Autor Tópico: Nikon encerra vendas no Brasil  (Lida 18055 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 08 de Novembro de 2017, 07:50:27
É por um período apenas.


Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Sim... já li que algumas pouquíssimas marcas tem isso... seria mais um tipo de seguro acidente kkkkk ou melhor... seguro cagaço...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #76 Online: 08 de Novembro de 2017, 08:54:38
No cenário brasileiro, a Nikon já mostrava sinais que não tinha muito interesse em aumentar suas vendas no país, mesmo fazendo algumas propagandas na TV e nas revistas de fotografia.
Não participou de algumas feiras fotográficas que ocorreram nesses 2 ou 3 últimos anos. Durante a crise econômica, a Canon e a Sony fizeram diversas promoções nos sites oficiais, enquanto a Nikon continuou inerte.



Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 08 de Novembro de 2017, 09:53:00
Nunca comprei nada no site da Nikon e pelos preços praticados lá acho que nunca iria comprar mesmo!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 08 de Novembro de 2017, 10:53:21
Nunca comprei nada no site da Nikon e pelos preços praticados lá acho que nunca iria comprar mesmo!

Tirando os itens fora da curva as vezes realmente o valor era bem acima do "real" praticado pelo mercado cinza ou vendido lá fora pela BH por exemplo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #79 Online: 08 de Novembro de 2017, 21:46:46
A Nikon foi a pioneira em cameras a prova d'água mas, no Digital ela só lançou um modelo a prova d'água que trocasse lentes, após os celulares Sony, e depois Samsung, já serem a prova d'água... Pq enrolou tanto ?
(política conta gotas)

Pq esperou 5 anos para por um concorrente para a Gopro ? (inovação zero)

Pq não lançou modelos DSLR como o efeito das lentes de celular com bokeh variável ??? (Moto Z2, Note 8...) (inovação zero)

Pq as 70-200mm 2.8 v2, ampliam menos que as v1 ? (enrolando clientes...)

Pq as 55-200mm v2, tem menos nitidez que a v1 ? (enrolando clientes parte 2)

Pq mentiu ao dizer que a D800 usava o sistema de foco da D4 e mente ao dizer que a D850 usa o da D5 ? (enrolando clientes parte 3)

Pq diz que a D7200 tem buffer para 100 fotos JPG se ela não tem ? (enrolando clientes parte 4)

Pq a 70-300mm AF-S dela tem menos nitidez que uma Coolpix com zoom equivalente e é mais cara que a Coolpix ?  :eek:

Pq indica a D850 para video sem avisar que, em video, ela nao tem solução eficiente de foco automático ? (estilo dual pixel)

Pq lança uma Nikon Df caríssima com apenas 16 Mpix se ela já tinha a D800 com 36Mpix ???  :aua:

Pq nao tem concorrente para a SL1 até hoje ?

Pq nao tem um Pixel Shift ? Enfim não tem nada atraente mesmo que "cosmético" como pixel shift, só para se diferenciar e vender ???


aff.. desisto...



Sent from my Hasselblad (graças a Deus te abandonei a tempo, Nikon) using Tapatalk...
Muito bem pontuado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #80 Online: 08 de Novembro de 2017, 21:53:25
Mercado cinza significa apenas que o produto não tem origem oficial, não são importados pelo próprio fabricante ou distribuidor autorizado pelo fabricante. Não significa que não paguem impostos. Certo que tem muita muamba por ai, mas tem empresas do mercado cinza plenamente regulares com preços muito melhores.

Como diz a notícia da Nikon trata-se de reestruturação, eu acredito que apesar dos preços altos a empresa no Brasil devia ser lucrativa mas não lucrativa o suficiente para dispersar seus recursos globais. A empresa está com dificuldades globais, e nestes casos é comum fecharem operações em todos os mercados menos interessantes para se focar apenas nos mercados que trazem maior lucro afim de dominar tais mercados. Porem se cobrassem menos, talvez o Brasil se torna-se um mercado interessante?

Na minha opinião a Canon e Nikon ou vão fechar no mundo inteiro ou vão se tornar empresas muito pequenas de nicho tipo Leica que pegou o nicho boutique. O mercado optou pelas câmeras mirrorless, no exterior Sony, Fujifilm, Panasonic, Olympus estão aos poucos tomando todo o mercado que tradiconalmente a Canon e Nikon dominavam. A Nikon nem sistema mirrorless tem e o da Canon é arcaico, se não mudarem e muito rápido eu não vejo futuro nem no curto prazo.

Nos EUA em 2011 100% do mercado de câmeras "interchangable lens" era DSLR. Em 2017 o mercado DSLR caiu para 64%, o resto é mirrorless. E Sony já ocupa o segundo lugar do mercado de câmeras "interchangable lens".

Fonte https://www.slrlounge.com/cipa-releases-figures-on-marketshare-of-dslrs-vs-mirrorless/

Mas bom, para mim isso também não importa pois eu estou atras de uma mirrorless Fujifilm preferencialmente mas a única coisa que nos chega no país a preços razoáveis ainda são Canon e Nikon.
Eu concordo parcialmente.

O maior público que ainda compra DSLR são os amadores/entusiastas e hobbistas profissionais que eventualmente fazem alguns trabalhos. Esse público ainda compra e vai comprar muita Rebel/D3400 porque a razão custo x benefício é muito grande e a outra parcela vai na novidade e leveza das mirrorless.
Agora para o mercado mais profissional as DSLRs ainda são imbatíveis pela robustez, sistema de foco, lentes, etc...

O que está matando as grandes da fotografia são os smartphones e não as mirrorless. Veja as câmeras compactas, já morreram. Eu tenho um iPhone 7 Plus e posso dizer, o a câmera realmente é muito boa para a maioria das aplicações que um amador precisa, ainda mais sabendo fazer edição no LR mobile.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #81 Online: 08 de Novembro de 2017, 22:03:59
Claro que para mim que saiu do Brasil é fácil falar agora mas a não critico a decisão da Nikon. Eu também faria a mesma coisa. Eu só teria feito uma única coisa antes, tentar colocar a Nikon Store BR no mesmo nível da Canon com algumas promoções em lente e alguns corpos para verificar a aderência.

Mas não seremos hipócritas, a maioria de nós compra no mercado cinza ou de usados por fatores do poder de compra do Brasileiro. Era meio óbvio que esse dia ia chegar.

Eu lembro da época que a loja da Fuji estava com preços bons e justos, foi entre final de 2013 e final de 2014. Muitas pessoas naquela época compraram mas com certeza as vendas não justificaram manter toda a estrutura caríssima aqui do Brasil. Hoje a única loja "decente" é a da Canon e só se mantém porque o número de usuários Canon deve ser maior que a soma de todos os outros usuários de máquinas e mais um pouco.

Agora essa história de ter loja oficial da marca no país eu acho o maior mimimi. Mesmo aqui nos EUA com as lojas oficiais de Canikon, a maioria compra na BH, Amazon e Adorama porque costumam algumas promoções, entregas mais rápidas e sites de e-commerce mais interessantes. Para a marca o que vale mesmo é vender a câmera, seja por qual loja tenha sido feita.
A Nikon sabe, por exemplo, que no Brasil quem quiser comprar Nikon vai continuar comprando paralelamente como se faz hoje.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 09 de Novembro de 2017, 06:12:38
Claro que para mim que saiu do Brasil é fácil falar agora mas a não critico a decisão da Nikon. Eu também faria a mesma coisa. Eu só teria feito uma única coisa antes, tentar colocar a Nikon Store BR no mesmo nível da Canon com algumas promoções em lente e alguns corpos para verificar a aderência.

Mas não seremos hipócritas, a maioria de nós compra no mercado cinza ou de usados por fatores do poder de compra do Brasileiro. Era meio óbvio que esse dia ia chegar.

Eu lembro da época que a loja da Fuji estava com preços bons e justos, foi entre final de 2013 e final de 2014. Muitas pessoas naquela época compraram mas com certeza as vendas não justificaram manter toda a estrutura caríssima aqui do Brasil. Hoje a única loja "decente" é a da Canon e só se mantém porque o número de usuários Canon deve ser maior que a soma de todos os outros usuários de máquinas e mais um pouco.

Agora essa história de ter loja oficial da marca no país eu acho o maior mimimi. Mesmo aqui nos EUA com as lojas oficiais de Canikon, a maioria compra na BH, Amazon e Adorama porque costumam algumas promoções, entregas mais rápidas e sites de e-commerce mais interessantes. Para a marca o que vale mesmo é vender a câmera, seja por qual loja tenha sido feita.
A Nikon sabe, por exemplo, que no Brasil quem quiser comprar Nikon vai continuar comprando paralelamente como se faz hoje.
Acho que a maior perda não é a loja oficial.  Isso ninguém liga. Mas é a declaração de que nenhum equipamento, independente se comprado fora ou dentro do país, terá garantia pela Nikon. Isso, em caso de um recall, por exemplo, é bem grave.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 09 de Novembro de 2017, 08:05:13
Acho que a maior perda não é a loja oficial.  Isso ninguém liga. Mas é a declaração de que nenhum equipamento, independente se comprado fora ou dentro do país, terá garantia pela Nikon. Isso, em caso de um recall, por exemplo, é bem grave.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Isso levanta uma dúvida mesmo... mas será que em caso de recall comprovado não vão fazer a manutenção gratuita?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 09 de Novembro de 2017, 11:45:16
Ter ou não ter loja oficial, é irrelevante... em vários setores não temos lojas de venda direta do fabricante para o consumidor final, e nos casos que temos, funcionam muito mais como vitrine para expor os produtos da marca do que como real fonte de compra para os usuários... já que evitam praticar preços menores que o dos revendedores...
O que está em jogo é a saída da Nikon oficialmente do Brasil, este é o grande problema... quanto aos recalls devem honrar, mas imagina ter de enviar a câmera para o exterior, esperar reparo e retorno ao Brasil...
Quanto a Canon... não vejo motivo para alegria...só existe jogo com adversário... ela sozinha aqui, concentrando vendas em seu site e com bons preços.... será que isso é sustentável? Até quando?
Esse mercado de DSRL de entrada, será o que mais vai encolher com esta evolução de celulares para fotografia... não que substituam por completo... mas para muita gente são bons o "suficiente"...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 09 de Novembro de 2017, 11:49:28


Agora massa eh ver Canonzeiro comemorando a saída de uma das mais importantes marcas de fotografia do país como se o time rival tivesse sido rebaixado, não percebendo que monopólio só eh ruim pro consumidor.
 :aua:


Pobres coitados.
Não enxergam que se a Canon ficasse só aqui iam deitar e rolar nos preços.
Deixa o tempo passar.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 09 de Novembro de 2017, 11:51:56
Ter ou não ter loja oficial, é irrelevante... em vários setores não temos lojas de venda direta do fabricante para o consumidor final, e nos casos que temos, funcionam muito mais como vitrine para expor os produtos da marca do que como real fonte de compra para os usuários... já que evitam praticar preços menores que o dos revendedores...
O que está em jogo é a saída da Nikon oficialmente do Brasil, este é o grande problema... quanto aos recalls devem honrar, mas imagina ter de enviar a câmera para o exterior, esperar reparo e retorno ao Brasil...
Quanto a Canon... não vejo motivo para alegria...só existe jogo com adversário... ela sozinha aqui, concentrando vendas em seu site e com bons preços.... será que isso é sustentável? Até quando?
Esse mercado de DSRL de entrada, será o que mais vai encolher com esta evolução de celulares para fotografia... não que substituam por completo... mas para muita gente são bons o "suficiente"...
Eu também acho que o maior problema seria no caso de um recall. Ter que mandar a camera practice fora pra ela ser taxada na volta.
Agora, quanto a "alegria", é muita burrice achar isso uma notícia boa. Eu uso Canon e Fuji e acho isso ruim pra todo mundo.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 09 de Novembro de 2017, 11:54:20
Pobres coitados.
Não enxergam que se a Canon ficasse só aqui iam deitar e rolar nos preços.
Deixa o tempo passar.
Não estou comemorando nada. Tenho uma D810 no estúdio, não uso, mas vai que precisa de um recall... Vou ter que abrir ela sozinho.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 09 de Novembro de 2017, 12:04:49
Eu também acho que o maior problema seria no caso de um recall. Ter que mandar a camera practice fora pra ela ser taxada na volta.
Agora, quanto a "alegria", é muita burrice achar isso uma notícia boa. Eu uso Canon e Fuji e acho isso ruim pra todo mundo.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Verdade Cláudio, hoje uso Fuji... mas é incômodo a redução das opções e concorrência, todos perdemos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 09 de Novembro de 2017, 13:10:19
Eu não consigo entender essa questão de garantia só valer no país de origem. E se viajo comprando coisas pelo mundo? Eles querem dizer que o produto é falso? Ora. Eu estou em londres agora. Meu MacBook 2014 está com uns pontos de descolamento no coating da tela. Levei na loja e me deram uma tela nova. Mesmo tendo comprado no Brasil. Hoje em dia as pessoas viajam pelo mundo todo. Ainda mais fotógrafos. É uma crítica não só à Nikon, mas a todos que não reconhecem compras fora do país.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

No mundo globalizado atual isso é um absurdo sem tamanho.
Gostaria de saber se alguém que comprou produto fora do Brasil e teve garantia negada se recorreu à justiça. E se eventualmente venceu.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva