Autor Tópico: Comprar máquina de "entrada" nova ou máquina usada melhor?  (Lida 3594 vezes)

diegoqueres81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 08 de Novembro de 2017, 15:32:41
Oi. Sou iniciante, procurando conhecer sobre fotografia. Tenho uma máquina com recursos manuais e lente embutida.

Entretanto, devido aos recursos limitados da minha câmera (até para aprendizado), gostaria de comprar uma câmera de entrada DSLR. Eu achei o Kit Premium da Canon Rebel T6 muito bacana em custo-benefício.

Mas gostaria de saber se compensa comprar uma dessas... ou tentar comprar um equipamento usado com mais recursos e que seja melhor?

O que vocês me sugerem? Posso gastar no máximo o preço médio dessa Canon que mencionei....



Abs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2017, 15:39:49
Oi. Sou iniciante, procurando conhecer sobre fotografia. Tenho uma máquina com recursos manuais e lente embutida.

Entretanto, devido aos recursos limitados da minha câmera (até para aprendizado), gostaria de comprar uma câmera de entrada DSLR. Eu achei o Kit Premium da Canon Rebel T6 muito bacana em custo-benefício.

Mas gostaria de saber se compensa comprar uma dessas... ou tentar comprar um equipamento usado com mais recursos e que seja melhor?

O que vocês me sugerem? Posso gastar no máximo o preço médio dessa Canon que mencionei....



Abs

Pergunta dificil responder, qual o preço médio desta canon ?? Cita o valor máximo que pretende investir !
Fotógrafo e birdwatching


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2017, 15:46:07
bem-vindo ao fórum Diego,

Essa é uma pergunta cuja resposta eu detesto:
A resposta que eu detesto receber e aqui vou ter que dar é .... DEPENDE.

No meu caso, eu começaria (e comecei) com uma de entrada.. até mesmo pelo custo.

Dependendo do seu perfil, você pode comprar uma semi-nova em bom estado que te dará o mesmo resultado de uma nova. ou mesmo aproveitar uma dessas promoções e pegar uma nova.

Não manjo de Nikon e outras marcas, mas poderias iniciar perfeitamente com:

T3i (até inferiores como t2i, xti, t1i)
40D (ótima)
60D (essa já é mais profiça)

T6 EU não pegaria. é mais uma do mesmo.

só lembrando.. fotografia não é só câmera.
Tem as lentes, os cartões de memória, o flash (opcional no começo), tripé (opcional para fotos corriqueiras), bolsa.

 :ok:


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2017, 15:48:03
Bom, Diego, um monte de gente vai dizer A, outro monte de gente vai dizer B e no final MESMO vai ser o que você decidir.

Acho câmeras usadas um caminho interessante, porque o preço mais baixo te permite ter um equipamento potencialmente mais "parrudo" sem ter gastado tanto.

Claro que cada caso é um caso: tem câmeras usadas com 100 mil clicks e tem câmeras usadas com 5 mil clicks. Tem câmeras que tem poucos clicks e foram muito usadas para filmagem.

A fotografia, quando hobby, é um hobby caro e logo você vai estar querendo lentes e equipamentos específicos, então sugiro que faça o seguinte:

Pegue o valor máximo que você pode gastar no momento, veja se tem anuncios de usados (tem gente se desfazendo de kits inteiros, atualmente) aqui nos classificados do fórum ou do mercado livre que se encaixam nesse valor e traga para a gente te ajudar casos um pouco mais concretos ("T6 zero bala com lente do kit ou T3i com X clicks e lentes tais e tais?").


diegoqueres81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2017, 18:02:39
Pergunta dificil responder, qual o preço médio desta canon ?? Cita o valor máximo que pretende investir !

É.. faço ideia...

O que posso investir neste momento, é até R$ 2500.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 18:03:59 por diegoqueres81 »


diegoqueres81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2017, 18:08:00
bem-vindo ao fórum Diego,

Essa é uma pergunta cuja resposta eu detesto:
A resposta que eu detesto receber e aqui vou ter que dar é .... DEPENDE.

No meu caso, eu começaria (e comecei) com uma de entrada.. até mesmo pelo custo.

