Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 19498 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 29 de Novembro de 2017, 17:44:43
A técnica é o pilar da profundidade artística. Não há arte sem técnica (apesar de alguns ditos "pensadores" defender que haja, reduzindo tudo a arte). As discussões técnicas são o primeiro elemento da formação de um artista. Depois você passa para o aprofundamento de sua linguagem artística, uma vez que já detém a técnica para executá-la. O que acontecia naquele momento era o natural para uma grande massa de novatos, a criação dos fundamentos técnicos para capacitá-los a discutir a linguagem. A técnica é, inclusive, um instrumento para que você possa lidar com qualquer equipamento que lhe seja dado (o fotógrafo dependente de equipamento é exatamente aquele que não é nem um pouco técnico).
O que temos hoje é bem diferente e bem pior do que naquele período. É a geração filtro. Sem técnica alguma, constróem tudo em cima de processamento predefinido em apps. Essa falta de interesse pelo controle do que faz massifica a fotografia e a enterra. :/

Existe uma diferença entre aprender e discutir técnica, e colocar técnica como ponto principal da atividade fotográfica. Endeusar equipamento, regras de enquadramento, nitidez de lentes.

Qual o problema de pessoas usarem filtros pré-definidos? Estou vendo essa sua tendência em colocar técnica como um pré-requisito para se fazer algo bom, e não vejo como isso possa ser verdade.

Vejo essa fala de "sem técnica não tem arte" como se somente técnica pura fosse arte. Qual foi o último tópico que você criou para discutir o trabalho de algum artista? Quantos tópicos discutem fotografia de forma profunda aqui no fórum? Todas as discussões aqui, e em outros fóruns, são rasas, técnicas somente.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 29 de Novembro de 2017, 17:47:08
E o que seria uma foto imbecil?

Toda foto sem conteúdo, sem propósito, sem mensagem (ou com todos esses elementos bem rasos), mas executada com alto primor técnico.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 29 de Novembro de 2017, 17:50:38
Pois é. Comentário perfeito.
Como descrevi anteriormente, os grupos de fotografia do Face tem um baixíssimo nível de discussão. A maioria compra uma câmera barata, assiste a uns 2 vídeos na Eduk/Youtube, pede uns presets do Lightroom e já se acha um artista profissional.
A pessoa muda a cor verde das folhas para um alaranjado + fundo desfocado e pronto: uma "obra de arte"... :doh:

Mas eles são o produto criado pelas demandas de fóruns e da internet. Essa maioria está fazendo o que os outros valorizam: produção técnica visual. A busca por um preset de Lightroom já mostra onde a prioridade dessas pessoas está. Qual a diferença entre essas pessoas e você, essencialmente?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 30 de Novembro de 2017, 10:33:03
Gostei do tópico e da diversidade de opiniões, vou deixar a minha aqui:
Acredito que o caminho é natural e que as coisas simplesmente se encaixam agora, aonde deveriam estar, explico:
Não fotografei com filme, tive contato com ele em minha infância, com fotos e álbuns de família... sinceramente não vejo nada de artístico ou conceitos técnicos de composição ao rever os álbuns lá de casa atualmente, eram apenas bons e saudosos registros de família... em quantidade bem inferior ao que tenho hoje em meio digital da infância dos meus filhos.... pelo simples fator: custo, em revelar, filme, etc....
Muito bem, com a fotografia digital tudo mudou... inicialmente tínhamos para o amador apenas as compactas (Aqui no Brasil as Sony reinavam...), se fotografava muito, sem custo para revelação, sem medo de errar, milhões de registros de um único momento.... depois veio a revolução em qualidade de monitores e TVs para o usuário comum... para muitos começaram a ficar evidentes as limitações de qualidade dos sensores, ao ver as fotos em monitores e telas maiores... para muitos mais interessados por fotografia... vinha a demanda de uma DSLR, inicialmente não pelo fato de poder trocar as lentes, mas simplesmente como sendo a única forma possível de se ter um sensor maior APS-C ou FF, e uma qualidade melhor da imagem....
Acho que neste momento tivemos uma maior procura por conhecimento, em fóruns,ou outras mídias... já que registrar as fotos no novo equipamento, aparentava ser bem mais complicado do que previamente se fazia nas P&S.

Desta época tive vários colegas que pararam por aí, com a sua DSLR de entrada e unicamente a lente do kit... estavam satisfeitos!! Muitos destes fotografando em JPG e em modo automático.
Aí veio a próxima revolução, a qualidade fotográfica dos celulares, cada vez melhor... acho que aí entra a grande mudança... muitos dos que migravam de P&S para DSLR ou mesmo mais recentemente para Mirrorless... deixaram de fazê-lo, para muitos a qualidade do celular já atende a demanda... e vários outros que estacionaram nos modelos de entrada + 1 lente + automático.... se voltaram para os celulares, pela praticidade e pelo fato que da forma como utilizavam o equipamento a diferença final de um ou outro seria pequena...

Com o celular ocupando tanto espaço, e até o momento poucas opções de controles manuais na maioria deles... é compreensível que estes usuários deixem de agregar nos fóruns, e outras mídias... faz pouco sentido ficar dias lendo sobre exposição, fotometria, sistema de zonas, etc.... para este usuário e para a finalidade que a fotografia se propõe para ele ( não estou dizendo que é desnecessário, muito pelo contrário, acho que conhecimento sempre agrega, mesmo se estiver com um celular)

Outro fator interessante, antes ao ver uma foto de uma P&S e de uma DSLR APS-C, lado a lado, todos percebiam uma diferença evidente em qualidade do arquivo, detalhes, cores, etc.... isso estimulava a compra, migração e consequentemente estudo para dominar os novos controles.

Hoje, cada vez mais, para tamanhos habituais de impressão, ou visualização em telas - as mais utilizadas são smartphones, notebooks, tablets... a diferença entre fotos de sensores de tamanhos diferentes está cada vez menor... acho que aí está o ponto, neste momento o apertador de botão faz a diferença ! É aqui que se pode mostrar a importância do conhecimento e técnica, da sensibilidade para montar uma foto... é aí que as coisas mudam...

Com as mudanças tecnológicas, cada vez ficará mais difícil justificar estudar, técnica, carregar lentes, flash, e acessórios, equipamento pesado, grande.... para o público que sempre desejou apenas apertar o botão e ter uma foto "legal".. e que antes tinha como única maneira ir para uma Rebel ou equivalente Nikon, que entrava nos grupos e fóruns inicialmente apenas como forma de "domar" o novo equipamento... claro que muitos se apaixonavam, era sim uma boa oportunidade de aumentar o número de apaixonados por fotografia...

Enfim, cada um na sua... fotografia com máquina dedicada... como já citado aqui, será novamente nicho... não vejo isso como bom ou ruim...apenas é assim.

Abraços

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 30 de Novembro de 2017, 11:03:11
Quanto a questão de como estimular o conhecimento fotográfico... acho que o que mais funciona são exemplos, palpáveis... explico:

Sempre gostei de retratos, tinha uma T2i.... quando deu comprei uma Canon 6D... pois achava que aí as texturas, a pele, e os retratos ficariam como os que vejo e gosto.
Evidente que nada disso aconteceu... mas um dia me deparei com um post aqui no fórum, do usuário "leonobox", mostrando fotos em estúdio, e o making off das fotos.... acho que na época as fotos foram realizadas com uma APS-C da Canon... para mim foi como um tapa, percebi a importância do conhecimento e técnica, conceitos em iluminação, etc... passei a ler e a me interessar pelo assunto.... depois vieram exemplos do colega Humberto Yogi.. sobre o uso do flash na sapata e rebatido em paredes.... as informações dele me estimularam a achar o site do Neil sobre flash rebatido... e por aí vai...

Sou amador, não ando por aí com softbox, sombrinha, rebatedor, etc... em minhas viagens... mas os conceitos apreendidos e visualizados me permitem explorar melhor a luz natural, uma janela aberta, equacionar melhor a exposição do flash e da luz ambiente, e usar o rebatimento do mesmo quando em fotos da família em eventos na minha casa...

Enfim... mostrar, tornar visível os resultados que o conhecimento agrega, talvez seja a melhor forma de estimular a busca do mesmo por novos foristas...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #35 Online: 30 de Novembro de 2017, 11:04:15
Mas eles são o produto criado pelas demandas de fóruns e da internet. Essa maioria está fazendo o que os outros valorizam: produção técnica visual. A busca por um preset de Lightroom já mostra onde a prioridade dessas pessoas está. Qual a diferença entre essas pessoas e você, essencialmente?

Não me referi as técnicas ou como divulgam seus trabalhos e sim, acreditar que assistindo a poucos vídeos no Youtube e mudar as cores da foto faz com que se sintam profissionais, e se considerem como artistas. Como o Léo escreveu: "Não há arte sem técnica".

Eu não tenho nada contra selfies, fotomontagens, etc. Só abomino essa mania de achar que toda foto com algum filtro ou fundo desfocado seja sinônimo de boa fotografia (a maioria dos fotógrafos do Face pensam assim). Basta uns 100 likes e a pessoa já se acha um artista. Se o colega Croix colocar no Face uma de suas fotos em P&B tirada numa pinhole, a maioria vai achar que ele tirou uma foto com configurações erradas.  :no:

Quanto a sua pergunta, eu apenas tiro fotos que me satisfazem, e sem a preocupação de agradar os outros.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 30 de Novembro de 2017, 11:54:10
Quanto a sua pergunta, eu apenas tiro fotos que me satisfazem, e sem a preocupação de agradar os outros.

Idem, as minhas são documentais apenas. Se alguém mais gostar, ótimo, senão não dou a mínima.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Novembro de 2017, 11:59:55
Idem, as minhas são documentais apenas. Se alguém mais gostar, ótimo, senão não dou a mínima.

Me identifico com a sua frase.

Eu não tenho publicado nada. Tenho feito um monte de fotos.
Cansei um pouco das discussões. Acho que todo mundo se cansou dos fóruns e as extensas brigas sem sentido.
Fotografia pode ser muito proveitosa e ainda assim ser algo pessoal e não compartilhado.
O processo de obter a fotografia, para mim, tem sido o mais importante no meu relacionamento com a fotografia, não uso ela pra me comunicar com ninguém, uso ela pra falar comigo mesmo.
Tudo bem, sei que posso estar errado, que fotografia tem que ser de outro jeito.
Mas estou bem feliz assim.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 12:08:20 por Claudio Rombauer »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Novembro de 2017, 12:15:50
Legal Cláudio e AFShalders, comungo da mesma opinião... o ato de fotografar, de concentrar naquele momento, selecionar, editar, e algumas imprimir... já me bastam...
O meu "flickr, 500px" atualmente é o meu mural de fotos, onde deixo fotos que mais me agradaram geralmente em formato 20x30... eventualmente alguém elogia ou pergunta sobre a foto, e eu explico com alegria... na maioria das vezes, porém não falam nada...não me incomoda, o prazer está em mim...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Novembro de 2017, 13:54:37
Legal Cláudio e AFShalders, comungo da mesma opinião... o ato de fotografar, de concentrar naquele momento, selecionar, editar, e algumas imprimir... já me bastam...
O meu "flickr, 500px" atualmente é o meu mural de fotos, onde deixo fotos que mais me agradaram geralmente em formato 20x30... eventualmente alguém elogia ou pergunta sobre a foto, e eu explico com alegria... na maioria das vezes, porém não falam nada...não me incomoda, o prazer está em mim...

Eu viajei recentemente e fiz muitas fotos. Minha câmera foi minha companheira. Num certo momento em Londres, parei à beira do Rio Tâmisa (Thames)  percebi que a Tower Bridge estava com uma luz linda. Mas que ia ficar melhor ainda logo após o por do sol. Fiquei ali, coloquei meu tripé, um frio danado e esperei. Logo apareceu um fotógrafo com duas DSLR gigantes e apontou pra ponte e disparou umas 40 fotos em burst, meio correndo. Olhou pra mim, pra minha pequena fuji e foi embora. Duas horas depois fui premiado com um lindíssimo contraluz e coloquei pra funcionar meus filtros Lee. Fiquei ali umas 3, 4 horas. O cara voltou e quando me viu ali no mesmo lugar fez uma baita cara de espanto. Foi simpático, pediu pra ver o resultado, ficou meu amigo, tomamos um café e conversamos sobre fotografia. Tipo de coisa que eu gosto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 30 de Novembro de 2017, 13:56:35
Nossa, vi muito disso...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #41 Online: 30 de Novembro de 2017, 13:58:55
Idem, as minhas são documentais apenas. Se alguém mais gostar, ótimo, senão não dou a mínima.
:clap: :clap:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 30 de Novembro de 2017, 13:59:44
Eu viajei recentemente e fiz muitas fotos. Minha câmera foi minha companheira. Num certo momento em Londres, parei à beira do Rio Tâmisa (Thames)  percebi que a Tower Bridge estava com uma luz linda. Mas que ia ficar melhor ainda logo após o por do sol. Fiquei ali, coloquei meu tripé, um frio danado e esperei. Logo apareceu um fotógrafo com duas DSLR gigantes e apontou pra ponte e disparou umas 40 fotos em burst, meio correndo. Olhou pra mim, pra minha pequena fuji e foi embora. Duas horas depois fui premiado com um lindíssimo contraluz e coloquei pra funcionar meus filtros Lee. Fiquei ali umas 3, 4 horas. O cara voltou e quando me viu ali no mesmo lugar fez uma baita cara de espanto. Foi simpático, pediu pra ver o resultado, ficou meu amigo, tomamos um café e conversamos sobre fotografia. Tipo de coisa que eu gosto.
Que história legal...
Eu sei que aqui não é a galeria mas compartilha a foto pra galera. Fiquei curioso. Eu acho que vi no seu face essa foto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2017, 14:05:17
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 30 de Novembro de 2017, 14:32:34
Será que a fotografia não foi sempre nicho ?

Derepente, um monte de curioso chegou...
Derepente, um monte de curioso se foi...

E a fotografia voltou a ser restrita, como sempre foi.


As pessoas em geral, não gostam de fotografia. Eles gostam de se exibir.

O Facebook permitiu que pessoas de todas classes, idades e padrões culturais se exibam de forma simples, prática e rápida.

Forums ajudam o aprendizado e a escolha de equipamentos mas, as pessoas, em geral,       não estão buscando conhecimento.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Penso parecido.
A fotografia como hobby é um nicho.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs