Autor Tópico: Quem vende suas fotos como obra de arte?  (Lida 6941 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2017, 21:31:38
Tem um pessoal que expõe e vende fotografias autorais lá na Avenida Paulista/São Paulo, capital. Eles montam varaizinhos, espalham no chão, grudam nas paredes, grades, etc.
Nunca perguntei, mas será que vale a pena esse tipo de comércio/abordagem? Ou tem outras intenções além do retorno financeiro, tipo, auto-promoção?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2017, 22:20:46
Tem um pessoal que expõe e vende fotografias autorais lá na Avenida Paulista/São Paulo, capital. Eles montam varaizinhos, espalham no chão, grudam nas paredes, grades, etc.
Nunca perguntei, mas será que vale a pena esse tipo de comércio/abordagem? Ou tem outras intenções além do retorno financeiro, tipo, auto-promoção?

eles são artistchas... como dizia um personagem da praça é nossa que não lembro o nome... kkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2017, 08:08:53
quer dizer... prostituir a fotografia pode, só que ela já morreu? é isso?

Por favor, contextualize o paragrafo que vc isolou com o post que escrevi a vc. Os dois quotes que extrai la do post explicam claamente a questao sobre "omotivo da fotografia ter acabado". Qualquer duvida sobre o que foi dito nesses quotes, postar la no topico: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129772.0.html




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2017, 08:35:41

Valeu Marcio

Apesar dos apesares, de vc estar num mercado diferente do nosso aqui em terras tupiniquins, o publico é sempre o mesmo.... preço manda!!!!

Mesmo assim tenho uma teoria que não consigo provar, se o cliente sabe realmente o que esta comprando, referente a qualidade de impressão/emolduramento e uso

Aqui em terras tupiniquins tenho que por um pouco da "educação" em pauta

Se o cliente quer decorar o ambiente do quarto do filho com um poster, qualquer qualidade de impressão fica bom, tá bonitinho tá valendo

Se o cara gosta de foto, foi nesta feira aqui https://www.facebook.com/events/164844597447856/permalink/164945254104457/?notif_t=like&notif_id=1511547195814632 vai atrás de qualidade e vai querer um emolduramento com um minimo de qualidade.

Educação: tem gente que não se importa em colocar uma gravura/foto pirata na parede se der pra comprar de alguém morrendo de fome a troco de migalha, melhor ainda

Procurando justificar um investimento pra minha sócia dei uma pesquisada nos valores de venda que foram apresentados e o real de mercado, tem uma "pequena" diferença de quase 50% no preço, ficando muito mais fácil justificar o ROI


Eles colocaram uma empresa pra oferecer emolduramento, mandei email a 3 dias e não tive resposta... descaso total, parceiro bem meia boca e dá pra ter noção do resto

Obrigado mais uma vez por compartilhar suas experiências

Tks

Marcio


Nao eh so "preco que manda". Referencia/nome tambem manda. Conceito tambem manda. O valor de €50 para um mesmo produto varia imensamente de acordo como a forma que esse produto de €50 eh apresentado.

Qualidade de fato quase ninguem se importa. Muita gente fala de qualidade mas o que chamam de qualidade na verdade eh apenas nome e conceito. E isso nao eh so para o publico consumidor mas tambem para quem vende.

Deixa eu dar um exemplo.

Quando eu foi vender minas fotos em feiras no inicio, eu ia com uma mala de viagem com as fotos dentro, chegava na feira, colocava a mala no chao, as fotosem cima da mala, e ali vendia. A unica qualidade que eu oferecia era a qualidade da foto (segundo eu). O materil que usei para fazer as fotos tambem tem suas qualidades mas eu nem mencionava ou tentava persuadir ninguem falando da qualidade do papel, etc... Eu apenas falava que eram fotos fotografadas e impressas a mao por mim mesmo. E assim, eu obitia muito mais pessoas interessadas nas fotos e pessoas comprando minhas fotos. E o motivo eh que o que elas viam era umartista tentando vender sua arte. E quanto mais simples e menos profissional paresesse, mais artista eu era considerado e por isso mais atraente era o meu trabalho. As pessoas paravam para ver as fotos e ficavam admiradas. Eu nem vou falar dos inumeros comentarios de admiracao que eu recebi me exaltando e exaltando meu trabalho.

