Autor Tópico: O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia.  (Lida 19651 vezes)

GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 31 de Outubro de 2017, 10:56:53
Passo muito tempo dentro do carro e adquiri o hábito de ouvir podcasts.

Deixo a recomendação de um que acho muito bom. Não é longo, é bem produzido e equilibrado, até mesmo para aqueles que nem sempre concordam com a visão do host.

Há o podcast completo (Café Brasil) e um mini-podcast (Cafezinho), que trata de um assunto que será abordado com mais detalhes no podcast completo.

O Cafezinho de ontem parece que tem muito a ver com o que está sendo dito aqui.

http://www.portalcafebrasil.com.br/cafezinho/cafezinho-15-geracao-t/

Recomendo ouvir.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 10:57:54 por GBJ »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #76 Online: 31 de Outubro de 2017, 11:39:21
Croix,

Não acho que a arte tenha deixado de existir em nenhuma das suas formas, e vou além, nunca irá deixar de existir.

Quando lá atras eu comentei da proporção entre fotos ruins e boas e tal, que você disse que não tinha nada a ver, pelo contrário, tem tudo a ver. Não são todos habitantes do planeta que tem um celular que conseguem produzir imagens consideradas boas por quem critica (no sentido de critico de arte). A quantidade de boas imagens também aumenta simplesmente porque tem MUITA gente fotografando agora, mas isso não quer dizer que a proporção entre as boas e ruins aumentou ou diminuiu, porque isso depende muito de quem estiver julgando. O que pode ser maravilhoso para uns pode ser uma bosta para outros. Sempre existiu isso e sempre existirá.

Outra coisa é que o conceito de arte é subjetivissimo. Tem muitas que fazem por aí que juram que é arte que eu juro que é lixo e vice versa. Mas não vamos debater o que é arte porque isso não vai ter fim e sinceramente é tipo o debate Canon x Nikon e eu estou de saco cheio disso. Vivi a minha vida toda cercado de arte, acho que conheço praticamente todos os museus da Europa, de todos os possíveis generos. Conheço muito bem como funcionam os criticos de arte e a panelinha e a máfia que são. Geralmente o caso é de quem puxa o saco de quem ou quem come quem. Sério, cansei de ver isso. Aí essa mesma crítica dá as bençãos para alguém e o cara se torna um artista "conceituado" e ai de quem for contra.

agora, um parentesis.

Voltando uma ULTIMA vez ao assunto inicial, a impressão que o W. me dá é que para ele, na época que ele fazia aqueles snapshots com polaroid, ele podia. Agora que todo mundo faz a mesmissima coisa com celular, não pode. Aí o cara vem com um discurso de que o bom era o que ele fazia e agora so tem lixo. Parece uma desculpa esfarrapada. 95% do que ele fez se encaixa perfeitamente na definição inane e depois vem falar que o mundo acabou ? Isso é dor de corno. Ele tem fotos artisticas boas ? Tem. Mas são uma fração mínima do que ele fez.

Acho que já deu.  :ok:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 11:40:31 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #77 Online: 31 de Outubro de 2017, 14:52:19
Antonio Miguel.

Parece que o que vc interpreta como arte eh o que Bucephalus descreveu como foto inane e eu descrevi como hyper-realidade.


AFShalders e Antonio Miguel:

Tem duas questao que nao deveriamos confunfir. Uma eh fotografia e a outra eh arte.
A questao do topico eh da fotografia ter acabado, seja ela artistica ou nao.
No entanto, pelo mesmo motivo da fotografia ter acabado tambem acabou a arte, seja ela fotografia ou nao.


AFShalders:


Arte nao eh assim subjetiva mas sim muitissimo mal compreendida. O fato de ter tido muito comtato com arte nao ilucida ninguem sobre o que eh arte. O termo arte eh um conceito filosofico e nao artistico. A maneira de melhor compreender o que eh arte sem precisar filosofar muito eh entender que entretenimento nao eh arte, pelo contrario, sao linguagens opostas. A maioria das pessoas que visitam museus estao la nao pela arte ou por saberem o que eh arte. Apreciam os desenhos de vasos gregos, de esfinges egypicias, de pinturas do Manet, o quadro da Monalisa, e fotos dos anos 70 e nao sabem o pq, falando que estao apreciando arte quando no maximo estao apreciando uma peca historica.

