Autor Tópico: Quem vende suas fotos como obra de arte?  (Lida 6940 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Online: 22 de Novembro de 2017, 01:42:06
Fui num evento para apresentação para uma nova linha de impressoras e claro que no final eles apresentaram um plano de negócios, com aquela margem de lucro pra lá de boa e um retorno do investimento melhor ainda

Não que eu seja "brigão", mas preciso fazer um plano mais real e sem questionamentos se eu apresentar o que está lá vou ser linchado, até ai tudo bem.

O meu grande problema está no preço de venda do quadro

Algum dos colegas vende seu material emoldurado para as galerias?

Tenho as opções de tamanhos A4 até A2, que mesmo não sendo padrão fotográfico está sendo vendido como tal ,por isso qualquer experiência serve desde que seja impressão e emolduramento padrão museu.

Obrigado

Marcio



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2017, 12:23:06
Fui num evento para apresentação para uma nova linha de impressoras e claro que no final eles apresentaram um plano de negócios, com aquela margem de lucro pra lá de boa e um retorno do investimento melhor ainda

Não que eu seja "brigão", mas preciso fazer um plano mais real e sem questionamentos se eu apresentar o que está lá vou ser linchado, até ai tudo bem.

O meu grande problema está no preço de venda do quadro

Algum dos colegas vende seu material emoldurado para as galerias?

Tenho as opções de tamanhos A4 até A2, que mesmo não sendo padrão fotográfico está sendo vendido como tal ,por isso qualquer experiência serve desde que seja impressão e emolduramento padrão museu.

Obrigado

Marcio
Eu nao entendi nada.

Mas galerias nao costumam comprar obras de artistas contemporaneos a nao ser que sejam museus e o artista influente. Eu ja vendi minhas fotos emolduradas atravez de galerias, mas repetindo, nao entendi o que vc realmente quer saber.

Sobre precos, por mais que muitos tentam justificar ou dar logica a precos em obras de arte, e por mais que materiais mais caros ajudem a encarecer o preco, o colecionador nao costuma se preocupar com a qualidade do material usado mas som se a obra o agrada ou se tem um bom investimento financeiro (sabe que a obra se valorizara e que havera compradores interessados se um dia quiser pu precisar vender). Mas o valor mesmo eh bem subjetivo, vai de acordo com o quanto o comprador aprecia e quer a obra e o quanto o artista e galeria eh influente.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2017, 13:17:53
Fui num evento para apresentação para uma nova linha de impressoras e claro que no final eles apresentaram um plano de negócios, com aquela margem de lucro pra lá de boa e um retorno do investimento melhor ainda

Não que eu seja "brigão", mas preciso fazer um plano mais real e sem questionamentos se eu apresentar o que está lá vou ser linchado, até ai tudo bem.

O meu grande problema está no preço de venda do quadro

Algum dos colegas vende seu material emoldurado para as galerias?

Tenho as opções de tamanhos A4 até A2, que mesmo não sendo padrão fotográfico está sendo vendido como tal ,por isso qualquer experiência serve desde que seja impressão e emolduramento padrão museu.

Obrigado

Marcio

Tem vários sites na internet que vendem, aqui na cidade vizinha à minha pode-se levar a foto para eles que eles imprimem em vinil e emolduram ela.

Acredito que tudo pode ser vendido se for divulgado, se está querendo entrar neste ramo seria interessante primeiramente ter uma galeria para expor seu trabalho, já vi isso em muitos bares e bistrôs. O quadro/foto decorando o ambiente e com o valor dele, se a pessoa gosta, chama o gerente e ele negocia o valor/venda.

Sobre o custo da venda deverá incluir os custos dos materiais e do seu serviço e o lucro que almeja, e algo interessante seria colocar um número de série o quadro dizendo que ele é único e que você não venderá mais aquela foto para ninguém... todos querem algo único...  :ok:

A impressora é o ponto de exclamação na frase, a frase em si pode ser feita de várias formas e não necessariamente precisa do ponto de exclamação.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2017, 17:40:54
Eu nao entendi nada.

Mas galerias nao costumam comprar obras de artistas contemporaneos a nao ser que sejam museus e o artista influente. Eu ja vendi minhas fotos emolduradas atravez de galerias, mas repetindo, nao entendi o que vc realmente quer saber.

Sobre precos, por mais que muitos tentam justificar ou dar logica a precos em obras de arte, e por mais que materiais mais caros ajudem a encarecer o preco, o colecionador nao costuma se preocupar com a qualidade do material usado mas som se a obra o agrada ou se tem um bom investimento financeiro (sabe que a obra se valorizara e que havera compradores interessados se um dia quiser pu precisar vender). Mas o valor mesmo eh bem subjetivo, vai de acordo com o quanto o comprador aprecia e quer a obra e o quanto o artista e galeria eh influente.

Valeu pela ajuda Marcio e desculpe o mal entendido

Trabalho com impressões e emolduramento de fotos, entre outros

Fui a um evento de uma fabricante de impressoras, lançamento de uma nova linha

A ideia deles é do fotógrafo conseguir vender suas fotos emolduradas num padrão museu, ao invés de pagar pra alguém imprimir, o fotógrafo compra o seu equipamento e imprime e manda montar numa molduraria

A minha duvida é que eles apresentaram um "valor de venda do quadro" - "custos de fabricação" e chegaram numa conta mágica de que vendendo 8 impressões no tamanho A3 por R$97 é possível pagar o investimento + despesas de impressão em 1 (um) ano

O custo de impressão deles é "impreciso" pra não ser malicioso e isso já corrigi, mas o valor da impressão eu não sei se esta fora do mercado, por isso gostaria de saber se de quem vende qual o valor de seus prints?

Tks

Marcio


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2017, 17:50:25
Tem vários sites na internet que vendem, aqui na cidade vizinha à minha pode-se levar a foto para eles que eles imprimem em vinil e emolduram ela.

Acredito que tudo pode ser vendido se for divulgado, se está querendo entrar neste ramo seria interessante primeiramente ter uma galeria para expor seu trabalho, já vi isso em muitos bares e bistrôs. O quadro/foto decorando o ambiente e com o valor dele, se a pessoa gosta, chama o gerente e ele negocia o valor/venda.

Sobre o custo da venda deverá incluir os custos dos materiais e do seu serviço e o lucro que almeja, e algo interessante seria colocar um número de série o quadro dizendo que ele é único e que você não venderá mais aquela foto para ninguém... todos querem algo único...  :ok:

A impressora é o ponto de exclamação na frase, a frase em si pode ser feita de várias formas e não necessariamente precisa do ponto de exclamação.

Valeu pela ajuda Fabiano

Minhas fotos no máximo vão por um porta retrato, com exceções de alguns acidentes que chegam ir pra parede

Na verdade minha duvida esta em se alguém compra ou vende os seus prints em fine art e qual valor de venda, que é o dado informado para fazer o ROI

A impressora não é tanto minha duvida e sim o tipo de quadro que se espera e que é comercializado


Tenho uma molduraria e trabalho ou trabalhava com impressão pigmentada

Valeu pela ajuda

Marcio



Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2017, 18:19:30
Eu comprei faz um tempinho uma Pixma Pro 100, não é a melhor possível mas imprime com uma qualidade muito melhor que as lojas.

Vendo algumas das minhas fotos mas bem menos do que eu esperava, vai demorar mais um tempo pra pagar a impressora, mas eu acabo imprimindo bastante pra mim mesmo (acho bem legal ter as minhas melhores fotos em papel), e as vezes dou fotos de presente.

Uma coisa que eu não esperava mas existe uma demanda, é gente me pedindo pra imprimir fotos que eles tem no celular - geralmente com qualidade sofrível, mas se estão pagando imprimo sem problemas, só aviso que não vai ficar lá aquelas coisas.

Outro ponto importante é que essa impressora é CMYK, ou seja, faz as cores usando apenas cian, magenta, amarelo e preto. Isso cobre boa parte do espectro mas não é possível por exemplo imprimir um vermelho bem vivo, logo algumas fotos acabam decepcionando pois não correspondem às cores que vejo no monitor.

O ideal seria ter uma impressora um nível acima (uma Pro 1 ou uma Imageprograf 1000), que possui além dos CMYK um cartucho Red, que resolveria o problema, mas aí o preço da impressora é 5 vezes maior.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2017, 20:03:39
Acompanhando aqui, queria poder imprimir as minhas em formato poster e poder vender algo físico...
 :snack:
Comida é arte.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2017, 02:51:47
Eu comprei faz um tempinho uma Pixma Pro 100, não é a melhor possível mas imprime com uma qualidade muito melhor que as lojas.

Vendo algumas das minhas fotos mas bem menos do que eu esperava, vai demorar mais um tempo pra pagar a impressora, mas eu acabo imprimindo bastante pra mim mesmo (acho bem legal ter as minhas melhores fotos em papel), e as vezes dou fotos de presente.

Uma coisa que eu não esperava mas existe uma demanda, é gente me pedindo pra imprimir fotos que eles tem no celular - geralmente com qualidade sofrível, mas se estão pagando imprimo sem problemas, só aviso que não vai ficar lá aquelas coisas.

Outro ponto importante é que essa impressora é CMYK, ou seja, faz as cores usando apenas cian, magenta, amarelo e preto. Isso cobre boa parte do espectro mas não é possível por exemplo imprimir um vermelho bem vivo, logo algumas fotos acabam decepcionando pois não correspondem às cores que vejo no monitor.

O ideal seria ter uma impressora um nível acima (uma Pro 1 ou uma Imageprograf 1000), que possui além dos CMYK um cartucho Red, que resolveria o problema, mas aí o preço da impressora é 5 vezes maior.

Olá Intrepid

Obrigado por compartilhar sua experiência

Sua impressora é com tinta DYE, com tons de cinzas, fica muito bom. Ela tem menos cores base pq esta tinta tem um comportamento diferente da pigmentada, a grosso modo ela mistura mais fácil

Desculpe a pergunta, vende por quantos seus prints? Vc acredita que uma impressão num papel melhor venderia mais? O pessoal pede emolduramento da foto?



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2017, 05:16:18
Valeu pela ajuda Marcio e desculpe o mal entendido

Trabalho com impressões e emolduramento de fotos, entre outros

Fui a um evento de uma fabricante de impressoras, lançamento de uma nova linha

A ideia deles é do fotógrafo conseguir vender suas fotos emolduradas num padrão museu, ao invés de pagar pra alguém imprimir, o fotógrafo compra o seu equipamento e imprime e manda montar numa molduraria

A minha duvida é que eles apresentaram um "valor de venda do quadro" - "custos de fabricação" e chegaram numa conta mágica de que vendendo 8 impressões no tamanho A3 por R$97 é possível pagar o investimento + despesas de impressão em 1 (um) ano

O custo de impressão deles é "impreciso" pra não ser malicioso e isso já corrigi, mas o valor da impressão eu não sei se esta fora do mercado, por isso gostaria de saber se de quem vende qual o valor de seus prints?

Tks

Marcio

O valor das minhas fotos eh o mesmo, mesmo que o custo de um material ou outro seja diferente. No inicio eu vendia a mesma foto, no mesmo tamanho, mas uma com papel mais barato e outra com papel mais caro, as vezes uma feita a mao opticamente e outra impressa a partir de um arquivo digital. Assim eu cobrava preco diferente por causa do valor e qualidade diferente. Absolutamente ninguem compra a foto mais cara com o melhor material. Ninguem se importa com a cofo feita com material de melhor qualidade. Mesmo os que colecionam e apreciam arte, nao se importam tanto e preferem comprar a foto mais batara.

Primeiro pq pela minha experiencia, as pessoas que compram fotos, em geral nao esta preocupada com material. Eu tenho fotos com molduras de madeira feita a mao so para a foto, com o melhor vidro anti-reflexo e anti-UV, com o melhor passe-partout, tudo material com qualitade top de museus. A foto em si foi impressa opticamente a mao em papel de puro algodao, com tratamento em selenio.

O preco que eu tento vender eh um pouco mais caro mas o lucro que eu terei se vender tal foto sera menor do que vendendo fotos feitas com materiais mais baratos, pre prontos comprados na Ikea. Pq mesmo com esse valor que eu ento vender ninguem compra, se eu cobrar mais caro as chances de vender eh ainda pior. O kotivo eh que ninguem realmente se importa com toda essa qualidade. Nem as galerias que eu apresento tais trabalhos se importam tanto com isso.

Para vender fotos com mero fins decorativos, o que eh a maioria do publico, a primeira coisa que estao vendo eh preco. Elas podem comprar um quadro enorme com uma bela foto de Paris e nao se importam em saber quem eh o fotografo, pagando mixaria em um supermercado. Eu mesmo ja vendi algumas fotos que considero banais, mais que sao o que mais vendem, e mesmo gostando muito ninguem quer pagar mais do que €15. A maioria acha que €8 ja eh muito. E aqueles que compram nem se interessam em aber meu nome, se a foto eh minha autoria e nao fazem questao de ter a foto assinada e datada. A unica coisa que importa eh se combina com a sala, mesmo se o material for o pior do mercado.

Pessoas que estao mais interessados em comprar algo mais "artisticamente apreciativo", vamos chamar assim, por mais que fazem questao de conferir se a foto esta assinada e datada, por mais que estejam dispostos a pagar um pouco mais caro para ter o meu trabalho (mas nao muito caro pq meu nome nao eh referencia de nada), ainda assim ninguem se importa com a diferenca de qualidade de material. Esse publico que compra Arte com A maiusculo se importam mais com o nome do artista e a arte propriamente dito.

Minhas fotos mais baratas sao contact prints de filme 6x4.5 e custam €50. Nao importa o papel e moldura e demais custos d ematerial. A valor eh o mesmo. O preco nao eh baseado no custo do material mas no que leva o meu nome e meu toque.

Fotos que considero sem apelo artistico, atoas, mas que pessoas gostam vendo por valores simbolicos como €10 em tamanho 8x10in
« Última modificação: 24 de Novembro de 2017, 05:25:42 por C R O I X »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2017, 14:48:26
Minhas fotos mais baratas sao contact prints de filme 6x4.5 e custam €50. Nao importa o papel e moldura e demais custos d ematerial. A valor eh o mesmo. O preco nao eh baseado no custo do material mas no que leva o meu nome e meu toque.

Fotos que considero sem apelo artistico, atoas, mas que pessoas gostam vendo por valores simbolicos como €10 em tamanho 8x10in

Mas se a fotografia morreu, como você disse no outro tópico, porque vende elas? coisas mortas devem ser enterradas não vendidas certo?

 :shock: :shock: :shock: :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2017, 18:29:13
Mas se a fotografia morreu, como você disse no outro tópico, porque vende elas? coisas mortas devem ser enterradas não vendidas certo?

 :shock: :shock: :shock: :shock:
Nao eh o assunto do topico aqui, ja tendo topico para esse assunto. Mas la no topico vc ja havia dito que o assunto tinha fechado para vc, entao nao vejo motivos que justifique ficar revivendo aqui um assunto que vc diz ja ter acabado.

La no topico ja tem informacao bastante para isso. Vou postar aqui duas citacoes que citentizam isso e se tiver pergunta ou observacao sobre a informacao passada, pergunte la no topico: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129772.0.html


Sim, a fotografia se transformou se tornando outra coisa. O de antes acabou e surgiu algo novo no lugar.
A fotografia como operacao mecanica/digital nao acabou obviamente, uma linguagem de uma epoca passada acabou, pq estamos em uma outra epoca com outra linguagem.

Na verdade tem mais gente comprando arte do que antes. Cada vez mais locais tem vendendo fotografias, cada vez mais galerias abertas, cada vez mais artistas fazendo seu nome via internet. E sim, tem muito mais gente fotografando hoje em dia.

Mas a fotografia que se faz hoje eh outra, assim como a arte de hoje eh outra. A de decadas atras acabou.

Essa linguagem de decadas atras acabou pq a relacao que as pessoas tem com o mundo hoje nao eh a mesma relacao que as pessoas tinham decadas atras. A quela relacao com o mundo de decadas atras acabou.

E o que influencia a nossa relacao com o mundo sao midias e tecnologias, pq ferramentas sempre moldam a maneira que experienciamos a nossa existencia e atividades. Tanto as ferramentas que operamos diretamente quanto as ferramentas que criam produtos e servicos que utilizamos.

Imagina como seria a sua relacao com o mundo sem a internet, ou sem a TV, ou sem o transporte mecanizado. Seria uma relacao e consequentemente perspectiva de mundo bem diferente e por isso vc teria uma linguagem de expressao e experiencia com o mundo diferente.

Usando a pesquisa escolar como exemplo:

Sim, o que era pesquisa continua sendo pesquisa, caso a pesquisa que vc se refere seja apenas a copiar uma informacao e entregar a professora. Isso eh pesquisa, se fazia antes e se faz hoje.

Mas a maneira de se fazer pesquisa eh completamente outra. A pesquisa que era uma forma que forcava o estudante a ler um conteudo e reescrever para que conseguisse copiar em outro papel e entregar a proessora, nao existe mais. Com a internet e computador a pesquisa em si nao forca o aluno a ler o conteudo muito menos escrever. Ele vai ler por outros motivos (se ler), mas nao pq a leitura teve que haver para que existisse o ato de pesquisar. E em muito casos nem vai escrever.

E se quisermos ir um pouco mais a lem, se escrever tendera a escrever em um teclado, e a experiencia de escrever em teclado eh outra pq costuma demandar mais atencao e interrupcao na atencao do raciocinio do texto em si, do que escrevendo a mao, fora as demais distracoes das midias eletronicas que ja todos estamos cansados de ouvir.

E assim podemos dizer que a pesquisa de antes nao existe mais, pq a relacao e experiencia que os estudantes tem com a pesquisa ha decadas atras (abrir livros, ler conteudo para conseguir transcrever em outro papel e entregasse a professora) ja nao existe mais hoje. Se existir sera onde nao ha computador e nem internet ou onde alunos tem o acesso a tais ferramentas bloqueados. O que existe hoje eh a experiencia de sentar no computador de casa e sem precisar ter contato com nenhum livro, o estudante acha textos avulsos e pode copiar e entregar sem que precise ler e transcrever (ler e escrever sao metodos de assimilacao de conteudo).

Vc pode ate dizer que antes da internet e computador, o estudante poderia convencer outra pessoa a fazer a pesquisa para ele. Mas nesse caso, ele nao fez a pesquisa entao nao eh argumento valido.

Vc tambem pode dizer que antes tinha maquinas de Xerox que copiava os textos do livro para outro papel. Mas ate onde eu lembro, professor nenhum aceitava pesquisa entrege como Xerox de paginas de livros. Aceitavam apenas documentos transcritos a mao.

Mas hoje em dia professores aceitam documentos com escritas "digitados".

E mesmo se o professor obriga o estudante a entregar trabalho escrito a mao. A experiencia da pesquisa na internet eh bem diferente do que abrir livros e ler textos para achar as informacoes que precisa entregar. Nao so isso, como ja estamos cansados de ouvir, as midias eletronicas causam distracoes com suas telas, anuncios, avisos, botoes, anceios de aproveitar para conferir e-mails, visistar outros sites, mandar mensagens, etc que nao existe na biblioteca. A experiencia, atencao, vivencia e consequentemente resultado eh outro.

Assim, podemos entao dizer que a pesquisa no sentido de copiar conteudo e entregar nunca morreu e nunca morrera, mas a pesquisa de decadas atras morreu e o que existe hoje eh outra maneira de se fazer pesquisa, outra experiencia, outra forma de assimilar conteudo que tenho a impressao nao ser tao efetiva quanto no passado.

E assim, a arte no sentido de se fazer uma pintura e a fotografia no sentido de se tirar uma foto nao morreu, Mas a experiencia de mundo na fotografia e arte de decadas atras eh outra, pq o mundo era outro.


Uma forma que pode negar tal raciocinio eh dizer que o fato da epoca e ferramentas mudarem nao influencia em nada na experiencia e experiencia nao influencia em nada em resultados e que por isso eh tudo igual antes e hoje. Mas ai seria bom buscar nos fazer entender tal raciocinio, explicando como nao ha mudanca de experiencia e resultados com as mudancas de epocas e suas ferramentas e influencias. Mas tal raciocinio eu desconheco e por isso nao tenho como apresentar.




fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2017, 19:51:35
Nao eh o assunto do topico aqui, ja tendo topico para esse assunto. Mas la no topico vc ja havia dito que o assunto tinha fechado para vc, entao nao vejo motivos que justifique ficar revivendo aqui um assunto que vc diz ja ter acabado.


quer dizer... prostituir a fotografia pode, só que ela já morreu? é isso?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2017, 20:44:33
O valor das minhas fotos eh o mesmo, mesmo que o custo de um material ou outro seja diferente. No inicio eu vendia a mesma foto, no mesmo tamanho, mas uma com papel mais barato e outra com papel mais caro, as vezes uma feita a mao opticamente e outra impressa a partir de um arquivo digital. Assim eu cobrava preco diferente por causa do valor e qualidade diferente. Absolutamente ninguem compra a foto mais cara com o melhor material. Ninguem se importa com a cofo feita com material de melhor qualidade. Mesmo os que colecionam e apreciam arte, nao se importam tanto e preferem comprar a foto mais batara.

Primeiro pq pela minha experiencia, as pessoas que compram fotos, em geral nao esta preocupada com material. Eu tenho fotos com molduras de madeira feita a mao so para a foto, com o melhor vidro anti-reflexo e anti-UV, com o melhor passe-partout, tudo material com qualitade top de museus. A foto em si foi impressa opticamente a mao em papel de puro algodao, com tratamento em selenio.

O preco que eu tento vender eh um pouco mais caro mas o lucro que eu terei se vender tal foto sera menor do que vendendo fotos feitas com materiais mais baratos, pre prontos comprados na Ikea. Pq mesmo com esse valor que eu ento vender ninguem compra, se eu cobrar mais caro as chances de vender eh ainda pior. O kotivo eh que ninguem realmente se importa com toda essa qualidade. Nem as galerias que eu apresento tais trabalhos se importam tanto com isso.

Para vender fotos com mero fins decorativos, o que eh a maioria do publico, a primeira coisa que estao vendo eh preco. Elas podem comprar um quadro enorme com uma bela foto de Paris e nao se importam em saber quem eh o fotografo, pagando mixaria em um supermercado. Eu mesmo ja vendi algumas fotos que considero banais, mais que sao o que mais vendem, e mesmo gostando muito ninguem quer pagar mais do que €15. A maioria acha que €8 ja eh muito. E aqueles que compram nem se interessam em aber meu nome, se a foto eh minha autoria e nao fazem questao de ter a foto assinada e datada. A unica coisa que importa eh se combina com a sala, mesmo se o material for o pior do mercado.

Pessoas que estao mais interessados em comprar algo mais "artisticamente apreciativo", vamos chamar assim, por mais que fazem questao de conferir se a foto esta assinada e datada, por mais que estejam dispostos a pagar um pouco mais caro para ter o meu trabalho (mas nao muito caro pq meu nome nao eh referencia de nada), ainda assim ninguem se importa com a diferenca de qualidade de material. Esse publico que compra Arte com A maiusculo se importam mais com o nome do artista e a arte propriamente dito.

Minhas fotos mais baratas sao contact prints de filme 6x4.5 e custam €50. Nao importa o papel e moldura e demais custos d ematerial. A valor eh o mesmo. O preco nao eh baseado no custo do material mas no que leva o meu nome e meu toque.

Fotos que considero sem apelo artistico, atoas, mas que pessoas gostam vendo por valores simbolicos como €10 em tamanho 8x10in


Valeu Marcio

Apesar dos apesares, de vc estar num mercado diferente do nosso aqui em terras tupiniquins, o publico é sempre o mesmo.... preço manda!!!!

Mesmo assim tenho uma teoria que não consigo provar, se o cliente sabe realmente o que esta comprando, referente a qualidade de impressão/emolduramento e uso

Aqui em terras tupiniquins tenho que por um pouco da "educação" em pauta

Se o cliente quer decorar o ambiente do quarto do filho com um poster, qualquer qualidade de impressão fica bom, tá bonitinho tá valendo

Se o cara gosta de foto, foi nesta feira aqui https://www.facebook.com/events/164844597447856/permalink/164945254104457/?notif_t=like&notif_id=1511547195814632 vai atrás de qualidade e vai querer um emolduramento com um minimo de qualidade.

Educação: tem gente que não se importa em colocar uma gravura/foto pirata na parede se der pra comprar de alguém morrendo de fome a troco de migalha, melhor ainda

Procurando justificar um investimento pra minha sócia dei uma pesquisada nos valores de venda que foram apresentados e o real de mercado, tem uma "pequena" diferença de quase 50% no preço, ficando muito mais fácil justificar o ROI


Eles colocaram uma empresa pra oferecer emolduramento, mandei email a 3 dias e não tive resposta... descaso total, parceiro bem meia boca e dá pra ter noção do resto

Obrigado mais uma vez por compartilhar suas experiências

Tks

Marcio



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2017, 20:47:53
quer dizer... prostituir a fotografia pode, só que ela já morreu? é isso?

Zuzo bem  :ok:, tem mercado pra quem gosta de coisa morta também.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2017, 21:10:55
Zuzo bem  :ok:, tem mercado pra quem gosta de coisa morta também.

 :hysterical: tava esperando o Croix dizer isso... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.