Autor Tópico: Como foi feita essa iluminação? (Contém nudez!)  (Lida 6199 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Novembro de 2017, 22:32:18
Desculpem-me se não posso postar aqui, fiquem à vontade para mudar ou excluir o tópico.
Se estiver tudo bem, gostaria que comentassem a respeito da iluminação da foto abaixo. Ela foi feita somente com uma fonte luminosa (sol baixo)? Qual foi o esquema?
Obrigado!
[CONTÉM NUDEZ]
https://i.imgur.com/wj3hfZ3.jpg
« Última modificação: 25 de Novembro de 2017, 06:38:37 por erickdlm »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2017, 23:12:01
Penso que foi iluminada exclusivamente pelo sol, visto a sombra dura e o local. Obviamente a parte onde a modelo está deitada serviu como um rebatedor para não contrastar tanto a com a área sem iluminação.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2017, 23:49:27
Penso que foi iluminada exclusivamente pelo sol, visto a sombra dura e o local...
Hummm... pode ser, mas abrindo a foto em outra aba e dando um zoom, vê-se uma confusão de sombras na aba do chapéu. Daí a minha curiosidade...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2017, 00:19:51
Muita pós, pode ser isso as sombras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2017, 04:36:47
Luz? Que luz?

 :D


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2017, 07:38:53
Para mim tem uma luz frontal e outra nas costas pelas sombras duras e pelo ângulos apostaria em uma iluminação artificial frontal com a modelo de costas para o sol
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2017, 07:47:51
Para mim tem uma luz frontal e outra nas costas pelas sombras duras e pelo ângulos apostaria em uma iluminação artificial frontal com a modelo de costas para o sol

Impossível. O sol está iluminando o fundo todo, não tem como ele está atras da modelo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2017, 09:12:43
tem uma sombra dupla no ombro direito e sob o queixo dela. Acredito que tenha sido utilizada a luz do sol + um flash à esquerda, iluminando o rosto/colo dela. No quadril a sombra é única. Não deve ter sido usado rebatedor porque a sombra no ombro é muito bem definida, se fosse um rebatedor seria mais suave
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2017, 09:16:04
Hummm... pode ser, mas abrindo a foto em outra aba e dando um zoom, vê-se uma confusão de sombras na aba do chapéu. Daí a minha curiosidade...
Rebatedor... ou flash. Tanto faz. Ambos podem prover o mesmo resultado.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 09:19:18 por C R O I X »


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2017, 21:03:22
Obrigado, pessoal!
A impressão que tenho é que o fotógrafo estava relativamente longe da modelo. Me parece, sei lá, que a objetiva é, tipo, uma 200mm. Procede?
Não entendo nada de iluminação, daí minha curiosidade. Concordo com todos que afirmaram ter mais de uma fonte de iluminação e a segunda fonte não me parece ser um rebatedor, pelo menos aqueles que conheço.
Tem possibilidade da própria água estar refletindo o sol de baixo pra cima?
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 21:15:06 por Ryu »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2017, 21:56:04
Tem possibilidade da própria água estar refletindo o sol de baixo pra cima?


Acredito que não. Reflexo de sol na água costuma ser muito forte a ponto de cegar!
Outra coisa que ninguém comentou, mas na minha opinião esse reflexo não parece ser natural e sim aqueles artificiais produzidos colocando um celular na parte debaixo da lente (por exemplo).
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2018, 17:38:36

Acredito que não. Reflexo de sol na água costuma ser muito forte a ponto de cegar!


Com certeza não é uma foto simples. O reflexo do sol na água dificilmente seria mais forte que o sol em si, então, em uma água perfeitamente parada, o sol seria mais forte que o reflexo.


Maaaas... O reflexo da moça ( :wub: ) na água parece artificialmente bagunçado, pois está homogêneo demais pra ter sido fruto de uma única exposição rápida. Então, eu diria que houveram pelo menos duas exposições, uma lenta pra pegar aquele reflexo/pegar detalhe nas sombras e outra(s) pra fotografar a modelo toda.


Ainda assim, estou encucado pois, o reflexo do sol na água provoca interferências na luz, algumas destrutivas (mais escuras) e outras construtivas (ficam mais claras). Não sei como esta foto pode ter sido feita de forma a não haver nenhuma destas interferências sobre o corpo da modelo. Mas pode ser que este último aspecto fique irrelevante em algum ângulo específico.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:04:01

Com certeza não é uma foto simples. O reflexo do sol na água dificilmente seria mais forte que o sol em si, então, em uma água perfeitamente parada, o sol seria mais forte que o reflexo.

https://imgur.com/ECs1aZU

Dê uma olhada nesse link acima. Tentei exibir a imagem como se faz normalmente, mas não consegui. Acho que foi desabilitada essa função.
De qualquer forma, a linha que fiz ligando a sombra na clavícula ao dedo da moça indica, creio, a posição do sol. A sombra mais escura no ombro/braço direitos é uma área que não sofre iluminação de nenhuma das duas (acho) fontes luminosas diretas.
A área de sombra intermediária estaria iluminada, segundo o que entendo, somente pelo sol refletido na água.
Faz sentido?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2018, 22:07:37

A área de sombra intermediária estaria iluminada, segundo o que entendo, somente pelo sol refletido na água.
Faz sentido?

Acho que consegui corrigir a questão da imagem. Não sei se há algo no fórum que depois converta em link de novo.

Faria sentido se a luz fosse menos uniforme. Olha um exemplo de luz refletida pela água:


Na foto que estamos discutindo, a luz (supostamente de água extremamente parada) não está compatível com o reflexo (de água ondulada).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2018, 23:06:14
Mas esse reflexo aí é todo fake

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs