Autor Tópico: Você anda com a sua câmera no dia-a-dia?  (Lida 7709 vezes)

afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Outubro de 2017, 12:30:37
Salve, salve, amiguinhos!

Tudo bem?

Tenho uma dúvida que me persegue há anos, desde que comecei a fotografar: vocês que são hobbystas como eu, tem o hábito de andar com a câmera principal no dia-a-dia?

Sei que alguém vai justificar que o celular também é uma câmera e serve para treinar o olhar, mas gostaria de tratar da câmera principal.

Às vezes penso que não exploro muito do potencial da minha câmera justamente por só tirar ela de casa em momentos específicos como "vou sair PARA fotografar" ou "vou viajar".

E para os que andam com a câmera, carregam como?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2017, 12:40:08
Por bastante tempo procurei uma solução para essa situação, sempre quis andar com um câmera para onde fosse, mas o tamanho de uma dslr dificulta andar com ela por aí, ainda mais aqui no Rio, chama muita atenção, então comprei uma Oly e por ter um tamanho reduzido, ela anda comigo direto, para onde vou... e se acho algo interessante para fotografar, tiro da bolsa, fotografo e guardo de novo, sem tanta preocupação.... :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2017, 12:44:26
Tenho andado com uma câmera de filme na bolsa, gosto bastante de fazer street com ela, antes disso eu usava uma mirrorless.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2017, 12:48:21
Tinha o mesmo desejo de andar mais com minha câmera. Procurei um bolsa prática e discreta e acabei optando pela Lowepro Sling Passport (tem algumas versões, mas comprei a primeira, mais barata).

Cabe tranquilamente a câmera+lente e uma lente extra no compartimento acolchoado. No espaço restante ainda cabe um flash ou um minitripé, além de óculos ou outras bugigangas do dia-a-dia. Tem alguns reviews dela no youtube.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2017, 14:40:09
Legal as dicas, pessoal.
Sou professor, saio de casa de manhã e vou pingando entre as instituições ao longo do dia. Preciso estar sempre com meu note e algumas coisas mais e ainda não achei uma forma de viabilizar o modo "Peter Parker" hehehehe

A questão da violência/roubos é sempre um risco tenso mesmo, aqui em São Paulo também é uma realidade constante...


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2017, 15:08:33
Para quem é hobista acho fica difícil carregar diariamente a câmera principal + alguma lente, mesmo sendo uma M43.
Então, no dia a dia tenho sempre a Nikon P310 ou a Leica D-Lux 5 (depende de qual minha esposa pegar primeiro  :assobi: ), que são leves e compactas, cabendo facilmente no bolso da calça.

Grande e forte abraço a todos.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2017, 15:27:52
Sim, a dos olhos. Tenho muito mais fotos mentais do que as que efetivamente fiz com algum aparato.

Ah, a do celular tbm.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2017, 16:58:22
Eu sempre quis andar com uma câmera também, cheguei a comprar umas Olympus, mas não me adaptei muito bem.
Até que agora comprei uma muito compacta com boa qualidade de imagem, mas notei que a facilidade pra carregar não é tudo, é preciso criar o hábito de lembrar que você tá com uma câmera na mochila ou no bolso e isso tem se mostrado mais complicado do que eu achava, pelo menos pra mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:15:34
Tenho uma EOS-M. Estou tentando me acostumar a carrega-lá pra todo lado....


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:25:39
Tava pensando exatamente nisso. Fui pra Feira de Santana na sexta (100km de Salvador) e realmente tive vontade pra parar na estrada pra fazer fotos, mas tava sem a câmera. Ainda estou pensando em como fazer pra carregar uma câmera pra cima e pra baixo pra quando precisar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:28:02
Tenho feito algumas fotografias com a câmera analógica, você já pensou em uma saboneteira analógica? O mais legal de usar as câmeras analógicas é que o filme é seu preset, se você gosta de fotos em P&b, basta escolher de que jeito gosta e correr atrás de um filme, o mesmo vale para os coloridos, eu por exemplo tenho curtido o acros 100 (puxado pra 400) e o EKTAR 100 (puxado pra 400). Quando tô sem grana eu uso o ProImage 100 (puxado pra 400) e o Kentmere 400.


Quanto custa uma câmera dessas? Geralmente ou de graça ou por 50,00 reais... Se te roubarem não tem problema.

https://flickr.com/photos/36194524@N03/sets/72157685891253752

Tem fotos aí
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 17:29:37 por cfcsosa »


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:36:16
Que bom ter criado esse tópico! Me sinto menos maluco hahahahahaah

Tenho feito algumas fotografias com a câmera analógica, você já pensou em uma saboneteira analógica? O mais legal de usar as câmeras analógicas é que o filme é seu preset, se você gosta de fotos em P&b, basta escolher de que jeito gosta e correr atrás de um filme, o mesmo vale para os coloridos, eu por exemplo tenho curtido o acros 100 (puxado pra 400) e o EKTAR 100 (puxado pra 400). Quando tô sem grana eu uso o ProImage 100 (puxado pra 400) e o Kentmere 400.


Absolutamente nunca tinha me ocorrido!  :eek:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:37:48
O negócio das câmeras analógicas não eh o preço da câmera, mas comprar filmes, que no Brasil são escassos e caros.

Mas concordo que pra levar pra cima e pra baixo, eh bom pq se perder, perdeu. Preju eh baixo.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 17:39:10 por Rafa_Meira »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2017, 17:42:24
No começo eu andava sempre com a câmera sim, pra todo lugar que ia, pra faculdade, casa de parentes, qualquer coisa. Até porque na época existiam pouquíssimos celulares com câmeras.

Depois de um tempo comecei a tirar a câmera de casa só com o intuito específico de sair pra fotografar mesmo. Ou então alguma viagem ou passeio bacanas. Mas também coincidiu com a chegada dos celulares cada vez mais baratos e com câmeras cada vez melhores.

Acho que é bacana principalmente no começo esse exercício de sempre sair com a câmera. Mas não devemos subestimar o valor das câmeras de celular atuais. Foto é foto.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2017, 18:19:01
O negócio das câmeras analógicas não eh o preço da câmera, mas comprar filmes, que no Brasil são escassos e caros.

Mas concordo que pra levar pra cima e pra baixo, eh bom pq se perder, perdeu. Preju eh baixo.


EBay, dá pra comprar muito filme lá e aqui no Brasil um proimage se acha por 15,00-20,00, a revelação por 20,00 já com scan.


Um filme pode levar meses dependendo do seu ritmo e a fotografia analógica ainda te ajuda a pensar melhor no click e valorizá-lo.