Autor Tópico: Ajunte fino de foco lente 24-70mm da nikon  (Lida 1032 vezes)

Kézia Machado

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2017, 01:02:40
Agradeço a todos pela ajuda.  :clap: :clap: :clap: :clap: :)

hribeiro

• Membro Ativo
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2017, 20:53:32
Esse método da régua em 45º é o pior, comigo nunca deu certo. Aliás, esse métodos de internet nunca deram, mas o da régua em 45º é o pior.

Eu calibro fazendo retratos de close do rosto da minha filha, foco no olho, clico, vejo onde saiu o foco e corrijo.

Não entendi Dellano,
Você consegue ver o que ficou em foco ou fora de foco no rosto? Melhor que em uma trena a 45º?
Sempre pensei que a trena/regua por ter a marcação milimétrica fosse mais fácil de enxergar onde o foco ficou, mais fácil que um modelo.

E depois, como você estima quanto você vai mudar?
Após o ajuste faz a mesma foto de rosto novamente, na mesma posição, focando no olho. É isso?

Tenho vontade de fazer ajuste fino na minha D610 mas esbarro em que método usar.  :ponder:
Helvio

Nikon D610, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva

Roberto Dellano

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2017, 22:27:02
Não entendi Dellano,
Você consegue ver o que ficou em foco ou fora de foco no rosto? Melhor que em uma trena a 45º?
Sempre pensei que a trena/regua por ter a marcação milimétrica fosse mais fácil de enxergar onde o foco ficou, mais fácil que um modelo.

E depois, como você estima quanto você vai mudar?
Após o ajuste faz a mesma foto de rosto novamente, na mesma posição, focando no olho. É isso?

Tenho vontade de fazer ajuste fino na minha D610 mas esbarro em que método usar.  :ponder:

Cara, o ponto de foco é plano (paralelo ao sensor), como ele poderia ser preciso apontando para algo perpendicular a ele? Acho que ai já perde totalmente a credibilidade do método.

O correto é usar um calibrador que tem a regua perpendicular mas o alvo paralelo, tipo esse:

Eu fiz um improvisado desse, e mesmo assim, deixo zerado no calibrador, mas em campo da errado.

Como eu calibro no olho?
Faço o foco no olho e clico, vejo onde saiu o foco e vou ajustando aos poucos, se vejo que o nariz está mais focado vou "trazendo" o foco para traz até que o olho seja a parte mais nítida da imagem, se vejo que o foco ficou atras, vou trazendo para frente aos poucos.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2017, 22:28:23 por Roberto Dellano »

hribeiro

• Membro Ativo
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:19:49
Cara, o ponto de foco é plano (paralelo ao sensor), como ele poderia ser preciso apontando para algo perpendicular a ele? Acho que ai já perde totalmente a credibilidade do método.

O correto é usar um calibrador que tem a regua perpendicular mas o alvo paralelo, tipo esse:

Eu fiz um improvisado desse, e mesmo assim, deixo zerado no calibrador, mas em campo da errado.

Como eu calibro no olho?
Faço o foco no olho e clico, vejo onde saiu o foco e vou ajustando aos poucos, se vejo que o nariz está mais focado vou "trazendo" o foco para traz até que o olho seja a parte mais nítida da imagem, se vejo que o foco ficou atras, vou trazendo para frente aos poucos.

Entendi.
Só acho incrível ser mais fácil ver no rosto do que no alvo com a trena. Teoricamente tudo seria melhor no alvo com a trena.
Em relação à trena não ser um plano paralelo ao sensor não deve haver problema, já que focamos em pessoas e coisas que também não estão paralelas ao sensor. O foco é feito a partir do contraste  claro-escuro e com o alvo esse problema não deveria influir negativamente.
Imagino que deve haver um problema qualquer de procedimento na forma que você está fazendo as correções e influindo no resultado.  :ponder: Não consigo enxergar o que.

Já tentou ajustar com o live view para ver se existe diferença?
O novo método das Nikon top usam o live view e zoom para corrigir o foco.
Helvio

Nikon D610, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva

Antonio Miguel

• Conhecendo
  • *
    • amikep
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:51:23
Eu tentei regular minhas lentes usando um tripé, alvo + régua de aço a 45º e não fiquei satisfeito. Aí me armei de paciência e fui fazendo retratos da minha esposa sempre focando no olho e mudando o ponto de foco até achar o ideal. Tirei umas dez fotos e acho que agora tá bom. Fiz com duas lentes, uma 35mm f/2 e uma 50mm f/1.4, que eram as que estavam dando problema de foco. Foi como resolveu. Não usei tripé, usei flash pra iluminar pq era de noite na sala de casa. Pura tentativa e erro.

Tendo em vista a chateação que foi pra ter um bom resultado com as lentes fixas, não quero nem pensar em acertar o foco de uma zoom. Acredito que seria o caso de ver qual a distância que vc mais precisa de um foco zerado e regular pra ela. As outras distâncias seria por aproximação.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.

www.amikep.com

ArmandoFerreira

• Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:16:33
Nas Nikons atuais dá para regular uma valor em wide e outro em tele? Achei bem útil na 80D.

Eu uso um método diferente, liveview alternando com o tradicional, para mim funciona bem e pode ser usado em qualquer lugar e target fixo.

Gravei este vídeo em 2012, na época que tinha uma D7000 (filha da p...), 3 exemplares e foco cravado em nenhuma!  :no:

Quem sabe ajuda a turma?

https://www.youtube.com/watch?v=llQVR5CO8DA
Canon 80D | Sigma 17-70 F/2.8-4 DC MACRO OS HSM C

Antonio Miguel

• Conhecendo
  • *
    • amikep
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2017, 19:25:21
Nas Nikons atuais dá para regular uma valor em wide e outro em tele? Achei bem útil na 80D.

Eu uso um método diferente, liveview alternando com o tradicional, para mim funciona bem e pode ser usado em qualquer lugar e target fixo.

Gravei este vídeo em 2012, na época que tinha uma D7000 (filha da p...), 3 exemplares e foco cravado em nenhuma!  :no:

Quem sabe ajuda a turma?

https://www.youtube.com/watch?v=llQVR5CO8DA

Não dá. Cada lente um valor para a lente toda. Ela identifica a lente quando você coloca e sabe automaticamente o valor de correção a aplicar.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.

www.amikep.com