Autor Tópico: Preguiça mental  (Lida 3860 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2017, 04:53:34
Muita gente olha a mensagem no celular e as pressas, deixando para responder depois e na correria do dia a dia acaba esquecendo.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2017, 08:16:52
Muita gente olha a mensagem no celular e as pressas, deixando para responder depois e na correria do dia a dia acaba esquecendo.

E isso as exime de se dar ao trabalho de ler novamente, ainda mais uma mensagem tão simples, curta e direta?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 28 de Outubro de 2017, 04:11:18
E isso as exime de se dar ao trabalho de ler novamente, ainda mais uma mensagem tão simples, curta e direta?

Antigamente era TL;DR (Too long; didn't read). Hoje é assim:


No geral, vcs sabem por que os filmes estão em baixa enquanto as séries de TV estão em alta? Porque está mais difícil prener a atenção das pessoas por 2 horas. E, pra prender a atenção por 1 hora, precisa de intervalos... Realmente estamos ficando menos atentos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 28 de Outubro de 2017, 09:54:21
No geral, vcs sabem por que os filmes estão em baixa enquanto as séries de TV estão em alta? Porque está mais difícil prener a atenção das pessoas por 2 horas. E, pra prender a atenção por 1 hora, precisa de intervalos... Realmente estamos ficando menos atentos.

Interessante, faz sentido!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2017, 07:22:07
E isso as exime de se dar ao trabalho de ler novamente, ainda mais uma mensagem tão simples, curta e direta?
Dependendo daquantidade de mensagem que a pessoa recebe e le diariamente, eu considero ate compreensivel. As vezes a pessoa pode ater te lido novamente, mas nao prestado nenhuma atencao pq "ja viu a mensagem antes".

Vc sabe que nosso cerebro eh preguicoso (economizador de energia). Cientificamente eh dito que mais da metade das coisas que acreditamos ver nao sao de fato reflexo de luz (informacao) externa mas sim memorias e reproducao criada pelo nosso cerebro que nos faz acreditar que estamos de fato vendo o que esta em nossa frente quando nao estamos. Caso contrario, cada vez que veriamos o rosto de alguem ou um local que ja conhecemos, o nosso cerebro tomaria muito mais tempo e energia para analisar todos os tracos e detalhes para reconhecer um objeto. Entao o cerebro apenas reconhece certas formas e os detalhes deixa com a memoria para preencher como se estivessemos vendo.

Isso vale para todos os sentidos. E aparentemente deve valer para a leitura tambem. Quanto mais informacao o cerebro tiver que processar, mais ele vai buscar economizar energia e ganhar tempo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 29 de Outubro de 2017, 07:44:13
Antigamente era TL;DR (Too long; didn't read). Hoje é assim:


No geral, vcs sabem por que os filmes estão em baixa enquanto as séries de TV estão em alta? Porque está mais difícil prener a atenção das pessoas por 2 horas. E, pra prender a atenção por 1 hora, precisa de intervalos... Realmente estamos ficando menos atentos.
Eh exatamente essa a questao que eu trato no topico sobre "o pq da morte da fotografia".
Eh dito que no seculo 19 as pessoas tinham opiniao e discutiam opiniao, e graualmente as pessoas passam a ter sentimentos e discutir sentimentos no lugar de opinioes (pq obviamente ja nao tem de fato opinioes para serem discutidos).

Essa galera reclamando que as pessoas nao leem, ou nao prestam atencao no que leem, ou falando da baixa capacidade de atencao das pessoas, sao velhos rabujentos saudosistas?

“Americans no longer talk to each other, they entertain each other. They do not exchange ideas, they exchange images. They do not argue with propositions; they argue with good looks, celebrities and commercials.”
― Neil Postman, Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business

“We live in a world where there is more and more information, and less and less meaning.”
― Jean Baudrillard, Simulacra and Simulation

“Postmodernity is said to be a culture of fragmentary sensations, eclectic nostalgia, disposable simulacra, and promiscuous superficiality, in which the traditionally valued qualities of depth, coherence, meaning, originality, and authenticity are evacuated or dissolved amid the random swirl of empty signals.”
― Jean Baudrillard

“What Huxley teaches is that in the age of advanced technology, spiritual devastation is more likely to come from an enemy with a smiling face than from one whose countenance exudes suspicion and hate. In the Huxleyan prophecy, Big Brother does not watch us, by his choice. We watch him, by ours. There is no need for wardens or gates or Ministries of Truth. When a population becomes distracted by trivia, when cultural life is redefined as a perpetual round of entertainments, when serious public conversation becomes a form of baby-talk, when, in short, a people become an audience and their public business a vaudeville act, then a nation finds itself at risk; a culture-death is a clear possibility.”
― Neil Postman, Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business

“Everything in our background has prepared us to know and resist a prison when the gates begin to close around us . . . But what if there are no cries of anguish to be heard? Who is prepared to take arms against a sea of amusements? To whom do we complain, and when, and in what tone of voice, when serious discourse dissolves into giggles? What is the antidote to a culture's being drained by laughter?”
― Neil Postman, Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business

“[It] is not that television is entertaining but that it has made entertainment itself the natural format for the representation of all experience. […] The problem is not that television presents us with entertaining subject matter but that all subject matter is presented as entertaining. (87)”
― Neil Postman, Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business