Com o tempo eu fui buscando tentar "melhorar" a minha tatica de venda investindo em uma melhor apresentacao, usando mesa, emoldurando minhas fotos, organizando elas deixando separadas por temas e tamanhos. A consequencia dessa mudanca eh que rarissimas pessoas param para ver as fotos. As que param ainda admiram e elogiam, mas sente menos impulso em comprar e apesar do preco ter sido sempre o mesmo, agora consideram mais caro pagar €50 em uma foto bem apresentada, emoldurada, em uma mesinha bonitinha e um fotografo se apresentando mais como "comerciante", esentiam que €50 valia menos em uma foto sem moldura, misturada com um monte de outras fotos, em cima de uma mala velha deitada no chao, com um fotografo que nao eh nada alem de um cara que esta ali tentando ganhar um dinheiro com sua arte.

Em outras palavras, as pessoas viam e sentiam mais qualidade na foto com menos materiais, menos protecao, e ate mesmo menos qualidade se levar em conta que esta ali pegando poeira, sol, dedo de todomundo. E menos qualidade em fotos protegidas em uma moldura bonitinha e melhor apresentavel.

No fundo, as pessoas falam muito de qualidade mas o nome, conceito, e aparencia vem muito antes da qualidade. O fato deu eu conseguir vender algo em feiras e nao vender nada via internet, eh pq em feiras as pessoas tem contato comigo e a foto ganha um significado e valor a mais quando o comprador tem contato, conhecimento e uma pequena interacao com o fotografo. Na internet o valor cai imensamente pq o meu contato pessoal com o publico passa a ser ZERO, mas a qualidade da foto eh exatamente a mesma.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2017, 08:49:42
Zuzo bem  :ok:, tem mercado pra quem gosta de coisa morta também.
Certamente.

Hoje tem muitos apegados ideologicos de direita e esquerda que baseiam suas ideologias e discursos em conceitos classicos. A direita se pautando em Adam Smith por exemplo, falando da mao invisivel e na liberdade do mercado. A esquerda falando de Karl Marx, o discurso dele de critca ao capitalismo. Mas o que ambos direita e esquerda nao nao costumam perceber eh que aquele capitalismo da epoca de Adam Smith e Karl Marx nao existe mais e nao tem como existir mais. E ao tentar tratar do assunto para liberais eles vao te chamar de comunista. Se tentar o mesmo com comunistas eles vao te chamar de porco capitalista. Por que ambo nao querem deixar de consumir seus produtos mortos que se tornaram apenas souvenirs comerciais de outra epoca. O comunismo hoje eh apenas um produto comercial do capitalismo de hoje, que vende livros, partidos, "cultura", etc...


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2017, 16:26:47
Olá Intrepid

Obrigado por compartilhar sua experiência

Sua impressora é com tinta DYE, com tons de cinzas, fica muito bom. Ela tem menos cores base pq esta tinta tem um comportamento diferente da pigmentada, a grosso modo ela mistura mais fácil

Desculpe a pergunta, vende por quantos seus prints? Vc acredita que uma impressão num papel melhor venderia mais? O pessoal pede emolduramento da foto?

Eu vendo por 10 reais tamanho pequeno (6x4), 25 reais tamanho A4, 50 reais tamanho A3+. Isso usando papel Canon, muito melhor do que as marcas genéricas.
Eu tava vendendo A3 em papel genérico por 30 reais mas parei pq fica ruim demais pro meu padrão, não quero pessoas vendo isso e associando à minha produção.

O papel que eu uso é o Canon Plus Glossy II, que acho excelente. Tenho aqui também o papel Canon Pro Platinum que é superior, se for vender esse colocaria uns 70 reais (só tenho A3+).

Não acredito que um papel melhor venda mais pq fica mais caro, muita gente prefere pagar menos e pra esse pessoal que não liga muito pra qualidade eu falo pra eles irem em loja q fica bem mais em conta.

O que não me conformo é que tem gente que me procura pra imprimir umas fotos super mal tiradas (até selfie) que eles tem no celular. Eu jamais gastaria tinta/papel do melhor com fotos que não fossem de alta qualidade ou pelo menos com um valor sentimental/histórico alto.

Já recebi pedidos de moldura, mas ainda não tive tempo de correr atrás de um fornecedor, ando muito ocupado com a parte principal do meu trabalho que é fotografar. Mas tenho planos sim, de comprar um lote de molduras e oferecer como opcional.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2017, 17:27:47
Eu vendo por 10 reais tamanho pequeno (6x4), 25 reais tamanho A4, 50 reais tamanho A3+. Isso usando papel Canon, muito melhor do que as marcas genéricas.
Eu tava vendendo A3 em papel genérico por 30 reais mas parei pq fica ruim demais pro meu padrão, não quero pessoas vendo isso e associando à minha produção.

O papel que eu uso é o Canon Plus Glossy II, que acho excelente. Tenho aqui também o papel Canon Pro Platinum que é superior, se for vender esse colocaria uns 70 reais (só tenho A3+).

Não acredito que um papel melhor venda mais pq fica mais caro, muita gente prefere pagar menos e pra esse pessoal que não liga muito pra qualidade eu falo pra eles irem em loja q fica bem mais em conta.

O que não me conformo é que tem gente que me procura pra imprimir umas fotos super mal tiradas (até selfie) que eles tem no celular. Eu jamais gastaria tinta/papel do melhor com fotos que não fossem de alta qualidade ou pelo menos com um valor sentimental/histórico alto.

Já recebi pedidos de moldura, mas ainda não tive tempo de correr atrás de um fornecedor, ando muito ocupado com a parte principal do meu trabalho que é fotografar. Mas tenho planos sim, de comprar um lote de molduras e oferecer como opcional.

Nessa questao da qualidade eh complicado pq depende do que vc se refere. Longividade do papel, longividade das cores e contraste da imagem, qualidade do papel quanto ao reflexo da luz, resistencia do papel a humidade, etc. Tem gente que so de ouvir que algo eh de "melhor qualidade" nao se importa em saber exatamente o que isso significa, paga o valor que for. E tem gente que nao esta certo se a qualidade que oferece eh realmente o que priorizam e assim vao no mais barato mesmo.

Eu sou do tipo que fico me perguntando quando um vendedor fala de qualidade. Pq pelo meu conhecimento tem muitos produtos que sao exatamente os mesmos, feitos da mesma forma, o mesmo material e pela mesma linha de producao e empresa, a unica diferenca eh a marca que sera impressa no produto e a embalagem. E na loja tem vendedor falando que o mais caro tem mais qualidade quando na verdade eh a mesmissica coisa. Nao que o vendedor esteja mentido pq em geral o vendedor nem sabe.

Um exemplo do mundo da fotografia, sao os filmes negativos e os papeis para impressao da Foma, que eu considero de maior qualidade e mesmo assim sao os mais baratos que ha no mercado.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2017, 17:35:58 por C R O I X »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2017, 17:58:42
O que vc quer qui no topico?

Se sua intencao eh apenas descarregar seu rancor, tal como foi no ouro topico, espero que desta vez vc esteja finalmente satisfeito. Pq nao da para continuar assim. Eu nao faco questao de participar do forum se minha presenca te incomoda tanto (ja que nao ha regras para ofencas gratuitas no forum).

