Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 19595 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 19 de Dezembro de 2017, 14:15:21
Poisé né...então!
Quando decidi ser fotógrafo, eu só queria poder ir levando a vida, não queria nada de muito grande.
Mas é que nem eu falei para um amigo...se eu sair vendendo balas nos semáforos eu ia ganhar mais do que na fotografia hehe.

Mas falando sério....se um dia melhorar um pouco, acho que vou ser professor de auto-escola ou piloto de onibus hehehe.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #76 Online: 19 de Dezembro de 2017, 16:01:34
Poisé né...então!
Quando decidi ser fotógrafo, eu só queria poder ir levando a vida, não queria nada de muito grande.
Mas é que nem eu falei para um amigo...se eu sair vendendo balas nos semáforos eu ia ganhar mais do que na fotografia hehe.

Mas falando sério....se um dia melhorar um pouco, acho que vou ser professor de auto-escola ou piloto de onibus hehehe.

Lembre que o fato de vc ter a oportunidade de tentar e poder nao dar certo ja eh uma vantagem, que muitos hoje em dia tem mas muitos outros nao tem.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #77 Online: 19 de Dezembro de 2017, 21:56:47
Poisé né...então!
Quando decidi ser fotógrafo, eu só queria poder ir levando a vida, não queria nada de muito grande.
Mas é que nem eu falei para um amigo...se eu sair vendendo balas nos semáforos eu ia ganhar mais do que na fotografia hehe.

Mas falando sério....se um dia melhorar um pouco, acho que vou ser professor de auto-escola ou piloto de onibus hehehe.

As vezes vc esta vendendo gelo para esquimó

Precisa ver um nicho que é mal ou pouco atendido

Boa sorte


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #78 Online: 20 de Dezembro de 2017, 05:19:25
Os próprios fotógrafos se canibalizaram e agora mal tem $$ para comprar equipamentos




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Nao da para presumir que alguem se canabalizou. Nao eh como se bastasse cobrar um valor alto ou "justo" que qualquer um conseguira trabalho.

Todo investimento tem seu risco e a grande maioria dos negocios comecam no vermelho por causa dos investimentos iniciais (e a maioria dos novos negocios quebram). Se o negocio der certo em meses ou anos recupera o valo investido, se nao fica sem dinheiro mesmo, e nao tem como ficar reinvestindo eternamente no vermelho, o dinheiro seca.

Eu coloquei "justo" entre parenteses pq o valor do mercado eh de acordo com a oferta e demanda, e que frequentemente nao eh considerado justo tanto as vezes para quem oferta e as vezes para quem demanda. Se ha baixa demanda para a quantidade de oferta, eh natural que valores mais baixos passem a serem praticados de pendendo do mercado.

Boa parte dos produtos que vc encontra das grandes redes de supermeraco se "canibalizam", mas esperam que conseguindo vender por essas redes a quantidade de produto vendido compense o valor baixo por que acabam tendo que cobrar para ter acesso a tais redes/mercado, e assim se tornam muito bem sucedidas em muitos casos. Tais como os fotografos que vendem centenas e milhares de fotos por centavos na internet que ganham mais dinheiro do que eu vendendo minhas fotos por "um preco justo".
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2017, 05:24:45 por C R O I X »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 20 de Dezembro de 2017, 17:59:05

Créditos: Amor pela Fotografia / Fotografia Depressão
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2017, 18:04:31 por Danilo_cs »


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #80 Online: 03 de Janeiro de 2018, 09:56:54
O nosso fórum tem aplicativo para android?

É que atualmente não tenho ligado muito o micro. estou usando mais o smartphone. Tenho notado uma tendência nesse sentido. Ligar micro, só em último caso. Para a edição de imagens ou fazer textos maiores, planilhas, etc.

Para mim, o fórum continua como o melhor espaço de troca de ideias. Canais do youtube são expositivos. Há até alguma troca de informação nos comentários, mas é desorganizada e incompleta.

Por isso, acho que um app do fórum aumentaria a participação de todos.

Quanto ao cenário da fotografia, acho o  seguinte.
Basicamente, dividimos a fotografia em profissional e hobby.
Como hobby, nos preocupamos em atender às nossas necessidades. Ou seja, nós definimos aonde queremos chegar.
Como profissional, devemos nos preocupar com o desejo e a expectativa do cliente.

No entanto, em ambos os casos, pode estar oculto um desejo diferente daquele relacionado à técnica e à arte propriamente ditas. Estou falando de um desejo inconsciente que toca o ego, a auto promoção, a vaidade, o orgulho e até mesmo carência.

Esses sentimentos, quando influenciadores preponderantes sobre a técnica fotográfica ou sobre a visão do cliente, é que vem contribuindo para a deterioração e massificação do material fotográfico atual.

Exemplificando, na fotografia como hobby temos aquele fotógrafo que quer ter milhões de seguidores nas redes sociais, muitas curtidas, elogios (infundados), etc. Da mesma forma, no âmbito profissional, temos fotógrafos que apresentam "trabalhos feitos pelas câmeras" - digo, clicou, gravou em CD e entregou para o cliente - e clientes que, contaminados pela linguagem fotográfica simplista das redes sociais, e também pelos mesmos desejos já apresentados, aceitam qualquer coisa. Enfim, o que está em jogo é a vaidade. Ela é a orientadora de todo o processo.

Por outro lado, tanto no âmbito profissional como no hobby há fotógrafos preocupados com a fotografia. Como hobby o objetivo é atingir um desejo interno relacionado à própria fotografia, à expressão de um sentimento, à mensagem que se quer passar. Como fotografia profissional, fotógrafo e cliente se unem para atingir um determinado objetivo, qual seja, a expectativa do próprio cliente ou de um terceiro. Isso tudo é muito complexo. Envolve o estudo de áreas afins que não estão necessariamente relacionadas à fotografia em si. Tem que haver muita conversa e muita troca de ideia até ficar bem definido o que se quer obter como resultado. Não é uma questão puramente de equipamento ou de técnica fotográfica. Isso é basal. É condição necessária. É ponto de partida. O principal é saber fazer um bom briefing, seja em qualquer nível de cliente que se tenha. Até como hobby é importante conversar sozinho...rsrsrs. Sim, porque há pessoas que saem fotografando a esmo, simplesmente apertando botões. Na foto de rua, por exemplo, há toda uma observação dos eventos e sua temporalidade. É como se o fotógrafo de rua previsse o futuro, antevisse uma cena.

Enfim, vejo dois mundos bem distintos. Devemos analisar bem e ver em qual deles queremos ficar.




« Última modificação: 03 de Janeiro de 2018, 09:57:41 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #81 Online: 03 de Janeiro de 2018, 10:40:34
O nosso fórum tem aplicativo para android?

É que atualmente não tenho ligado muito o micro. estou usando mais o smartphone. Tenho notado uma tendência nesse sentido. Ligar micro, só em último caso. Para a edição de imagens ou fazer textos maiores, planilhas, etc.

Para mim, o fórum continua como o melhor espaço de troca de ideias. Canais do youtube são expositivos. Há até alguma troca de informação nos comentários, mas é desorganizada e incompleta.

Por isso, acho que um app do fórum aumentaria a participação de todos.

Quanto ao cenário da fotografia, acho o  seguinte.
Basicamente, dividimos a fotografia em profissional e hobby.
Como hobby, nos preocupamos em atender às nossas necessidades. Ou seja, nós definimos aonde queremos chegar.
Como profissional, devemos nos preocupar com o desejo e a expectativa do cliente.

No entanto, em ambos os casos, pode estar oculto um desejo diferente daquele relacionado à técnica e à arte propriamente ditas. Estou falando de um desejo inconsciente que toca o ego, a auto promoção, a vaidade, o orgulho e até mesmo carência.

Esses sentimentos, quando influenciadores preponderantes sobre a técnica fotográfica ou sobre a visão do cliente, é que vem contribuindo para a deterioração e massificação do material fotográfico atual.

Exemplificando, na fotografia como hobby temos aquele fotógrafo que quer ter milhões de seguidores nas redes sociais, muitas curtidas, elogios (infundados), etc. Da mesma forma, no âmbito profissional, temos fotógrafos que apresentam "trabalhos feitos pelas câmeras" - digo, clicou, gravou em CD e entregou para o cliente - e clientes que, contaminados pela linguagem fotográfica simplista das redes sociais, e também pelos mesmos desejos já apresentados, aceitam qualquer coisa. Enfim, o que está em jogo é a vaidade. Ela é a orientadora de todo o processo.

Por outro lado, tanto no âmbito profissional como no hobby há fotógrafos preocupados com a fotografia. Como hobby o objetivo é atingir um desejo interno relacionado à própria fotografia, à expressão de um sentimento, à mensagem que se quer passar. Como fotografia profissional, fotógrafo e cliente se unem para atingir um determinado objetivo, qual seja, a expectativa do próprio cliente ou de um terceiro. Isso tudo é muito complexo. Envolve o estudo de áreas afins que não estão necessariamente relacionadas à fotografia em si. Tem que haver muita conversa e muita troca de ideia até ficar bem definido o que se quer obter como resultado. Não é uma questão puramente de equipamento ou de técnica fotográfica. Isso é basal. É condição necessária. É ponto de partida. O principal é saber fazer um bom briefing, seja em qualquer nível de cliente que se tenha. Até como hobby é importante conversar sozinho...rsrsrs. Sim, porque há pessoas que saem fotografando a esmo, simplesmente apertando botões. Na foto de rua, por exemplo, há toda uma observação dos eventos e sua temporalidade. É como se o fotógrafo de rua previsse o futuro, antevisse uma cena.

Enfim, vejo dois mundos bem distintos. Devemos analisar bem e ver em qual deles queremos ficar.
O Fórum está com um layout preparado para rodar em celulares e também é compatível com tapatalk.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #82 Online: 04 de Janeiro de 2018, 09:53:04
Mas é que nem eu falei para um amigo...se eu sair vendendo balas nos semáforos eu ia ganhar mais do que na fotografia hehe.

Fiz uma planilha de custos quando pensei em iniciar profissionalmente na fotografia (ensaios). Nos meus cálculos e considerando o início de carreira + com a quantidade de fotógrafos na região (SP) + preço praticado pela concorrência + custos fixos e variáveis, o lucro seria mínimo.

Se o vendedor de balas cobra R$ 1/pacote (com custo de R$ 0,50), vendendo 200 unidades num dia, terá R$ 100 líquido. Trabalhando 25 dias/mês, daria R$ 2500 "limpos". Faturaria mais do que os cálculos que fiz se fosse fotógrafo....rs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #83 Online: 05 de Janeiro de 2018, 01:24:22
Na verdade é isso que ocorre com qualquer ramo de atividade pela lei de procura e oferta

Muita oferta faz o valor do que esta sendo oferecido cair e me lembro de gente fazendo ensaio naqueles programas de compra coletivas a preço de banana... ou um pouco menos creio eu


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 05 de Janeiro de 2018, 08:01:44

Não é só na fotografia, mas em varias áreas...

Existem fatos que comprovam.

Nos anos 75-95 (20 anos), era comum garotos virarem mega empresários. Entendiam de programação de computadores para empresas ou de audio para sintetizadores. Inventavam videogames, desenvolveram o celular, o CD audio, o VHS e o DVD...o MP3...As Tvs de LCD, as cameras digitais...a injeção eletrônica...etc..


Não era tão comum. Do universo de técnicos apenas alguns se destacavam. Se fosse tão comum teríamos na área de TI um batalhão de mulheres mega-empresárias já que no começo da popularização da TI as mulheres tinham uma forte presença (só para citar um exemplo)

Citar

Nos 95-2017 (23 anos), a única coisa que revolucionou foi feita por um dos garotos dos 80...o Steve Jobs...
Nada mais se fez... o ensino piorou, o interesse pelo estudo piorou

A internet foi, na prática, "criada" nessa época. A internet gerou uma série de "sub-revoluções". Ou você imaginava, por exemplo, antes de 1995 que poderia alugar de casa praticamente qualquer filme e pagar isso no fim do mês como paga a conta de água. Sem contar outras revoluções, diria até mais importantes que o iPhone, tais como o carro elétrico do Elon Musk, os foguetes reaproveitáveis do Elon Musk, a utilização cada vez maior de energias realmente renováveis (solar e eólica), os drones, etc.

O ensino para quem não podia pagar escola particular sempre foi uma droga. Eu fiz o primeiro e segundo grau em escola pública (1982-1993). Perdi a conta de quantas vezes comecei a matéria de inglês do ano "aprendendo" o verbo To Be ao invés de avançar. Sem contar a perda de tempo com matérias como OSPB e Educação Moral e Cívica, que nunca me serviram para nada, pura perda de tempo.

Citar

Engenheiro que não sabe dirigir ? PQP...é uma incoerência total... Engenheiros (mesmo que civis ou eletronicos, eram super curiosos a atentos a isso nos 75-95)

Eu sei e adoro dirigir, mas não vejo isso como uma incoerência. Dirigir é algo condenado à morte (mais uma das revoluções em andamento). Muitos Engenheiros que conheço consideram dirigir uma perda de tempo já que você poderia estar fazendo outra coisa nesse tempo, além de que uma máquina dirigindo é muito mais eficiente.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 05 de Janeiro de 2018, 08:25:37
Um pouco disso tudo pode ser impressão também. Por exemplo, eu participava de alguns grupos que saíam para fotografar e era muito divertido.
Com o tempo a galera foi casando, tendo filhos, assumindo empregos desgastantes,etc. Ou seja, passaram a ter outras prioridades.
Se fosse tomar como base meu círculo já poderia quase decretar a morte da fotografia  :D


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #86 Online: 05 de Janeiro de 2018, 09:02:35
O engenheiro civil precisa saber dirigir. Vai visitar e vistoriar obras a toda hora, reuniões com fornecedores no interior, numa emergência (quebra de estrutura ou talude desmoronando) terá que se deslocar imediatamente. Se for um engenheiro de computação ainda dá pra passar, mas pro civil e elétrico não.

Sobre carros autônomos, ainda não é uma realidade (pelo menos não está totalmente confiável). Desde a década de 1970 os desenhos animados, filmes e até alguns cientistas achavam que em meados de 2000 a 2020 existiriam skates planadores, carros que voam,  etc. Estamos em 2018 e mais de 95% dos automóveis no mundo ainda utilizam combustíveis fósseis.

Não dá pra ficar de braços cruzados no presente esperando pelo futuro (incerto).


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 05 de Janeiro de 2018, 10:34:12
O engenheiro civil precisa saber dirigir. Vai visitar e vistoriar obras a toda hora, reuniões com fornecedores no interior, numa emergência (quebra de estrutura ou talude desmoronando) terá que se deslocar imediatamente. Se for um engenheiro de computação ainda dá pra passar, mas pro civil e elétrico não.

Sim, isso concordo. Mas meu comentário foi em relação à generalização do Ernesto.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 09 de Janeiro de 2018, 17:43:22
Nossa, Léo!

Acho que não te via há uns bons anos.
Acabei retornando ao fórum, com a noticia do falecimento do Ivan.

Bastante curioso o tópico. Estive pensando um pouco sobre o assunto (e muitos desdobramentos dele) nas últimas semanas.
Pura coincidência, creio eu...

TALVEZ o que percebemos nos fóruns de fotografia, no fundo, seja parte de algo um pouco...maior...E que talvez existam muitos "pequenos detalhes", que estão intimamente incorporados a própria natureza do ser humano, e a sua essência.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 09 de Janeiro de 2018, 19:55:10
TALVEZ o que percebemos nos fóruns de fotografia, no fundo, seja parte de algo um pouco...maior...E que talvez existam muitos "pequenos detalhes", que estão intimamente incorporados a própria natureza do ser humano, e a sua essência.

Por exemplo?