Em essencia arte eh o que nos apresenta uma ilucidadora visao de mundo de sua epoca, mesmo que a obra e si nao seja arte.

As fotos de Wanders nao eh arte assim como os desenhos em vasos gregos nao sao arte, nem as esfinges egypicias, etc. As fotos de Wenders estao hoje sendo exibidas pq elas representam e nos fazem ver uma linguagem, e consequentemente uma visao de mundo, de uma epoca que nao existe mais, e ao olhar para elas e compreender elas isso fica claro, o mesmo motivo que o vasos gregos tambem estao em museus de arte assim como esfinges. Em outras palavras, nenhumas delas foram feitas com intencao de serem artististicas e nem seus criadores eram chamados de artistas (no caso de Wenders, ele nao eh chamado de fotografo).

Nao eh que antes podia "fazer arte" com polaroid e hoje nao pode fazer boa foto com celular. Longe disso, nem antes e nem hoje tais fotos sao arte, o que torna elas em patamar artistico eh o contexto historico unicamente e nao suas intecoes ou como foi feito. Wenders nao escolheu ou optou em ter suas fotos exhibidas como arte.

E nao eh questao de poder. O fato eh que nao eh feito mais o que se fazia antes. Nao importa se eh com celular, com a melhor camera do mundo ou com camera antiga. A linguagem daquele tempo se foi. Hoje nossas influencias de mundo e maneira de interagir com o mundo e ferramentas sao outras.

John Baldessari eh provavelmente o artista mais bem sucedido hoje em dia, e ele eh bem sucedido pq ele compreendeu muito bem a linguagem e expressao do mundo de hoje. Ele destruiu as obras antigas dele, que ainda seguiam uma linguagem de decadas passadas e encarou o mundo da arte vazia, da linguagem entretededora e assim sem fazer arte de verdade ele expressa com sucesso a visao e linguagem de nosso tempo, o que consequentemente e hironicamente torna as obras dele algo de valor artistico

https://www.youtube.com/watch?v=eU7V4GyEuXA


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #78 Online: 31 de Outubro de 2017, 15:05:02

A questao do topico eh da fotografia ter acabado, seja ela artistica ou nao.
No entanto, pelo mesmo motivo da fotografia ter acabado tambem acabou a arte, seja ela fotografia ou nao.

Arte nao eh assim subjetiva mas sim muitissimo mal compreendida.


Bem, eu acho que não acabou, desculpe não concordar com você nem com eles. Acho essa afirmação ridícula.

Arte, é sim subjetiva E incompreendida. Só que não sou obrigado a engolir um monte de lixo rotulado como arte.

Se você soubesse o que existe de interesse por tras de rotular ou não alguma coisa como arte entenderia do que estou falando.
Eu presencio isso a décadas (varias delas)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #79 Online: 31 de Outubro de 2017, 15:30:07
Bem, eu acho que não acabou, desculpe não concordar com você nem com eles. Acho essa afirmação ridícula.

Arte, é sim subjetiva E incompreendida. Só que não sou obrigado a engolir um monte de lixo rotulado como arte.

Se você soubesse o que existe de interesse por tras de rotular ou não alguma coisa como arte entenderia do que estou falando.
Eu presencio isso a décadas (varias delas)

Vc ja disse o que acha e nao precisa concordar comigo e nem com ninguem em que eu baseie meus argumentos. No entanto, os argumentos que apresentei estao ai e eu continuo apresentando toda vez que eu achar que pode buscar exclarecer algo a mais. Masmo sabendo que vc ja tem suas opinioes independente dos meus argumentos. Eu escrevo nao so para vc mas para todos que estejam acompanhando o bate-papo.

