Autor Tópico: Veículos de comunicação publicando fotos de redes sociais.  (Lida 384 vezes)

Felix RJ

• Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
Online: 01 de Novembro de 2017, 10:28:42
Qual a opinião de vocês sobre o aumento da veiculação de imagens fotográficas, recebidas em redes sociais, por jornais, revistas e portais de notícias, e o seu respectivo impacto no mercado do fotojornalismo?
Nikon D610 + Nikkor AF-S 24-120 F4 G ED VR + Tamron SP AF 70-200mm F2.8 Di LD (IF) Macro + Nikkor 28-200 F 3.5-5.6 G ED + SB 900

ArmandoFerreira

• Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:31:24
Parece-me que o nível de exigência decaiu, qualquer foto e vídeo servem, o público não se importa e o veículo de comunicação também não.

Em minha cidade, SJCampos - SP, a TV Vanguarda, afiliada da Globo, possui um aplicativo para celular onde qualquer um se torna um jornalista, enviando fotos e vídeos de acontecimentos cotidianos, eles até usam este termo, que você se torna um "repórter".

Acho perigoso, não sou contra a quantidade massiva de informação, mas e o conteúdo? Todos querem ser veículo do máximo de informações, mas não me parecem preocupados com o conteúdo em si.

Banalização de mais uma profissão, infelizmente.
Canon 80D | Sigma 17-70 F/2.8-4 DC MACRO OS HSM C

Felix RJ

• Conhecendo
  • *
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:46:01
Infelizmente a velocidade da notícia é colocada de forma prioritária à qualidade da informação.
Nikon D610 + Nikkor AF-S 24-120 F4 G ED VR + Tamron SP AF 70-200mm F2.8 Di LD (IF) Macro + Nikkor 28-200 F 3.5-5.6 G ED + SB 900

Rafa_Meira

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:48:42
Infelizmente a velocidade da notícia é colocada de forma prioritária à qualidade da informação.

Exato. Somos.bombardeados de informação fora de contexto em uma velocidade mto superior do que conseguimos elaborar e analisar.

Felix RJ

• Conhecendo
  • *
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:54:40
Exato. Somos.bombardeados de informação fora de contexto em uma velocidade mto superior do que conseguimos elaborar e analisar.

Como na maioria dos casos o interesse é justamente manipular a opinião do cidadão, e não o de dar a ele o poder de análise, dá para entender o motivo dessa tendência.

padilhadim

• Trade Count: (23)
  • Membro Ativo
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2017, 11:57:03
Qual a opinião de vocês sobre o aumento da veiculação de imagens fotográficas, recebidas em redes sociais, por jornais, revistas e portais de notícias, e o seu respectivo impacto no mercado do fotojornalismo?

Eles vivem de notícia. E nem sempre onde há notícia, sobretudo aquelas ao acaso, há o fotojornalista. Mas quase sempre naquelas há o cidadão comum com um celular. Então, nestes casos, vale qualquer coisa.
Deste modo, não penso que isso seja uma ameaça a este mercado profissional.

Felix RJ

• Conhecendo
  • *
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2017, 12:06:23
Eles vivem de notícia. E nem sempre onde há notícia, sobretudo aquelas ao acaso, há o fotojornalista. Mas quase sempre naquelas há o cidadão comum com um celular. Então, nestes casos, vale qualquer coisa.
Deste modo, não penso que isso seja uma ameaça a este mercado profissional.

Quando eu utilizei a palavra impacto, não me referi diretamente a ameaça, e sim a todo o processo que envolve o mundo da informação, na questão ameaça ao mercado, infelizmente vejo muitos colegas que se submetem as desmandos do mercado prostituído pela  proliferação descontrolada de agências fotográficas que se aproveitam de mão de obra crescente e dominam o setor, como uma situação mais preocupante que a aceitação desse tipo de fotografia, em casos específicos.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 12:09:08 por Felix RJ »