Autor Tópico: O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia.  (Lida 19474 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #90 Online: 01 de Novembro de 2017, 08:47:32
Discussões e pontos específicos à parte, eu só gostaria de saber o que é que você fuma ou toma antes de acessar o forum, Marcio! :D

E agora brincadeiras à parte, veja que a grande maioria que respondeu tentou traçar paralelos, justificar e debater o quanto parece equivocado ou "forçado" dizer que a fotografia morreu, baseado no seu argumento de que o ato de fotografar mudou, a forma como ver o mundo e a essência por trás disso, etc etc... Não que você precise concordar, mas o foco da discussão foi para esse lado, justamente porque antecede a sua pergunta que já é uma afirmação no título "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia". Ou seja, é inevitável discutir esse ponto para querer seguir adiante no tema.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 01 de Novembro de 2017, 10:08:01
Um olhar filosofico, cientifico expondo motivos, para o fim da fotografia.

        Talvez a subjetividade e a realidade que cada um vive, apesar de ser distracao, talvez seja tambem uma outra leitura de mundo.

obs. Croix, voce defende um ponto de vista, com embasamento cientifico. Algumas pessoas adoram informacao, outras buscam algo mais informal.

Obs para todos - Lembrando que aqui e internet, e a percepcao que temos do outro e limitada, sugiro pegar leve, visando uma boa atmosfera de discussao e troca.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 10:09:31 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #92 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:52:58
Seus posts sao muito sobre "eu", "vc" e "acho". Vc ja postou tres vezes para dizer que nao entende e que nao concorda (que eh ironico nao concordar com o que nao entende, mas sem qualquer algumento sobre a questao de fato ficando somente nesse "eu frequentei muitos museus", "vc complica" e "acho Wenders um chato"). Olha o nivel desse seu papo.

Se sou eu quem está postando, queria o que ? Que eu desse a opinião dos outros ? Fala sério, isso é ridículo.

O topico ja foi criado com um viés praticamente afirmando que a fotografia morreu. E qualquer um que fale o contrário estará errado. Dei umas dez razões completamente lógicas na direção oposta e mostrei as contradições. Se já tem a resposta e não aceita outras opiniões para que abrir um tópico ?



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #93 Online: 01 de Novembro de 2017, 12:28:33
Discordo veemente.

A fotografia sempre teve diversas formas de interpretação.
Victor Hasselblad, o cara das câmeras cultuadas pelos artistas da fotofrafia hoje em dia, ignorava completamente o lado artístico da fotografia e dizia que a fotografia tinha o único propósito de ser documental. Ou seja, exatamente  "mostrar, enviar e talvez lembrar".

E o lado da massificação da fotografia trouxe muitos benefícios. Estamos vivendo a primeira era da fotografia em que ela não é uma benefício de uma elite. Absolutamente todos os fotógrafos renomados da história possui um background de extrema riqueza familiar.
Histórias como a do fotógrafo Noilton Pereira são uma coisa exclusiva da nossa geração e que tem a agradecer a facilidade do acesso a fotografia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #94 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:06:28
Discussões e pontos específicos à parte, eu só gostaria de saber o que é que você fuma ou toma antes de acessar o forum, Marcio! :D

E agora brincadeiras à parte, veja que a grande maioria que respondeu tentou traçar paralelos, justificar e debater o quanto parece equivocado ou "forçado" dizer que a fotografia morreu, baseado no seu argumento de que o ato de fotografar mudou, a forma como ver o mundo e a essência por trás disso, etc etc... Não que você precise concordar, mas o foco da discussão foi para esse lado, justamente porque antecede a sua pergunta que já é uma afirmação no título "O motivo da fotografia ter acabado hoje em dia". Ou seja, é inevitável discutir esse ponto para querer seguir adiante no tema.
Na verdade a intencao ja foi partir do pre-suposto do pq a fotografia ter acabado. E entender tais agumentos que dao base a tal afirmacao.

Eu nao vejo problema no foco da discussao ficar no quanto forcado ou equivocado eh tal afirmacao. Na verdade eu ate gosto que haja, mas no sentido de argumentar pensamentos com pensamentos e nao confrontos rasos pessoais, sem real interesse em realmente saber o que esta contra argumentando, por pre suposta-mente nao querer aceitar a frase da fotografia ter acabado. E que como eu disse, nao eh preciso concordar e nem discordar, mas antes de tudo entender os argumentos. Se nao o contra argumento nao faz sentido algum, ou fica no bate-boca pessoal, de nivel raso que nao aborda de fato a questao como esta acontecendo:

"Wanders eh chato",
"eu visitei muito museu e vi muita arte",
"estudei arte e dei aulas de violao classico",
"vc escreve errado",
"vc complica tudo",
"tem mais gente fotografando hoje em dia do que antes",
"eh ideia maligna do mercado para vender as fotos de Wanders",
etc...

Nada disso eh argumento para dizer que a fotografia nao morreu, e eh sinal de que nao ha de fato compreencao do que foi disso, e por isso busco exclarecer.

Uma base valida de contra argumentacao seria, mostrar realmente argumentos que contradizem os dos pensadores que eu citei. Em outras palavras, argumetar as ideias e nao ficar na discussao de confronto pessoal.

Em resumo, nao eh preciso concordar com um raciocinio para entender ele. E parece que ha uma avessa a buscar tal entendimento como se isso fosse significar concordar.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 14:08:18 por C R O I X »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:18:05
My two cents...




     Todos os dias tem gente fazendo fotografia e arte, a fotografia não acabou, ela se transformou e hoje é mais acessível que antes. Mas talvez assim como antes, as pessoas não comprem mais arte ou fotografia de qualquer um, só que agora isso ficou pior.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:34:45

"Wanders eh chato",
"eu visitei muito museu e vi muita arte",
"estudei arte e dei aulas de violao classico",
"vc escreve errado",
"vc complica tudo",
"tem mais gente fotografando hoje em dia do que antes",
"eh ideia maligna do mercado para vender as fotos de Wanders",
etc...

Nada disso eh argumento para dizer que a fotografia nao morreu, e eh sinal de que nao ha de fato compreencao do que foi disso, e por isso busco exclarecer.


Isso é sinal clássico de depressão... ninguém em sã consciência é tão extremista a não ser que foi doutrinado pelo ISIS ou algo do tipo...

E curiosamente muitos tentaram debater e ainda foram além... questionando e expondo opiniões sobre o que é Arte? o que é fotografia Arte...

Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade)

Pergunte para uma mãe se a fotografia do filho dela não é uma fotografia arte... Monalisa é um retrato e é uma obra prima "arte" porque apenas uma foto que exprime um acontecimento histórico é considerado arte?

Defender uma opinião formada é a mesma coisa que jogar xadrez com pombo...

Aí eu tento entender o que foi escrito e encontro um monte de erros de português (proposital não sei, mas no site do colega está tudo escrito perfeitamente direito e em vários idiomas)... (fotografia, ortografia...) o motivo do criador do tópico afirmar que a fotografia morreu é o mesmo motivo que ele escreve errado... ele não quer seguir regras e não quer aceitar críticas quanto à suas dificuldades... pena...

Mas ele já afirmou desde o início a fotografia morreu (para ele) pra mim não! :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #97 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:42:33
Se sou eu quem está postando, queria o que ? Que eu desse a opinião dos outros ? Fala sério, isso é ridículo.

O topico ja foi criado com um viés praticamente afirmando que a fotografia morreu. E qualquer um que fale o contrário estará errado. Dei umas dez razões completamente lógicas na direção oposta e mostrei as contradições. Se já tem a resposta e não aceita outras opiniões para que abrir um tópico ?
Vamos acabar com o baby-talk e ser ser honestos e logico aqui.
Vc ja disse que nao entendeu a questao que afirma que a fotografia morreu.
Vc ja mostrou desinteresse em realmente entender tal questao.
Nao tem como vc manter qualquer discusao no ambito da questao sem entender ela, muito menos de forma logica.
Assim, so resta avc entao eh ficar falando de crencas sobre o "eu" e acusacoes sobre os demais como forma apelativa de tirar creditos de quem busca tratar da questao de fato.

O fato eh que vc esta disposto a pre-discordar que a fotografia morreu (ao qual diz nao entender o raciocinio).
E nao ha nada de errado nisso. Errado eh insistir em participar de uma conversa ao qual evitar a compreencao e consequentemente um real dialogo sobre o raciocinio.

Achando que a compreencao significara concordar com tal raciocinio. E assim quer acabar com a discussao de fato sobre tal raciocinio para ter a garantia de nao ter que "talvez" concordar com ela "caso" compreenda.

Em resumo, vc nao quer dar chances para a duvida e assim garantir sua certeza que esta certo, mesmo que isso signifique que possa estar errado preferindo entao evitar de fato saber.



Agora isso que vc chama de "sua opiniao".

O problema eh ficar tentando acabar com uma discussao com o argumento de que vc nao entende tal discussao, falando "chega" para quem esta interessado na questao e buscando ajudar a vc entender o que diz nao entender. E isso que vc faz nao eh uma mera "opiniao". Ficar de argumentacao de ambito emocional pessoal para continuar a participar do topico sem ter o que falar sobre a questao de fato e que nao tem interesse, nao eh mera "opiniao".


Sobe discordar que a fotografia tenha acabado

Nao, ninguem que falar o contrario estara errado. Muito pelo contrario, quanto mais argumentos embasados mostrando diferentes perspectivas da questao melhor. E nao acreditar que a fotografia morreu tambem nao tem problema algum. E postar sua opiniao tambem nao tem problem algum.

Eu nao tenho certeza de nada. Absolutamente nada. Estou frequentemente mudando e reorganizando minhas opinioes. Ate mesmo se a fotografia morreu, eu nao tenho certeza. O que eu tenho sao dados e argumentos cientificos, filosoficos, etc. Mas nos nunca temos 100% de informacao sobre tudo na vida. O importante nao eh estar certo pq ninguem nunca esta 100% certo. O importante eh compreender raciocinios, quanto mais melhor, e assim criar bases para uma compreencao de mundo que nao sera meramente emocional e crenca.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 15:13:11 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #98 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:49:52
Isso é sinal clássico de depressão... ninguém em sã consciência é tão extremista a não ser que foi doutrinado pelo ISIS ou algo do tipo...

E curiosamente muitos tentaram debater e ainda foram além... questionando e expondo opiniões sobre o que é Arte? o que é fotografia Arte...

Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade)

Pergunte para uma mãe se a fotografia do filho dela não é uma fotografia arte... Monalisa é um retrato e é uma obra prima "arte" porque apenas uma foto que exprime um acontecimento histórico é considerado arte?

Defender uma opinião formada é a mesma coisa que jogar xadrez com pombo...

Aí eu tento entender o que foi escrito e encontro um monte de erros de português (proposital não sei, mas no site do colega está tudo escrito perfeitamente direito e em vários idiomas)... (fotografia, ortografia...) o motivo do criador do tópico afirmar que a fotografia morreu é o mesmo motivo que ele escreve errado... ele não quer seguir regras e não quer aceitar críticas quanto à suas dificuldades... pena...

Mas ele já afirmou desde o início a fotografia morreu (para ele) pra mim não! :ok:
Mais uma vez buscando apelos de julgamento alheia por nao gostar de uma discussao que rejeita a compreender.

Nao estou defendendo opiniao formada. Nao estou nem tentando defender nada. Estou apenas tentando esclarecer as bases argumentativas sobre a fotografia ter acabado.

Extremismo nao eh tentar exclarecer e entender um raciocinio, mas sim rejeitar entender um raciocinio e ficar na discussao de embate pessoal. Veja que nao sou eu que esta negando algo por negar. Isso sim eh defender opiniao formada.

Vamos parar com essa desonestidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #99 Online: 01 de Novembro de 2017, 14:56:00
My two cents...




     Todos os dias tem gente fazendo fotografia e arte, a fotografia não acabou, ela se transformou e hoje é mais acessível que antes. Mas talvez assim como antes, as pessoas não comprem mais arte ou fotografia de qualquer um, só que agora isso ficou pior.

Sim, a fotografia se transformou se tornando outra coisa. O de antes acabou e surgiu algo novo no lugar.
A fotografia como operacao mecanica/digital nao acabou obviamente, uma linguagem de uma epoca passada acabou, pq estamos em uma outra epoca com outra linguagem.

Na verdade tem mais gente comprando arte do que antes. Cada vez mais locais tem vendendo fotografias, cadavez mais galerias abertas, cada vez mais artistas fazendo seu nome via internet. E sim, tem muito mais gente fotografando hoje em dia.

Mas a fotografia que se faz hoje eh outra, assim como a arte de hoje eh outra. A de decadas atras acabou.

Essa linguagem de decadas atras acabou pq a relacao que as pessoas tem com o mundo hoje nao eh a mesma relacao que as pessoas tinham decadas atras. A quela relacao com o mundo de decadas atras acabou.

E o que influencia a nossa relacao com o mundo sao midias e tecnologias, pq ferramentas sempre moldam a maneira que experienciamos a nossa existencia e atividades. Tanto as ferramentas que operamos diretamente quanto as ferramentas que criam produtos e servicos que utilizamos.

Imagina como seria a sua relacao com o mundo sem a internet, ou sem a TV, ou sem o transporte mecanizado. Seria uma relacao e consequentemente perspectiva de mundo bem diferente e por isso vc teria uma linguagem de expressao e experiencia com o mundo diferente.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 15:02:05 por C R O I X »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 01 de Novembro de 2017, 15:01:14
Mais uma vez buscando apelos de julgamento alheia por nao gostar de uma discussao que rejeita a compreender.

Nao estou defendendo opiniao formada. Nao estou nem tentando defender nada. Estou apenas tentando esclarecer as bases argumentativas sobre a fotografia ter acabado.

Extremismo nao eh tentar exclarecer e entender um raciocinio, mas sim rejeitar entender um raciocinio e ficar na discussao de embate pessoal. Veja que nao sou eu que esta negando algo por negar. Isso sim eh defender opiniao formada.

Vamos parar com essa desonestidade.

Poltz cara...

Se a fotografia acabou porque você tem um estúdio fotográfico?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #101 Online: 01 de Novembro de 2017, 15:06:46
Poltz cara...

Se a fotografia acabou porque você tem um estúdio fotográfico?  :ponder:

Vc esta certo. Eu faco fotos e tem estudios de fotografai em todo lugar. Essa eh a prova de que a fotografia nao acabou.

Obrigado por me ajudar a compreender algo tao logico e que por isso nao requer nenhum raciociniom ou conversa.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #102 Online: 01 de Novembro de 2017, 15:26:31
Marcio,

Continuo não enxergando da forma como você tenta defender essa questão da fotografia ter morrido e ter aparecido algo em seu lugar.

Vou tentar mais um paralelo, dessa vez mais simples ainda: quando criança, na escola, fazer um trabalho de pesquisa incluía, quase que obrigatoriamente, uma ida até a biblioteca, debruçando horas numa enciclopédia para refrasear um texto que parecia uma super novidade (isso pra não dizer que copiávamos na cara dura); hoje, uma criança da mesma idade pega seu celular, fala "OK Google" e em seguida diz em voz alta o título ou palavra-chave da pesquisa, tendo acesso a milhões de resultados, imagens, vídeos e uma infinidade de assuntos correlatos. Vou dizer que isso não é mais uma pesquisa, só porque a metodologia ou a experiência mudaram drasticamente?

Continuo pensando da mesma forma para a fotografia: o que era arte pode continuar sendo arte, o que era documental pode continuar sendo documental, e o que não tinha qualquer conteúdo pode continuar não tendo. O ato é o mesmo, com o enorme facilitante da era digital. A experiência é diferente, sim, assim como tudo o que fazemos hoje em dia. Os motivos, aspirações, formas de ver o mundo, também são diferentes, assim como são para tudo o que nos cerca. Os tempos são outros. Simples assim. As definições das palavras (no caso da fotografia), dos verbos (fotografar), continuam os mesmos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #103 Online: 01 de Novembro de 2017, 15:26:44
Cara, que prepotência, que altar filosófico e intelectual é esse que você demonstra estar?

Sempre em suas respostas há a enaltação de que o outro não esta à altura dos seus pensamentos e colocações!

Dica: deixe nos seus próximos tópico um guia de como respondê-lo! Qual deve ser nossa abordagem, palavras a serem utilizadas, que nossa experiência de vida não deve ser levada em consideração...

N]ao vou dar 2 cents porque 1 cent já tá mais que bem pago, falta é troco!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #104 Online: 01 de Novembro de 2017, 16:37:36
Marcio,

Continuo não enxergando da forma como você tenta defender essa questão da fotografia ter morrido e ter aparecido algo em seu lugar.

Vou tentar mais um paralelo, dessa vez mais simples ainda: quando criança, na escola, fazer um trabalho de pesquisa incluía, quase que obrigatoriamente, uma ida até a biblioteca, debruçando horas numa enciclopédia para refrasear um texto que parecia uma super novidade (isso pra não dizer que copiávamos na cara dura); hoje, uma criança da mesma idade pega seu celular, fala "OK Google" e em seguida diz em voz alta o título ou palavra-chave da pesquisa, tendo acesso a milhões de resultados, imagens, vídeos e uma infinidade de assuntos correlatos. Vou dizer que isso não é mais uma pesquisa, só porque a metodologia ou a experiência mudaram drasticamente?

Continuo pensando da mesma forma para a fotografia: o que era arte pode continuar sendo arte, o que era documental pode continuar sendo documental, e o que não tinha qualquer conteúdo pode continuar não tendo. O ato é o mesmo, com o enorme facilitante da era digital. A experiência é diferente, sim, assim como tudo o que fazemos hoje em dia. Os motivos, aspirações, formas de ver o mundo, também são diferentes, assim como são para tudo o que nos cerca. Os tempos são outros. Simples assim. As definições das palavras (no caso da fotografia), dos verbos (fotografar), continuam os mesmos.

Eu nao estou defendendo, estou apresentando um raciocinio de inumeras maneiras ate que tal raciocinio seja compreendido.

Quando se fala que a fotografia nao morreu pq tem mais gente fotografando hoje, em tal argumento esta evidenciado que nao houve compreencao do raciocinio.

Talvez pq a pessoa nao entendendo o raciocinio e nem entendendo a evidencia da nao compreencao do raciocinio em sua opiniao, ela nao consiga entender que o que eu estou fazendo nao eh uma defesa do raciocinio, mas meramente uma explicacao do raciocinio. Eu nao tenho o objetivo de defender ou convencer ninguem a nada, mas somente de compreender o raciocinio.



@Topico

Ok... Se vc quer assiciar a isso de que o que era arte continua sendo arte. Sim, o que era pesquisa continua sendo pesquisa, caso a pesquisa que vc se refere seja apenas a copiar uma informacao e entregar a professora. Isso eh pesquisa, se fazia antes e se faz hoje.

Mas a maneira de se fazer pesquisa eh completamente outra. A pesquisa que era uma forma que forcava o estudante a ler um conteudo e reescrever para que conseguisse copiar em outro papel e entregar a proessora, nao existe mais. Com a internet e computador a pesquisa em si nao forca o aluno a ler o conteudo muito menos escrever. Ele vai ler por outros motivos (se ler), mas nao pq a leitura teve que haver para que existisse o ato de pesquisar. E em muito casos nem vai escrever.

E se quisermos ir um pouco mais a lem, se escrever tendera a escrever em um teclado, e a experiencia de escrever em teclado eh outra pq costuma demandar mais atencao e interrupcao na atencao do raciocinio do texto em si, do que escrevendo a mao, fora as demais distracoes das midias eletronicas que ja todos estamos cansados de ouvir.

E assim podemos dizer que a pesquisa de antes nao existe mais, pq a relacao e experiencia que os estudantes tem com a pesquisa ha decadas atras (abrir livros, ler conteudo para conseguir transcrever em outro papel e entregasse a professora) ja nao existe mais hoje. Se existir sera onde nao ha computador e nem internet ou onde alunos tem o acesso a tais ferramentas bloqueados. O que existe hoje eh a experiencia de sentar no computador de casa e sem precisar ter contato com nenhum livro, o estudante acha textos avulsos e pode copiar e entregar sem que precise ler e transcrever (ler e escrever sao metodos de assimilacao de conteudo).

Vc pode ate dizer que antes da internet e computador, o estudante poderia convencer outra pessoa a fazer a pesquisa para ele. Mas nesse caso, ele nao fez a pesquisa entao nao eh argumento valido.

Vc tambem pode dizer que antes tinha maquinas de Xerox que copiava os textos do livro para outro papel. Mas ate onde eu lembro, professor nenhum aceitava pesquisa entrege como Xerox de paginas de livros. Aceitavam apenas documentos transcritos a mao.

Mas hoje em dia professores aceitam documentos com escritas "digitados".

E mesmo se o professor obriga o estudante a entregar trabalho escrito a mao. A experiencia da pesquisa na internet eh bem diferente do que abrir livros e ler textos para achar as informacoes que precisa entregar. Nao so isso, como ja estamos cansados de ouvir, as midias eletronicas causam distracoes com suas telas, anuncios, avisos, botoes, anceios de aproveitar para conferir e-mails, visistar outros sites, mandar mensagens, etc que nao existe na biblioteca. A experiencia, atencao, vivencia e consequentemente resultado eh outro.

Assim, podemos entao dizer que a pesquisa no sentido de copiar conteudo e entregar nunca morreu e nunca morrera, mas a pesquisa de decadas atras morreu e o que existe hoje eh outra maneira de se fazer pesquisa, outra experiencia, outra forma de assimilar conteudo que tenho a impressao nao ser tao efetiva quanto no passado.

E assim, a arteno sentido de se fazer uma pintura e a fotografia no sentido de se tirar uma foto nao morreu, Mas a experiencia de mundo na fotografia e arte de decadas atras eh outra, pq o mundo era outro.


Uma forma que pode negar tal raciocinio eh dizer que o fato da epoca e ferramentas mudarem nao influencia em nada na experiencia e experiencia nao influencia em nada em resultados e que por isso eh tudo igual antes e hoje. Mas ai seria bom buscar nos fazer entender tal raciocinio, explicando como nao ha mudanca de experiencia e resultados com as mudancas de epocas e suas ferramentas e influencias. Mas tal raciocinio eu desconheco e por isso nao tenho como apresentar.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 16:53:18 por C R O I X »