Dependendo do seu perfil, você pode comprar uma semi-nova em bom estado que te dará o mesmo resultado de uma nova. ou mesmo aproveitar uma dessas promoções e pegar uma nova.

Não manjo de Nikon e outras marcas, mas poderias iniciar perfeitamente com:

T3i (até inferiores como t2i, xti, t1i)
40D (ótima)
60D (essa já é mais profiça)

T6 EU não pegaria. é mais uma do mesmo.

só lembrando.. fotografia não é só câmera.
Tem as lentes, os cartões de memória, o flash (opcional no começo), tripé (opcional para fotos corriqueiras), bolsa.

 :ok:

Ok, obrigado pelas dicas.


diegoqueres81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2017, 18:10:30
Bom, Diego, um monte de gente vai dizer A, outro monte de gente vai dizer B e no final MESMO vai ser o que você decidir.

Acho câmeras usadas um caminho interessante, porque o preço mais baixo te permite ter um equipamento potencialmente mais "parrudo" sem ter gastado tanto.

Claro que cada caso é um caso: tem câmeras usadas com 100 mil clicks e tem câmeras usadas com 5 mil clicks. Tem câmeras que tem poucos clicks e foram muito usadas para filmagem.

A fotografia, quando hobby, é um hobby caro e logo você vai estar querendo lentes e equipamentos específicos, então sugiro que faça o seguinte:

Pegue o valor máximo que você pode gastar no momento, veja se tem anuncios de usados (tem gente se desfazendo de kits inteiros, atualmente) aqui nos classificados do fórum ou do mercado livre que se encaixam nesse valor e traga para a gente te ajudar casos um pouco mais concretos ("T6 zero bala com lente do kit ou T3i com X clicks e lentes tais e tais?").

Ok. Entendi, com relação aos clicks, é muito relativo...
Vou verificar os anúncios e apresento as opções que encontrei...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2017, 22:22:14
Vai de usada.

Compra uma 60D + Tamron 17-50 2.8 ou compra uma 5D Clássica mais uma 50 1.8 STM. São câmeras melhores e com ergonomia infinitamente superiores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2017, 23:55:33
5D classica a esta altura do campeonato, só se conhecer o dono ou for muito barata. Essas câmeras não tem mais peças de reposição.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2017, 09:52:44
2500 no total.. Acho que você terá que partir pra uma câmera de entrada usada + lente.
Veja bem...
Uma T3i, que é uma de entrada já velhinha.. Vai te custar uns 1000-1300 reais. Com a lente do kit 18-55..
Se vc for comprar mais uma 50 mm (+300 - usada) e uma 55-250 (+650 - usada) já bateu em 2250... Sobrou 250 do teu orçamento - dá pra comprar 1 cartão de memória e "cabou-se"  :shock:

Como já disseram.. Só a câmera não resolve nada... Tem lentes, cartões - se quiser algo mais - flash, pilhas, tripé...


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2017, 09:56:11
2500 no total.. Acho que você terá que partir pra uma câmera de entrada usada + lente.
Veja bem...
Uma T3i, que é uma de entrada já velhinha.. Vai te custar uns 1000-1300 reais. Com a lente do kit 18-55..
Se vc for comprar mais uma 50 mm (+300 - usada) e uma 55-250 (+650 - usada) já bateu em 2250... Sobrou 250 do teu orçamento - dá pra comprar 1 cartão de memória e "cabou-se"  :shock:

Como já disseram.. Só a câmera não resolve nada... Tem lentes, cartões - se quiser algo mais - flash, pilhas, tripé...

Esse cenário que o Nando traçou é show de bola e nada utópico!

Te posiciona com equipamentos que vão dar possibilidade de aprendizado e ótimos registros por bastaaaaante tempo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2017, 14:12:08
Penso assim: prefiro comprar uma câmera usada melhor do que uma de entrada zero bala, porém, só se não for "muito antiga" ou usada demais.

Se eu fosse iniciante: entre uma T6 nova e uma 5Dc com mais de 200k cliques, sem dúvidas ficaria com a primeira. Entre a T6 nova e uma T3i bem usada (com mais de 150k cliques), continuaria com a primeira. Se comprar a T6 e enjoar, dá pra vender facilmente depois, ainda mais sendo o primeiro dono.



diegoqueres81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2017, 16:49:41
2500 no total.. Acho que você terá que partir pra uma câmera de entrada usada + lente.
Veja bem...
Uma T3i, que é uma de entrada já velhinha.. Vai te custar uns 1000-1300 reais. Com a lente do kit 18-55..
Se vc for comprar mais uma 50 mm (+300 - usada) e uma 55-250 (+650 - usada) já bateu em 2250... Sobrou 250 do teu orçamento - dá pra comprar 1 cartão de memória e "cabou-se"  :shock:

Como já disseram.. Só a câmera não resolve nada... Tem lentes, cartões - se quiser algo mais - flash, pilhas, tripé...

O que tinha pensado é nesse kit, quando iniciei o tópico. Achei o preço atraente nessa loja: https://www.brasiltronic.com.br/kit-canon-eos-rebel-t6-18-55mm-bolsa-300dg-lente-ef-75-300mm-p3247/, porquê vinha com duas lentes.

Mas agora vou considerar essas opções que sugeriram, da série i: T3i e as demais. A T5i vocês acham uma boa opção? Vi alguns anúncios no ML.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, 16:50:32 por diegoqueres81 »


eduphn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2017, 10:43:58
Diego, esse começo tem indecisões sem fim... Eu queria uma T2i, mas não encontrei uma que me desse a segurança  em compra-la. Sendo assim estou apenas há duas semanas com a câmera que comprei no ML, uma T3 + 18-55mm e cartão 16gb com 6700 clicks e sem detalhes, por R$ 850,00 frete gratis, aparência de nova. Como o meu propósito que é fotografar inicialmente aeronaves, precisava de uma lente de zoom, e foquei na 55-250mm, pois os feedback da 75-300mm são desanimadores mesmo para mim que estou começando na  fotografia ainda. Corri atrás da lente 55-250mm usada, mas só encontrei a nova no ML por R$ 659,00 e frete grátis.

A indecisão fica quando você que acabou de sair de uma compacta A570is, se vê com um baita equipamento (tamanho) nas mãos e sem experiência e você pensa se não deveria ter investido um pouco mais numa T3i que seria melhor para revender se desistir. Mas com essa diferença comprei um livro que foi indicado aqui no fórum e ainda sobrou um troco para complementar num tripé futuramente.

Estou satisfeito com esse novo hobby e espero não desistir.

Se fiz dei bobeira ou não, só o tempo irá me dizer.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2017, 11:11:35
Diego, esse começo tem indecisões sem fim... Eu queria uma T2i, mas não encontrei uma que me desse a segurança  em compra-la. Sendo assim estou apenas há duas semanas com a câmera que comprei no ML, uma T3 + 18-55mm e cartão 16gb com 6700 clicks e sem detalhes, por R$ 850,00 frete gratis, aparência de nova. Como o meu propósito que é fotografar inicialmente aeronaves, precisava de uma lente de zoom, e foquei na 55-250mm, pois os feedback da 75-300mm são desanimadores mesmo para mim que estou começando na  fotografia ainda. Corri atrás da lente 55-250mm usada, mas só encontrei a nova no ML por R$ 659,00 e frete grátis.

A indecisão fica quando você que acabou de sair de uma compacta A570is, se vê com um baita equipamento (tamanho) nas mãos e sem experiência e você pensa se não deveria ter investido um pouco mais numa T3i que seria melhor para revender se desistir. Mas com essa diferença comprei um livro que foi indicado aqui no fórum e ainda sobrou um troco para complementar num tripé futuramente.

Estou satisfeito com esse novo hobby e espero não desistir.

Se fiz dei bobeira ou não, só o tempo irá me dizer.

Que relato bacana, Edu!

Os "e se's" são matadores mesmo, por isso quando compro um equipamento eu nunca mais olho os preços dele hahahahaha

Achei super legal a sua iniciativa de comprar um livro e já deixar a grana separada para um tripé!