Autor Tópico: Só um papo furado: recuperei minha NEX furtada  (Lida 1274 vezes)

cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Novembro de 2017, 09:21:54
Pessoal,
Um relato que quero dividir com vocês:
Em 06/2017 tive minha Sony Nex F3 e um conjunto de lentes furtados do interior de meu veículo em Curitiba. Na época abriram o carro só para roubarem o estepe, tanto que no interior no veículo não mexeram em nada. Porém eu deixava a câmera no porta-malas achando que desta forma ela estava segura, ou seja, o bandido levou um estepe e um "brinde" muito bom.
Fiz boletim de ocorrência mas já com a certeza que tinha perdido meu equipamento.
Só que desde então, nos primeiros meses eu entrava todos os dias na OLX procurando a câmera. Busca que dei por encerrada mês passado. Mas sábado, estava de bobeira em casa e resolvi entrar na OLX para analisar o que poderia ter de interessante (sem pensar na NEX), já na primeira página vejo "Câmera Sony NEX com conjunto de lentes", olho as fotos e... "é meu conjunto por$@", aí vem o segundo pensamento: será que é? A certeza veio não só por ser exatamente as mesmas lentes mas por uma lente específica manual e seu adaptador, lente que comprei de um usuário aqui do fórum.
Pois bem, hoje não moro mais em Curitiba, fiz contato com um amigo da polícia civil de lá, negociei a compra com o vendedor, viajei para lá e no local marcado, com a ajuda dos policiais recuperei meus objetos que estavam intactos, do jeito que perdi, inclusive na mesma bolsa (quando o cara apareceu com a bolsa, já vi que era a minha, conferir o número de série foi só para dar certeza aos policiais).
Sobre o vendedor, achamos (eu e os policiais) que ele não é bandido "profissional", porém cometeu o crime de receptação. O cara aparentemente gente boa, com emprego fixo etc, disse que comprou de outro usuário da OLX. Não sei se é verdade ou não e nem cabe a eu analisar.
Uma atitude simples que eu não dava importância mas que me ajudou: Guardar caixas e notas fiscais de equipamentos, tendo a caixa e a nota fiscal em mãos provei que os equipamentos eram meus.
No que posso melhorar: Quando comprar de terceiros, certificar a procedência, pedir nota fiscal, pedir documento de identidade do vendedor e tirar uma cópia ou foto; Quando comprar de Ebay, ML, OLX, guardar print da negociação - vi que minhas compras antigas não estão mais arquivadas nestes sites - o máximo de registro que tivermos sobre compras de objetos servirão de provas para eventuais problemas; Cuidar mais com a segurança: meu amigo policial disse "cara, você como ex morador daqui, que conhece bem a cidade, fez uma baita cagada deixando itens de valor dentro do carro".
Resultado: estou com meu equipamento de volta, porém terei que comparecer em audiências no juizado visto que automaticamente é aberto um processo contra o receptador.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 09:24:00 por cltctba »
César L. T.


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2017, 09:39:23
Que bom que conseguiu recuperar, está difícil sair com equipamento hoje em dia.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2017, 09:51:32
Eu só guardo nota fiscal até o final da garantia. Também não guardo caixa. Eu trabalho na USP, e já tive o carro assaltado. No dia, estava com o carro da esposa, um FIT, que pelo banco traseiro vc acessa o porta-malas. Por sorte não estava com o notebook e nem com camera fotografica. Levaram uma mochila de pouco valor. O pior foi o vidro que tive que trocar. É comum esse roubo aqui, sempre atrás de notebook e celular. Por sinal tem muitos desses aparelhos a venda na OLX nessa área. Quando vou em área perigosa não levo celular, ou ativo o rastreador e bloqueio com senha. Agora só venho com meu carro que é sedan e não tem acesso ao porta-malas por dentro.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 09:53:11 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2017, 11:40:12
Noooossa, que maravilha!!!


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2017, 07:46:42
Eu só guardo nota fiscal até o final da garantia. Também não guardo caixa.

A caixa que comprovou que era minha, tinha a etiqueta com o número de série. Na nota fiscal não consta o número de série.
César L. T.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2017, 08:39:39
Eu guardo tudo eternamente, caixa, NF, tudo... minha esposa fica doida kkkkkk

Mas falando sério, isso é muito válido, principalmente se comprou usado no ML sem nota, guarde pelo menos o e-mail do ML informando a compra, pois aí é um argumento para não ser laranja de receptação.

Um caso que aconteceu comigo, a alguns meses comprei uma Nikon D200 no ML, preço irresistível, muito bom mesmo fiquei meio assim mas como já tinha comprado do vendedor antes, resolvi tentar.

Inacreditavelmente a câmera veio em ótimas condições, tudo perfeito, alguns brindes, e para minha surpresa, caixa e NF original de 2006... 2007 (não me lembro ao certo) quando o primeiro dono a comprou de uma loja de produtos de fotografia, tudo guardadinho com os manuais originais da câmera.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.