Autor Tópico: Objetivas espelhadas  (Lida 3897 vezes)

KCB

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Novembro de 2017, 08:02:31
Bom dia, alguém já utilizou lentes espelhadas com abertura fixa? Vale a pena o investimento? Minha opção seria pela 800mm.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2017, 12:26:16
Acho que o futuro para este tipo de lente e micro four thirds.

800 e bem especifica. Depende do quanto vc usara.


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2017, 19:12:41
Bom dia, alguém já utilizou lentes espelhadas com abertura fixa? Vale a pena o investimento? Minha opção seria pela 800mm.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2017, 19:58:45

Nunca usei lente semelhante, mas imagino que precisa de um bom corpo pra poder focar em f/8, né?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2017, 23:29:52
Não são "espelhadas" e sim catadioptricas, que usam espelhos para substituir algumas lentes no projeto.

A ideía de um sistema catadioptrico é ser mais curto e ter menos peso do que um equivalente com lentes. O problema é que devido a características do projeto é bem complicado de incluir um sistema de controle de abertura que seja prático e barato, daí a quase totalidade deste tipo de objetivas terem abertura fixa.

São versões menores dos telecópios refletores usados principalmente em astronomia, mas existem modelos para uso terreste. Tive uma luneta terrestre Celestron desse tipo e ainda tenho uma pequena de fabricação russa.

Voltando a fotografia:

Prós:

- Muito pequenas e leves, considerando o comprimento focal
- As de boa qualidade podem ser extremamente nitidas e com baixissima aberração cromatica.

Contras:

- Abertura fixa, geralmente F8, mas existem algumas f5.6, f6.3 e F11
- Efeito "bokeh" esquisito, em forma de rosquinha, nas altas luzes.
- Se o helicoide de ajuste de foco não for muito bom, é um inferno para focalizar direito
- Como essas obejtivas geralmente são de 300mm para cima, o ajuste de foco é muito critico, mesmo tendo aberturas medianas como f8. Focalizar uma 500/8 é complicado, uma 800/8 é muito mais.
- Esqueça usar na mão. Precisa de apoio, não interessa se a câmera tem um IBIS de 90 eixos em 16 dimenões espaciais.

Com câmeras digitais, geralmente usa-se ISO automatico e prioridade de abertura. Tem que prestar muita atenção na velocidade mínima senão vai borrar tudo. Estou com uma Tamron SP 500mm f8 Macro emprestada de um amigo e embora seja uma das melhores já feitas, não é fácil de trabalhar. A única outra boa que já usei foi uma 600mm F6.3 da Sigma.

Essas derivadas da Bower como a mostrada nesse vídeo são muito ruins ! As russas MTO-500/600/1000 também são um horror.


Ah, mais uma coisa. Geralmente elas vem com um conjunto de filtros ND que rosqueiam pela parte de trás da objetiva e não na frente como o usual. Esses filtros são para quebrar o galho com a velocidade, já que a abertura é fixa e nem todas as câmeras tem como ajustar auto-iso e velocidade minima.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2017, 23:32:01 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2017, 08:51:38
projeto bem diferente, já tinha visto algumas mas nunca me dei atenção para ver como funcionavam, realmente é um mini telescópio.

Pergunta para os colegas, seria interessante utilizar uma lente dessas para astrofotografia ou melhor mesmo um telescópio com adaptador para câmera?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2017, 11:43:21
Pergunta para os colegas, seria interessante utilizar uma lente dessas para astrofotografia ou melhor mesmo um telescópio com adaptador para câmera?

Depende MUITO da objetiva em questão. Geralmente elas não tem a precisão ótica necessária no espelho para captar detalhes muito finos.

Uma das características de um espelho é o tamanho máximo das irregularidades (grau de precisão do polimento). Para astronomia, qualquer coisa maior que 1/4 de comprimento de onda não serve. O normal é 1/8 ou mesmo 1/16 !

Já as objetivas fotográficas geralmente ficam em 1/2 ou no máximo 1/4. O diametro minimo aceitável para astro é em torno de 90mm de "boca". O foco é super critico.

É todo um universo para este tipo de fotografia, não é simples. Uma coisa é pegar uma grande angular e fazer uma foto de campo amplo do céu e falar que está fazendo astrofotografia, mas a coisa é muito mais embaixo. O uso de maiores aumentos é bem complicado, tanto pela qualidade da ótica quanto outros fatores, como a movimentação do céu e a vibração.

Nunca consegui produzir uma imagem decente do céu com este tipo de lente. Da lua, dá sim.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2017, 11:44:06 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2017, 12:13:23
Mais algumas coisas:

- O contraste é baixo

- Fiz umas fotos com a E-M10 e a 500/8 Tamron SP de DIA, no sol, de umas antenas a uns 400 m de distancia. Mesmo com IBIS, ISO 800 e velocidade de 1/2000 ainda assim borrou.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2017, 14:00:40
kkkk realmente é um projeto bem maluco... valeu pelas informações Shalders.

PS: Astrofotografia é uma coisa que realmente me chama muito a atenção mas tenho até medo de pensar em começar a fazer... pois já sei onde vai parar kkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2017, 14:13:34

Eu tenho uma sigma 600 f 8 , ha cerca de 20 a 25 anos .
Como uso bastante , consigo , dependendo da luminosidade usa - la nas mãos , mas reconheco a dificuldade no foco , evidentemente no tripé fica muito melhor , mas NAO É impossivel usar nas mãos. Nunca usei para astrofoto , somente como tele mesmo . É possivel o uso de um tele converter até  2x , mas a qualidade decai um pouco . Entretanto , o custo beneficio é enorme , e o peso da lente facilita e muito o seu transporte e uso . A pentax lançou ha muitos anos atrás  , um zoom de espelho 400 - 600 f 8 mas custavo um absurdo e nunca vi uma nas mãos.

Apenas reforcando o que o shalders falou , o foco não é facil , mas é questão de costume , a minha 600 f 8 tem 270 graus de rotação do barril para foco , facilita bastante .

São lentes relativamente baratas , NÃO SÃO LENTES MALUCAS , é um projeto muito inteligente , fácil,  e não se destinam especificamente a astro fotos , são teles normais . Valem a pena .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2017, 14:46:56

São lentes relativamente baratas , NÃO SÃO LENTES MALUCAS , é um projeto muito inteligente , fácil,  e não se destinam especificamente a astro fotos , são teles normais . Valem a pena .

bjorn não se ofenda... falei maluca seguindo o adjetivo da palavra

Maluco: adjetivo, que se mostra fora dos padrões considerados normais; absurdo, extravagante.

Esta é uma lente fora dos padrões, uma lente extravagante!

 :)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2017, 16:18:49
A pentax lançou ha muitos anos atrás  , um zoom de espelho 400 - 600 f 8 mas custava um absurdo e nunca vi uma nas mãos.

Até aparecem algumas no ebay bem em conta. Não devem ser grande coisa. Só que ela é F12 em 600mm  :no:

Pessoalmente não curto muito essas lentes, mas as vezes são a opção mais viável para teles muito longas quando não se pode gastar muito.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2017, 16:35:26
Pergunta para os mais experientes qual a probabilidade de uma lente dessa ser taxada na alfândega? mesmo sendo usada e possivelmente sendo enviada de uma pessoa física para pessoa física e estar abaixo do valor mínimo, pelo tamanho e peso a possibilidade é grande?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2017, 16:55:49
Acho que taxam sim. Pelo tamanho e por ser uma lente.
Ta interessado em uma ?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2017, 16:56:30 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2017, 17:05:27
Acho que taxam sim. Pelo tamanho e por ser uma lente.
Ta interessado em uma ?

Não faça isso comigo Shalders ainda mais agora com o 13º quase saindo... kkkkkkk

Brincadeiras a parte até tenho viu mas preciso priorizar umas coisas antes... tem alguma a venda aí? quantos mm?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.