Entao diz o que vc deseja.

A foto foi você que postou primeiro. e a ofensa se foi, foi iniciada por você quando criticou tanto a esquerda quanto a direita. só ajudei no seu raciocínio lógico e coloquei o ego centrismo na discussão.  :ok:

A ideia do fórum é ser aberto a discussões e não apenas aceitar a opinião do outro, veja, você tem sua opinião, eu tenho a minha, se sentir ofendido quando se é criticado após expor uma opinião pessoal é no mínimo se fazer de inocente.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2017, 18:03:08 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2017, 20:10:45
Eu vendo por 10 reais tamanho pequeno (6x4), 25 reais tamanho A4, 50 reais tamanho A3+. Isso usando papel Canon, muito melhor do que as marcas genéricas.
Eu tava vendendo A3 em papel genérico por 30 reais mas parei pq fica ruim demais pro meu padrão, não quero pessoas vendo isso e associando à minha produção.

O papel que eu uso é o Canon Plus Glossy II, que acho excelente. Tenho aqui também o papel Canon Pro Platinum que é superior, se for vender esse colocaria uns 70 reais (só tenho A3+).

Não acredito que um papel melhor venda mais pq fica mais caro, muita gente prefere pagar menos e pra esse pessoal que não liga muito pra qualidade eu falo pra eles irem em loja q fica bem mais em conta.

O que não me conformo é que tem gente que me procura pra imprimir umas fotos super mal tiradas (até selfie) que eles tem no celular. Eu jamais gastaria tinta/papel do melhor com fotos que não fossem de alta qualidade ou pelo menos com um valor sentimental/histórico alto.

Já recebi pedidos de moldura, mas ainda não tive tempo de correr atrás de um fornecedor, ando muito ocupado com a parte principal do meu trabalho que é fotografar. Mas tenho planos sim, de comprar um lote de molduras e oferecer como opcional.

Seus valores estão bons, quero dizer, não sei o valor da sua foto mas aparentemente está bom

Quando comentei sobre papeis melhores era uma referência aos papeis fine art, alguns tem uma textura diferente que poderia ser um atrativo para o seu cliente embora vc utilize papeis de qualidade.

Estou tentando convencer minha sócia a investir novamente em impressão, mas o plano de negócios dos caras é ruim, cheio de falha e valores fictícios, por isso estou vendo no mercado e colegas de fórum outros pareceres

Falei sobre moldura pq iniciei (na verdade a esposa) com isto e é também foi abordado no plano de negócios, porém no padrão museológico. Honestamente acredito ter pouca gente interessada nesta montagem de quadro por ser um tanto caro

Antes deste evento eu já tinha feito um estudo para este tipo de emolduramento seguindo a norma internacional. Questionei um fornecedor "parceiro" da empresa para ver se eles estavam seguindo esta norma e nem ao trabalho de responder eles tiveram

Agora, a moçada que tira foto de qualidade duvidosa e quer imprimir é uma gagada comum, tive a chance de conversar com o Clício e ele tem o mesmo problema com arquivos pequenos para fazer uma grande impressão


Obrigado pelo relato e se precisar de alguma dica sobre emolduramento fique a vontade em perguntar

Marcio








C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2017, 07:06:45
A foto foi você que postou primeiro. e a ofensa se foi, foi iniciada por você quando criticou tanto a esquerda quanto a direita. só ajudei no seu raciocínio lógico e coloquei o ego centrismo na discussão.  :ok:

A ideia do fórum é ser aberto a discussões e não apenas aceitar a opinião do outro, veja, você tem sua opinião, eu tenho a minha, se sentir ofendido quando se é criticado após expor uma opinião pessoal é no mínimo se fazer de inocente.

Opiniao??? Sair com ofesas pessoas agora eh opiniao que tem que ser respeitado? Em que mundo vc vive?

Que discussao eh essa sua tem a ver aqui no topico. Tenho que ficar aguentando a sua perseguicao que nao tem nada a ver com o topico? O forum aceita isso que vc chama de "aberto a discussao".

Onde eu eu ofendi alguem criticando opiniao alheia? Usar exemplo da politica e pesquisa agora eh ataque pessoal a alguem? Onde que a foto que postei foi com intencao de te ofender?

MODERADO
« Última modificação: 27 de Novembro de 2017, 16:26:31 por Rafa_Meira »


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #25 Online: 26 de Novembro de 2017, 07:12:19
Seus valores estão bons, quero dizer, não sei o valor da sua foto mas aparentemente está bom

Quando comentei sobre papeis melhores era uma referência aos papeis fine art, alguns tem uma textura diferente que poderia ser um atrativo para o seu cliente embora vc utilize papeis de qualidade.

Estou tentando convencer minha sócia a investir novamente em impressão, mas o plano de negócios dos caras é ruim, cheio de falha e valores fictícios, por isso estou vendo no mercado e colegas de fórum outros pareceres

Falei sobre moldura pq iniciei (na verdade a esposa) com isto e é também foi abordado no plano de negócios, porém no padrão museológico. Honestamente acredito ter pouca gente interessada nesta montagem de quadro por ser um tanto caro

Antes deste evento eu já tinha feito um estudo para este tipo de emolduramento seguindo a norma internacional. Questionei um fornecedor "parceiro" da empresa para ver se eles estavam seguindo esta norma e nem ao trabalho de responder eles tiveram

Agora, a moçada que tira foto de qualidade duvidosa e quer imprimir é uma gagada comum, tive a chance de conversar com o Clício e ele tem o mesmo problema com arquivos pequenos para fazer uma grande impressão


Obrigado pelo relato e se precisar de alguma dica sobre emolduramento fique a vontade em perguntar

Marcio

Ah sim, eu tenho aqui 3 tipos de papel: Glossy (Glossy II e o Platinum), Luster e o Matte (que é o fine art da Canon).

Esse Matte é bem fresco pra imprimir, ele precisa ser colocado manualmente em uma entrada separada da impressora, e não tem como imprimir até a borda, ou seja um A3+ fica mais ou menos do tamanho de um A3. A grande vantagem dele é que não reflete nada. O Luster é um intermediário e o Glossy reflete muito.

Achei legal o CROIX tocar no ponto da durabilidade, posso falar isso pra usar de argumento pra clientes, eu havia esquecido. No entanto deve ser algo a longo prazo mesmo, pois tenho aqui fotos de mais de 10 anos impressas com equipamento fajuto de loja e estão 100% ainda.

Sobre as molduras, também tem a questão de gosto do cliente. Muitas vezes o cliente não vai gostar da moldura "padrão" que eu pretendo oferecer e vai acabar não comprando.

Por enquanto estou cobrando apenas o valor da impressão, talvez se algum dia eu comprar uma impressora maior (digamos A2 ou A1) eu pretendo vender algumas das minhas melhores fotos em edições limitadas (por ex 5 unidades numeradas) por um valor na faixa dos 500-700 reais dependendo do tamanho.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2017, 07:13:14 por Intrepid »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Novembro de 2017, 08:55:40
 
Opiniao??? Sair com ofesas pessoas agora eh opiniao que tem que ser respeitado? Em que mundo vc vive?

Que discussao eh essa sua tem a ver aqui no topico. Tenho que ficar aguentando a sua perseguicao que nao tem nada a ver com o topico? O forum aceita isso que vc chama de "aberto a discussao".

Onde eu eu ofendi alguem criticando opiniao alheia? Usar exemplo da politica e pesquisa agora eh ataque pessoal a alguem? Onde que a foto que postei foi com intencao de te ofender?

Vai se fuder e pegar do pe de outro. E coloca a seu rancor no seu cu. Eu nao vou ficar engolindo suas provocacoes e papo imaturo. Se seu comportamente eh aceito aqui no forum eu prefiro ser o user que tem que sair. Ve se cresce.

Toda vez que vc vier com provocacao aleatoria que nao tem nada a ver com o assunto, vou mandar vc ir tobar no meio de seu cu.

 :doh: :doh: :doh: :doh: :doh:

O cara não aceita opinião dos outros e parte pra ofensa.

Típico de pessoas de esquerda. Não dá pra dialogar com pombo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2017, 08:56:23 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2017, 14:28:06
Ah sim, eu tenho aqui 3 tipos de papel: Glossy (Glossy II e o Platinum), Luster e o Matte (que é o fine art da Canon).

Achei legal o CROIX tocar no ponto da durabilidade, posso falar isso pra usar de argumento pra clientes, eu havia esquecido. No entanto deve ser algo a longo prazo mesmo, pois tenho aqui fotos de mais de 10 anos impressas com equipamento fajuto de loja e estão 100% ainda.

Sobre as molduras, também tem a questão de gosto do cliente. Muitas vezes o cliente não vai gostar da moldura "padrão" que eu pretendo oferecer e vai acabar não comprando.

Por enquanto estou cobrando apenas o valor da impressão, talvez se algum dia eu comprar uma impressora maior (digamos A2 ou A1) eu pretendo vender algumas das minhas melhores fotos em edições limitadas (por ex 5 unidades numeradas) por um valor na faixa dos 500-700 reais dependendo do tamanho.

Então, a durabilidade depende do tipo de emolduramento, de uma olhada nisto https://modoartes.com/blog/5_emolduramento-de-fotos-padrao-museologico.html

Claro, que existe um meio termo

Aos colegas da moderação: se tiver algum problema, pode tirar o link

O que vejo muito com as edições limitadas de fotos é um escalonamento, até 10, até 50 e assim por diante, até as ilimitadas

Moldura é complicado, mas a proporção que vendo é assim. 1000 metros de branco ou preta e 100 das especiais, dividido em umas 10 variações pro mesmo perfil  e aumentando

Você falou em loja, se puder falar , o que vende lá e está onde?

Muitíssimo obrigado por compartilhar suas experiências, é de grande valia

Abs

Marcio



Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2017, 17:25:07
Então, a durabilidade depende do tipo de emolduramento, de uma olhada nisto https://modoartes.com/blog/5_emolduramento-de-fotos-padrao-museologico.html

Claro, que existe um meio termo

Aos colegas da moderação: se tiver algum problema, pode tirar o link

O que vejo muito com as edições limitadas de fotos é um escalonamento, até 10, até 50 e assim por diante, até as ilimitadas

Moldura é complicado, mas a proporção que vendo é assim. 1000 metros de branco ou preta e 100 das especiais, dividido em umas 10 variações pro mesmo perfil  e aumentando

Você falou em loja, se puder falar , o que vende lá e está onde?

Muitíssimo obrigado por compartilhar suas experiências, é de grande valia

Abs

Marcio

Interessante o artigo, dá pra ver como esse assunto de molduras pode se complicar (e ficar caro). Isso está bem além do meu nível, o que eu pretendia era arrumar algum fornecedor só pras 4 arestas e um fundo, se bobear nem o vidro eu quero que é pra não refletir.

Quando eu digo loja me refiro a esses photo labs, lugares que fazem fotos 3x4 e vendem impressões, molduras (até tamanho a4 ou a3), cartões de memória e outras tralhas. Moro fora do Brasil então não adianta comparar preços, mas aqui está um exemplo de loja parecida: http://www.panfleteria.com.br/fortaleza/desconto-fortaleza-super-film-impressao-digi-7822/

Valeu!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2017, 22:49:06
Zuzo bem  :ok:, tem mercado pra quem gosta de coisa morta também.

 :clap: :clap:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva