Autor Tópico: Lente 50mm 1.8d  (Lida 3843 vezes)

Vanessa Amado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 11 de Novembro de 2017, 07:21:51
Bom.dia,

Eu adquiri uma lente Nikon 50mm 1.8d para a dslr d3400, mas já percebi que as fotos estão ficando escuras. Será que a lente não é compatível com a dslr? Ou se for o que estou fazendo de errado?


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2017, 10:49:40
Quanto a foto estar ficando escura, não sei qual configuração está usando, mas provavelmente é questão de ajuste de ISO. A lente é compatível com a câmera, porém sem ajuste de foco automático, o ajuste tem que ser feito de forma manual.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2017, 11:14:57
A lente eh compatível, só não fará foco automático por não ter motor de foco.

Sobre foto escura, eh questão de fotometria. Fotometria de forma correta ou coloque a câmera no automático (modo P)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:36:02
Eu se fosse você amargava o prejuízo vendendo a versão 1.8 D e compra a AF-S 50 1.8 G.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2017, 09:20:59
Eu se fosse você amargava o prejuízo vendendo a versão 1.8 D e compra a AF-S 50 1.8 G.

Não vejo necessidade, a não ser que vc esteja tendo problemas para fazer foco. Se o foco manual vai de boa, cheque suas configurações para ver onde está o problema de fotometria. Verifique se a lente está com o obturador no ponto mais fechado (acho que para essa é f/22), tem uma travinha, é só colocar em f/22 e travar.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2017, 09:40:30
Não vejo necessidade, a não ser que vc esteja tendo problemas para fazer foco. Se o foco manual vai de boa, cheque suas configurações para ver onde está o problema de fotometria. Verifique se a lente está com o obturador no ponto mais fechado (acho que para essa é f/22), tem uma travinha, é só colocar em f/22 e travar.

Fazer foco manual no VF da D3400 deve ser um parto.

Eu partia logo pra 50mm f/1.8g (ou mesmo a 35mm f/1.8g)


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2017, 10:09:21
A melhor saída é mesmo pegar uma com motor de foco.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2017, 11:41:50
Não vejo necessidade, a não ser que vc esteja tendo problemas para fazer foco. Se o foco manual vai de boa, cheque suas configurações para ver onde está o problema de fotometria. Verifique se a lente está com o obturador no ponto mais fechado (acho que para essa é f/22), tem uma travinha, é só colocar em f/22 e travar.

Não creio que seja o caso, veja que ela não sabe ainda operar a câmera e muito menos fazer fotometria... e ela está perguntando se o problema é da lente... :doh:

"Eu adquiri uma lente Nikon 50mm 1.8d para a dslr d3400, mas já percebi que as fotos estão ficando escuras. Será que a lente não é compatível com a dslr? Ou se for o que estou fazendo de errado?"

Como os colegas acima já disseram compra logo uma 50mm 1.8 AF-S. :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2017, 11:59:08
Bom.dia,

Eu adquiri uma lente Nikon 50mm 1.8d para a dslr d3400, mas já percebi que as fotos estão ficando escuras. Será que a lente não é compatível com a dslr? Ou se for o que estou fazendo de errado?

Não leve a mal não é uma crítica destrutiva, mas voce precisa estudar mais o manual de operação da câmera e aprender mais sobre fotometria! :ok:

Levem em consideração como voce está usando também sua câmera se está em qual dos modos(P,S,A,M) página62 à 67 do manual ou AUTO. Isso pode ser parte do seu problema se não estiver em AUTO, recomendo que leia e entenda como cada um funciona, página 27 do seu manual.

Fábio Pedro.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2017, 12:09:13
Olha só: eu tenho uma lente velha que o obturador enrosca na hora da foto. Então, se não estiver aberta no máximo, ele demora um tempinho pra fechar e a foto acaba saindo superexposta. Não dá pra descartar um problema similar, talvez a lente esteja com algum defeito e acabe fechando mais do que devia, causando subexposição. Como ela não relatou dificuldade para focar, achei que poderia valer alguns testes, pois a lente 1.8G vai ser o quase dobro do preço que ela deve ter pago pela 1.8 D. Mas se ela está começando e tem dificuldades com exposição e foto, concordo que uma lente que permita tudo automático vai facilitar demais pra ela.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2017, 12:40:49
Verifique se a lente está com o obturador no ponto mais fechado (acho que para essa é f/22), tem uma travinha, é só colocar em f/22 e travar.
Olha só: eu tenho uma lente velha que o obturador enrosca na hora da foto

A principio pensei que você tinha escrito errado, mas você repetiu a afirmação, então pergunto: Obturador da lente? Não seria "diafragma"?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2017, 12:46:04


A principio pensei que você tinha escrito errado, mas você repetiu a afirmação, então pergunto: Obturador da lente? Não seria "diafragma"?

Vai que ele tem uma médio formato.
 :ponder: :ponder:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2017, 12:54:52
Olha só: eu tenho uma lente velha que o obturador enrosca na hora da foto. Então, se não estiver aberta no máximo, ele demora um tempinho pra fechar e a foto acaba saindo superexposta. Não dá pra descartar um problema similar, talvez a lente esteja com algum defeito e acabe fechando mais do que devia, causando subexposição. Como ela não relatou dificuldade para focar, achei que poderia valer alguns testes, pois a lente 1.8G vai ser o quase dobro do preço que ela deve ter pago pela 1.8 D. Mas se ela está começando e tem dificuldades com exposição e foto, concordo que uma lente que permita tudo automático vai facilitar demais pra ela.

Esqueçe a lente....o problema não é lente, é falta mesmo de conhecimento técnico dela, dá para ver que ela não contornou isso apenas verificando se o diafragma abre ou fecha em f/stops no viewfinder ou na tela de LCD. :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2017, 12:55:09
Fábio Pedro.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2017, 13:16:48


A principio pensei que você tinha escrito errado, mas você repetiu a afirmação, então pergunto: Obturador da lente? Não seria "diafragma"?

Diafragma então. As lâminas que formam o furinho kkkk

Véio é assim mesmo. Esquece o que vai falar, fala errado.

Essa lente eu tenho que usar sempre na abertura máxima. Se for fechar, tenho que fotografar com o Live View, que já fecha as lâminas antes, ou então botar um atraso no obturador pra dar tempo da lente fechar O DIAFRAGMA antes do obturador abrir.

Já to escrevendo aqui cem vezes "diafragma, diafragma, diafragma..."

é isso aí. Abraço
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com