Autor Tópico: Contratar modelo para criação de portifólio  (Lida 2216 vezes)

Gustavo H

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 16 de Novembro de 2017, 22:16:56
(pra quem não tiver saco para ler tudo, pode pular direto para as dúvidas)
Primeiramente, sim, tem um tópico bem parecido com esse já criado, porém, pode ter sanado a dúvida do criador, mas não as minhas  :ponder:
É o seguinte: sou fotógrafo por hobby e a relativamente pouco tempo, e meu foco é (era) street.
Sempre tive interesse por editorial de moda, mas como sempre tive minha profissão (nada relacionado a fotografia) e a faculdade, nunca comecei nisso (pois necessita de muito tempo e trabalho).
Agora que estou me formando e tendo mais tempo livre, penso em começar de vez no editorial.
E veio então o problema da formação do portfólio. Tentei procurar por modelos voluntárias no Face, mas está bem difícil encontrar uma com o perfil que estou procurando.
Me crucifiquem, mas ainda prezo pelo tradicional perfil: alta, magra e rosto fino.
Fora que como não tenho experiência nisso, ter uma modelo com experiência, sem precisar de muita direção, seria melhor.
Então, estou pensando seriamente em procurar alguma agência, porém não faço ideia de como e quanto será isso.
Dúvidas:

- Uma agência "liberaria" uma modelo para um fotógrafo que nem portfólio tem?
- Qual seria o valor aproximado para uma sessão de 2hrs +/-?


Sei que isso pode depender de agência para agência, de cidade para cidade, mas QUALQUER informação é bem vinda. 
Agradeço desde já|!  :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2017, 22:54:05
Procure modelos sem agencia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2017, 07:45:24
Fiz um WS uma vez e as modelos eram chamadas pelo face e faziam as fotos pelo cache delas, acho que pelo face você encontra fácil algumas candidatas.
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2017, 18:18:35
(pra quem não tiver saco para ler tudo, pode pular direto para as dúvidas)
Primeiramente, sim, tem um tópico bem parecido com esse já criado, porém, pode ter sanado a dúvida do criador, mas não as minhas  :ponder:
É o seguinte: sou fotógrafo por hobby e a relativamente pouco tempo, e meu foco é (era) street.
Sempre tive interesse por editorial de moda, mas como sempre tive minha profissão (nada relacionado a fotografia) e a faculdade, nunca comecei nisso (pois necessita de muito tempo e trabalho).
Agora que estou me formando e tendo mais tempo livre, penso em começar de vez no editorial.
E veio então o problema da formação do portfólio. Tentei procurar por modelos voluntárias no Face, mas está bem difícil encontrar uma com o perfil que estou procurando.
Me crucifiquem, mas ainda prezo pelo tradicional perfil: alta, magra e rosto fino.
Fora que como não tenho experiência nisso, ter uma modelo com experiência, sem precisar de muita direção, seria melhor.
Então, estou pensando seriamente em procurar alguma agência, porém não faço ideia de como e quanto será isso.
Dúvidas:

- Uma agência "liberaria" uma modelo para um fotógrafo que nem portfólio tem?
- Qual seria o valor aproximado para uma sessão de 2hrs +/-?


Gustavo, sei que sua pergunta é legal. Uma coisa que me pergunto é assim:

Sei que isso pode depender de agência para agência, de cidade para cidade, mas QUALQUER informação é bem vinda. 
Agradeço desde já|!  :)


Gustavo, você já entrou em contato direto com alguma agência de moda? Existem modelos que estão começando no qual pode ser interessante uma permuta. Exemplo: você seleciona a modelo, faz um contrato básico de direitos de imagem (no qual vc só poderá usar as fotos afim de portifólio, por exemplo), a modelo faz a exibição e, em troca, a modelo pode usar as fotos onde bem entender para divulgação do trabalho dela. É uma boa troca. Tenta ligar nas agências de modelos, principalmente agências novas no mercado. Creio que tú podes conseguir assim. Outra alternativa seria conseguir alguma mulher que deseje ser modelo, mas ainda não tem tanta experiência no mercado de moda.

 Espero que isso possa te ajudar, um abraço!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2017, 13:56:42
acho q vc precisa gastar um pouquinho tbm...

ainda mais quando vc tem em mente algo como editorial e perfil pré-determinado de como deve ser a modelo. Isso já dificulta um pouco mais pq vc não consegue chamar suas amigas, colegas nem nada.

Pagando uns 300 reais, vc consegue contratar modelos iniciantes pra ficar o dia todo com vc. O problema fica por conta das roupas. Aí vc vai ter q caçar parcerias com lojas, dando um job gratuito em troca de roupas alugadas pra ensaio.

É a forma mais fácil. Agora se não quiser aplicar grana alguma, o caminho é mais chatinho. Qualquer trabalho inicial vc investe algum capital...

Tbm tenho formação diferente, faço meu trampo normal mas flerto com a fotografia profissional ocasionalmente. Meu hobby é fotografia de rua mas tenho aceitado desafios de tirar foto de pessoa. Fazer retrato. Editorial eu já tentei e não curti. Meus pais trabalham no ramo de moda feminina e achei a fotografia editorial um pouco fria pro meu gosto quando fui dar auxílio.

A minha sorte é que como fotografo gente de todo tipo, consigo achar alguém sem ter que pagar nada.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Gustavo H

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2017, 22:34:32
leonardo.muller

Estou a meses pesquisando sobre o assunto, e até agora nunca surgiu aqui na cidade algum WS do tipo (editorial de moda) :/

cheferson

Boa dica Cheferson! Mas acho difícil alguma agência topar essa "troca" com um fotógrafo sem portfólio na área.
Por isso já aceitei que vou ter que desembolsar uma grana. A dúvida é, quanto?


Gustavo H

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2017, 22:51:57
acho q vc precisa gastar um pouquinho tbm...

ainda mais quando vc tem em mente algo como editorial e perfil pré-determinado de como deve ser a modelo. Isso já dificulta um pouco mais pq vc não consegue chamar suas amigas, colegas nem nada.

Pagando uns 300 reais, vc consegue contratar modelos iniciantes pra ficar o dia todo com vc. O problema fica por conta das roupas. Aí vc vai ter q caçar parcerias com lojas, dando um job gratuito em troca de roupas alugadas pra ensaio.

É a forma mais fácil. Agora se não quiser aplicar grana alguma, o caminho é mais chatinho. Qualquer trabalho inicial vc investe algum capital...

Tbm tenho formação diferente, faço meu trampo normal mas flerto com a fotografia profissional ocasionalmente. Meu hobby é fotografia de rua mas tenho aceitado desafios de tirar foto de pessoa. Fazer retrato. Editorial eu já tentei e não curti. Meus pais trabalham no ramo de moda feminina e achei a fotografia editorial um pouco fria pro meu gosto quando fui dar auxílio.

A minha sorte é que como fotografo gente de todo tipo, consigo achar alguém sem ter que pagar nada.

Pois é. Na verdade, como disse no comentário anterior, já aceitei que de graça dificilmente vou conseguir o que quero. Por isso já estou certo que vou partir para a contratação de alguma profissional, minha dúvida é quanto será + ou -.
E as roupas também são um problema. Pensei na parceria com lojas ou, talvez, como eu pretendo fazer ensaios curtos (umas 10 fotos por modelo), se a própria modelo conseguisse trazer só umas 2 peças de roupas a mais, acho que já daria certo.

Eu só queria ter uma base (não só de preço, mas também de como funcionam estes esquemas) para eu saber o que propor para a agência (ou diretamente à modelo) e não rirem da minha cara...


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2017, 11:54:46
Cara pq tu n tenta ver no insta se acha algumas modelos, manda direct por lá falando da sua proposta, ou até no facebook se procurar deve achar.

Ou então tenta com gente que não é modelo, tu vai ter que aprender a dirigir pessoas de uma forma ou de outra.

Tem também se tu contratar alguem pra isso, acho que vai ser uma coisa bem formal, vai ter mais pressão em você, apesar de ser mais facil fotografar quem ja tem expêriencia, em compensação fotografar alguem 'normal' ou conhecida ja torna a coisa mais leve e informal, pra quem não tem expêriencia acho que pesa bastante isso.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2017, 12:57:57
Modelo "profissional" não quer dizer que você não tem que dirigir, dependendo da modelo a direção é tão necessária quanto à uma pessoa "comum". Eu não trabalho com isso, mas já fotografei algumas modelos, dentre elas até hoje, só me lembro de uma que eu não precisava abrir a boca, ela tinha o "feeling" da fotografia, todas as outras tive que dirigir, e algumas eram bem difíceis.

Não se iluda achando que uma modelo de agencia vai te livrar da direção, você pode perder dinheiro se seu limite for esse.