Autor Tópico: Fotografia de presente...  (Lida 2136 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Novembro de 2017, 22:22:44
Há muitos anos, fiquei um certo tempo internado em um hospital. Durante a internação, reparei que havia uma parede cheias de fotografias e tive a ideia de presentear o hospital com uma de minhas fotos depois da alta médica.
Tempos depois, ao contar esse episódio a uma amiga fotógrafa, ela me perguntou se dei a foto emoldurada. Respondi que sim e ela retrucou dizendo que uma foto de autoria própria não se deve presentear emoldurada. Pensei um pouco e assenti.
O que vocês acham? É frescura ou faz todo sentido?

Abraços,


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2017, 23:52:16
Cada um dá o que tem, no seu caso, deu seu melhor, não se sinta culpado, existem regras, etiqueta, mas nada disso se sobrepõe a nobreza do gesto em si.
Comida é arte.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2017, 00:25:56
Onde diz que não pode?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2017, 08:04:06
Uma bela fotografia "emoldurada" com certeza, vai parar em alguma parede.

Já as chances de uma fotografia sem moldura, apenas impressa, ir para a parede em um hospital são bem menores, muito provavelmente ela iria para uma gaveta, no meio de alguns papéis esperando que alguém comprasse uma moldura, e ficariam esquecidas por lá.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2017, 08:39:23
Não conheço nada dessas supostas regras de etiquetas ao se dar uma foto, emoldurar ou não etc... inclusive me interessaria pelo tema, se alguém puder indicar alguma referência.

De qualquer forma, para o caso específico, acho que os colegas já deram uma boa elucidada. Também acho que o gesto foi puro e acertado.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2017, 09:40:15
[...]
Respondi que sim e ela retrucou dizendo que uma foto de autoria própria não se deve presentear emoldurada.
[...]

Pra mim parece "achismo". Deve ser a mesma mentalidade de fotógrafos que acham que toda foto deve obedecer à regra dos terços...

Nunca li nada a repeito sobre essa questão.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2017, 09:40:33
Também acredito que a moldura faz parte do presente. tal que já li que muitas molduras são feitas com base na obra para fazer a obra completa com a moldura.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2017, 09:42:48
Uma bela fotografia "emoldurada" com certeza, vai parar em alguma parede.

Já as chances de uma fotografia sem moldura, apenas impressa, ir para a parede em um hospital são bem menores, muito provavelmente ela iria para uma gaveta, no meio de alguns papéis esperando que alguém comprasse uma moldura, e ficariam esquecidas por lá.

Penso o mesmo  :ok: :ok: :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2017, 09:59:30
Penso que é bem legal dar a fotografia já "pronta" :)

E também que não é legal ficar perguntando por ela depois de dar  :assobi: Afinal, pode ser que quem recebeu não queira pendurar e seria constrangedor para a pessoa ter que ficar respondendo.

Tenho para mim que qualquer presente vale muito mais pelo gesto, pela demonstração de carinho.


roberto souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2017, 10:16:10
Também queria saber porque não dar com a moldura..... Já fiz isso por duas vezes :assobi: :assobi: :assobi:
Nikon D610 D7000 / D90 /NIKON 17-55 2.8mm / 50mm 1.8 / SB900 YUNGNOU685


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2017, 18:06:07
Obrigado a todos que comentaram e, principalmente, àqueles que defenderam meu ato de presentear. De fato, o meu presente foi com a melhor das intenções. Nem marketing eu desejava, pois sou um completo amador.

Também queria saber porque não dar com a moldura..... Já fiz isso por duas vezes :assobi: :assobi: :assobi:
Parece que o costume de não se emoldurar uma fotografia de autoria própria remonta à época anterior à fotografia, quando artistas presenteavam com suas pinturas e desenhos.
Mas como aqui o assunto é foto, vamos falar de foto.
Quando você dá a alguém uma foto que você mesmo tirou, é claro que você está fazendo um auto-elogio. Você está dizendo: Minha foto é boa o suficiente pra servir de presente! Daí, quando você emoldura sua foto, você está, mais que isso, dizendo: Minha foto é ótima, tanto que já até emoldurei pra você pendurar na sua parece. A lógica é essa. Quando você emoldura uma foto que você mesmo tirou, você está, teoricamente, invadindo o espaço crítico da pessoa para impor seus próprios valores artísticos. Pode soar pretensioso e arrogante. É uma espécie de gabolice artística. kkkkkk
Reconheço que isso tudo tem muitas variáveis. Acho que, na maioria das vezes, o bom mesmo é dar emoldurada, assim poupa o trabalho de emoldurar depois. Acho que é uma sutileza dos códigos de ética que, apesar de fazer sentido, não se aplica à maioria das vezes. Por exemplo, se você der uma carta a um portador para que ele a entregue em mãos à alguém, essa carta deve ser entregue ao portador aberta em sinal de confiança. O portador, por sua vez, fecha o envelope na sua frente. É assim que tem de ser, mas quem liga no final das contas?
 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


roberto souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2017, 18:35:28
Obrigado a todos que comentaram e, principalmente, àqueles que defenderam meu ato de presentear. De fato, o meu presente foi com a melhor das intenções. Nem marketing eu desejava, pois sou um completo amador.
Parece que o costume de não se emoldurar uma fotografia de autoria própria remonta à época anterior à fotografia, quando artistas presenteavam com suas pinturas e desenhos.
Mas como aqui o assunto é foto, vamos falar de foto.
Quando você dá a alguém uma foto que você mesmo tirou, é claro que você está fazendo um auto-elogio. Você está dizendo: Minha foto é boa o suficiente pra servir de presente! Daí, quando você emoldura sua foto, você está, mais que isso, dizendo: Minha foto é ótima, tanto que já até emoldurei pra você pendurar na sua parece. A lógica é essa. Quando você emoldura uma foto que você mesmo tirou, você está, teoricamente, invadindo o espaço crítico da pessoa para impor seus próprios valores artísticos. Pode soar pretensioso e arrogante. É uma espécie de gabolice artística. kkkkkk
Reconheço que isso tudo tem muitas variáveis. Acho que, na maioria das vezes, o bom mesmo é dar emoldurada, assim poupa o trabalho de emoldurar depois. Acho que é uma sutileza dos códigos de ética que, apesar de fazer sentido, não se aplica à maioria das vezes. Por exemplo, se você der uma carta a um portador para que ele a entregue em mãos à alguém, essa carta deve ser entregue ao portador aberta em sinal de confiança. O portador, por sua vez, fecha o envelope na sua frente. É assim que tem de ser, mas quem liga no final das contas?
 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Realmente nunca pensei nisso, emoldurei como parte do presente...os presenteados gostaram.
Nikon D610 D7000 / D90 /NIKON 17-55 2.8mm / 50mm 1.8 / SB900 YUNGNOU685


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2017, 22:07:59
Uma analogia:

Seria o mesmo que dar um brinquedo a pilha, sem as pilhas...

É a sensação que me passou rs.
Comida é arte.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2017, 22:24:57
Faz todo sentido @Ryu, mas por motivos obvies sempre recomendo dar a foto emoldurada  :D

Agora sério, da mesma forma que o fotógrafo/artista não pode dar a sua obra de presente ninguém deveria pedir a um profissional serviços gratuitos, sendo assim, adeus bom costumes

Um presente deste quilate tem que ser intimo, independente de ser de sua autoria ou não partindo do pressuposto que tem gente que gosta de colocar Romero Britto baixado da internet

Num hospital existem muitos ambientes, certamente seu quadro vai ser de grande valia







andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2017, 09:28:13
Faz sentido essa explicação por não dar a foto emoldurada, mas por outro lado, só o fato de vc dar uma foto sua pode ser entendido como "putz, minha foto ficou tão fod@ que eu quero te presentear com ela".. afinal quem vai dar coisa ruim e presente pra alguém que se goste?
Fazendo uma analogia, seria o mesmo que dar um carro de presente sem rodas ou volante e deixar a pessoa colocar se ela quiser usar!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm