Autor Tópico: Querendo mudar... de Canon para Fuji!  (Lida 11294 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Online: 06 de Novembro de 2017, 13:29:26
Boa tarde povo!

Andei meio sumido (ou muito) nesse ano por aqui, muito trabalho, família pesando mais na balança, então acabei me afastando das leituras e comentários.
Mas, vim pedir um auxílio para meus estimados colegas aqui do fórum, onde sempre foi minha principal fonte de pesquisa sobre equipamentos. Estou querendo migrar da Canon para a Fuji, não com motivos necessários, (peso, que geralmente o pessoal fala quando migra ou descontentamento com o atual) apenas para mudar um pouco. Posso estar fazendo uma cagada das grande e me arrepender futuramente, mas acredito que não!
Hoje tenho um set bem bacana: 5Dmk3, 6D, e lentes 24-105, 30mm 1.4 Art, 50mm 1.4 Art e 85mm L, pensando em vender tudo e partir de cabeça na Fuji, ou parcialmente apenas e manter parte em cada sistema até ver na prática o que me interessa de verdade! (acho que ainda vou para a primeira opção)

Minha Dúvida maior é: Qual câmera comprar, de cara?

Faço ensaios femininos e casamento, são meus fortes... e como não conheço muito da Fuji, nada melhor vir perguntar para quem já usa e pode me dar uma base melhor...
Estive olhando a X-Pro2 e a X-T20, e em um comparativo que vi, da dpreview, são muito parecidas... na realidade, o que muda de uma para a outra?
Preciso de uma Câmera que me atenda bem no ISO alto, pelos 8 a 10mil sem granular demais! Já que geralmente fotografo sem flash.

Então, alguém para dar uma luz?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2017, 15:39:49
Rapaz, vou passar aqui pra dar uma de chato e fazer uma pergunta:

Em que essa mudança vai acrescentar na sua fotografia? Não precisa nem responder, mas pense um pouco nisso.  :assobi: :assobi: :assobi:

Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2017, 16:04:00
Rapaz, vou passar aqui pra dar uma de chato e fazer uma pergunta:

Em que essa mudança vai acrescentar na sua fotografia? Não precisa nem responder, mas pense um pouco nisso.  :assobi: :assobi: :assobi:

kkkkkk... não acrescenta em nada... já disse mais ou menos isso no post!
Só questão de mudar um pouco... sempre tive Canon, troquei muito de equipamento nos últimos 3 anos para chegar onde cheguei... mas quero algo novo, não melhor ou pior, apenas mudar!
Se eu vendendo o que tenho, consigo comprar um set legal que vai me atender bem tbm com a Fuji, já estou trocando!
 :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2017, 16:12:42
kkkkkk... não acrescenta em nada... já disse mais ou menos isso no post!
Só questão de mudar um pouco... sempre tive Canon, troquei muito de equipamento nos últimos 3 anos para chegar onde cheguei... mas quero algo novo, não melhor ou pior, apenas mudar!
Se eu vendendo o que tenho, consigo comprar um set legal que vai me atender bem tbm com a Fuji, já estou trocando!
 :ok:


Tenha em mente duas coisas se for mudar para Fuji.

1) As lentes são proporcionalmente mais caras. Por exemplo, a Fujinon XF35 F2 tem performance parecida com a da Canon 40/2,8 STM e custa 3 vezes mais.

2) Esqueça o Lightroom se for processar os raws, continua sendo bem ruinzinho, mesmo na última versão, apesar das melhoras. Se quiser resultados realmente compatíveis com o que a câmera é capaz de entregar, vá de Silkypix Pro 8 ou Iridient Developer, ambos pagos.

De resto, é tudo de bom.


« Última modificação: 06 de Novembro de 2017, 16:13:09 por AFShalders »


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2017, 16:33:34

2) Esqueça o Lightroom se for processar os raws, continua sendo bem ruinzinho, mesmo na última versão, apesar das melhoras. Se quiser resultados realmente compatíveis com o que a câmera é capaz de entregar, vá de Silkypix Pro 8 ou Iridient Developer, ambos pagos.

De resto, é tudo de bom.

CAPTURE ONE não funciona bem tbm?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2017, 16:53:45
CAPTURE ONE não funciona bem tbm?

Tem gente que adora. Eu não gosto, o sharpen dele é primitivo.


edw1979

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2017, 17:02:35
XT2,  XT20 XPRO2 e a nova XE3 você terá basicamente a mesma imagem, o que muda é o formato e alguns recursos da câmera.

Escolha a que lhe convier, talvez o melhor custo benefício seja a XT 20, consegue se ao redor de 4 mil reais.

A bateria vai durar muito menos que sua Canon,  pegue sobressalentes.

Nao acho que as lentes são caras, CASO você queira comparar com um setup equivalente em  full frame....  :assobi:

Fuji não faz lente meia boca,  a maioria é foda,  algumas excelentes e uma ou outra " apenas " ótimas.

Pagando à vista consegue-se lentes importadas oficialmente e com nota e garantia,  por preço equivalente a uns 20% a mais que nos EUA,  o que considero muito bom para quem não vai viajar pra lá .  Por exemplo lente de 56mm 1.2 que lá custava na ocasião 1000 dólares (agora promocionalmente 900)  peguei nova por R$ 3800....

E são lentes que dão "T" de fotografar.

CanoNikon,  a maioria das lentes cropadas não chega a ser ótima.  Aí não vale comparar o preço,  na minha opinião.

Para mim o enorme **contra** da Fuji ainda é a assistência precária no país é garantia  inexistente para as câmeras mais modernas que não são importadas oficialmente.

Quanto a você trocar sem precisar,  bem,  isso faz parte de todos os Hobbies. Não são gastos racionais e/ou necessários .
Eu gastei no meu setup Fuji o que alguns profissionais nao gastariam. Jamais terei retorno em $$$.

Só não deixar a D.  patroa descobrir.....
« Última modificação: 06 de Novembro de 2017, 17:20:01 por edw1979 »
Fujifilm X-T3/ X-T20/ X-T30 / X-M1 /X-T10/ Xpro1/56mm/90mm/18-55mm/XC50-230mm/ 23mm f2 & 1.4 / 55-200mm / 35mm f2 & f1.4 / 27mm f2.8 / 10-24mm f4 / 16 mm f1.4 & 2l8 / 100-400mm / 16-55mm f 2.8/ 50-140mm / Godox/
Nikon D200/D300 /D90 / D7200 / D7500 / D3 / D750 / D700 / D850 / F100/  Z6
Sigma Art  35, 50mm,  85mm & 135mm, 18-35 & 50-100mm
Nikkor 20mm ,24mm 35mm D/, 50mm 1.4 G/D  1.8G /105 mm 1.4/, 85mm 1.4D & 1.8G, 105 & 135mm f2 DC / 105mm 1.4/70-200 2.8 FL/24-70 2.8 VR/ 24-70 f4
Tamron 28-75..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2017, 17:33:39
É bem por ai. Aliás, nem para as câmera vendidas aqui pelo site deles eles dão garantia direito.

Mesmo as lentes tipo XC são excelentes oticamente.

Uma coisa que me irrita bastante nas Fujis é o anel de abertura nas XF. É muito fácil de mudar por engano a regulagem e não perceber. Uma vez fixei em ISO 200 e estava usando modo program, aí esbarrei no anel e fiz um monte de fotos em f16. Deveria haver uma resistencia maior ao mudar a regulagem.

As baterias da Fuji Não são caras se comparadas com as Canon. Tenho um monte delas e volta e meia estão em promoção no site da Loja Fuji.

Fui usuário de Nikon e Canon por décadas e não volto nem a pau, e estou usando as Fujis desde que eles vieram para o Brasil (X20/X30/X100/X-M1/X-E1/X-E2/X-T10 e X-T1). Nikon e Canon para mim morreram haha !


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2017, 20:25:50

Minha Dúvida maior é: Qual câmera comprar, de cara?

Preciso de uma Câmera que me atenda bem no ISO alto, pelos 8 a 10mil sem granular demais! Já que geralmente fotografo sem flash.


Sou usuário de FF Nikon (D750) e este ano resolvi montar um conjunto Fuji. Vou passar para você um pouco da minha experiência:
- O sensor das cameras de mesma geração são todos iguais, assim você não terá diferença na qualidade de imagem entre XT-20, XT-2, X-Pro2 ou XE3.
- Para uso profissional eu só recomendaria a X-T2 ou X-Pro2, mas eu prefiro a XT-2. Essas duas cameras tem uma construção mais robusta, portanto mais apropiada para este uso.
- Você consegue comprar quase tudo no mercado oficial (revendas oficiais da Fuji: Portssar, Angelfoto, Dalepro, Ponto Frio, Loja Fuji, etc) com garantia e NF
- As lentes são muito boas e precisam ser comparadas com lentes equivalentes. São caras como qq lente boa.
- Pesquisando sempre e com um pouco de paciência, montei um set de lentes (10-24, 55-200 e 100-400) pagando um preço equivalente ao que pagaria na B&H, todas com garantia e NF
- a camera (XT2) paguei um pouco mais caro, mas tenho visto ofertas melhores
- Em termos de ISO não posso comparar com a  Canon. A Fuji é cerca de 1 stop "mais ruidosa" que a D750, mas assim como esta possui uma recuperação de sombras muito boa.
- Uso Lightroom e estou satisfeito. O ponto mais critico é o sharpening, mas melhorou muito e existem diversas formas de conseguir um bom resultado com o proprio lightroom. Só experimentando para você decidir
- Estranhei um pouco no inicio, mas hoje estou muito satisfeito, e ainda aprendendo. Uma das coisas que ainda me irrita é o anel de abertura, que como foi dito é muito sensível. Além disso gostaria que houvesse a opção de usar o dial dianteiro para esta função.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2017, 20:26:12
Vou trazer minha experiência pessoal.

Sempre tive Canon.

Estava com um set redondinho com a 60D, lentes, flash, enfim, tudo tudo.

Fiz uma viagem pela Europa e coloquei na cabeça que ela era muito pesada e precisava de uma mirrorless.

Vendi TUDO e com a grana comprei só a camera e a lente do Kit da Oly.

Adorei a leveza, adorei a velocidade, detestei a bateria.

Aí chegou a bendita hora de comprar uma lente e... Deuses! Preços exorbitantes. Comprei lentes manuais, CFTV... Tudo pra ir levando o elefante branco.
Na hora de vender foi um parto e um prejuízo enormes.

Esse é meu caso e é beeeeem específico, não devendo ser levado como regra (até pq o mercado Oly e Fuji são diferentes), mas a todo momento ficava pensando: porque fiz essa maldita troca?

Quando finalmente vendi tudo com um prejuízo ímpar, tive problemas pessoais que drenaram a grana.

Só agora, um tempão depois, consegui comprar uma 80d e uma única lente...

Entrei numa de ajustar fotos antigas, desde o meu começo na fotografia, e descobri o óbvio: ter mudado de equipamento não me trouxe benefício técnico nenhum, mas me limitou quanto às lentes à disposição.

Se você for hobbysta como eu sou, meu conselho é que não faça o movimento irresponsável que eu fiz de sair trocando tudo logo de cara. Faça uma estimativa do quanto ganharia vendendo o que tem, o que conseguiria comprar de imediato, onde compraria e se supriria suas necessidades.



mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2017, 21:48:31

Se você for hobbysta como eu sou, meu conselho é que não faça o movimento irresponsável que eu fiz de sair trocando tudo logo de cara. Faça uma estimativa do quanto ganharia vendendo o que tem, o que conseguiria comprar de imediato, onde compraria e se supriria suas necessidades.

Meu caso é para trabalho mesmo... já fiz as contas e se vender o que tenho de Canon, compro Fuji na mesma linha sem investir! Então, para mim, um bom negócio... pelo menos eu mudo um pouco meu sistema sem investir!  :hysterical:

Sou usuário de FF Nikon (D750) e este ano resolvi montar um conjunto Fuji. Vou passar para você um pouco da minha experiência:
- O sensor das cameras de mesma geração são todos iguais, assim você não terá diferença na qualidade de imagem entre XT-20, XT-2, X-Pro2 ou XE3.
- Para uso profissional eu só recomendaria a X-T2 ou X-Pro2, mas eu prefiro a XT-2. Essas duas cameras tem uma construção mais robusta, portanto mais apropiada para este uso.
- Você consegue comprar quase tudo no mercado oficial (revendas oficiais da Fuji: Portssar, Angelfoto, Dalepro, Ponto Frio, Loja Fuji, etc) com garantia e NF

Luiz, estou de olho nas XT-20, XT-2 e X-Pro2 mesmo... mas pelo valor, acredito ficar na XT-20, não vi grandes diferença que me leve pagar tanto a mais pelas outras duas!
De lentes, procurando algumas específicas já... 56mm f/1.2, 16-55mm f/2.8 e a 23mm f/2, que é o que usado na Canon tbm! se der ainda a 35mm f/2.0... mas acredito que não! Guardar a grana para uma futura aquisição!

Obrigado edw1979 e AFShalders pelos comentários!  :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2017, 22:08:04
Fotografia para mim é por diversão... usei Canon APS-C e depois FF... hoje tenho uma Fuji XE2, 14mm 2.8 + 35mm 2.0 e 60mm 2.4, feliz da vida e não volto... muito, mas muito satisfeito mesmo.... porém, não trabalho com fotografia, no seu caso pensaria em alguns pontos:

1- Assistência técnica: para Canon encontramos assistência com maior facilidade, um cabo flat de lente estragado é facilmente encontrado e trocado com custo relativamente baixo... para a Fuji a coisa complica... tive problema com minha lente XF 27mm, já fora de garantia... enviei para a Lovatec - assistência oficial... recebi de volta com a informação que não havia conserto por falta de peças... enquanto a lente estava em venda oficialmente no site da Fuji... mandei para a Portsstar... consertaram, mas por um preço nada camarada e após 90 dias de espera... aguardando a importação da peça...

2- O uso de flash nas Fuji melhorou muito, e agora temos mais opções... mas novamente nada comparado a disponibilidade e custo de flashs para Canon - oficial ou paralelo, compatibilidade com TTL na sapata ou fora dela, disparo remoto, HSS, etc...

3- Processamento RAW - tudo bem processar RAWs FUJI no lightroom melhorou e muito, os problemas diminuiram e as coisas podem ser feitas somente nele... como dizem nos fóruns... o LR é bom o suficiente para processar os arquivos Fuji... mas espera aí... nós compramos uma camera top, lente ultra mega nitidez + abertura 1.2, 1.4 ou 2.0... para ter um resultado na edição "bom o suficiente"... uso para a minha diversão o Iridient X Transformer + LR, e mais recentemente o Capture One... tenho gostado da rapidez e resultados deste último...
Outro ponto, o LR mesmo que te atenda no processamento RAW FUJI... fica lento, mas muito lento para abrir uma sessão de fotos com arquivos RAF, em comparação com arquivos RAW Canon ou Nikon... não me imagino fazendo seleção de 300 - 500 fotos da FUJI, no LR.

Enfim, é isso... os comentários são de quem usa Fuji há quase 2 anos, que adora a camera e lentes e que não voltaria a ter Canon... mas que pensaria duas vezes para uso no trabalho... pelos motivos acima..

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2017, 23:16:42
Fotografia para mim é por diversão... usei Canon APS-C e depois FF... hoje tenho uma Fuji XE2, 14mm 2.8 + 35mm 2.0 e 60mm 2.4, feliz da vida e não volto... muito, mas muito satisfeito mesmo.... porém, não trabalho com fotografia, no seu caso pensaria em alguns pontos:

1- Assistência técnica: para Canon encontramos assistência com maior facilidade, um cabo flat de lente estragado é facilmente encontrado e trocado com custo relativamente baixo... para a Fuji a coisa complica... tive problema com minha lente XF 27mm, já fora de garantia... enviei para a Lovatec - assistência oficial... recebi de volta com a informação que não havia conserto por falta de peças... enquanto a lente estava em venda oficialmente no site da Fuji... mandei para a Portsstar... consertaram, mas por um preço nada camarada e após 90 dias de espera... aguardando a importação da peça...

2- O uso de flash nas Fuji melhorou muito, e agora temos mais opções... mas novamente nada comparado a disponibilidade e custo de flashs para Canon - oficial ou paralelo, compatibilidade com TTL na sapata ou fora dela, disparo remoto, HSS, etc...

3- Processamento RAW - tudo bem processar RAWs FUJI no lightroom melhorou e muito, os problemas diminuiram e as coisas podem ser feitas somente nele... como dizem nos fóruns... o LR é bom o suficiente para processar os arquivos Fuji... mas espera aí... nós compramos uma camera top, lente ultra mega nitidez + abertura 1.2, 1.4 ou 2.0... para ter um resultado na edição "bom o suficiente"... uso para a minha diversão o Iridient X Transformer + LR, e mais recentemente o Capture One... tenho gostado da rapidez e resultados deste último...
Outro ponto, o LR mesmo que te atenda no processamento RAW FUJI... fica lento, mas muito lento para abrir uma sessão de fotos com arquivos RAF, em comparação com arquivos RAW Canon ou Nikon... não me imagino fazendo seleção de 300 - 500 fotos da FUJI, no LR.

Enfim, é isso... os comentários são de quem usa Fuji há quase 2 anos, que adora a camera e lentes e que não voltaria a ter Canon... mas que pensaria duas vezes para uso no trabalho... pelos motivos acima..

Abraços

Obrigado pelo seu parecer sobre os equipamentos Fuji!
Sei de tudo isso... questão de garantias e manutenção, mas vai daquela, nunca precisei de nada para as minhas, a não ser uma limpeza da câmera mesmo. Rezo para não precisar na Fuji tbm. Mas acredito que mais um tempo isso mude, já que o mercado dela vem crescendo muito por aqui... até o problema de manutenção geralmente é devido a falta de peças no mercado.
De edição, não não ando 100% contente com o Lr a muito tempo... vai que assim mudo de vez! kkkkk
E dos flash, apesar de fotografar bastante eventos... raramente uso Flash e quando uso ainda é no Manual, que pelo que sei, flash que são compatíveis com Canon, tbm funcionam na Fuji em modo Manual.... então deu boa!

Mesmo assim, agradeço o depoimento!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2017, 07:11:13
Legal... como está ciente das possíveis dificuldades e a maior parte delas terá pouco impacto em sua forma de fotografar... acho que irá gostar muito do sistema Fuji...
Boas fotos e bem vindo ao clube !!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2017, 08:42:36
Boa sorte! Depois que se acostumar com a nova marca deixa um feedback …