Enquete

Qual é a sua avaliação para a foto?

Excelente
1 (3.3%)
Boa
20 (66.7%)
Razoável
8 (26.7%)
Ruim
1 (3.3%)
Péssima
0 (0%)

Votos Totais: 29

enquete encerrada: 23 de Novembro de 2017, 01:08:44

Autor Tópico: Estou aprendendo  (Lida 2594 vezes)

cezarabud

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Novembro de 2017, 01:08:44

1/160
f2.8
iso 1250
50mm (17-50)

Sou novo no forum e tb nao sei bem como funciona, tentei seguir as regras do topico criado!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 01:11:06 por cezarabud »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2017, 01:21:52
Titulo não conecta.
Enquadramento poderia ser melhor.
Momento da foto poderia ter mais expressividade.
Sombra do microfone estragou o rosto.
Estourou highlights.
Tipografia no fundo (poluído) chama muito a atenção.

Mano velho, estude livros básicos, enquadramento, composição, iluminação, pós produção.
Mas jamais deixe de clicar, sua foto seguinte será sempre melhor.
Comida é arte.


cezarabud

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2017, 01:26:53
** moderado **

CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.
   CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho.

Se quiser interagir com os outros usuários, podes postar na Galeria de Fotos.
Aqui no Corredor Polonês (como o título sugere), é levar pauladas (críticas saudáveis) para que sua fotografia melhore.

 :ok:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 09:42:33 por amador47sc »


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2017, 04:15:05
É uma ótima foto, o Macrolook foi duro demais na crítica, nesse situaçao e com esse equipamento ninguém teria conseguido tirar uma foto que ele não fosse criticar.

Aqui vai a minha:
Enquadramento podia ser um pouquinho mais pra direita, ou talvez uma foto vertical seria melhor pois mostraria mais o resto da banda ao fundo.
O foco ficou excelente.
Gostei bastante das cores.
A sombra do microfone é um detalhe que gastando um tempinho no photoshop da pra melhorar bem.

É uma foto boa o suficiente pra qualquer revista ou flyer. Melhor do que isso só estando em uma posição mais privilegiada e com equipamento mais nervoso.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2017, 13:38:43
o pior da foto: o cantor não estar "cantando", ou seja, poderias ter esperado um melhor momento..
ideal colocar um título que corrobore com a foto.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2017, 18:45:19
Enquadramento podia ser um pouquinho mais pra direita...
À direita? À direita do fotografado ou da foto?

Well... não sei, mas, acho, se você fotografou com uma 17~50 em 2.8, creio que o zoom estava mais perto de 17mm do que em 50mm. Se fosse possível, acho que essa foto em 50mm ficaria melhor.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2017, 18:51:46
Acho que o pessoal aqui tá sendo duro demais.  :eek:

Fotos deste tipo, eu imagino se estivessem em uma publicação, como pareceriam? Neste caso, a foto passaria fácil por uma foto de mídia digital.

Eu gostei das cores, embora, se fosse uma foto artística (vale a ressalva acima), o azul do painel tenha destoado da paleta de cores do resto da foto. Mas não acho que seja um problema de verdade.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2017, 23:31:57
Corredor é isso, cada um critica com sua visão técnica ou pessoal, o sujeito que posta já sabe o que lhe espera, faz parte do crescimento, o que é inadimissível são criticas vazias.
Se for inteligente absorverá como algo positivo, se for arrogante vai achar que foi  bullying... :D
Comida é arte.


marciomrj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2017, 19:15:08
Cara, primeiro meus parabéns, achei muito bacana a foto! Cores e foco bem bacanas!

Eu acho que seria válido um enquadramento com o cantor um pouco mais pra esquerda, no terço esquerdo, já que ele está olhando levemente para direita e esperaria um momento mais expressivo do cantor. Além disso, com um zoom ou angulação um pouco maior poderia excluir as cabeças que aparecem na parte inferior da foto.

Abs.
Nikon D7100
Nikkor 50mm e 85mm f1.8
Nikkor 12-24mm f4
Sigma 18-35mm f1.8
Rokinon 8mm f3.5


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2017, 08:40:13
Foco cravadinho, o contraste incomodou um pouquinho só, o enquadramento e o momento do click não foi o ideal. Mas na média a foto está boa!


msfazer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:33:25
Também achei um pouco duras as críticas.
Tem dois detalhes que chamaram atenção aí que posso até concordar.... a sombra do microfone no rosto e, principalmente, o fato dele estar segurando o microfone e não cantando/tocando...

Mas de resto, gostei da foto.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2017, 14:10:04
eu achei mto boa.

De fato o microfone sombrear a cara dele foi um azar danado. Se ele estivesse um pouco afastado ou em alguma posição um pouco diferente, teria evitado esse problema. Com relação às cores, luzes, enquadramento não vi problema nenhum. Até achei bom exatamente onde ele tá... pq querer botar no terço só por convenção, não é argumento válido pra se fazer não. É extremamente vazio. A sugestão da foto em vertical achei válida.

O que acho bastante curioso é que tem gente que mal sabe tirar fotografia direito ficar dando pitaco mal embasado e umas duras ferradas como se tivesse alguma propriedade sobre o assunto. Não to falando que o cara precisa ser um gênio da fotografia, nem artista ou qualquer coisa do tipo.

O complicado é que aqui o pseudo-crítico é totalmente blindado pelas regras pra falar abobrinhas uma vez que não há possibilidade de dar uma contra-resposta aos críticos. Essa regra corta a possibilidade do autor de contextualizar e preparar melhor os supostos avaliadores (pra uma melhor avaliação, ou seja, avaliação mais inteligente e pensada) abre precedentes negativos, como podemos ver aqui no tópico.

A galeria, por exemplo, não é um espaço pra crítica, apesar de existir. Eu imagino que lá era apenas um espaço pra reflexão sobre a imagem e conversa sobre o assunto. Então essa pasta, em teoria, é o único espaço formal destinado pra avaliação/crítica. Porque pelo andar da carruagem, o que parece ser atualmente é:

Galeria: Críticas com diálogo liberado entre o autor e convidados.
Corredor: Críticas sem diálogo entre os envolvidos. Escute qualquer merda e fique calado.

Ou é o primeiro que está errado ou é o segundo que está errado.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 13:58:42 por amador47sc »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2017, 01:38:13
Vou vestir a carapuça, já que sei que as críticas mais "duras" vieram da minha opinião:
O autor da foto me contactou por mp, me agradeceu, e eu, humildemente disse que aquela era MINHA opinião com o POUQUÍSSIMO que sei sobre fotografia, mas que de forma alguma tive intenção de ser rude ou soberbo, principalmente por ter consciencia que não sei muito, sou novato ainda.

O autor que poderia ter ficado chateado não ficou, levou na tranquilidade, agora Lee, não é de hoje que sei que não lhe agrado, e na boa, não me esforçarei para isso, nem um pouco, não dá para agradar a todos e nem quero.
Odeio indiretas, para mim, o melhor é ser direto e objetivo.


« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 13:59:58 por amador47sc »
Comida é arte.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2017, 13:55:37
** comentário da moderação **

OBJETIVOS DA SALA: Nesta sala devem ser postadas imagens que o autor imagina terem problemas a serem resolvidos. O corredor polonês não deve ser usado com o objetivo de discutir ou obter lições sobre fotografia, seu objetivo é propiciar ao autor da foto postada um espaço reflexivo, estruturado com base em uma avaliação tanto quantitativa como qualitativa a respeito de como o trabalho é visto pelos demais usuários
Neste sentido a enquete funciona como um termômetro para que o autor possa avaliar o quanto tais problemas impactam na percepção dos usuários a respeito de sua fotografia, garantindo-se o anonimato de quem posta para que este possa expor sua real percepção da imagem. Já as postagens atuam como uma ferramenta de análise qualitativa, estruturada na idéia de fornecer subsídios, uma vez que quem visita pode ou não tecer comentários para apontar os problemas encontrados e até mesmo propor melhorias. O autor não poderá replicar comentários, para que isso não iniba a participação dos menos experientes e permita que a análise se desenvolva de forma reflexiva e não através de dicas e sugestões como nas demais salas de exposição do fórum.
Se desejar críticas detalhadas ou mesmo um debate com os demais foristas, existe a sala Galeria de Fotos, onde tal tipo de interação é incentivada.



banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2017, 23:51:43
Achei a foto boa também, não tem nenhum erro aparente, apesar de não ser aquelaaa foto que chame a atenção.
Só podia ter escolhido um momento melhor mesmo, uma ação ou expressão do cantor.
E o título não tem nexo também.
Foto de show assim é dificil controlar diversos fatores, galera quer cagar regras na foto ainda :doh: