Autor Tópico: Sigma 17-70 F2.8-4 (C) x Tamron 17-50 F2.8  (Lida 16891 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 22 de Novembro de 2017, 21:22:10
Boa noite gente, como eu havia prometido, iria tentar fazer uma comparação e um pequeno review pessoal sobre a minha troca de Tamron 17-50 para Sigma 17-70 (Contemporary), o tempo anda meio escasso, mas hoje consegui fazer, então vamos lá:

Como alguns aqui sabem, usei por um bom tempo a Tamron 17-50 F2.8 Sem VC, e sempre gostei muito do resultado, fiquei um tanto apreensivo quando resolvi pegar a D7200, meu medo era elas não se entenderem, por ser uma câmera nova e uma lente antiga de terceiros, mas meu medo logo foi sucumbido pelo desempenho excepcional do conjunto, que cravou. Mas de tanto ouvir sobre o desempenho da tal Sigma 17-70 F2.8-4 Contemporary, resolvi que precisa tirar a prova, pintou uma oportunidade de vender bem a Tamron e comprar a Sigma sem praticamente empatar dinheiro, e assim fiz. Dito isso vamos ao que interessa.

Vou por partes, e começando pelos assuntos menos polêmicos.

Foco.
Como meu trabalho é eventos, não levo a velocidade da lente ao extremo, sendo assim a Tamron sempre deu conta com sobra na velocidade de foco, porém, se for para fazer uma comparação com a Sigma fica impossível, a diferença aqui é gigantesca, a sigma é muita rápida, e ainda é silenciosa, enquanto a Tamron, em detrimento à Sigma, é lenta e barulhenta (barulho também nunca me incomodou).
As duas lentes são cravadas e precisas no foco, se tiver diferença entre elas neste aspecto, não foi visível para mim.

Range Final: 50 x 70.
Interessante esse ponto, parece que não, mas 20mm a mais dá uma boa diferença na prática, nos dois casamentos que fiz com ela, senti um conforto maior em certas situações, se somar 70mm ao fator de corte da Nikon, ela vai pra 105mm, praticamente uma meia tele.

Construção.
As duas lentes são bem construídas, são leves, pequenas e robustas, mas achei a Sigma melhor aqui também, seu anel de zoom é mais justo e seu para-sol é mais robusto (O da Tamron acho meio “melindroso”), porem o curso do anel de foco da Sigma é extremamente pequeno, eu diria que para quem precisa fazer foco manual, essa lente definitivamente não serve, mas para foco automático não faz diferença.

Estabilização de imagem.
A sigma tem, a Tamron não.

Nitidez – Deixei essa pra final por que está aqui um dos principais fatores de escolha entre uma lente e outra.
O meu grilo aqui era se a Sigma “pegava” a Tamron em F4, já que esta abertura seria 1 ponto mais fechado na Tamron que é F2.8 em Todo o range.
Encontrei em meus arquivos duas fotos de uma mesma situação, Making da noiva, em close nos cílios “genéricos”. Nas fotos mais idênticas que encontrei para essa comparação, a Tamron está em F4 e a Sigma em F4.5 e ambas estão no range máximo, ou seja, Tamron em 50mm e Sigma em 70mm.
Para mim, em grande abertura, a Tamron segue imbatível. Mas como opinião não é algo concreto, vou deixar as imagens e cada um tira a sua própria conclusão.

Sigma 17-70 (C) F2.8-4 / F4.5 / 70mm


Tamron 17-50 F2.8 (Non VC) F4 / 50mm



Por enquanto é isso gente, se pintar mais alguma coisa que vale a pena escrever eu coloco aqui.

Espero que possa ajudar a galera.

Abraço a todos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2017, 22:42:07
É óbvio que eu ia comentar.
Em relação à nitidez não consigo fazer comparações entre essas duas fotos. Precisaria de dois retratos para avaliar melhor. Não consegui ver diferenças.
Fiquei surpreso com sua opinião em relação ao AF. Achava que fosse ter diferenças entre ela e que essa Sigma fosse ou mais lenta ou mais imprecisa.
Sobre o OS, quantos Stops de ganho?
E as outras características óticas como AC, distorção, flare, contraste, chegou a avaliar?

Você não colocou conclusão para gerar suspense ou ainda não tem uma conclusão? No seu outro corpo DX a performance foi a mesma?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2017, 22:48:35
Estava de olho em uma 17-50 para minha D3100, mas após ver estes comentários vou ficar de olho se ver uma destas vou considerar. Por curiosidade, qual valor pagou nela?
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2017, 22:59:19
Tive uma Sigma dessas, versão Contemporary mesmo, e sempre achei muito boa. Cheguei a recomendar ela em alguns tópicos por aqui. Concordo em tudo que o Dellano falou, AF excelente, OS idem, range absurdamente útil para eventos. A nitidez realmente não é lá essas coisas, mas ainda assim é mais do que suficiente. Dellano não falou, mas o desfoque de fundo dela é bacana também. Longe de ser campeã no quesito, mas é um desfoque neutro, não chama muita atenção. Não cheguei a ver as duas lado a lado, mas a sensação que eu tive é que a Sigma é mais compacta que a Tamron, apenas o zoom que se estende mais.

O que me incomodava mesmo era a abertura variável. Eu acabava usando ela o tempo todo em f/4. Mas só vendi a lente porque eu acabo não usando tanto a cropada em eventos, uso mais a FF...

Mas é uma belíssima lente, eu recomendo pra quem usa cropadas e trabalha com eventos!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2017, 23:06:59
Tenho esta objetiva mas em baioneta SA e a uso com a Sigma SD-1 Merrill, que é talvez a câmera com o maior nível de exigência das com sensores tamanho APS devido à altissima captação de detalhes.

No centro, em qualquer abertura, a lente é nitida para ca*#$%&.
A nitidez nos cantos é excelente em F4 e moderada em F2.8
A nitidez geral em f5.6 assusta na SD1

A CA dela é normal nas aberturas máximas em todo o alcance e praticamente zero em f4 e f5.6

Não é perfeita mas pelo preço não acho que dê para comprar nada que chegue perto.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2017, 23:09:49
Não é perfeita mas pelo preço não acho que dê para comprar nada que chegue perto.

Exato


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2017, 23:35:45
Sempre falei aqui dessa lente e recomendei, pra mim é bem melhor que a Tamron. As cores também se destacam como todas as sigmas.


Eu tenho a lente e no fim das contas não uso porque uso a Fuji.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2017, 23:36:16 por cfcsosa »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2017, 02:28:48
Legal ver o pessoal comentando aqui.

Acho que a Sigma está de parabéns por ter revolucionado o mercado de lentes nos últimos 4 anos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2017, 06:15:51
Sempre falei aqui dessa lente e recomendei, pra mim é bem melhor que a Tamron. As cores também se destacam como todas as sigmas.


Eu tenho a lente e no fim das contas não uso porque uso a Fuji.
:ponder: Eu também tive as duas, mantive somente a Tamron... Pelo uso sempre achei a Tamron melhor, não muita coisa, mas em alguns detalhes, e a nitidez é um deles, como usei bastante as duas pude notar essa diferença.  Recomendo qualquer uma das duas, são lentes muito boas para o preço que custam.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2017, 08:08:03
Vale lembrar que minha lente está atualizada com o último firmware já que tenho o USB Dock da sigma, no início eu não curtia muito ela, mas depois das atualizações ficou muito boa, além disso eu calibrei a lente, o foco é bem cravadinho, já me deram até vontade de usar ela com a D7200, tem muito tempo que não uso, rsrsrs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2017, 09:01:38
É óbvio que eu ia comentar.
Em relação à nitidez não consigo fazer comparações entre essas duas fotos. Precisaria de dois retratos para avaliar melhor. Não consegui ver diferenças.
Fiquei surpreso com sua opinião em relação ao AF. Achava que fosse ter diferenças entre ela e que essa Sigma fosse ou mais lenta ou mais imprecisa.
Sobre o OS, quantos Stops de ganho?
E as outras características óticas como AC, distorção, flare, contraste, chegou a avaliar?

Você não colocou conclusão para gerar suspense ou ainda não tem uma conclusão? No seu outro corpo DX a performance foi a mesma?

Thales, é um "pequeno" review "pessoal", não disponho de tempo para fazer comparações metódicas, ainda mais final de ano. A Sigma em relação ao AF é muito superior, isso já é bem conhecido nesse modelo.

Não coloquei minhas conclusões por que ainda não tenho certeza se fico ou não com ela, preciso de mais alguns eventos para ter certeza.

Estava de olho em uma 17-50 para minha D3100, mas após ver estes comentários vou ficar de olho se ver uma destas vou considerar. Por curiosidade, qual valor pagou nela?

R$1300,00

...Dellano não falou, mas o desfoque de fundo dela é bacana também. Longe de ser campeã no quesito, mas é um desfoque neutro, não chama muita atenção.

O que me incomodava mesmo era a abertura variável. Eu acabava usando ela o tempo todo em f/4. Mas só vendi a lente porque eu acabo não usando tanto a cropada em eventos, uso mais a FF...

Teté, eu não comentei do desfoque por que não cheguei a fazer uma comparação mais minuciosa, mas acho que a Sigma leva essa também.

Agora quanto a abertura variável, realmente, isso está me incomodando muito, se eu não ficar com ela, esse será um dos motivos.


Agora pessoal, é sério que vocês não estão vendo diferença na nitidez das duas imagens? Nos Cílios e na pele em baixo do olho?
Eu estou vendo, é não é pouco!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2017, 09:04:32
:ponder: Eu também tive as duas, mantive somente a Tamron... Pelo uso sempre achei a Tamron melhor, não muita coisa, mas em alguns detalhes, e a nitidez é um deles, como usei bastante as duas pude notar essa diferença.  Recomendo qualquer uma das duas, são lentes muito boas para o preço que custam.

Pois é, eu estou estranhando a galera não ver diferença em nitidez nas imagens!


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2017, 10:01:01
Eu vi muita diferença. Tamron bem à frente, inclusive. Achei o review inconclusivo, Dellano, mas você já explicou o motivo. Isso porque a grande pergunta seria: e aí, vale a pena a troca? Cenas do próximo capítulo...  :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2017, 10:50:07
Pois é, eu estou estranhando a galera não ver diferença em nitidez nas imagens!

Se for para ser pixel peeper seu teste tem alguns probleminhas pois as fotos foram feitas com comprimentos focais diferentes. De 50mm para 70mm tem uma baita diferença. Sugiro repetir com a mesma DF e abertura, tipo 40mm F5.6, e usando tripé para garantir o ponto de foco e a distância.

Se for para explorar a performance na abertura maxima, mantenha pelo menos a mesma distancia e comprimento focal.





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2017, 11:00:44
Nesse exemplo é notável a diferença de nitidez em favor da Tamron. E olhe que a ponta tele é menos nítida nela.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2017, 11:01:24 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs