Autor Tópico: Nikon encerra vendas no Brasil  (Lida 18051 vezes)

marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Novembro de 2017, 10:56:08
Pra mim não muda nada pois nunca comprei e nem iria comprar nada na loja oficial. O grande problema é a garantia, pois antes, mesmo comprando equipamento fora a Nikon dava 3 meses de garantia e agora já era.


Fico me perguntando se agora então podemos importar Nikon sem pagar impostos, pois agora ela é um produto que não existe no Brasil?  :ponder:
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


nicholascage

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #31 Online: 07 de Novembro de 2017, 11:22:05
Concordo com várias coisas.

O "se colar, colou" é uma delas. Só que eu entendo que, eu faria a mesma coisa. Tipo: cobra super caro pra compensar o risco, se os caras comprarem, ótimo (sempre tem uma universidade, ou filho de político que compra, ou mesmo empresas grandes, órgãos do governo e etc.).

Só não entendi a parte das "empresas do mercado cinza", como seria isso? Talvez seja bobeira minha - na minha cabeça o mercado cinza não paga os impostos e taxas todos e não tem tanta "seriedade" com relação aos funcionários. Cito isso com base nos stands dos mini shoppings (como os da Santa Ifigenia e Boulevard Montimare de SP)... tipo é tudo muquifo, irregular, sempre ali na fronteira do legal/ilegal...

Já vi casos aqui em SP de stand que vendia camera mais barato que a B&H ou a Monte Carlo, daí obviamente pensei: como é que esses caras trazem o produto de fora e vendem mais barato do que eles compram lá?

Não é do fabricante que eles compram...

Mercado cinza significa apenas que o produto não tem origem oficial, não são importados pelo próprio fabricante ou distribuidor autorizado pelo fabricante. Não significa que não paguem impostos. Certo que tem muita muamba por ai, mas tem empresas do mercado cinza plenamente regulares com preços muito melhores.

Como diz a notícia da Nikon trata-se de reestruturação, eu acredito que apesar dos preços altos a empresa no Brasil devia ser lucrativa mas não lucrativa o suficiente para dispersar seus recursos globais. A empresa está com dificuldades globais, e nestes casos é comum fecharem operações em todos os mercados menos interessantes para se focar apenas nos mercados que trazem maior lucro afim de dominar tais mercados. Porem se cobrassem menos, talvez o Brasil se torna-se um mercado interessante?

Na minha opinião a Canon e Nikon ou vão fechar no mundo inteiro ou vão se tornar empresas muito pequenas de nicho tipo Leica que pegou o nicho boutique. O mercado optou pelas câmeras mirrorless, no exterior Sony, Fujifilm, Panasonic, Olympus estão aos poucos tomando todo o mercado que tradiconalmente a Canon e Nikon dominavam. A Nikon nem sistema mirrorless tem e o da Canon é arcaico, se não mudarem e muito rápido eu não vejo futuro nem no curto prazo.

Nos EUA em 2011 100% do mercado de câmeras "interchangable lens" era DSLR. Em 2017 o mercado DSLR caiu para 64%, o resto é mirrorless. E Sony já ocupa o segundo lugar do mercado de câmeras "interchangable lens".

Fonte https://www.slrlounge.com/cipa-releases-figures-on-marketshare-of-dslrs-vs-mirrorless/

Mas bom, para mim isso também não importa pois eu estou atras de uma mirrorless Fujifilm preferencialmente mas a única coisa que nos chega no país a preços razoáveis ainda são Canon e Nikon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 07 de Novembro de 2017, 11:22:32


Já vi casos aqui em SP de stand que vendia camera mais barato que a B&H ou a Monte Carlo, daí obviamente pensei: como é que esses caras trazem o produto de fora e vendem mais barato do que eles compram lá?

Não é do fabricante que eles compram...

Mercadoria roubada.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:12:14
Pra mim não muda nada pois nunca comprei e nem iria comprar nada na loja oficial. O grande problema é a garantia, pois antes, mesmo comprando equipamento fora a Nikon dava 3 meses de garantia e agora já era.


Fico me perguntando se agora então podemos importar Nikon sem pagar impostos, pois agora ela é um produto que não existe no Brasil?  :ponder:

bom argumento...

Só acho que se ela se reestruturar e ficar bem lá fora não  vai mudar nada para 99% dos usuários nikon. Como o pessoal disse, quase ninguém compra da loja oficial. E se souber de quem comprar pode até negociar uma possível garantia de 1 ano ou mais, já que lá em Miami a garantia é válida, só guardar o invoice...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:14:18
Sarcasmo: "Caramba agora os produtos no Mercado Livre da Nikon vão sumir, ninguém mais vai vender Nikon no mercado Cinza. Preciso migrar para Canon o quanto antes, pois minhas lentes simplesmente pararão de funcionar em 31/12/17"

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:28:16
Assim que soube da notícia logo me veio a mente o, provável, maior distribuidor de produtos Nikon para o Brasil: Paraguai  :D...
Se não for o maior, com certeza é muito relevante, pois abastece o mercado paralelo do país e deve ter sido esse fator "concorrência" que desestimulou a manutenção da Nikon Store no Brasil, o que é compreensível, considerando os altos custos de importaçao e outros encargos do país, além da fiscalizaçao ineficiente e mercado comprador que prioriza preço acima de tudo.

Mas apesar do fechamento da Nikon Store, a Nikon, que atua também em outras áreas além da fotografia, continuara presente no Brasil, incluindo com assistência técnica, atendendo produtos na e fora da garantia.
Lendo o comunicado oficial atentei para um detalhe importante, que reproduzo abaixo:

"Produtos em garantia, incluindo aqueles comercializados pelo e-commerce da Nikon do Brasil até o dia 31 de dezembro de 2017, continuarão com os períodos de garantia honrados. Para produtos fora da garantia, sempre que possível, a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários."

Entre outras questoes que comento abaixo, o termo INCLUINDO q aparece no comunicado, pressupõe que outros produtos nao comercializados pela Nikon Store do Brasil continuarao tendo seus periodos de garantia honrados.  A frase que trata dos produtos comercializados pela Nikon Store é explicativa. Se a intençao fosse indicar que apenas esses produtos continuariam a ser cobertos dentro do periodo da garantia, bastaria deixar somente a frase central que ficaria mais do que explícito.

Por outro lado, se no comunicado ficasse muito evidente que a Nikon honraria a garantia internacional (Americas, q inclui America do Sul), ficaria claro que ela declinou da comercializaçao local em favor do mercado paralelo (contrabando, principalmente via Paraguai). Enfim, se  a Nikon  mantiver representaçao no Brasil, e ela vai manter, incluindo a assistência técnica, ela se verá obrigada a atender a garantia internacional (Américas) como consta no termo oficial de garantia, indicado abaixo. Extra oficialmente ela deve ter concluído é que muito mais lucrativo exportar para o Paraguai do que vender oficialmente no Brasil rsrs...

Salvo engano, a decisao de encerramento da Nikon Store, trata-se de uma ótima noticia para o mercado paralelo, a nao ser que ela mantenha a distribuiçao para o comercio regular, nao especializado, ai continuará a valer a garantia local..


Termo de garantia Nikon:
https://www.nikonimgsupport.com/ni/NI_article?articleNo=000001237&lang=en_US

Nikon Digital Imaging Warranty

Nikon USA Warranty Policy
Digital Imaging Products
THIS IS YOUR NIKON INC. ONE YEAR LIMITED WARRANTY (VALID IN THE CONTINENTAL UNITED STATES, ALASKA, HAWAII, CENTRAL AND SOUTH AMERICA, AND THE CARIBBEAN). YOU MUST PRESENT THIS FORM TOGETHER WITH PROOF OF PURCHASE AND PROOF OF PURCHASE DATE (BILL OF SALE) TO OBTAIN WARRANTY SERVICE.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2017, 12:57:08 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:39:45
acho que o que eles quiseram dizer com Incluindo é que mesmo comprando agora até 31 de dezembro (que seria os produtos ponta de estoque) também estarão inclusos na garantia...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:49:08
Pelo que está escrito, o "incluído" está se referindo aos produtos comercializados após esse anúncio pelo e-commerce Nikon Brasil.

Na verdade, na minha opinião, eles não querem mais cobrir possíveis recall de produtos do mercado cinza, que basicamente era o que a Nikon Brasil mais fazia.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:52:17
Perguntei pra eles, olha o que responderam:



Olá Marcelo,


A Nikon está encerrando apenas as vendas de produtos fotográficos no Brasil. O suporte ao consumidor e a assistência técnica, bem como os demais segmentos de negócios da empresa, continuam operando normalmente no país.
De acordo com nossa política local de garantia, equipamentos adquiridos em outros países e/ou canais, por exemplo, não são cobertos pela garantia no Brasil. Em caso de dificuldade técnica e quando possível este equipamento será reparado pelo Serviço Técnico Autorizado, mas o serviço e as peças utilizadas no seu reparo serão cobrados separadamente.


Atenciosamente;


Nikon Brasil




Ou seja, agora é PY com 3 meses de garantia pelo vendedor
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:56:46
Perguntei pra eles, olha o que responderam:



Olá Marcelo,


A Nikon está encerrando apenas as vendas de produtos fotográficos no Brasil. O suporte ao consumidor e a assistência técnica, bem como os demais segmentos de negócios da empresa, continuam operando normalmente no país.
De acordo com nossa política local de garantia, equipamentos adquiridos em outros países e/ou canais, por exemplo, não são cobertos pela garantia no Brasil. Em caso de dificuldade técnica e quando possível este equipamento será reparado pelo Serviço Técnico Autorizado, mas o serviço e as peças utilizadas no seu reparo serão cobrados separadamente.


Atenciosamente;


Nikon Brasil




Ou seja, agora é PY com 3 meses de garantia pelo vendedor

Fiquei na dúvida agora. Ainda existirão produtos fotográficos Nikon vendido por varejistas aqui com garantia Nikon?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #40 Online: 07 de Novembro de 2017, 12:57:21
Pelos preços dos equipamentos no site oficial, até que durou muito. Mas acredito que não muda muita coisa para os brasileiros, já que quase todos adquirem "por fora".

Até a Sony Brasil tem preços mais atraentes do que a Nikon Brasil. Aliás já vi câmeras Sony sendo vendidas a preços iguais ao do ML.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 07 de Novembro de 2017, 13:03:31
Fiquei na dúvida agora. Ainda existirão produtos fotográficos Nikon vendido por varejistas aqui com garantia Nikon?

Essa é a questão Rafa: se a Nikon continuar importando e distribuindo seus produtos no varejo do Brasil, valerá apenas a garantia local. Se não, legalmente, deverá valer a internacional/Americas..  Se ela encerrou a venda direta por nao ser lucrativa, tenho dúvidas que vendendo somente para o varejo ela teria lucro. Nesse caso tem a concorrencia do mercado cinza, importaçao legal, direta, mas nao oficial.  Complicado isso, mas se ela parar de importar direto e der garantia, o mercado Nikon tende a crescer no país, em funçao do baixo custo de aquisiçao. Nome ela já tem, nao precisa de promoção..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 07 de Novembro de 2017, 13:19:44
Rafa, pra mim ficou bem claro, equipamentos importados ou de outros canais não terão garantia e qualquer conserto será pago.


Agora não sei como as lojas vão fazer, pois por lei esses produtos tem 90 dias de garantia, se a Nikon não dá a loja irá arcar com o conserto, será que isso vai inflacionar os preços?
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 07 de Novembro de 2017, 13:35:56
Agora não sei como as lojas vão fazer, pois por lei esses produtos tem 90 dias de garantia, se a Nikon não dá a loja irá arcar com o conserto, será que isso vai inflacionar os preços?

Só se for para baixo...
Se com a rede atual, a assistencia da NIkon já é bem ruinzinha e demorada, imagina depois ? Um amigo meu é dono de uma das mais tradicionais assistencias técnicas daqui do Rio, e de um ano para cá parou de pegar Sony e só estava com Canon e Nikon. Nessa época já reclamava horrores da Nikon por não fornecer peças de reposição. Podem ter certeza que a coisa vai piorar muito.

Acho que montão de pessoas mudarão de Nikon para Canon, principalmente os profissionais.

Uns meses atrás estava cogitando a possibilidade de uma D610 mas já desisti. Se for para comprar algo sem assistencia oficial aqui, compro uma Pentax K1.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2017, 13:36:41 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 07 de Novembro de 2017, 13:37:12
Rafa, pra mim ficou bem claro, equipamentos importados ou de outros canais não terão garantia e qualquer conserto será pago.


Agora não sei como as lojas vão fazer, pois por lei esses produtos tem 90 dias de garantia, se a Nikon não dá a loja irá arcar com o conserto, será que isso vai inflacionar os preços?

Acho que vai continuar a mesma coisa.

Só fica a dúvida para quem quer fazer seguro, precisa de NF?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.