Autor Tópico: GA x Tele  (Lida 2828 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Online: 06 de Janeiro de 2007, 22:33:40
Olá, pessoal!

Queria mostrar-lhes que interessante uma experiência que fiz recentemente.
Alguém saberia dizer qual das duas fotos foi feita com uma lente grande-angular? E qual foi feita com uma tele?

Vejam:

1.


2.



Bem, a resposta, que é o mais interessante aqui, é: nenhuma das duas. Foram ambas feitas com uma lente normal, que é uma das minhas lentes favoritas, a Pentax FA 31mm f/1.8 Limited (a câmera é uma Pentax K10D).

Resultado: até o momento, está me parecendo que, para a minha fotografia, consigo 90% da versatilidade de uma lente zoom (como a Nikon 18-70mm) com uma dessas lentes normais. Está sendo muito interessante viver sem zoom. Depois eu conto mais sobre isso, e sobre a nova Pentax.

Um grande abraço a todos!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2007, 00:25:53
Thiago,

Acho que um dos melhores exercícios que podemos fazer é usar lentes fixas. As normais, como você disse, são bastante versáteis, já que basta se locomover ao invés de girar o anel do zoom. Nos conte mais mesmo sobre sua experiência, especialmente sobre como ela afetou seu modo de fotografar.

Um abraço.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2007, 04:49:24
Uma das coisas que me desagrada nas digitais APS é o fato de não possuírem uma boa objetiva normal. As 50mm não são nada versáteis nas digitais, pois tornam-se teleobjetivas.

Essas duas fotos mostram que essa 31mm cumpre muito bem o papel de objetiva normal, tanto no quesito nitidez quanto do ângulo. Mas e o preço, será que se assemelha à pechincha que é uma boa lente normal para filme?

Aproveitando a discussão sobre a versatilidade de uma objetiva normal fixa, vai uma foto feita com uma 50mm F1.7 Pentax em filme e escaneada:

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2007, 09:05:48
Bonito lugar, aonde é?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2007, 14:20:38
Citar
Thiago,

Acho que um dos melhores exercícios que podemos fazer é usar lentes fixas. As normais, como você disse, são bastante versáteis, já que basta se locomover ao invés de girar o anel do zoom. Nos conte mais mesmo sobre sua experiência, especialmente sobre como ela afetou seu modo de fotografar.

Um abraço.
Olá, Rodrigo!

Realmente, o uso de lentes fixas é um ótimo exercício. Uma coisa que percebo com a normal é a minha falta de prática em compor as imagens com esse ângulo de visão.

Com as lentes zoom comuns, é possível conseguir o ângulo de visão de uma normal, mas eu percebo que, quando uso uma lente dessas, dificilmente escolho essa faixa de distâncias focais que vai dos 28 aos 35mm (a faixa normal). Com a zoom, ou uso GA ou Tele, sem muito meio-termo mesmo.

Preciso fotografar mais com a 31mm pra me acostumar, mas por enquanto estou gostando dessa versatilidade, esse fato de a lente funcionar como "GA" em algumas fotos e como "Tele" em outras e, ao mesmo tempo, oferecendo uma visada toda particular.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2007, 14:31:20
Citar
Uma das coisas que me desagrada nas digitais APS é o fato de não possuírem uma boa objetiva normal. As 50mm não são nada versáteis nas digitais, pois tornam-se teleobjetivas.

Essas duas fotos mostram que essa 31mm cumpre muito bem o papel de objetiva normal, tanto no quesito nitidez quanto do ângulo. Mas e o preço, será que se assemelha à pechincha que é uma boa lente normal para filme?

Aproveitando a discussão sobre a versatilidade de uma objetiva normal fixa, vai uma foto feita com uma 50mm F1.7 Pentax em filme e escaneada:
Francisco, bonita foto! Parabéns!
Inclusive a digitalização do filme está ótima. :)

Eu também gostaria de saber onde foi tirada a foto. :)

E, quanto à sua pergunta, a grande limitação da 31mm f/1.8 é o preço. Ela é, infelizmente, muito mais cara que uma 50mm, custando perto de 900 dólares.

Quanto à nitidez, ela é superior, sobretudo em f/1.8 a 2.8, às 50mm f/1.4 da Canon, Nikon, Pentax e Zeiss (ZF). O desfoque é bem bonito também.

Mas concordo contigo, em custo/benefício, não dá pra bater as 50mm para filme!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2007, 15:01:01
A foto foi tirada nas ruínas de São Miguel, antiga missão jesuítica no RS. Vale a pena a visita para quem vier ao estado.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2007, 15:50:29
Citar
A foto foi tirada nas ruínas de São Miguel, antiga missão jesuítica no RS. Vale a pena a visita para quem vier ao estado.
Bacana! :)

As minhas, para quem não conhece, foram feitas em Poços de Caldas, MG.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2007, 19:10:09
Thiago, bem legal a experiência. Eu tenho uma Canon Digital Rebel e uma 50mm f/1.8. Utilizo-a muito em retratos mas a distância focal equivalente de 80mm torna-a uma teleobjetiva. Isso é ruim quando não há muito espaço disponível, em fotos internas por exemplo.
Quanto à utilização de objetivas fixas, acho que vou começar a investir nisso. Mas sabemos como os preços são altos e então surgiu-me a idéia de investir em objetivas de rosca M42 e um adaptador M42 -> Canon EOS. Li muitos elogios sobre as objetivas russas e pretendo adquirir algumas. São excelentes e baratas! Para quem não tem tanta necessidade de foco automático, é uma boa alternativa.
 
Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


M-a-R-a-N

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2007, 22:22:52
aproveitando a foto de São Miguel:
Sigma 10-20



Moro em Santo Angelo, perto de São Miguel  :photo:
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 22:23:59 por M-a-R-a-N »


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2007, 23:46:57
Citar
Thiago, bem legal a experiência. Eu tenho uma Canon Digital Rebel e uma 50mm f/1.8. Utilizo-a muito em retratos mas a distância focal equivalente de 80mm torna-a uma teleobjetiva. Isso é ruim quando não há muito espaço disponível, em fotos internas por exemplo.
Quanto à utilização de objetivas fixas, acho que vou começar a investir nisso. Mas sabemos como os preços são altos e então surgiu-me a idéia de investir em objetivas de rosca M42 e um adaptador M42 -> Canon EOS. Li muitos elogios sobre as objetivas russas e pretendo adquirir algumas. São excelentes e baratas! Para quem não tem tanta necessidade de foco automático, é uma boa alternativa.
 
Abraços,
Fabio
Pois é, Fábio. A 50mm é uma lente que eu adorava e, ao mesmo tempo, não gostava tanto... Acho a distância focal curta demais pra retratos bem fechados (que são os que eu gosto de fazer) e longa demais para fotos casuais em internas. Apesar disso, uma lente muito clara e nítida, o que é muito legal... E melhor, rendeu-me ótimas fotos.

Mas esse "problema" da distância focal me fez mudar pra uma normal de verdade (a 31mm) e uma tele pra retratos (a 77mm, também Pentax Limited). Depois posto umas fotos que gostei, feitas com essa tele.

Quanto às russas, de fato são bem legais, principalmente o preço. Alguma hora devo testar algumas dessas na minha Pentax, mas por enquanto as duas Limiteds me satisfazem, e muito!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2007, 23:49:09
Citar
aproveitando a foto de São Miguel:
Sigma 10-20

Moro em Santo Angelo, perto de São Miguel  :photo:
Linda foto!

Realmente parece ser um lugar muito bonito!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2007, 23:56:44
Thiago,

Muito legais as fotos!! Gostei sobretudo da saturação de cores e da nitidez da segunda foto!

Aproveitando o tópico:

De tanto ver esse estilo de foto aqui no MF, resolvi consertar uma canonflex antiga do meu pai, com abjetiva 58mm f/1,2 ~f/16,0  No primeiro teste, depois que a cam voltou da limpesa, resolvi esperimentar o f/1,2... Caramba! gostei da nitidez e da qualidade, se comparada a minha S9000, mas em f/1,2 o DOF fica curto pra caramba!! rsssss... (acho que a profundidade de campo era de uns 10 ou 15cm) Vivendo, experimentando e aprendendo... Da próxima vez, usarei uma abertura um pouco menor! hehehehehe...

Futuramente, com certeza vou querer uma DSLR com uma lenta fixa e clara assim!

Revelação em 10x15cm e escaneadas na multifuncional... As imagens no papel estão beeeeeem melhores que no pc...

Um olho está focado, e outro não... eta DOF curto!!!


Interessante como partes do carrinho estão fora de foco!


abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2007, 00:02:54
As fotos ficaram legais Davi, mas - saindo do assunto - não pude deixar de notar a pele das crianças, você usou redução de ruído certo ? Se sim, acho que ficou um pouco pesado demais a perna do bebê parece uma boneca, ainda mais com as dobras.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2007, 00:03:15 por lindomar »
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2007, 00:05:41
Citar
As fotos ficaram legais Davi, mas - saindo do assunto - não pude deixar de notar a pele das crianças, você usou redução de ruído certo ? Se sim, acho que ficou um pouco pesado demais a perna do bebê parece uma boneca, ainda mais com as dobras.
Também acho Lindomar!! Preciso aprender a dosar o noiseware... rsssssssss....

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG