Autor Tópico: Microfones para DSLR  (Lida 3132 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Online: 13 de Novembro de 2017, 23:08:01
Boa noite pessoal!

Uso câmeras DSLR desde 2010, mas jamais utilizei para filmagens, porém alguns colegas colecionadores de action figures pediram para elaborar os "unboxing" e resenhas das minhas figuras, ou seja, nada remunerado e tampouco profissional. São vídeos em primeira pessoa e eu nem aparecerei (somente as figuras), e com o microfone próximo a mim.
Pois bem, fui atrás de informações na internet (inclusive um tópico antigo aqui no MF) e Youtube, e pelas recomendações, adquiri um microfone Yoga HT 81. Resultado: muito ruim. Testei direto na câmera e também no computador e continuou ruim. Recomendaram que eu trocasse o cabo e fizesse uma adaptação, mas acho que não vai rolar.

Aí li relatos interessantes sobre o Tascam DR-05 e Zoom H1, conectados diretamente à câmera, com a vantagem de serem estéreo (o Yoga é mono). Alguém aí já usou? Recomendam?
Obrigado.

(Moderação: antes de abrir o tópico, procurei pela informação através do Google, já que o sistema de busca está inativo por enquanto, mas não encontrei nada interessante sobre o assunto).


Mário R.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2017, 09:03:39
Fala amigo,

Se está pensando em comprar algo bom, vá de Rode. Agora, é um pouco caro. Tenho usado alguns microfones da China com áudio satisfatório, tanto shotgun quanto de lapela.

https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=AS_20171114025052&SearchText=shotgun+microfone
https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=201000542&initiative_id=AS_20171114025100&SearchText=lapela+microfone

Já que está querendo para algo mais caseiro, acho que tá de bom tamanho.

Uma coisa a considerar antes de jogar fora o seu Yoga é verificar as configurações da câmera. Primeiro colocar o áudio no manual e depois tentar manter o nível do ganho dentro do primeiro quarto. Regula a escala até o nível bater no máximo 1 ponto amarelo. No automático a gravação pode bater no vermelho. Se passar do amarelo e chagar no vermelho "estoura". O que rola é que depois desse primeiro quarto o som ambiente fica muito alto e você ganha muito ruído. Tenho uma Canon 60D e gravei outro dia com esse lapela stereo de R$10,00 no aeroporto. Estava com medo de sair muito barulho, mas usando o ganho bem equilibrado ficou excelente o resultado.

Boa sorte att


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2018, 16:50:42
Fala amigo,

Se está pensando em comprar algo bom, vá de Rode. Agora, é um pouco caro. Tenho usado alguns microfones da China com áudio satisfatório, tanto shotgun quanto de lapela.

https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=AS_20171114025052&SearchText=shotgun+microfone
https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=201000542&initiative_id=AS_20171114025100&SearchText=lapela+microfone

Já que está querendo para algo mais caseiro, acho que tá de bom tamanho.

Uma coisa a considerar antes de jogar fora o seu Yoga é verificar as configurações da câmera. Primeiro colocar o áudio no manual e depois tentar manter o nível do ganho dentro do primeiro quarto. Regula a escala até o nível bater no máximo 1 ponto amarelo. No automático a gravação pode bater no vermelho. Se passar do amarelo e chagar no vermelho "estoura". O que rola é que depois desse primeiro quarto o som ambiente fica muito alto e você ganha muito ruído. Tenho uma Canon 60D e gravei outro dia com esse lapela stereo de R$10,00 no aeroporto. Estava com medo de sair muito barulho, mas usando o ganho bem equilibrado ficou excelente o resultado.

Boa sorte att

Primeiramente, perdão pela demora em responder. Eu esqueci que tinha criado este tópico, e só me lembrei agora (não presto atenção nos avisos de mensagens novas quando faço o "login").

Muito obrigado pela dica!
Já tinha tentado configurar pela câmera, mas não rolou. O som fica baixo e com qualidade muito ruim (bem diferente dos reviews que vi no Youtube).
Vou pesquisar sobre os microfones do Ali que vc colocou.
Valeu!