Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 19486 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 08 de Março de 2018, 16:29:24
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 08 de Março de 2018, 16:30:12

Apenas lembrando ao nobre colega Patinho Feio , que NÃO estamos discutindo , nem trocando farpas em hipotese alguma , mas tão somente dialogando sobre as ideias decada um ....

Viu SÓ  .... ?
Para haver uma opinião critica , devemos ter pelo menos diferentes opiniões à respeito , mesmo que , uma delas tenha .... como voce disse ... saudosismo no meio .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #107 Online: 08 de Março de 2018, 16:31:50
Cara, pq vc tá bravo?
Meu post te tirou tão assim do sério?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
« Última modificação: 08 de Março de 2018, 16:32:27 por BarbaJohn »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #108 Online: 08 de Março de 2018, 16:34:50
....

Se NÃO vamos julgar uma coisa pela outra , nos ensine COMO poderemos dar valor às coisas se não for comparando com outras ... ?

Digite "anacronismo" no Google. Apenas isso. Leia. Volte aqui após ler.
« Última modificação: 08 de Março de 2018, 16:39:27 por BarbaJohn »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #109 Online: 08 de Março de 2018, 16:39:09
....

Trabalhos que estes fotografos REALMENTE fizeram ou suas cameras ( sistemas ) e pos produção realizaram ....

Fotografos do passado não dispunham dessa tecnologia , no entanto existem OBRAS excepcionais , sem o auxilio de programa nenhum ....

Vc realmente pensa dentro da caixinha. Pensa que no passado não existiam os "Photoshops"...rs

Sugiro que assista "O conhecimento secreto", de David Hockney.

Vc vai ficar só um pouco surpreso em saber como grandes pintores de séculos passados fizeram obras famosas tão perfeitas.

Esse documentário é um tapa na cara de quem crítica edição pesada e manipulação de imagem.
« Última modificação: 08 de Março de 2018, 16:42:30 por BarbaJohn »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 08 de Março de 2018, 16:48:00

O declinio da fotografia , começou com o digital , pela enorme facilidade que as cameras e os sistemas transformaram qualquer um , em fotografo . As pós produções embelezam e corrigem quaisquer imperfeições e enganos de pseudo profissionais . Tenho visto aqui no forum topicos em que o cara está indignado por ter de focar manualmente  , outro quer saber o que significa aqueles numerozinhos na sua lente ( escalas ) e por ultimo , gente que não conhece 10% da sua camera , mas que já pensa em upgrade ....

Eu sou fotografo há cerca de 50 anos , minha esposa é fotografa ( e ganha muito mais do que eu ...  :hysterical: ) , temos uma filha que tambem é fotografa e juntos temos uma pequena empresa , na qual , gracas à DEUS não nos faltam clientes , mesmo com toda essa crise .... não são muitos , mas são o necessário para nós.

A graça da fotografia , a ARTE continua viva como sempre , o que acontece é que os fotografos ( evidentemente NÃO todos ) deixaram - se substituir por equipamentos , sistema e programas , e tornaram - se somente carregadores de equipamentos e meros apertadores de botões  , eles mesmo se substituiram na profissão e com isso , a SUA ( DELES ) fotografia perdeu a graça  , o glamour , o prazer , a satisfação  .

Eu NÃO sou contra e JAMAIS serei , a tecnologia , os equipamentos e os programas , DESDE QUE eles nunca me substituam , mas apena me auxiliem . 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 08 de Março de 2018, 16:57:19

Depois de tudo , não significa que eu desconheça os avanços na fotografia , nos equipamentos e programas assemelhados , muito pelo contrario , conheço bastante e procuro sempre me interar a respeito , mas como auxiliares do meu serviço , jamais como meu substituto .

Atualmente podemos nos comparar com um sujeito que recentemente comprou um carro esporte espetacular , lindo demais e cheio de tecnologia de ponta , ele inclusive tem sistemas automaticos de self drive . Ai o cara põe seu carro para ir à padaria comprar seu pão.  Moral da estoria , tem seu carro mas não tem o prazer de dirigir , tem a tecnologia como seu substituto ao invez de seu aliado .... melhor não ter o carro .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 08 de Março de 2018, 17:04:49
Cara, pq vc tá bravo? Meu post te tirou tão assim do sério? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pensei que estávamos trocando IDEIAS , e como voce pode dizer que estou bravo ... ?
Estou apenas dando minha opinião , assim como voce deu a sua .
Seu post NÃO me tirou do serio , voce precisaria fazer muito para conseguir isso .... !
Também NÃO entendi os risos ,visto que trocamos ideias e o riso NÃO se encaixa no assunto ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #113 Online: 08 de Março de 2018, 17:50:04
E continua a chuva sobre o oceano...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 08 de Março de 2018, 19:20:13
E continua a chuva sobre o oceano...
....

A chuva sobre o oceano foi uma forma que a natureza , indiscutivelmente sábia , plena e justa , encontrou para reaver aquela agua que um dia irá de alguma forma nos devolver ...

A chuva de que voce fala eu compreendi perfeitamente , acontece que o jovem em questão deu sua opinião  , amplamente respeitada por nós foristas , mas que ao que demonstrou , não gostou da contra argumentação.  Os foruns foram feitos para a troca de ideias , aceitar as proposições de cada um é o que torna este ou aquele forum , num local de debates e troca de conhecimento . Da mesma forma como se fala , deve - se sempre estar pronto para ouvir e trocar seus conhecimentos .   
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 09 de Março de 2018, 07:58:04
E continua a chuva sobre o oceano...

  :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 01 de Abril de 2018, 06:20:35
Eu conheci esse fórum a pouquíssimo tempo, mas fóruns de discussão sempre foram minha "rede social" favorita, faço 24 anos mês que vem e desde os 11 eu frequento esse tipo de plataforma, desde o quase falido e abandonado fórum do UOL e os de MMORPG que eu jogava.

Enfim... Li todo esse tópico, e não sei se alguns posts me desanimam ou me motivam a me esforçar mais ainda em uma área que decidi entrar a 2 meses, eu trabalho em uma empresa de informática familiar desde os 14 anos, tô saturado disso faz um tempo (é a pior coisa vc se preocupar com o problema dos outros e depois disso tudo ainda ter que resolver os seus) e fotografia foi uma coisa que sempre chamou minha atenção, mas nunca tive coragem de investir justamente por previsões pessimistas, seja por parte de mim ou dos outros. Mesmo assim eu resolvi comprar uns equipamentos, corpo, lentes básicas, flash externo, tripé, case, etc, tô devorando conteúdo diariamente (foi assim que cheguei nesse fórum), fiz curso de fotografia básica, tô fazendo curso de edição no Lightroom e hoje assinei um curso do canal Cézar Augusto Fotografia no YT, que foca em assuntos como flash)

Se eu vou ter retorno com isso? Não sei, posso ter daqui 3 meses, no ano que vem, ninguém sabe, mas com quase 1/3 de tempo de uma expectativa de vida "razoável", eu sequer fui fisgado por qualquer curso de faculdade, e também não vejo sentido em eu bancar uma faculdade pra depois levar anos pra  reaver o investimento feito, fora o fato de eu observar vários conhecidos formados e trabalhando em empregos que nada tem a ver com sua formação. Fotografia foi um dos poucos assuntos que sempre chamou minha atenção, que eu tenho prazer em estudar, é demais eu perceber como aquelas fotos magníficas que vi ao longo da minha vida foram feitas, pq eu não investiria nisso? Eu acho pessimismo demais falar que a fotografia "morreu" sendo que hoje existem N maneiras dela ser explorada, seja com DSLRs, mirrorless, drones, action cams, entre outros, posso estar falando bobagem, aqui tem diversas pessoas com anos e anos de profissão, mas uma frase que li na série "Tales by Light" falava mais ou menos assim "a tecnologia permitiu com que diferentes formas e ângulos de fotografia fossem explorados"

Esse post foi pra expor meu ponto de vista e também um desabafo, pq tô começando nessa sozinho, investi alguns milhares de reais que eu tinha guardado pra comprar meus equipamentos, percebo que meus pais acham que tô desperdiçando meu dinheiro, então é mais um motivacional pra eu fazer isso acontecer.

Quando sua mente, so tiver tendo previsoes pessimistas. Tome muito cuidado. Lembre-se que ninguem tem muita certeza de coisa alguma, e que existem boas surpresas.
Eu sou bastante pessimista em muitas coisas, e procuro estar atento a isto. 
Uma verdade, a fotografia geralmente leva tempo para se sustentar. E tende muito mais economicamente para hobbie.   
 Quem sabe voce sera um grande fotografo e ninguem sabe.

O mundo sempre tende ao que e mediocre, porque e sofrimento conseguir algo. Veja osrenomados fotografos profissionais  que estao no mercado e que tem mais historia. Tem muita dificuldade. Nao e mar de rosas.   

Vai fundo, mas pega outra area para lhe ajudar.

« Última modificação: 01 de Abril de 2018, 06:23:16 por Leonardo Tonin »