Autor Tópico: Iniciante no manual  (Lida 1779 vezes)

Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Online: 23 de Novembro de 2017, 07:36:45
Olá gente... estou iniciando no mundo fotográfico, mais precisamente no mundo Manual da máquina....já "faço fotos" há algum tempo mas sempre usei o automático da máquina..porque nao tinha muito tempo e por nao me interessar mesmo......bem...de uns tempos pra cá resolvi me dedicar a entrar de fato no mundo espetacular de registrar imagens como deve ser mesmo, usando os ajustes manuais da camera.........

fiz a foto de um vaso de violeta que estava na porta da sacada...a luz é natural..  peço a gentileza de analisarem...

Camera amadora Fujifilm Finepix S8200
ISO 100 - Dist. Focal 161mm - f/18.8 - Obturador em 1/2s

agradeço a gentil atenção dos amigos



erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2017, 07:55:17
A câmera estava num tripé ou apoiada em algo? Porque a velocidade tão baixa?


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2017, 08:09:00
A câmera estava num tripé ou apoiada em algo? Porque a velocidade tão baixa?

Desculpe... esqueci de citar que usei tripé.....  tens razão erick..............eu não entendo nada de ajustes ainda da forma como quero entender...... a velocidade que tu diz....é do obturador?  não sei nada sobre isso....apenas o que fiz foi ajustar a régua do fotômetro para que ela ficasse bem no meio...rsrsrs.......... conforme venho estudando.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2017, 08:41:26
Desculpe... esqueci de citar que usei tripé.....  tens razão erick..............eu não entendo nada de ajustes ainda da forma como quero entender...... a velocidade que tu diz....é do obturador?  não sei nada sobre isso....apenas o que fiz foi ajustar a régua do fotômetro para que ela ficasse bem no meio...rsrsrs.......... conforme venho estudando.

Sim... você colocou 1/2s... muito lento, o que pode acarretar em fotos tremidas, como ao meu ver a sua foto não está tremida, deduzi que estava apoiada em algo. Quanto maior esse número, mais rápido será o movimento do obturador e como consequência, menos exposição à luz, fotos mais escuras... quanto menor esse número, mais lento esse movimento, mais exposição resultando em fotos mais claras (se a velocidade estiver muito baixa, é necessário o uso de algum apoio para a foto não ficar tremida)


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2017, 08:53:25
Sim... você colocou 1/2s... muito lento, o que pode acarretar em fotos tremidas, como ao meu ver a sua foto não está tremida, deduzi que estava apoiada em algo. Quanto maior esse número, mais rápido será o movimento do obturador e como consequência, menos exposição à luz, fotos mais escuras... quanto menor esse número, mais lento esse movimento, mais exposição resultando em fotos mais claras (se a velocidade estiver muito baixa, é necessário o uso de algum apoio para a foto não ficar tremida)

Agradeço a dica...  to ainda entendendo a harmonia que deve ter entre abertura de diafragma ( f )...velocidade de obturador (que cuida do tempo de exposição) e o ISO alto ou baixo....  uns dizem que o ISO deve ser a última coisa a se pensar ou nunca mexer nele.....outros ja falam diferente...........  e....gostaria que esse tema pudesse se estender, mas não sei se é aqui nessa sala .... queria saber qual a relação que tem o fato de eu deixar a régua do fotometro no meio... (eu fiz isso para evitar super / subexposição, segundo andei lendo.....que o ideal dessa régua é ficar sempre no meio)...ou seja...a compensação.   E gostaria de saber também no que devo melhorar essa imagem....se o foco está bom (meu olho diz que sim).......


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2017, 13:26:13
deixar a régua do fotometro no meio... (eu fiz isso para evitar super / subexposição, segundo andei lendo.....que o ideal dessa régua é ficar sempre no meio)

Depende, se você for fotografar uma parede branca e deixar a régua no meio a parede fica cinza.
A régua no meio é cinza médio. É válido deixar a régua no meio se a cena fotografada não tiver predomíno de tons muito claros ou muito escuros e a medida não estiver pontual (não estou certo na sua câmera, mas no geral há como alterar o modo como a câmera vai medir a luz, se é só em um ponto, se é fazendo uma média da cena...)

e o ISO alto ou baixo....  uns dizem que o ISO deve ser a última coisa a se pensar ou nunca mexer nele.....outros ja falam diferente

Se der para fazer a foto com iso baixo é melhor, mas é melhor subir o iso do que ter uma foto tremida por baixa velocidade.
Se resolver mesmo aprofundar na fotografia, estude tratamento de fotos (principalmente se sua câmera fotografar em RAW). Neste caso, o arquivo sai cru (RAW) da câmera e você que vai escolher os ajustes (contrate, curvas, brilho, etc).
Nos programas de processamento de imagens dá para reduzir o ruído causado pela necessidade de iso alto em cenas com pouca luz (às vezes com uma perda de detalhes como efeito colateral).

Sim... você colocou 1/2s... muito lento, o que pode acarretar em fotos tremidas
Concordo com o colega, poderia ter borrado a imagem. Mesmo no tripé o vento poderia ter feito as folhas se mexerem.
Um diafragma mais fechado com tempo de exposição longo é interessante se quiser um efeito de longa exposição na foto (rastro de cachoeira, rastro de luzes em movimento, foto com Blur proposital, como aqui: https://www.flickr.com/photos/pris_werso/35859433202/ )


Interkid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Faça-se a luz.......
    • Imobiliária Paulo Amaral
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2017, 15:14:11
Depende, se você for fotografar uma parede branca e deixar a régua no meio a parede fica cinza.
A régua no meio é cinza médio. É válido deixar a régua no meio se a cena fotografada não tiver predomíno de tons muito claros ou muito escuros e a medida não estiver pontual (não estou certo na sua câmera, mas no geral há como alterar o modo como a câmera vai medir a luz, se é só em um ponto, se é fazendo uma média da cena...)

Se der para fazer a foto com iso baixo é melhor, mas é melhor subir o iso do que ter uma foto tremida por baixa velocidade.
Se resolver mesmo aprofundar na fotografia, estude tratamento de fotos (principalmente se sua câmera fotografar em RAW). Neste caso, o arquivo sai cru (RAW) da câmera e você que vai escolher os ajustes (contrate, curvas, brilho, etc).
Nos programas de processamento de imagens dá para reduzir o ruído causado pela necessidade de iso alto em cenas com pouca luz (às vezes com uma perda de detalhes como efeito colateral).
Concordo com o colega, poderia ter borrado a imagem. Mesmo no tripé o vento poderia ter feito as folhas se mexerem.
Um diafragma mais fechado com tempo de exposição longo é interessante se quiser um efeito de longa exposição na foto (rastro de cachoeira, rastro de luzes em movimento, foto com Blur proposital, como aqui: https://www.flickr.com/photos/pris_werso/35859433202/ )

1 - já começo falando do asco que me dá com ruído na imagem....e muito dele deve acontecer por eu não saber mexer nos controles do manual.... mas vou usando os valores de ISO bem na medida e me ajustando ao restante.......................em ambiente de pouca luz (um dos grandes problemas que tenho aqui sempre nos imóveis) costumo usar o flash e no geralzão tem até dado certo, mas nunca com aquela nitidez que pretendo chegar)...sem ruído e sem tremer/borrar.........agora comprei a D5500 da Nikon e pretendo usar ela nos conformes e ter resultado melhor... sei que a camera vai ajudar muito nisso.............mas antes de qualquer coisa...é entender sobre iluminação...isso sim é o básico!

2 - Eu vou procurar pós-tratar as imagens como já faço agora....mas do que me adiantaria trata-las em RAW (um arquivão gigante) e depois ser forçado a converte-la em JPEG para publicar o anúncio num provedor limitado que me força a enviar arquivos até míseros 600k?.......    ainda preciso tb aperfeiçoar nisso...... tamanho de arquivo nem sempre dita a qualidade final da foto......posso ter um JPEG (formato que já tem perda de qualidade) de 300k mas com boa qualidade e dimensões grandes...

Muito obrigado pela gentileza das dicas Cristiano....obrigado aí pessoal..........

vou enviar outra foto para a análise de voces....com pouca iluminação    .....  e tb com esbatimento de sol na janela

um abraço


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2017, 23:38:54
A D5500 vai lhe dar muito menos ruído que sua superzoom. É um excelente upgrade.

Nessa foto específica, não houve problema em usar 1/2 segundos, mas qualquer vento que batesse na flor podia fazer vc perder a foto.

Com o tempo a coisa fica automática.