sempre olhou e produziu fotos sem nenhuma motivação artística.

Me perdoe o trocadilho, mas esse assunto me parece mais um caso de semântica e não de sintaxe.

Acho que sua colocação é bem interessante. Quando se estuda a história da fotografia, vemos que ela demorou muito tempo para ser considerada como arte. Sem dúvida, algumas fotos por ai expressam algum tipo de arte mas a grande e esmagadora quantidade de fotos existentes hoje em dia são desprovidas de qualquer dom artístico.
Assim como acontece com as artes, se você quer ver um bom quadro, ler um bom livro e assim por diante, você opta por adquirir os reais artistas e em suas exposições.

Sua afirmação sobre o mercado fotográfico se importar realmente com venda de produtos, acho que você também tem razão. Todas as grandes marcas de máquinas fotográficas tem visto uma vertiginosa queda nas vendas e fez algumas marcas parassem de vender  seus produtos. Curiosamente os únicos que não estão provando esse gosto amargo são a Canon e a Nikon, que na contramão do restante do mercado, têm visto suas vendas aumentarem.

Voltando a semântica da coisa, acredito que para alguém conseguir hoje produzir fotos como arte, ele tem que ser alguém muito acima da média para conseguir um lugar ao sol. Ou encontrar alguém famoso que assuma sua foto como arte e divulgue elas e pague bem por elas.

Na minha opinião, isso esta cada vez mais difícil de ser alcançado. O que vale hoje em dia é ter uma imagem que se faça vender e assim ter algum lucro com isso.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2017, 11:58:06 por Claudio Barros »

C R O I X

• Colaborador(a)
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2017, 11:58:14
Meus 2 cents.

Concordo, acho que a analogia é muito boa e expando: isso vale para muitas outras áreas. Escrita, pintura, fotografia, música, culinária, marcenaria, desenho etc.

Dar a essas atividades uma aura sacra/romântica/transcendente é o que fazem os apaixonados pelas respectivas.

Aproveitando o exemplo da escrita: até hoje ainda troco cartas com algumas pessoas. Compro o papel, o envelope, selos, uma boa caneta e reservo um tempo no qual vou exclusivamente ler a carta que recebi e escrever (ou começar a escrever) a resposta. Isso sem contar, claro, o tempo para ir aos Correios.

Eu poderia escrever um e-mail, mas tenho minhas razões para optar pelo método antigo. Tenho impressão que muito pouca gente (proporcionalmente ao número de pessoas que escreve e-mails, por exemplo) mantém esta prática.

O fato de a razão (no sentido matemático) ter se modificado não pode significar que a prática tenha deixado de existir, ou que tenha perdido sua importância.

Não sou artista, tampouco me considero fotógrafo. Tiro fotos (ou faço imagens, como queiram) algumas vezes com a intenção de mostrar para outros, mas também tiro fotos para poucos verem, e para que sejam recordações de situações/momentos que julguei importantes para a minha vida. Essas, eu "revelo" e coloco em um álbum pois acredito que foto no computador não tem vida.

Concordo que muita gente pararia de fotografar se não pudesse colocar isso nas redes sociais, mas ao mesmo tempo penso que muita gente passou a fotografar (e até com algum sentido, ainda que apenas para si) por conta da facilidade que os tempos modernos trouxeram. E justamente por fotografarem apenas para si, e não para o mundo, não sabemos quem, e nem quantos são.

Vou aproveitar o seu exemplo da carta. Gracas a tecnologia (computadores) muita gente passou a ter acesso a informacao, educacao, questoes politicas, etc. No entanto, essa "informacao" de hoje, atravez da internet/computador, eh bem diferente da informacao da epoca antes de tal tecnologia, pq a linguagem da tela eh diferente da linguem do papel, nao so por cauda da maneira que experienciamos o conteudo de acordo com diferentes ferramentas, mas tambem pq a ferramenta influencia na maneira que conteudos sao produzidos. Essa informacao a respeito da educacao, politica, etc segue uma visao e experiencia de mundo mais entretendedora. Se a politica apos a Televisao virou publicidade, ela apos o computador e internet virou entretenimento. O mesmo podemos falar da educacao.

Pessoalmente, quando eu escrevo aqui no forum via celular a maneira que penso que transmito minhas ideias acabam sendo diferente de quando escrevo no forum usando o computador. Pq a experiencia da producao e relacao com a ferramenta e o que ela produz eh outra. E o mesmo eu percebo entre mandar carta e mandar e-mail, ate de forma mais clara.

Entao sim, gracas a tecnologia muita gente tem mais acesso e oportunidade em fotografar. Mas eh outra forma de fotografia que nao tem muita relacao com a fotografia antes da tecnologia digital. Assim como carta e email.

A relacao que as pessoas tem com a fotografia hoje em dia eh em geral como criadoras de conteudo, assim como eh com videos, textos, etc. Tal relacao nao existia no passado. O que criou essa relacao foi a internet que permite que todos possam ter visualidade e o que vc produz pode viajar sem fronteiras.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2017, 12:09:57 por C R O I X »

GBJ

• Novato(a)
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2017, 12:55:24
(...)
Entao sim, gracas a tecnologia muita gente tem mais acesso e oportunidade em fotografar. Mas eh outra forma de fotografia que nao tem muita relacao com a fotografia antes da tecnologia digital. Assim como carta e email.
(...)

Acho que compreendo seu ponto. "Para ver a fazenda, é preciso sair da fazenda". Não se pode falar do passado até que ele deixe de ser o presente.

Se alguém nasce dentro de um determinado contexto (tecnológico, político, social etc.), a versão de mundo dessa pessoa muito provavelmente refletirá os valores desse mesmo contexto.

Então, a partir desse ponto de vista, concordo que (uma) fotografia (de uma época) pode ter morrido, já que o mundo agora é outro.

Mas penso que algumas características são atemporais e intrínsecas ao ser humano, e assim, desejos e necessidades que nortearam a fotografia de outras épocas, continuam norteando a de hoje, só que com ferramentas e linguagens diferentes, como você disse.

No fim, a fotografia morreu ou se metamorfoseou?

ArmandoFerreira

• Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2017, 13:23:06
A arte ou falta dela evolui/involui no decorrer do tempo, em todos os segmentos, get over it!
Canon 80D | Sigma 17-70 F/2.8-4 DC MACRO OS HSM C

fabianob

• Membro Ativo
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2017, 13:25:39
« Última modificação: 25 de Outubro de 2017, 13:25:52 por fabianob »
D750, D5300, D70, D200, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

Jr_Perinotto

• Freqüentador(a)
  • **
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2017, 14:34:03
Antigamente a fotografia não era instantânea... a complexidade do processo criava a expectativa e a paixão.
Por isso eu acredito que o romance com essa arte acabou.

Homens e mulheres antigamente tinham um romance bem diferente do que vemos no namoro de hoje.
Chegar ao sexo era tão trabalhoso como chegar na ampliação de uma foto.
Hoje o sexo e a fotografia tornaram-se algo muito comum... Não existe nenhuma expectativa, não existe romance, não existe espera, não existe mais aquele trabalho artesanal... então como esperar que tenha o mesmo valor (conceito) de antigamente?

Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer