Autor Tópico: F1 - Felipe Massa  (Lida 6218 vezes)

Gilberto Benasse

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Resposta #30 Online: 09 de Novembro de 2017, 14:17:19
Muitos fóruns e tópicos sobre F-1 acabaram justamente por conta da intransigência por parte dos fãs de Ayrton Senna.
Basta tecer qualquer comentário que não seja "Senna é o melhor e ponto final" para o mundo desabar.
No HTForum tínhamos um tópico excelente, onde comentávamos todas as corridas da temporada, além de muitas história ligadas à F-1.
Tínhamos coisa de 500, 600 mensagens por mês. E mesmo sendo um fórum basicamente destinado aos amantes do áudio e vídeo, não raro o tópico da F-1 virava o dia como o mais movimentado.
Mas infelizmente a intransigência destruiu tudo isso. Hoje restaram apenas idólatras de Ayrton Senna, e como eles mesmo afirmam que deixaram de assistir a F-1 depois da morte de seu ídolo, hoje o tópico recebe algo como 01 mensagem por mês e olhe lá.Uma pena. :(

Eu não sou fã do Senna e de ninguem (musica, atores, esportes, etc...). Eu só reconheço quando alguém é acima da média. Talvez vc não tenha visto ele em ação. É uma pena, mas no youtube vc pode ver alguns videos de corridas. Para se ter idéia, o Hamilton (esse vc conhece) tem o Senna como idolo.
Prá constar, ele ganhou um GP Brasil, com o cambio quebrado, funcionando só uma marcha.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, 14:23:05 por Gilberto Benasse »
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Vinicius Lima

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Resposta #31 Online: 09 de Novembro de 2017, 16:08:18
Eu não sou fã do Senna e de ninguem (musica, atores, esportes, etc...). Eu só reconheço quando alguém é acima da média. Talvez vc não tenha visto ele em ação. É uma pena, mas no youtube vc pode ver alguns videos de corridas. Para se ter idéia, o Hamilton (esse vc conhece) tem o Senna como idolo.
Prá constar, ele ganhou um GP Brasil, com o cambio quebrado, funcionando só uma marcha.

Tenho 49 anos, amigo. Minha primeira corrida foi o GP da Itália de 1978 (aquele do fatídico acidente na largada), e desde então nunca perdi uma única sequer.
Sobre o Ayrton, não apenas assisti a todas as suas corridas, como tenho todas as provas de F-1 gravadas na íntegra desde 1990. Ou seja, meu acervo pessoal tem 27 anos de corridas na íntegra.
Concordo 100% que Ayrton Senna foi acima da média (aliás, muuuito acima da média). Um gênio.
O que digo que é parece que pensar assim não é suficiente. Se eu não considerar Ayrton um semi-Deus, um cara capaz de mover montanhas ou separar o Mar Vermelho, eu sou um idiota que não entendo nada de F-1.

Grande e forte abraço.


Bucephalus

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Resposta #32 Online: 09 de Novembro de 2017, 22:10:17
Não é bem assim... eu acompanhava F1 e o Senna era um maluco. Qualquer ponto era perfeito para ultrapassar, seja reta ou curva fechada, sol ou chuva.
Parei de assistir F1, pois os pilotos atuais parecem motoristas que andam em alta velocidade, só isso.

Hoje em dia nao da pra ser ousado como o Senna por questoes tecnicas.

A enorme dependencia dos carros de F1 atuais na aerodinamica significa que eh muito mais dificil de fazer ultrapassagens ousadas nas curvas. Assim que um carro se aproxima do outro por tras, a turbulencia aerodinamica do carro da frente faz o carro de tras nao ter aderencia nas curvas. Eh muito mais comum ver ultrapassagens sem graca na reta, onde nao eh necessario ter aderencia, do que ultrapassagens espetaculares nas curvas. Essa chatisse atual da F1 tem muito menos a ver com talento dos pilotos e muito mais com os limites da fisica.

A FIA tomou varias medidas para tentar deixar a F1 mais animada, usando o DRS e KERS. Ainda assim o maior problema da falta de espetaculo e ousadia na F1 eh a grande dependecia que os carros tem no fluxo de ar em volta deles.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, 22:11:46 por Bucephalus »


fabianob

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Resposta #33 Online: 09 de Novembro de 2017, 22:52:22
Hoje em dia nao da pra ser ousado como o Senna por questoes tecnicas.

A enorme dependencia dos carros de F1 atuais na aerodinamica significa que eh muito mais dificil de fazer ultrapassagens ousadas nas curvas. Assim que um carro se aproxima do outro por tras, a turbulencia aerodinamica do carro da frente faz o carro de tras nao ter aderencia nas curvas. Eh muito mais comum ver ultrapassagens sem graca na reta, onde nao eh necessario ter aderencia, do que ultrapassagens espetaculares nas curvas. Essa chatisse atual da F1 tem muito menos a ver com talento dos pilotos e muito mais com os limites da fisica.

A FIA tomou varias medidas para tentar deixar a F1 mais animada, usando o DRS e KERS. Ainda assim o maior problema da falta de espetaculo e ousadia na F1 eh a grande dependecia que os carros tem no fluxo de ar em volta deles.

isso se resolveria com o comando autônomo de estabilidade que tem até em carros normais, o problema é que se não me engano quando colocaram isso nos carros de F1 perdeu totalmente a graça as corridas e retiraram no ano seguinte, já que não tinha mais a ação do piloto e sim da melhor tecnologia.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Bucephalus

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Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2017, 02:08:07
O controle de estabilidade nao resolveria. Esse sistema nao desenvolve aderencia, ele soh administra o carro quando ele chega no limite dela. Ele reduziria os acidentes, mas nao resolveria a desvantagem do carro que esta tentando ultrapassar, pois o problema eh falta de aderencia. Por exemplo, o carro que segue atras tem menor poder de frenagem, ja que tem menos pressao aerodinamica. O controle de estabilidade nao resolveria isso; o carro da frente poderia se distanciar do de tras, ja que poderia freiar muito mais dentro da curva.

A FIA precisa mudar certos regulamentos de aerodinamica para fazer o carro da frente gerar menos turbulencia no carro que vem atras. Mas, por incrivel que pareca, as regras aerodinamicas que eles estabeleceram em 2017 pioraram ainda mais a situacao e fizeram as ultrapassagens ficarem ainda mais dificeis, ate mesmo nas retas. Vai entender.


fabianob

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Resposta #35 Online: 10 de Novembro de 2017, 09:08:23
O controle de estabilidade nao resolveria. Esse sistema nao desenvolve aderencia, ele soh administra o carro quando ele chega no limite dela. Ele reduziria os acidentes, mas nao resolveria a desvantagem do carro que esta tentando ultrapassar, pois o problema eh falta de aderencia. Por exemplo, o carro que segue atras tem menor poder de frenagem, ja que tem menos pressao aerodinamica. O controle de estabilidade nao resolveria isso; o carro da frente poderia se distanciar do de tras, ja que poderia freiar muito mais dentro da curva.

A FIA precisa mudar certos regulamentos de aerodinamica para fazer o carro da frente gerar menos turbulencia no carro que vem atras. Mas, por incrivel que pareca, as regras aerodinamicas que eles estabeleceram em 2017 pioraram ainda mais a situacao e fizeram as ultrapassagens ficarem ainda mais dificeis, ate mesmo nas retas. Vai entender.

Fizeram isso acho que de propósito justamente pra atravancar ainda mais as regras de ultrapassagem perigosa...
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Danilo_cs

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Resposta #36 Online: 10 de Novembro de 2017, 14:40:06
Hoje em dia nao da pra ser ousado como o Senna por questoes tecnicas.

A enorme dependencia dos carros de F1 atuais na aerodinamica significa que eh muito mais dificil de fazer ultrapassagens ousadas nas curvas. Assim que um carro se aproxima do outro por tras, a turbulencia aerodinamica do carro da frente faz o carro de tras nao ter aderencia nas curvas. Eh muito mais comum ver ultrapassagens sem graca na reta, onde nao eh necessario ter aderencia, do que ultrapassagens espetaculares nas curvas. Essa chatisse atual da F1 tem muito menos a ver com talento dos pilotos e muito mais com os limites da fisica.

A FIA tomou varias medidas para tentar deixar a F1 mais animada, usando o DRS e KERS. Ainda assim o maior problema da falta de espetaculo e ousadia na F1 eh a grande dependecia que os carros tem no fluxo de ar em volta deles.

Mas no formato desse ano, os pilotos quase não podem mais contar com a asa, o DRS, então as ultrapassagens ousadas voltaram. Diminuiu muito a quantidade, mas melhorou em qualidade.
Acho que esse ano o DRS está fazendo o seu papel original: Compensar o falta de fluxo de ar na ultrapassagem ao invés de praticamente fazer a ultrapassagem.
O KERS deixou de existir desde 2014. Ele foi trocado pelo ERS. Ele é um KERS evoluído só que o piloto não pode apertar um botão como antes. Ele vai despejando potência automaticamente durante a volta :)


Danilo_cs

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Resposta #37 Online: 10 de Novembro de 2017, 14:42:46
O controle de estabilidade nao resolveria. Esse sistema nao desenvolve aderencia, ele soh administra o carro quando ele chega no limite dela. Ele reduziria os acidentes, mas nao resolveria a desvantagem do carro que esta tentando ultrapassar, pois o problema eh falta de aderencia. Por exemplo, o carro que segue atras tem menor poder de frenagem, ja que tem menos pressao aerodinamica. O controle de estabilidade nao resolveria isso; o carro da frente poderia se distanciar do de tras, ja que poderia freiar muito mais dentro da curva.

A FIA precisa mudar certos regulamentos de aerodinamica para fazer o carro da frente gerar menos turbulencia no carro que vem atras. Mas, por incrivel que pareca, as regras aerodinamicas que eles estabeleceram em 2017 pioraram ainda mais a situacao e fizeram as ultrapassagens ficarem ainda mais dificeis, ate mesmo nas retas. Vai entender.
Ficaram mais difíceis e melhores. Antes não tinha graça nenhuma. O piloto nem se preocupava em fazer uma ultrapassagem mais arriscada já que na reta era só apertar o botão e pronto. O da frente nem tinha como reagir :)
É provavel que a corrida no Brasil seja uma das melhores do ano em pista seca, já que ele não é um circuito travado :)


Felix RJ

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Resposta #38 Online: 11 de Novembro de 2017, 20:43:13
Ayrton foi um herói de um carro só...nunca deu certo enquanto estava em outras equipes... sempre tinha que ter o melhor carro para vencer... senão perdia/quebrava o carro direto...

Assim como Beatles(John Lenon), Elvis e Michael Jackson ganharam muito mais popularidade depois da morte súbita, assim foi com Ayrton..

Quando morreu, encheram de piadas de humor negro sobre a morte dele (vc ainda acha muitas na net)... muitos não curtiam eke... e ainda não tinha a idolatria da Gaviões da Fiel a cada jogo em SP...

Tudo o endeusamento veio após a morte..

Enquanto vivo sempre teve marketing forte, mas não era Deus como hoje, ele era amigo pessoal de Galvão Bueno e Ayrton era divorciado (o que não pegava bem) mas nenhuma biografia ou reportagem divulgava isso enquanto ele estava vivo...(o que prova o controle da mídia nele). Nem morava no Brasil desde 1982 e nem via nenhum jogo do Corinthians pq, na epoca, nao havia transmissão internacional...foi tudo criado por marketing... era tudo bem controlado para distrair a população da inflação gigante que bateu 3000% ao ano em 1993...
O pais perdia no futebol há mais 20 anos... ele foi o que se precisava naquele momento...para acalmar/distrair o povo...

A morte cristalizou a a idolatria dos fãs e a espalhou sem controle a muita gente aqui e no exterior..




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Quero ver quem conseguiria fazer o que Ayrton faz na Toleman!


Vinicius Lima

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Resposta #39 Online: 11 de Novembro de 2017, 23:58:53
Quero ver quem conseguiria fazer o que Ayrton faz na Toleman!

Mas o que ele fez de excepcional na Toleman? Chegou em 2º em Mônaco em uma corrida sob chuva. Uma pista muito diferente das demais, e que com chuva sempre favorece o imponderável. Claro que foi um grande desempenho, mas a temporada dele em 1984 basicamente se resumiu a isso.

De resto, das 16 corridas disputadas naquele ano ele terminou apenas 6, não se classificou em 01 (San Marino) e abandonou todas as demais.
Sinceramente, Ayrton fez mais na Lotus e muito mais na McLaren. Na Toleman, quase nada.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2017, 00:07:27 por Vinicius Lima »