Mas obviamente, nao eh preciso concordar com nada e pode ter a opiniao qu quiser pelos motivo que quiser.








Eu sei muito bem do interesse comercial da industria artistica em rotular as coisas como arte. A industria da arte eh antes de mais nada uma industria comercial e nao artistica, ela busca vender antes de mais nada, fazer publicidade e tudo mais que nao tem nada a ver com a arte.

Mas os meus argumentos explica justamente que nao o caso nao se trata de tais interesses. As fotos de Wenders, mesmo nao sendo arte, tal como os vasos gregos e a maioria das pinturas renascentistas, essas pecas todas exibem uma linguagem que nos fazem compreender suas epocas quando as olhamos e compreendemos o motivo de olhar para elas.

Muito provavelmente as fotos de sua vovo tambem tenha tais linguagens que nos ajude a compreender uma epoca, mas quem eh sua vovo? As fotos de Wender eh tao arte quanto as fotos de sua vovo, mas no mundo o que as pessoas compram antes de mais nada eh nome e nao objetos, isso nao eh so verdade para o mundo das artes mas para qualquer industria.

A maioria das obras de arte renascentistas e modernas que vc vera em exhibicoes so sao valorizadas pelo publico e consequentemente galerias por causa do nome do artista e nao por causa das obras em si. Pense, quanto livros, CD e filmes que vc comprou, alugou ou deu atencao pela obra em si, provavelmente muito poucos e muita gente nao da nenhuma atencao a obra em si. Todos nos consumimos e damos atencao nas coisas que tem nomes que reconhecemos. E no final das contas, qualquer obra que tera atencao sera pq o criador esteve no lugar certo e entre as pessoas certas (fez o nome dela) e nao por causa da obra unicamente. Motivo pelo qual na internet eu nao vendo foto nenhuma, pq ninguem sabe quem eu sou, mas nas feiras eu vendo uma vez ou outra, pq as pessoas conversam comigo, acabam me conhecendo e consequentemente querem comprar o que leva o meu nome. Elas comprar Marcio Faustino e nao fotos.

Mas mesmo Wenders nao sendo fotografo e as fotos dele nao sendo arte (nem antes e nem hoje), isso nao quer dizer que o fato das fotos dele evidenciar uma linguagem passada seja mentira.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #80 Online: 31 de Outubro de 2017, 15:54:18
Uma das "pinturas" (texto em canvas) de John Baldessary, e fotos entre outras artes que ele faz hironizando a arte, pq eh o que resta a fazer quando nao existe mais arte, fingir que faz arte igual todo mundo:










O que torna tais obras em algo artistico nao eh por serem obras de arte, pq nao sao arte, mas pq evidenciam a realidade e visao demundo da epoca de hoje em dia, que eh a nao-arte, a performace, o cool, o entretenimento, o inesperado, a hyper-realidade e o nao imaginario diante da obcenidade da realidade. A obra pela obra e nao pelo conteudo e momento que se transformam em obra (que nao acontece mais hoje em dia).


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #81 Online: 31 de Outubro de 2017, 16:41:08
@CROIX:

O que eu quis dizer é que, no meio de tanta fotografia inane (insossa pra quem é da velha guarda) tem arte escondida. E, por sinal, o Win Wenders é um chato de galochas...
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 16:42:38 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #82 Online: 31 de Outubro de 2017, 16:48:16
A escrita também acabou com os tempos modernos? A música, pintura? Tudo sofre influência dos tempos atuais e não são feitas como no passado, nem tão distante.

Afirmar que a fotografia acabou é forte demais, pode ter outras linguagens, formas, intenções, mas o fim do ato de fotografar vai existir para sempre!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #83 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:45:36
A escrita também acabou com os tempos modernos? A música, pintura? Tudo sofre influência dos tempos atuais e não são feitas como no passado, nem tão distante.

Afirmar que a fotografia acabou é forte demais, pode ter outras linguagens, formas, intenções, mas o fim do ato de fotografar vai existir para sempre!

De fato, o ato de operar uma camera fotografica e criar imagens sempre existira. Mas nao eh disso que estamos falando.

O que querem dizer quando falam que a fotografia acabou, eh que uma linguagem e relacao com o mundo que eh refletido no ato de fotografar acabou e foi subistituido por outra coisa bem diferente, e as pessoas em geral parecem nao perceber ou talvez nao querer aceitar.

A pintura tambem acabou ha muito tempo. A o pai ou da pintura abristrata (Kandinsky) criou um movimento moderno que acredita que a unica realidade e pura expressao de fato esta nas formas puramente abristratas, o resto eh ilusao, enganacao, apreciacao das meras aparencias. o que eh ainda mais enforcado por um anceio cultural hyper-realista onde a realidade se apresenta obvia d+ para ser real, nao havendo mais imaginario.

“The true work of art is born from the 'artist': a mysterious, enigmatic, and mystical creation. It detaches itself from him, it acquires an autonomous life, becomes a personality, an independent subject, animated with a spiritual breath, the living subject of a real existence of being.”
― Wassily Kandinsky

@CROIX:

O que eu quis dizer é que, no meio de tanta fotografia inane (insossa pra quem é da velha guarda) tem arte escondida. E, por sinal, o Win Wenders é um chato de galochas...

O fato eh que se criar algo buscando a linguagem e expressao de outra epoca, nao eh arte, pq arte eh a expressao de sua epoca. A linguagem de hoje em dia nao comporta a linguagem da arte. Da mesma forma que telegrafos nao comportam discursos filosoficos. Pode ate tentar mas dificilmente conseguirar expressar profundos raciocnios filosoficos. Ou da mesma forma que a linguagem verbal ou escrita as vezes nao da conta de expressar certas ideias, conceitos e expressao, pelo menos nao de maneira muito clara.

Baldessari criar arte no sentido de expressar evidenciar a relacao de mundo que as pessoas tem hoje em dia, mas sem criar arte no sentido de usar a linguagem do entretenimento para isso, ironizando a arte ao fazer arte sem arte.

Mas em geral, fotografia e demais expressoes se tornou parte da midia massificada com as novas tecnologias, e nao mais uma linguagem a parte, em si.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #84 Online: 31 de Outubro de 2017, 18:05:06
Caro amigo, eu estudei artes e continuo estudando, por mais de 20 anos lecionei violão clássico e não vejo o mundo artístico assim não!

Pintura, música, tudo vivendo seu tempo atual e marcando a história por onde passa!

Parece a ruptura do parnasianismo com o simbolismo... épocas que não reconheciam a atual por merecimento!  :no:

Então não tem ninguém inserido no mundo, contexto, cultura e criando fotografias? Só tem gente "operando" câmeras? Tá tudo insosso?  :ponder:

Mas como você disse e mais uma vez me lembrou que não é isso que se trata o tópico, meu conhecimento é parco, vou deixar a discussão para os que possam satisfazer suas expectativas!

Quem pega o gancho ai embaixo?

Abraço!

PS: Em relação à pintura e outras expressões contemporâneas, estão à todo vapor, por serem novas a rotulação e definição não se estabeleceram, o que é normal no meio artístico. E meu caro, o que não falta é gente saudosista dizendo que o valia era o que era feito no seu tempo... tem muita arte de gosto duvidoso, sempre houve, e vai continuar existindo. E, certamente, muito lixo intitulado de arte... mas aí vamos para outra discussão. abraçao!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 18:12:32 por ArmandoFerreira »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #85 Online: 31 de Outubro de 2017, 18:12:24
Mas em geral, fotografia e demais expressoes se tornou parte da midia massificada com as novas tecnologias, e nao mais uma linguagem a parte, em si.


Em geral = não totalmente.
Se não é totalmente, existe alguma coisa, portanto não acabou.

Você complica demais sem a menor necessidade.


Caro amigo, eu estudei artes e continuo estudando, por mais de 20 anos lecionei violão clássico e não vejo o mundo artístico assim não!

Pintura, música, tudo vivendo seu tempo atual e marcando a história por onde passa!

Parece a ruptura do parnasianismo com o simbolismo... épocas que não reconheciam a atual por merecimento!  :no:

Então não tem ninguém inserido no mundo, contexto, cultura e criando fotografias? Só tem gente "operando" câmeras? Tá tudo insosso?  :ponder:

Mas como você disse e mais uma vez me lembrou que não é isso que se trata o tópico, meu conhecimento é parco, vou deixar a discussão para os que possam satisfazer suas expectativas!

Quem pega o gancho ai embaixo?

Abraço!

Eu que não pego o gancho, pra mim chega rsrsrs



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #86 Online: 31 de Outubro de 2017, 20:16:28

Então não tem ninguém inserido no mundo, contexto, cultura e criando fotografias? Só tem gente "operando" câmeras? Tá tudo insosso?  :ponder:


Tem sim pessoas inseridas no mundo, contexto e cultura e criando fotografias. Mas no mundo, contexto e cultura de hoje e nao de decadas atras. E assim fazendo fotografias de hoje, com a linguagem de hoje e nao apenas "operando camera". Ta tudo publicitario, entretendedor, hyper-realista, massificado, distrativo, cool-"letizado"(se quiser pode chamar de insoso ou qualquer outro nome, mas nao eh o que eu insinuei ou chamei).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #87 Online: 31 de Outubro de 2017, 20:26:49
Mas em geral, fotografia e demais expressoes se tornou parte da midia massificada com as novas tecnologias, e nao mais uma linguagem a parte, em si.


Em geral = não totalmente.
Se não é totalmente, existe alguma coisa, portanto não acabou.

Você complica demais sem a menor necessidade.
Desnecessario ficar levando para o lado pessoal. Se nao tem o que abordar sobre a questao eh so da um ponto final. Sem esse papo de "vc".

1. Eu digo em geral pq eu nao posso prever ou adivinhar o que ha por ai ou o que vira, so por cauda de eu nao ver. As possibilidades estao abertas.

2. Tudo o que eu digo nao eh invencao, criacao ou opiniao minha, sao filosofias, sociologias, arte teorica e historia (inclui inclusive politica e economia) com inumeros autores abordando a respeito. Entao nao vem com "vc complica atoa". Estou apenas abordando a questao. Se quiser entender eu citei varios autores e obras. Se nao quiser, seja feliz com suas conclusoes sem esse papo de "vc isso e vc aquilo".

A compreencao completa da questao estao em alguns livros e autores que citei. O bate papo aqui nao vai dar profundos esclarecimentos de uma questao que eh abordada em varias paginas de livros e horas de palestras. O que em geral vale para qualquer assunto politico, filosofico, sociologo, arte, etc. Mas apenas passar algumas ideias sobre a questao.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #88 Online: 31 de Outubro de 2017, 22:45:19
Desnecessario ficar levando para o lado pessoal. Se nao tem o que abordar sobre a questao eh so da um ponto final. Sem esse papo de "vc".

1. Eu digo em geral pq eu nao posso prever ou adivinhar o que ha por ai ou o que vira, so por cauda de eu nao ver. As possibilidades estao abertas.

2. Tudo o que eu digo nao eh invencao, criacao ou opiniao minha, sao filosofias, sociologias, arte teorica e historia (inclui inclusive politica e economia) com inumeros autores abordando a respeito. Entao nao vem com "vc complica atoa". Estou apenas abordando a questao. Se quiser entender eu citei varios autores e obras. Se nao quiser, seja feliz com suas conclusoes sem esse papo de "vc isso e vc aquilo".

A compreencao completa da questao estao em alguns livros e autores que citei. O bate papo aqui nao vai dar profundos esclarecimentos de uma questao que eh abordada em varias paginas de livros e horas de palestras. O que em geral vale para qualquer assunto politico, filosofico, sociologo, arte, etc. Mas apenas passar algumas ideias sobre a questao.


Não levei para o lado pessoal. Leia então "Para que complicar sem necessidade ?"

" Eu digo em geral pq eu nao posso prever ou adivinhar o que ha por ai ou o que vira, so por cauda de eu nao ver. As possibilidades estao abertas."

Exatamente. Ninguém pode. Por isso mesmo AFIRMAR que a fotografia bla bla bla acabou é bobagem.

"2. Tudo o que eu digo nao eh invencao, criacao ou opiniao minha, sao filosofias, sociologias, arte teorica e historia (inclui inclusive politica e economia) com inumeros autores abordando a respeito. Entao nao vem com "vc complica atoa". Estou apenas abordando a questao. Se quiser entender eu citei varios autores e obras. Se nao quiser, seja feliz com suas conclusoes sem esse papo de "vc isso e vc aquilo"."

Certo. Esses teóricos, filosofos, etc. são donos da verdade absoluta ? Creio que não, ninguém é.

Não necessariamente alguém precisa ter estudado durante um milênio para saber alguma coisa. Isso é de um academismo muito simploreo. Cansei de ver pesquisadores com todos os tipos de diplomas e titulos falarem besteiras homericas na área científica. Por que seria diferente na área de humanas ? O que tem de cientista politico e sociologo falando bobagem por aí chega a impressionar.

Realmente não tem muito o que abordar. Chega né ?
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 22:45:40 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #89 Online: 01 de Novembro de 2017, 05:06:01

Não levei para o lado pessoal. Leia então "Para que complicar sem necessidade ?"

" Eu digo em geral pq eu nao posso prever ou adivinhar o que ha por ai ou o que vira, so por cauda de eu nao ver. As possibilidades estao abertas."

Exatamente. Ninguém pode. Por isso mesmo AFIRMAR que a fotografia bla bla bla acabou é bobagem.

"2. Tudo o que eu digo nao eh invencao, criacao ou opiniao minha, sao filosofias, sociologias, arte teorica e historia (inclui inclusive politica e economia) com inumeros autores abordando a respeito. Entao nao vem com "vc complica atoa". Estou apenas abordando a questao. Se quiser entender eu citei varios autores e obras. Se nao quiser, seja feliz com suas conclusoes sem esse papo de "vc isso e vc aquilo"."

Certo. Esses teóricos, filosofos, etc. são donos da verdade absoluta ? Creio que não, ninguém é.

Não necessariamente alguém precisa ter estudado durante um milênio para saber alguma coisa. Isso é de um academismo muito simploreo. Cansei de ver pesquisadores com todos os tipos de diplomas e titulos falarem besteiras homericas na área científica. Por que seria diferente na área de humanas ? O que tem de cientista politico e sociologo falando bobagem por aí chega a impressionar.

Realmente não tem muito o que abordar. Chega né ?

Vc nao tem o que abordar. Eu tenho. Entao nao vem me dizer "Chega". Se vc quer "chega" eh so parar de de participar e acompanhar o topico. O que vc esta sentindo para querer que alguem pare de falar de um tema que vc nem interesse tem?


Seus posts sao muito sobre "eu", "vc" e "acho". Vc ja postou tres vezes para dizer que nao entende e que nao concorda (que eh ironico nao concordar com o que nao entende, mas sem qualquer algumento sobre a questao de fato ficando somente nesse "eu frequentei muitos museus", "vc complica" e "acho Wenders um chato"). Olha o nivel desse seu papo.

Eu nao faco ideia pq as pessoas fazem tanta questao de ter opinioes quando nao precisam ter opiniao, mas apenas buscar compreender uma questao independente de concordar ou nao). E pq faz questao de ficar insistindo em dizer que discorda e nao entende quando ja disse posts antes. E pq fica falando chega em um topico que ninguem eh obrigado a entrar e ler.

Se alguem precisa de chega aqui pense ser vc... Vc deixa o topico continuar sem vc?