Autor Tópico: Viagem a São Paulo | Dicas  (Lida 2949 vezes)

Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2017, 15:50:16
 A cidade de São Paulo é igual a todas as grandes metrópoles brasileiras e  muitas ao redor do mundo, você anda com uma sensação de insegurança  e tal, mas é aquela coisa,  não podemos nos privar da nossa liberdade ou do que nos faz bem. Eu nasci e moro em São Paulo, tenho 30 anos, nunca fui roubado graças a Deus. As vezes pego minha câmera ( atualmente estou com a D610 ) e vou no centro com a namorada e faço muitas fotos por lá, vira e mexe  vou ao mercadão fotografar por dentro e comer o famoso lanche de mortadela, gosto de fotografar a região do Viaduto do Chá, o Theatro Municipal, ali perto tem o CCBB onde jpa fotografei a noite ( sempre tem policia de frente ), legal é visitar a galeria do Rock, lá tem diversas tribos diferentes, tem lojas tradicionais que estão há 40 anos lá vendendo discos de vinil... já fiz fotos num  final de tarde de um sábado no Viaduto Santa Ifigênia, já pegando a luzes dos postes acesas ( no horário de verão ), mas nessa região tem que ficar sempre atento.. A avenida paulista é tranquila para fotografar, toda vez que vou lá, seja no fim de semana ou no meio da semana, de dia ou noite, sempre vejo fotógrafos, ensaios, grupo de fotografos e etc ... Outro lugar onde muita gente sai pra fotografar é o Beco do Batman, na região da Vila Madalena, conhecida pela noite agitada e os muros grafitados ( espero que o Doria não pinte os muros de cinza ) por diversos artistas de renome nacional e internacional, é normal encontrar muitos fotografos trabalhando e turistas estrangeiros tirando foto dos grafites... Gostoso é ir num fim de tarde na famosa Praça por do Sol, sentar na grama, tomar uma cerveja, estar bem acompanhado e contemplar à vista panoramica do lindo bairro de Pinheiros e, se o tempo estiver limpo, você será premiado com um dos por do sol mais bonitos da cidade. Outro pico da cidade ,de onde você tem uma vista sensacional e pode se deliciar com um lindo por do sol e com muita segurança, é o Mac-Usp que fica no Ibirapuera... Mas o que mais gosto em Sampa é o centro velho, com sua arquitetura linda, muitas vezes abandonada, mas sempre imponente e com uma riqueza cultural impar . A região da Estação da Luz também é uma boa opção, tem a  Pinacoteca,  o Parque da Luz, e é tranquilo fotografar num domingo de manha, todo domingo de frente a Estação da Luz tem encontro de carros antigos, nessa região também tem a linda Sala São Paulo onde todo domingo de manha tem a apresentação gratuita da orquestra de sp , já é uma boa pedida para conhecer, assistir o evento e conseguir belas fotos... e do lado da Sala SP tem o Memorial da Resistência, um prédio  onde abrigava a sede do DOPS-SP e onde os presos políticos no tempo da ditadura militar ficavam trancafiados , 4 dessas celas ainda estão preservadas e são abertas ao público, no domingo a entrada é gratuita. No Pacaembu tem o museu do futebol  ( terça feira a entrada é gratuita )e todo domingo de frente o estádio tem a feira de gastronomia, Food trucks... Outra região que vira e mexe estou indo almoçar ( massas italianas ) é o bairro do Bexiga, tem cantinas italianas centenárias de Chefes renomados, o bairro do Bexiga é conhecido pela escola de Samba Vai-vai e pela  boemia dos anos 50, 60 , 70 e 80, lugar onde a classe artística batia o cartão, os frequentadores do bairro  eram  Adoniram Barbosa, Elis Regina, Chico Buarque, Vinicius de Moraes e etc é normal você entrar numa cantina ou num bar do Bexiga e deparar com as fotos de diversos artistas que por lá passaram e deixaram suas imagens gravadas em fotografias ou algum item pessoal, é gostoso demais andar pelas ruas do Bexiga e um lugar único na cidade de SP, muito especial e vale a pena a visita... Enfim, São Paulo é uma cidade que, apesar da sensação de insegurança,  se você souber explorar bem, você vai encontra alguma beleza e cultura nela.
Abraços
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2017, 20:23:29
Já andei algumas vezes pelo centro da cidade com uma câmera micro4/3 e nunca tive receio de usar a câmera nos pontos turísticos. No máximo, fiquei mais alerta na praça da Sé (onde fica a catedral da Sé) ou no viaduto Santa Efigênia. As únicas precauções que eu tomo são não ficar o tempo todo com a câmera pindurada no pescoço e evitar alguns lugares conhecidos por serem menos seguros. À noite só iria se estivesse acompanhando os grupos fotográficos que costumam ir lá.

Fora os lugares que já recomendaram, você também pode dar um pulo em Paranapiacaba (pegando um trem que sai da Estação da Luz), que é um lugar frequentado por fotógrafos e, principalmente, por trilheiros.

Se estiver de carro [se não estiver pode pular este parágrafo], pode visitar o templo Zu lai ou conhecer a Estrada Velha de Santos, que faz parte dos caminhos históricos que ligavam a baixada santista ao planalto paulista. Este último, apesar de muita gente conhecer, acho que pouca gente sabe que é aberto ao público para visitação. Para chegar é preciso ir de carro mas o percurso dentro do parque é feito a pé acompanhado por guias. É uma região histórica com belas paisagens (se o clima colaborar... rs). Para visitar é preciso fazer agendamento no site do parque.
Os lugares que citei ficam um pouco fora do eixo dos principais pontos turísticos, mas dependendo do tempo de estadia em São Paulo acho que vale a visita.

Nesse site você encontra várias informações turísticas. Tem inclusive informação sobre o ônibus turístico que alguém comentou.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 20:29:24 por edstk »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 09:13:36
Nossa, eu não tenho coragem nem de botar o celular na mão, no meio da rua, quanto mais tirar foto com câmera.
Se for levar equipamento de valor, tem que fazer seguro.
Se não, seria mesmo uma camerazinha pequena com controles manuais, no máximo. Mas dependendo do lugar, nem isso, nem celular. Prefiro guardar as imagens na mente, rs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 13:08:13
desenterrando o tópico para dar minha contribuição

Estive com a família no final de semana passado em SP. Visitamos os locais turísticos tradicionais (mercadão, 25 de março :doh:, liberdade, catedral da sé, patio do colégio, centro e outros.

minha impressão de bicho do mato... JAMAIS levaria uma DSLR. não me senti seguro nem pra fotografar com o celular. tirava do bolso, clicava e voltava pro bolso. Em alguns locais é mais tranquilo e outros é Bem tenso. Minha dica... levar apenas o celular e observar antes de fotografar pra não ser roubado. No hotel à noite, foi noticiado na tv que roubaram só no sábado "esquenta de carnaval" mais de 1000 celulares  :eek:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 13:35:35
né mole não!!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 14:50:28
Carnaval e nos blocos pré-carnaval não são parâmetros, pois juntam no mesmo lugar os bandidos, bêbados e distraídos, aí não sai coisa boa... :D
Inclusive uns 6 bombados bateram num frentista neste fds e terminou daquela forma.

De fato pra quem vem de fora, é essa a sensação mesmo: insegurança.
Se achou o Mercadão, Pateo do Colégio e Liberdade pouco seguros, o restante é pior... :D