Autor Tópico: Lightroom - Renomeando fotos  (Lida 3950 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 20 de Novembro de 2017, 15:06:10
Pessoal, quando eu mando renomear arquivos em lote com o LR, sempre sobram umas 3 ou 4 fotos que o LR não consegue renomear e da uma mensagem dizendo que não foi possível renomear o arquivo, pois o mesmo foi removido ou pode ter sido alterado, sendo que em nada foi mexido.
Se eu pegar esses mesmos arquivos e renomear com o Faststone, vai que é uma beleza.

Alguém já passou por isso e poderia me dar uma luz?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2017, 08:45:55
Ninguém?

 :no:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2017, 08:51:03
Qual versão está usando Dellano?

A Nova Classic melhorou em muitos aspectos mas está com vários bugzinhos que não tinha antes. No meu caso por exemplo quando mando sincronizar as alterações em várias fotos já ocorreu de dar um erro que não podia ler o arquivo e colocar uma exclamação na foto dizendo que ela não pode ser alterada, ai fecho o LR e abro de novo e ele funciona.

Neste caso de renomear a foto, qual o fluxo que você usa? nem sabia que tinha isso no LR, diz ai que eu testo aqui...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2017, 09:07:28
O meu LR é o 6

O processo é simples, em modo biblioteca, você seleciona as imagens e onde tem o nome do arquivo, no painel a direita tem a opção renomear em lote, ao clicar abre uma janela, você escolhe uma entra algumas opções de renomeação e da um ok.

Não é toda hora que faz isso, mas quando faz não adianta fechar e abrir de novo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2017, 09:12:04
O meu LR é o 6

O processo é simples, em modo biblioteca, você seleciona as imagens e onde tem o nome do arquivo, no painel a direita tem a opção renomear em lote, ao clicar abre uma janela, você escolhe uma entra algumas opções de renomeação e da um ok.

Não é toda hora que faz isso, mas quando faz não adianta fechar e abrir de novo.

Você está renomeando o RAW certo?

Veja se não está com alguma janela do Windows aberta na pasta do RAW com alguma foto selecionada, mesmo sem estar aberta o windows as vezes trava o arquivo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2017, 09:17:13
No meu fluxo eu prefiro usar o Adobe Bridge (gratuito) para renomear os arquivos, até opção para visualizar como ficará é bem útil.

Quando importo os arquivos RAW no LR já vão todos renomeados, ainda uso o Bridge para dar um primeira limpada em fotos descartáveis.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2017, 09:40:45
Você está renomeando o RAW certo?

Veja se não está com alguma janela do Windows aberta na pasta do RAW com alguma foto selecionada, mesmo sem estar aberta o windows as vezes trava o arquivo.

Sim, não tem como renomear erroneamente.
Quando ele da o problema, nem reiniciando o computador ele resolve, parece que ele grava algo no RAW para sinalizar e não apaga mais. talvez se excluir da biblioteca e importar de novo resolva, mas ai vou ter um problema maior que é perder as edições.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2017, 09:59:18
No meu fluxo eu prefiro usar o Adobe Bridge (gratuito) para renomear os arquivos, até opção para visualizar como ficará é bem útil.

Quando importo os arquivos RAW no LR já vão todos renomeados, ainda uso o Bridge para dar um primeira limpada em fotos descartáveis.

Armando, o Faststone também faz esse processo, e com uma facilidade extrema.

O problema é um casamento, onde você chega com arquivos de no minimo duas câmeras, por mais que você sincronize os horários das câmeras, faça a triagem, e organize tudo antes de levar ao LR, quando estiver editando ainda vai ver que passou alguma foto ruim, ou repetida, e vai querer excluir, e nessa hora vai ter um espaço vago na contagem de fotos se não renomear, então quando eu termino a edição, eu ainda faço a renomeação pelo LR, para ter tudo em uma sequencia, na qual vou montar as provas e tem que bater com o RAW.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2017, 11:30:06
Sim, não tem como renomear erroneamente.
Quando ele da o problema, nem reiniciando o computador ele resolve, parece que ele grava algo no RAW para sinalizar e não apaga mais. talvez se excluir da biblioteca e importar de novo resolva, mas ai vou ter um problema maior que é perder as edições.


kkkkk eu escrevi: você está renomeando o RAW certo? kkkkk mas queria dizer: você está renomeando o RAW, (virgula) certo? tipo queria saber se estava renomeando o RAW ou se era a exportação em JPG kkkkkkk olha como uma vírgula faz diferença...

enfim testei aqui e não deu problema  :( acho que é bug mesmo do programa... fiz vários testes todos normais.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2019, 20:39:39
Nossa galera, desenterrando o tópico...

Tinha me conformado a conviver com esse problema até trocar a versão do LR, e desde 2017 venho contornando paliativamente, e finalmente hoje instalei a versão 2019 do CC Classic, e adivinhem, o problema continua... Aff...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2019, 20:53:44
O meu LR é o 6

O processo é simples, em modo biblioteca, você seleciona as imagens e onde tem o nome do arquivo, no painel a direita tem a opção renomear em lote, ao clicar abre uma janela, você escolhe uma entra algumas opções de renomeação e da um ok.

Não é toda hora que faz isso, mas quando faz não adianta fechar e abrir de novo.
Eu faço exatamente assim, e nunca tive problemas...
Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2019, 08:07:45
Nossa galera, desenterrando o tópico...

Tinha me conformado a conviver com esse problema até trocar a versão do LR, e desde 2017 venho contornando paliativamente, e finalmente hoje instalei a versão 2019 do CC Classic, e adivinhem, o problema continua... Aff...

As tuas fotos estão com o cadeado, geralmente aplicado na câmera sem querer. Abre o arquivo em propriedades e desativa a opção de trancado/locked.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:31:08
Descobri o "gato", o atributo da pasta estava marcado "somente leitura" com marcação indeterminada, removi a marcação e parou de dar o erro.