Autor Tópico: Trocar 85mm 1.8 USM por 28mm 1.8 USM  (Lida 1958 vezes)

Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Online: 30 de Outubro de 2017, 18:33:54
Vale a pena?

Sei que são lentes diferentes, mas vale a pena a troca?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2017, 18:54:48
Essa pergunta é que nem "Vale a pena trocar minha Mercedes por um Troller?"

A resposta vai depender do seu uso. São perfis de lentes diferentes, para uso diferentes e com resultados diferentes. A resposta vai depender exatamente do que vc vai fotografar e qual resultado busca, assim como no caso dos carros, vai depender se o uso vai ser na cidade ou vai fazer trilha.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2017, 19:18:06
Digamos que use APS-C, a 85mm fica praticamente parada pois é muito fechada, precisa de uma normal (no aps-C) clara...sim vale a pena.
Tudo depende do seu uso, apesar da 28 1.8 só ficar boa depois de 2.8 é uma boa lente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2017, 19:43:37
Considerando a distancia focal das duas objetiva, vale a pena se você fotografa mais em grande angular.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2017, 19:48:58
Essa pergunta é que nem "Vale a pena trocar minha Mercedes por um Troller?"

Pois é!!!

É cada "Trollada" que sai faísca!


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2017, 22:35:16
 :shock: Essa passou dos limites, rs.  :hysterical:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2017, 23:58:23
Pois é!!!

É cada "Trollada" que sai faísca!

Só falta dizer que foi mensagem subliminar.
 :D


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2017, 07:48:34
Como os colegas já disseram, é meio que uma comparação nonsense de ser feita. Mas talvez eu tenha entendido que vc tem a 85mm, tá sentindo falta de uma Grande Angular e tá disposto a se livrar da 85mm em troca de uma que atenda a sua necessidade.

Já usei muito essa lente que vc citou, a 28mm 1.8 USM e digo que eu ODIEI ela  :hysterical:
Quer dizer, a velocidade de foco dela é boa como de se esperar, mas eu achei a nitidez horrível em aberturas maiores.
Tipo, uso minha 30mm 1.4 ART e eu faço fotos em 1.4 com ela sem medo de me preocupar com perda de nitidez, já nessa 28mm eu não usava mais aberta que 2.8 senão as fotos ficavam péssimas =(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2017, 08:50:38
Como os colegas já disseram, é meio que uma comparação nonsense de ser feita. Mas talvez eu tenha entendido que vc tem a 85mm, tá sentindo falta de uma Grande Angular e tá disposto a se livrar da 85mm em troca de uma que atenda a sua necessidade.

Já usei muito essa lente que vc citou, a 28mm 1.8 USM e digo que eu ODIEI ela  :hysterical:
Quer dizer, a velocidade de foco dela é boa como de se esperar, mas eu achei a nitidez horrível em aberturas maiores.
Tipo, uso minha 30mm 1.4 ART e eu faço fotos em 1.4 com ela sem medo de me preocupar com perda de nitidez, já nessa 28mm eu não usava mais aberta que 2.8 senão as fotos ficavam péssimas =(

Vlw amigo, você deu uma ótima resposta.

Foi um colega que ofereceu essa lente em troca na minha 85mm. Então vim perguntar se a troca vale a pena sem levar em conta a distancia focal, mas a qualidade.

Vlw. Ótima resposta :clap:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2017, 09:46:27
Digamos que use APS-C, a 85mm fica praticamente parada pois é muito fechada, precisa de uma normal (no aps-C) clara...sim vale a pena.
Tudo depende do seu uso, apesar da 28 1.8 só ficar boa depois de 2.8 é uma boa lente.

Rapaz, eu tenho as duas lentes e já as usei por um bom tempo em apsc. Não concordo com a afirmação da 85mm ficar praticamente parada, depende muito do estilo de fotos que faz. Tem muito fotógrafo de fullframe que praticamente não tira a 135mm da câmera. Mas obviamente eles não fazem social.

Não concordo também com a afirmação de que a 28mm só é usável a partir de 2.8. Isso é só pra quem é fissurado em nitidez e fica comparando imagem com ampliação de 100%. A lente tem contraste e cores que me agradam muito e se acertar o foco direitinho em f/1.8 o resultado fica longe de uma merda como o pessoal prega. Dizem o mesmo da 50 f/1.8, e eu também não concordo. Já vi até afirmarem que a 85mm só presta a partir de f/2.2. Ou a turma é muito exigente ou eu me conformo com muito pouco, mas sou um feliz proprietário da 28mm e a coloco sim em pé de igualdade com a 85mm, obviamente, desconsiderando a distância focal.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2017, 10:15:11
Vlw amigo, você deu uma ótima resposta.

Foi um colega que ofereceu essa lente em troca na minha 85mm. Então vim perguntar se a troca vale a pena sem levar em conta a distancia focal, mas a qualidade.

Vlw. Ótima resposta :clap:

Bom, minha resposta foi baseada nessas fato que acredito que a distância focal da lente eh algo que deve pesar MUITO mais na escolha que um ganho marginal de nitidez.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2017, 11:16:11
Rapaz, eu tenho as duas lentes e já as usei por um bom tempo em apsc. Não concordo com a afirmação da 85mm ficar praticamente parada, depende muito do estilo de fotos que faz. Tem muito fotógrafo de fullframe que praticamente não tira a 135mm da câmera. Mas obviamente eles não fazem social.

Não concordo também com a afirmação de que a 28mm só é usável a partir de 2.8. Isso é só pra quem é fissurado em nitidez e fica comparando imagem com ampliação de 100%. A lente tem contraste e cores que me agradam muito e se acertar o foco direitinho em f/1.8 o resultado fica longe de uma merda como o pessoal prega. Dizem o mesmo da 50 f/1.8, e eu também não concordo. Já vi até afirmarem que a 85mm só presta a partir de f/2.2. Ou a turma é muito exigente ou eu me conformo com muito pouco, mas sou um feliz proprietário da 28mm e a coloco sim em pé de igualdade com a 85mm, obviamente, desconsiderando a distância focal.

Isso é verdade. Vlz amigo.

a 85mm realmente so uso mais com minha ff e na verdade, uso mais as cameras cropadas que tenho.

Uso a ff em casamento e as crops em aniversários e outros eventos.

Pra você ter uma ideia. Participo de alguns eventos sociais como convidado e estou até pensando em adiquirir uma compacta avançada para esses eventos. O que significa que depende de vc mesmo a escolha do equipamento.