Autor Tópico: Lente nativa M4/3 ou Manual?  (Lida 1937 vezes)

richardoliver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 01 de Novembro de 2017, 18:49:03
A pergunta e simples

Olympus m. Zuiko 45mm f1.8

Panasonic 42,5 f1.7

Ou

Manual no valor de ate 200$


Objetivo: portraid, fashion show, fotos na rua .


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 668
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2017, 19:16:05
A resposta mais simples é "depende".  :)

Depende do que você pretende em termos de fotografia, de como está acostumado ou prefere fotografar, depende se faz ou não questão do foco automático, depende de qual lente manual você está falando...

Eu uso M43 tanto com lentes nativas Panasonic e Olympus, como com lentes manuais Zeiss, Yashica, Leica.

Em todas as situações é possível obter excelentes resultados. Mas, cada caso é um caso. Ou seja, depende...

Grande e forte abraço.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, 19:17:07 por Vinicius Lima »


richardoliver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2017, 20:37:17
A resposta mais simples é "depende".  :)

Depende do que você pretende em termos de fotografia, de como está acostumado ou prefere fotografar, depende se faz ou não questão do foco automático, depende de qual lente manual você está falando...

Eu uso M43 tanto com lentes nativas Panasonic e Olympus, como com lentes manuais Zeiss, Yashica, Leica.

Em todas as situações é possível obter excelentes resultados. Mas, cada caso é um caso. Ou seja, depende...

Grande e forte abraço.

Obrigado pela atenção meu aro.

Estou acostumado com Manual .. o Af seria de adicional mas ainda sim nao seria o ponto mais forte!

Estava prnsando em uma prntax ou uma carl zeiss jena 1.4-1.8.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 668
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2017, 13:31:08
Nunca utilizei Pentax, então nada posso dizer.

Mas tive 03 Carl Zeiss Jena e confesso que não gostei de nenhuma delas. Contraste, resolução, bokeh...
Talvez fosse minha inexperiência à época com lentes manuais. Mas realmente não gostei.

Sobre o uso que dará a elas, street photo e retratos acho que rolam tranquilo com lentes manuais. Já um desfile de moda, por ser algo mais dinâmico, com mais movimento, imagino que um foco automático rápido e cravado seja de muita ajuda.

Obviamente que já se fazia grandes fotos de moda muito antes do advento do foco automático, mas devia dar uma bela mão-de-obra.

Bom, resumindo, entre as opções que citou, eu ficaria com as lentes nativas M43, especialmente a Panasonic, por já contar com estabilizador.

Mas se deseja mesmo uma lente manual de baixo custo, eu apostaria em algumas Zeiss Contax, tipo a Planar 50mm f1.7, Distagon 28mm f2.8 ou mesmo uma Tessar 45mm f2.8.
Dá também para achar uma Leica R Summicron 2.0, mas aí tem que garimpar bastante para ficar na faixa dos US$ 200.

Há também excelentes opções da Yashica e por apenas 1/4 desse valor. São muito parecidas com as Zeiss que citei, mas sem o revestimento T*.

Abração e boa sorte.  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2017, 23:07:19
Também uso lentes nativas e manuais. O resultado depende muito do que se espera.

Primeiramente, em termos de nitidez e definição, pouquíssimas lentes manuais mais antigas vão se equiparar às mais novas - por mais que muitos digam o contrário. Especialmente comparando com a Oly 45mm e a Panasonic 42,5 (tenho ambas), que são excelentes em termos de nitidez.

Por outro lado, algumas manuais antigas (manuais novas são excelentes, mas aí o preço é semelhante - ou maior - do que lentes m4/3 nativas) são muito boas, com nitidez próximas as novas - tenho uma Zeiss 135 2.8 C/Y que é espetacular. E muitas lentes antigas, se tecnicamente não se equiparam às novas, possuem um caracter bem atraente, seja pela renderização das cores, pelo contraste...não confundir com "imagem ruim que parece arte", as imagens são realmente boas. A Canon FD 50mm 1.4 é uma delas, e você consegue bem barato. As Minolta Rokkor são muito comentadas também. O negócio é pesquisar, ou mesmo comprar uma baratinha para ver se você gosta - os adaptadores compre pelo eBay, no Mercado Livre o pessoal cobra MUITO caro.

Quanto ao foco manual...retrato seria zero problema, pois é um ambiente controlado. Street, depende como você usa - se você usa foco por zona, usando uma abertura pequena, deve funcionar; se pretender usar com abertura grande pra diminuir a profundidade de campo, vai ter problemas - por mais que você seja rápido em focar manualmente, não vai ter os mesmo resultados que o autofoco. Fashion show, também, acho que o AF ajudaria.

Também depende da câmera, e quais os auxílios que elas têm pra foco manual. Nas Panasonic, o focus peaking e o focus assist (a ampliação da zona de foco na tela) podem ser ativados juntos com um só toque de botão (geralmente pressionando o dial traseiro - nos modelos que têm dial traseiro). E utilizar isso é essencial, pois na visão sem zoom o peaking da Panasonic não é preciso. Nas Olympus, você precisa de um botão para ativar o peaking e outro para ativar o focus assist (é hoje em dia meu maior "problema" com as Olympus), por outro lado o peaking sem o zoom é um pouco mais confiável.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Depiné

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2018, 15:47:29
A pergunta e simples

Olympus m. Zuiko 45mm f1.8

Panasonic 42,5 f1.7

Ou

Manual no valor de ate 200$


Objetivo: portraid, fashion show, fotos na rua .

Cara, a 45mm da olympus é realmente muito boa e não é muito cara (usada ou via ebay, arriscando na alfândega, ou se conseguir comprar lá fora).
Eu que não sou nenhum grande fotógrafo, consigo fotos muito nítidas, ótimas cores, ótimo bokeh.
Fiquei tão viciado na distância que quase não uso a 17mm 1.8, acho muito aberto.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 15:48:07 por Depiné »