Autor Tópico: Desempoeirando a lente do kit  (Lida 1663 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 22 de Novembro de 2017, 00:51:40
Hamburguer by Kleber Cordeiro, no Flickr
Canon T3 + 18-55mm + tubo extensor 13mm
ISO 100
1/200
F/11

Nunca fui muito de fazer macro, mas há uns meses comprei um kit de tubos extensores na esperando de explorar esse nicho. Comprei, mas não usei. Ficou um tempão parado.

Até esses dias pensar em me policiar pra não deixar equipamento ocioso. Foi quando tive a ideia de acoplá-los na lente do kit e fazer fotos paralelas com a minha T3 velhinha (também ociosa) enquanto fazia as fotos principais com a full frame e lentes prime ou L.

A gente vai se aprofundando nos estudos, investindo em equipamentos e deixa crescer a concepção que câmera crop e lente do kit são imprestáveis, quando na verdade estão longe disso. São plenamente usáveis e geram resultados bem satisfatórios. Basta saber gerenciar as variáveis mais importantes para toda boa foto: a luz e composição.

Espero que gostem.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2017, 01:03:50
A gente vai se aprofundando nos estudos, investindo em equipamentos e deixa crescer a concepção que câmera crop e lente do kit são imprestáveis, quando na verdade estão longe disso. São plenamente usáveis e geram resultados bem satisfatórios. Basta saber gerenciar as variáveis mais importantes para toda boa foto: a luz e composição.

Espero que gostem.

Kleber,

Uns anos atras criei um tópico exatamente sobre isso. Um monte de gente deu chilique e eu não entendi por que na época. Hoje eu entendo ao ver as fotos destas mesmas pessoas, continuam uma caca.

Quem sabe, sabe ! Parabéns.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2017, 10:09:20
Kleber,

Uns anos atras criei um tópico exatamente sobre isso. Um monte de gente deu chilique e eu não entendi por que na época. Hoje eu entendo ao ver as fotos destas mesmas pessoas, continuam uma caca.

Quem sabe, sabe ! Parabéns.

Valeu, meu caro. Fico lisonjeado.

Felizmente há um bom tempo eu percebi que pensar demais em equipamento só retarda sua evolução como fotógrafo. Hoje sigo a ideia de enquanto não extrair o melhor dos equipamentos que já tenho, não se justifica nova aquisição. Tem muita gente que não é melhor que a lente do kit e já quer partir pra séries L achando que vai conseguir resultados que não conseguia com o básico só com o "upgrade".
« Última modificação: 22 de Novembro de 2017, 10:09:48 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2017, 10:16:00
Show!!! Mostra mais uma vez que o equipamento nem sempre é a parte mais importante...  :worship: :worship: :worship:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2017, 11:39:02
Tem muita gente que não é melhor que a lente do kit e já quer partir pra séries L achando que vai conseguir resultados que não conseguia com o básico só com o "upgrade".

Exatamente. Muita gente aqui não sabe engatar nem a segunda marcha do carro direito e já quer um motor biturbo com 8 marchas achando que passa a ser campeão de fórmula um só por causa do upgrade. E ai de quem discordar deles kkkk.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2017, 11:58:13
Boa, penso igual, se a pessoa não sabe extrair o máximo de uma dslr básica e da lente do kit, não tem o porque de fazer upgrade de equipamento.

Quem consegue fazer fotos ótimas com uma câmera e lentes simples, eu penso que é um bom fotógrafo no minimo.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2017, 11:58:33 por banzai »


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2017, 12:02:57
Exatamente!

Tenho uma certa relação com macrofotografia. Por conta da falta de $$$ investi em tubos de extensão e anéis inversores e fiz 99% das minhas fotos macro com uma 50mm 1.8! e tubos extensores. Um dia peguei a tão sonhada 100mm 2.8 L macro e fiquei com ela por um ano....usei ela como macro umas duas vezes hahaha a qualidade e ampliação das minhas fotos com a 50mm era muito superiores e a um baixo custo.  Mas pra retrato a 100mm é top.

Equipamento bom ajuda mas não faz nada sozinho se quem manipula não sabe tirar o melhor dele...

Quanto a foto, está muito bacana. Senti falta de nitidez em partes do pão, hambúrguer e queijo.....como é o que tem que chamar a atenção, deve ter mais foco.
Neste tipo de foto é complicado ter uma área de foto grande, ainda mais com tubos de extensão. Uma dica é tirar várias fotos com o foco em lugares diferentes e depois juntar tudo no PS fazendo um focus starch.

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2017, 12:38:05
Quanto a foto, está muito bacana. Senti falta de nitidez em partes do pão, hambúrguer e queijo.....como é o que tem que chamar a atenção, deve ter mais foco.
Neste tipo de foto é complicado ter uma área de foto grande, ainda mais com tubos de extensão. Uma dica é tirar várias fotos com o foco em lugares diferentes e depois juntar tudo no PS fazendo um focus starch.

abs


Não é falta de nitidez e sim limitação do foco por causa da proximidade e consequente pouca profundidade de campo. Isso pode ser melhorado com duas abordagens básicas:

1) Usar grande angular mais proximo

2) Usar tele mais longe, mas com abertura bem pequena na casa de f11-16

Tripé é fundamental.


Essa da 50mm me lembra um caso muito antigo aqui no MF, sobre retratos. A maioria babava por uma 100L Macro e tal mas os retratos apresentados, na real deixavam muito a desejar. Aí veio um antigo membro, com a 50/1.8 EF e postou uma foto de uma rosa, de cair o queixo feita com ela. Não era uma macro, apenas uma rosa no lugar de um rosto.


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2017, 12:48:15

Não é falta de nitidez e sim limitação do foco por causa da proximidade e consequente pouca profundidade de campo. Isso pode ser melhorado com duas abordagens básicas:

1) Usar grande angular mais proximo

2) Usar tele mais longe, mas com abertura bem pequena na casa de f11-16

Tripé é fundamental.


Essa da 50mm me lembra um caso muito antigo aqui no MF, sobre retratos. A maioria babava por uma 100L Macro e tal mas os retratos apresentados, na real deixavam muito a desejar. Aí veio um antigo membro, com a 50/1.8 EF e postou uma foto de uma rosa, de cair o queixo feita com ela. Não era uma macro, apenas uma rosa no lugar de um rosto.

Essas duas abordagens suas precisariam de um equipamento diferente do proposta dele que era usar lente do kit. A forma mais fácil de resolver sem mudar de equipamento é juntar fotos com focos diferentes. Isso amplia a zona de foco.

Uma foto que fiz juntando 85 fotos com foco em pontos diferentes (foto com 50mm invertida)  https://static.wixstatic.com/media/e4e63b_9393946faffd47be9418b3087eeaac22.png/v1/fill/w_717,h_514,al_c,usm_0.66_1.00_0.01/e4e63b_9393946faffd47be9418b3087eeaac22.png

abs!
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2017, 13:07:49
Agradeço a todos que comentaram.

A falta de nitidez é mesmo em razão da pequena profundidade de campo. Mas em fotografia de comida esse problema é não tão latente quanto em macro de insetos, por exemplo. Já que mesmo o pão, hambúrguer ou queijo não estando completamente em foco, ainda temos a clara concepção do que são.

Em insetos ou jóias, campo de foco muito curto esconde detalhes importantes e nesses casos é bem mais necessário o empilhamento de foco.

A única coisinha que me incomodou levemente é que talvez o queijo devesse ficar mais focado. Quem sabe um f/14 ou f/16 possibilitasse isso. Vale pra os próximos.

Outra coisa, voltando a questão dos equipamentos básicos, a foto foi feita com o foco automático e com a câmera na mão. Ou seja, mesmo um equipamento "tão limitado" pude confiar nos seus recursos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2017, 13:28:27
Essas duas abordagens suas precisariam de um equipamento diferente do proposta dele que era usar lente do kit. A forma mais fácil de resolver sem mudar de equipamento é juntar fotos com focos diferentes. Isso amplia a zona de foco.

Já fiz dezenas de fotos assim e funciona perfeitamente. Já se faziam fotos de hamburgers antes do advento da fotografia digital...

A lente do kit é uma 28-90 equivalente ou algo do tipo, com aberturas pequenas, mais do que o suficiente para isso se o comprimento focal e a distância forem corretas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2017, 00:27:03
Parabéns...A iluminação e composição ficaram bem caprichadas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales