Autor Tópico: Você anda com a sua câmera no dia-a-dia?  (Lida 7706 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #30 Online: 04 de Novembro de 2017, 18:08:18
não ando, e confesso não sentir falta, embora fosse bem bom poder transitar com a câmera na bolsa tranquilamente, sem medos... Mas não rola.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Novembro de 2017, 13:00:16
Não hehehe...é muito pesada....


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 05 de Novembro de 2017, 14:46:28
Salve, salve, amiguinhos!

Tudo bem?

Tenho uma dúvida que me persegue há anos, desde que comecei a fotografar: vocês que são hobbystas como eu, tem o hábito de andar com a câmera principal no dia-a-dia?

Sei que alguém vai justificar que o celular também é uma câmera e serve para treinar o olhar, mas gostaria de tratar da câmera principal.

Às vezes penso que não exploro muito do potencial da minha câmera justamente por só tirar ela de casa em momentos específicos como "vou sair PARA fotografar" ou "vou viajar".

E para os que andam com a câmera, carregam como?

Nao pq se nao eu teria que carregar tripe tambem, e medidor de luz. E como eu demoro no minimo uns 2min para avaliar o que eu estou fotografando, e depois disso mais tempo para montar a camera e em seguida de fato fotografar, eu acabo nao conseguindo fazer se eu nao estiver na rua sem compromisso. E mesmo com cameras 35mm, eu tenho que esta focado no que estou fazendo sem compromissos. Para fotos casuais de passagem entre caso e trabalho, etc, eu uso celular mesmo.

Mas eu nao costumo sair so para fotografar. Quando eu saio eh para caminhar e se eu achar algo interessante eu fotografo, ou para pedalar, ou para explorar a cidade, ou fazer caminhada em parques, etc. Tem vezes que saio o dia inteiro e volto para casa tendo feito apenas 1 ou 2 fotos. E as vezes nenhuma.

Eu tenho um amigo (alemao e como todo alemao) me perguntou hoje o que eu planejava fotografar, quando eu convidei ele para pedalar em uma montanha. E ele costuma fazer essas peguntas, "o que vc procura fotografar", "o que planeja fotografar". A minha resposta eh sempre "Eu nao sei, quando chegar la eu descubro. E se nao descobrir eu nao fotografo".

Tem vezes que eu saio para algum evento ou local ja planejando fotografar pessoas ou algo que vi outro dia. Mas em geral eu nao saio para fotografar mas sim para vaguear atoa, normalmente com minha bicicleta, e hora ou outra acabo fotografando. A sorte eh que eu normalmente trabalho entre 25 e 35 horas semanais, e assim tenho muito tempo para vaguear atoa com minha camera.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2017, 14:53:08 por C R O I X »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 09 de Novembro de 2017, 09:17:38
Sim, a dos olhos. Tenho muito mais fotos mentais do que as que efetivamente fiz com algum aparato.

Ah, a do celular tbm.

Tinha que ter botão de curtir aqui no forum... (sugestão para o Leo...  :assobi: )


Idem, Rapha...   :)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Novembro de 2017, 12:02:20
Interessante o tópico, já tive essa fase... pensava " Se conseguir andar com a máquina o tempo todo, vou conseguir momentos mágicos e inesperados..."

Hoje evito andar com a câmera em todos os eventos ou locais que vou, percebi que estava ficando chato  :D :D, fotografando tudo e todos, e diminuindo o contato pessoal, nos momentos de lazer e interação...

É legal ter moderação, todo hobby é viciante !!


Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #35 Online: 13 de Novembro de 2017, 22:47:46
Eu andava sempre quando tinha uma compacta (que morreu faz um mês), era ótimo poder registrar momentos inesperados.

Meu equipamento de trabalho (ou, como gosto de dizer, o 'titular') só sai de casa com objetivo específico, seja um ensaio contratado, ou para fotos autorais para os projetos que faço.

Seria muito bom poder circular à vontade com a 'titular' em qualquer momento ou lugar, mas sabemos que a realidade é bem diferente né...



felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2017, 11:31:10
Interessante o tópico, já tive essa fase... pensava " Se conseguir andar com a máquina o tempo todo, vou conseguir momentos mágicos e inesperados..."

Hoje evito andar com a câmera em todos os eventos ou locais que vou, percebi que estava ficando chato  :D :D, fotografando tudo e todos, e diminuindo o contato pessoal, nos momentos de lazer e interação...

É legal ter moderação, todo hobby é viciante !!

Também acontecia comigo... to tentando evitar tirar fotos de tudo e de todos.


nnr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #37 Online: 16 de Novembro de 2017, 09:47:22
Deixei de andar depois que roubaram duas vezes no carro, agora, só a do celular, e a câmera somente se for realmente usar.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Maio de 2018, 14:58:01
Nos fins de semana levo minha câmera, vou ao centro antigo, à praia, ao teatro, praça, trilha, estrada, jardim, fazenda. Ela pega bastante poeira e suor. Troco a lente ao ar livre e assim exponho o sensor, o  que é ruim.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #39 Online: 11 de Maio de 2018, 15:52:18
Meu equipamento de trabalho (ou, como gosto de dizer, o 'titular') só sai de casa com objetivo específico...
O mesmo aqui comigo.
Quando vou fotografar por lazer (só em viagens e coisas de família) só usa o equipamento reserva (câmera, lente e até cartão de memória). Os titulares só entram em campo quando o jogo é de campeonato.  :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Maio de 2018, 16:08:19
Ando sempre. Só não tenho usado, geralmente uso o celular, sempre estou com pressa quando estou indo ou voltando do trabalho e na volta geralmente está escuro já.

Uso uma câmera de filme que levo pra todo lugar e tenho um bom celular com câmera.

As vezes saem umas fotos de street aproveitáveis.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #41 Online: 15 de Maio de 2018, 23:57:28
câmera só com mta inspiração ou viagens

como já sei operar uma câmera, to cagando pra isso então foco no olhar e praticidade. Negócio é ter smartphone bom com bateria cheia e já era. Pra mim resolve. Fora que ela ter suas limitações como pior qualidade de imagem, ruim em ambiente escuro e lente fixa exige mais de mim. Aprendo coisas mais importantes do que ser rápido no iso, shutter e aperture
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 00:00:29 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 16 de Maio de 2018, 09:26:21
Este é um tópico que quando li em 2017 não me chamou muito a atenção, mas sempre que ele volta à superfície releio as mensagens anteriores desde o início... vou começar a acompanhar.

Essa última foto do Sosa ficou muito boa... fiquei olhando um bom tempo para ela... bem expressiva curiosamente para uma cena que acredito que a maioria vê todos os dias...  :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #43 Online: 16 de Maio de 2018, 12:53:18
Depois de ter vendido a oly, comprei uma Canon Sx60hs (não é tão compacta) para andar comigo por aí... estou sempre com ela na bolsa, se aparece algo legal eu fotografo, se não, deixo na bolsa, sem problemas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 16 de Maio de 2018, 13:23:30
Além do celular, a única câmera que carrego na mochila hoje em dia é a GoPro. Não que ela faça fotos melhores que meu celular (é pior), mas nunca se sabe quando se pode querer uma filmagem a 240 fps...