Autor Tópico: Ajunte fino de foco lente 24-70mm da nikon  (Lida 5003 vezes)

Kézia Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 10 de Novembro de 2017, 22:54:16
Olá amigo!

Eu tenho uma câmera d610 e uma lente 50mm e 24-70mm.

Então, estou com dificuldade de fazer o ajuste fino na lente 24-70mm. Alguém tem alguma sugestão, pois cada lente tem seu ajuste e não sei se tem como salvar para cada milimetro. Quando eu salvo como 35mm na 70mm já não fica bom. Não sei como eu faço.  :(

Desde já agradeço!






Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2017, 12:05:51
Olá amigo!

Eu tenho uma câmera d610 e uma lente 50mm e 24-70mm.

Então, estou com dificuldade de fazer o ajuste fino na lente 24-70mm. Alguém tem alguma sugestão, pois cada lente tem seu ajuste e não sei se tem como salvar para cada milimetro. Quando eu salvo como 35mm na 70mm já não fica bom. Não sei como eu faço.  :(

Desde já agradeço!

Em lentes zoom o ideal é fazer o ajuste na metade da distância da lente, no caso da sua lente algo próximo aos 47mm.


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2017, 15:10:26
nesse caso o ideal seria fazer uma mediana ou como o colega mencionou na metade do zoon
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2017, 16:47:36
Eu utilizo um software, o Focal 2.0, antes eu fazia no olhometro mesmo com uma regua a 45º e a camera num tripé. Segundo o software o ajuste deve ser feito com a lente toda aberta ou fechada, nada de meio termo. Eu prefiro sempre fazer no zoom maximo, no seu caso 70mm até pq em 24mm praticamente tudo ja esta em foco
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2017, 07:15:35
Eu utilizo um software, o Focal 2.0, antes eu fazia no olhometro mesmo com uma regua a 45º e a camera num tripé. Segundo o software o ajuste deve ser feito com a lente toda aberta ou fechada, nada de meio termo. Eu prefiro sempre fazer no zoom maximo, no seu caso 70mm até pq em 24mm praticamente tudo ja esta em foco

Eu também prefiri fazer em 70 mm e f2.8, é dificil, mas dá para conseguir....
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2017, 10:25:09
Eu utilizo um software, o Focal 2.0, antes eu fazia no olhometro mesmo com uma regua a 45º e a camera num tripé.

Esse método da régua em 45º é o pior, comigo nunca deu certo. Aliás, esse métodos de internet nunca deram, mas o da régua em 45º é o pior.

Eu calibro fazendo retratos de close do rosto da minha filha, foco no olho, clico, vejo onde saiu o foco e corrijo.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2017, 12:12:19
Esse método da régua em 45º é o pior, comigo nunca deu certo. Aliás, esse métodos de internet nunca deram, mas o da régua em 45º é o pior.


Não é bom mesmo, até pq foco na diagonal não funciona direito, mas pelo menos se aproxima de algum valor melhor.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Kézia Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2017, 01:02:40
Agradeço a todos pela ajuda.  :clap: :clap: :clap: :clap: :)


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2017, 20:53:32
Esse método da régua em 45º é o pior, comigo nunca deu certo. Aliás, esse métodos de internet nunca deram, mas o da régua em 45º é o pior.

Eu calibro fazendo retratos de close do rosto da minha filha, foco no olho, clico, vejo onde saiu o foco e corrijo.

Não entendi Dellano,
Você consegue ver o que ficou em foco ou fora de foco no rosto? Melhor que em uma trena a 45º?
Sempre pensei que a trena/regua por ter a marcação milimétrica fosse mais fácil de enxergar onde o foco ficou, mais fácil que um modelo.

E depois, como você estima quanto você vai mudar?
Após o ajuste faz a mesma foto de rosto novamente, na mesma posição, focando no olho. É isso?

Tenho vontade de fazer ajuste fino na minha D610 mas esbarro em que método usar.  :ponder:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2017, 22:27:02
Não entendi Dellano,
Você consegue ver o que ficou em foco ou fora de foco no rosto? Melhor que em uma trena a 45º?
Sempre pensei que a trena/regua por ter a marcação milimétrica fosse mais fácil de enxergar onde o foco ficou, mais fácil que um modelo.

E depois, como você estima quanto você vai mudar?
Após o ajuste faz a mesma foto de rosto novamente, na mesma posição, focando no olho. É isso?

Tenho vontade de fazer ajuste fino na minha D610 mas esbarro em que método usar.  :ponder:

Cara, o ponto de foco é plano (paralelo ao sensor), como ele poderia ser preciso apontando para algo perpendicular a ele? Acho que ai já perde totalmente a credibilidade do método.

O correto é usar um calibrador que tem a regua perpendicular mas o alvo paralelo, tipo esse:



Eu fiz um improvisado desse, e mesmo assim, deixo zerado no calibrador, mas em campo da errado.

Como eu calibro no olho?
Faço o foco no olho e clico, vejo onde saiu o foco e vou ajustando aos poucos, se vejo que o nariz está mais focado vou "trazendo" o foco para traz até que o olho seja a parte mais nítida da imagem, se vejo que o foco ficou atras, vou trazendo para frente aos poucos.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2017, 22:28:23 por Roberto Dellano »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:19:49
Cara, o ponto de foco é plano (paralelo ao sensor), como ele poderia ser preciso apontando para algo perpendicular a ele? Acho que ai já perde totalmente a credibilidade do método.

O correto é usar um calibrador que tem a regua perpendicular mas o alvo paralelo, tipo esse:



Eu fiz um improvisado desse, e mesmo assim, deixo zerado no calibrador, mas em campo da errado.

Como eu calibro no olho?
Faço o foco no olho e clico, vejo onde saiu o foco e vou ajustando aos poucos, se vejo que o nariz está mais focado vou "trazendo" o foco para traz até que o olho seja a parte mais nítida da imagem, se vejo que o foco ficou atras, vou trazendo para frente aos poucos.

Entendi.
Só acho incrível ser mais fácil ver no rosto do que no alvo com a trena. Teoricamente tudo seria melhor no alvo com a trena.
Em relação à trena não ser um plano paralelo ao sensor não deve haver problema, já que focamos em pessoas e coisas que também não estão paralelas ao sensor. O foco é feito a partir do contraste  claro-escuro e com o alvo esse problema não deveria influir negativamente.
Imagino que deve haver um problema qualquer de procedimento na forma que você está fazendo as correções e influindo no resultado.  :ponder: Não consigo enxergar o que.

Já tentou ajustar com o live view para ver se existe diferença?
O novo método das Nikon top usam o live view e zoom para corrigir o foco.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:51:23
Eu tentei regular minhas lentes usando um tripé, alvo + régua de aço a 45º e não fiquei satisfeito. Aí me armei de paciência e fui fazendo retratos da minha esposa sempre focando no olho e mudando o ponto de foco até achar o ideal. Tirei umas dez fotos e acho que agora tá bom. Fiz com duas lentes, uma 35mm f/2 e uma 50mm f/1.4, que eram as que estavam dando problema de foco. Foi como resolveu. Não usei tripé, usei flash pra iluminar pq era de noite na sala de casa. Pura tentativa e erro.

Tendo em vista a chateação que foi pra ter um bom resultado com as lentes fixas, não quero nem pensar em acertar o foco de uma zoom. Acredito que seria o caso de ver qual a distância que vc mais precisa de um foco zerado e regular pra ela. As outras distâncias seria por aproximação.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:16:33
Nas Nikons atuais dá para regular uma valor em wide e outro em tele? Achei bem útil na 80D.

Eu uso um método diferente, liveview alternando com o tradicional, para mim funciona bem e pode ser usado em qualquer lugar e target fixo.

Gravei este vídeo em 2012, na época que tinha uma D7000 (filha da p...), 3 exemplares e foco cravado em nenhuma!  :no:

Quem sabe ajuda a turma?

https://www.youtube.com/watch?v=llQVR5CO8DA


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2017, 19:25:21
Nas Nikons atuais dá para regular uma valor em wide e outro em tele? Achei bem útil na 80D.

Eu uso um método diferente, liveview alternando com o tradicional, para mim funciona bem e pode ser usado em qualquer lugar e target fixo.

Gravei este vídeo em 2012, na época que tinha uma D7000 (filha da p...), 3 exemplares e foco cravado em nenhuma!  :no:

Quem sabe ajuda a turma?

https://www.youtube.com/watch?v=llQVR5CO8DA

Não dá. Cada lente um valor para a lente toda. Ela identifica a lente quando você coloca e sabe automaticamente o valor de correção a aplicar.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2017, 20:04:54
Que pena, é um recurso muito útil nas novas Canon  :no: