Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 19496 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2017, 14:18:09
Eu concordo com um pouco que cada um falou.

Eu acredito que os fóruns sempre continuarão existindo mas com número de usuários menores. Principalmente, quando o assunto é opinião de equipamentos, lentes e algumas técnicas pois hoje é muito fácil você ter essa informação formatada no YouTube que é muito mais agradável para receber informação do que ler.
Claro que falta no Facebook e no YouTube esse ambiente de discussão que é formatado para um fórum.

Sobre a qualidade fotográfica ter caído isso está atrelado à acessibilidade muito mais fácil para equipamentos e conhecimento por meio de fóruns, youtube, workshops, etc... versus a situação econômica do país que tem prostituídos os valores da fotografia. Ainda existem e existirão excepcionais profissionais que já tem seu nome e clientela formado mas para boa parte dos fotógrafos profissionais eles tem que concorrer com pessoas que fazem infantis por 200 reais, casamentos completos por 1.000 reais ou ensaios por 50 reais.

Eu acho que as pessoas não perderam o gosto pela fotografia, pelo contrário, elas tem cada vez mais acesso a tirar fotos por conta da evolução dos celulares que nas última geração consegue fazer muita coisa que uma DSLR faz e ainda substituiu completamente as compactas. O problema é que as pessoas  comuns estão focadas nas fotos para rede social onde o que importa é o assunto da foto e não a técnica e composição. Basta olhar os instagrans de pessoas comuns.

Mas uma bela fotografia continuará sendo arte por muito tempo, independente se foi feita com iPhone ou com médio formato.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Felix RJ

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 262
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2017, 14:29:38
A questão é muito de ponto de vista, toda massificação, gera banalização. Desde a transição da era analógica para a era digital e agora com a era das fotos fast food feitas através das câmeras de celular além da questão da web, a fotografia vem se  tornando cada vez mais acessível, porém esse número que cresceu de forma totalmente assustadora, não foi acompanhado pela formação desses indivíduos. O problema é que com isso, a proporção de fotógrafos profissionais e amadores (hobystas), está ficando estatisticamente reduzido em relação aos apertadores de botão ou de tela, e isso que gera essa disparidade. Qualquer pessoa que porte uma câmera ou celular pode se intitular fotógrafo e entrar nessas estatísticas. Eu vejo essas pessoas como fotógrafos em potencial, mas infelizmente nossa sociedade não foi formada com uma boa base de ensino de artes nas escolas o que poderia ajudar na valorização e no entendimento, além de estimular a essas pessoas estudarem e discutirem fotografia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2017, 17:01:50
Sem querer desmerecer o fórum (não teria nenhum motivo pra isso), mas eu fotografo porque eu gosto de fotografar e postar na parede da minha casa. O fórum vem como uma opinião extra. Acho que, quanto mais as pessoas olham pra telinhas, menos têm olhos pra coisas maiores, e que tomam tempo. Não creio que este declínio seja só no Brasil. É mais acentuado por causa da crise recente (e ainda presente), por causa do declínio da educação em geral, por causa da proliferação de celulares. Mas ainda assim, em todo o mundo a fotografia como formalidade vem diminuindo.

Sinceramente, acho que não há muito que se possa fazer além de fotografar e pendurar foto na parede. Com sorte, alguma visita vai ver, achar legal e se perguntar "como essa pessoa fez essa foto, e porque eu não consigo?".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2017, 17:25:44
Outro ponto também é que atualmente a grande maioria das pessoas que fotografam usam celulares, e o ambiente natural dessas pessoas acaba sendo o Instagram ou o Facebook.

Hype por hype, hoje em dia qualquer um se auto denomina fotógrafo, chefe de cozinha, critico de arte, enólogo ou mesmo o ridículo rótulo de "formador de opinião". Essa turma não frequenta fóruns. Como já disseram aqui, o importante para elas são os likes e a visibilidade, uma proposta muito diferente da dos foruns.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, 17:28:09 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2017, 18:32:19
Outro ponto também é que atualmente a grande maioria das pessoas que fotografam usam celulares, e o ambiente natural dessas pessoas acaba sendo o Instagram ou o Facebook.

Hype por hype, hoje em dia qualquer um se auto denomina fotógrafo, chefe de cozinha, critico de arte, enólogo ou mesmo o ridículo rótulo de "formador de opinião". Essa turma não frequenta fóruns. Como já disseram aqui, o importante para elas são os likes e a visibilidade, uma proposta muito diferente da dos foruns.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2017, 18:45:38
Vocês realmente acham que a suposta popularidade da fotografia uns anos atrás era por conta de pessoas interessadas em Fotografia (com letra maiúscula)? Vocês realmente acham que pessoas em fórum, e consumidores comprando câmeras estavam interessados na mesma fotografia que ensinam em escolas de arte, que existem em bibliotecas e em galerias de arte? O tipo de "fotografia" feita na internet não tem muito mérito, não precisa sobreviver e ser passada a gerações futuras.

Se esse declínio está existindo hoje eu recebo ele de braços abertos. Já tá mais do que na hora de desaparecer esse povo que só sabe ficar falando de técnica, ou fazendo foto de por-do-sol. Existiu um boom digital de pessoas comprando câmeras, abrindo contas no Flickr e postando centenas de imagens cliché com alto ar de profissionalismo, e tudo isso era lixo descartável com falsa pretensão de profundidade. Só serviu para as empresas de câmeras venderem equipamentos. Eu fui uma das vítimas. Eu comprei lentes e filtros. Eu ainda devo ter uma conta no Flickr e 500px cheia de fotos imbecis e executadas de forma tecnicamente perfeita.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2017, 19:10:07
Vocês realmente acham que a suposta popularidade da fotografia uns anos atrás era por conta de pessoas interessadas em Fotografia (com letra maiúscula)? Vocês realmente acham que pessoas em fórum, e consumidores comprando câmeras estavam interessados na mesma fotografia que ensinam em escolas de arte, que existem em bibliotecas e em galerias de arte? O tipo de "fotografia" feita na internet não tem muito mérito, não precisa sobreviver e ser passada a gerações futuras.

Se esse declínio está existindo hoje eu recebo ele de braços abertos. Já tá mais do que na hora de desaparecer esse povo que só sabe ficar falando de técnica, ou fazendo foto de por-do-sol. Existiu um boom digital de pessoas comprando câmeras, abrindo contas no Flickr e postando centenas de imagens cliché com alto ar de profissionalismo, e tudo isso era lixo descartável com falsa pretensão de profundidade. Só serviu para as empresas de câmeras venderem equipamentos. Eu fui uma das vítimas. Eu comprei lentes e filtros. Eu ainda devo ter uma conta no Flickr e 500px cheia de fotos imbecis e executadas de forma tecnicamente perfeita.

Ouch! A verdade assim desse jeito doi!  :D


jrmsricardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2017, 08:15:00
Pior de tudo, o povo não quer ler. Forum = leitura abundante.
O povo quer é mandar logo nas redes sociais. Em minha região tinha dois fotoclubes. Um so existe agora no papel. O outro ainda existe mas e cada vez menor.
Fotografia é um hobby caro, uma profissão dificil. A informação sobre equipamentos esta cada vez mais dificil, escassa em novidades e copiada de um blog a outro, porem tudo muito velho.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2017, 08:27:41
Eu fui uma das vítimas. Eu comprei lentes e filtros. Eu ainda devo ter uma conta no Flickr e 500px cheia de fotos imbecis e executadas de forma tecnicamente perfeita.

E o que seria uma foto imbecil?








Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2017, 08:49:00
Vocês realmente acham que a suposta popularidade da fotografia uns anos atrás era por conta de pessoas interessadas em Fotografia (com letra maiúscula)? Vocês realmente acham que pessoas em fórum, e consumidores comprando câmeras estavam interessados na mesma fotografia que ensinam em escolas de arte, que existem em bibliotecas e em galerias de arte? O tipo de "fotografia" feita na internet não tem muito mérito, não precisa sobreviver e ser passada a gerações futuras.

Se esse declínio está existindo hoje eu recebo ele de braços abertos. Já tá mais do que na hora de desaparecer esse povo que só sabe ficar falando de técnica, ou fazendo foto de por-do-sol. Existiu um boom digital de pessoas comprando câmeras, abrindo contas no Flickr e postando centenas de imagens cliché com alto ar de profissionalismo, e tudo isso era lixo descartável com falsa pretensão de profundidade. Só serviu para as empresas de câmeras venderem equipamentos. Eu fui uma das vítimas. Eu comprei lentes e filtros. Eu ainda devo ter uma conta no Flickr e 500px cheia de fotos imbecis e executadas de forma tecnicamente perfeita.
A técnica é o pilar da profundidade artística. Não há arte sem técnica (apesar de alguns ditos "pensadores" defender que haja, reduzindo tudo a arte). As discussões técnicas são o primeiro elemento da formação de um artista. Depois você passa para o aprofundamento de sua linguagem artística, uma vez que já detém a técnica para executá-la. O que acontecia naquele momento era o natural para uma grande massa de novatos, a criação dos fundamentos técnicos para capacitá-los a discutir a linguagem. A técnica é, inclusive, um instrumento para que você possa lidar com qualquer equipamento que lhe seja dado (o fotógrafo dependente de equipamento é exatamente aquele que não é nem um pouco técnico).
O que temos hoje é bem diferente e bem pior do que naquele período. É a geração filtro. Sem técnica alguma, constróem tudo em cima de processamento predefinido em apps. Essa falta de interesse pelo controle do que faz massifica a fotografia e a enterra. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #25 Online: 29 de Novembro de 2017, 08:49:48
[...] e o ambiente natural dessas pessoas acaba sendo o Instagram ou o Facebook.

Hype por hype, hoje em dia qualquer um se auto denomina fotógrafo, chefe de cozinha, critico de arte, enólogo ou mesmo o ridículo rótulo de "formador de opinião". Essa turma não frequenta fóruns. Como já disseram aqui, o importante para elas são os likes e a visibilidade, uma proposta muito diferente da dos foruns.

Pois é. Comentário perfeito.
Como descrevi anteriormente, os grupos de fotografia do Face tem um baixíssimo nível de discussão. A maioria compra uma câmera barata, assiste a uns 2 vídeos na Eduk/Youtube, pede uns presets do Lightroom e já se acha um artista profissional.
A pessoa muda a cor verde das folhas para um alaranjado + fundo desfocado e pronto: uma "obra de arte"... :doh:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 29 de Novembro de 2017, 10:24:32
A pessoa muda a cor verde das folhas para um alaranjado + fundo desfocado e pronto: uma "obra de arte"... :doh:

Pois é. Mas mesmo esse interesse sinto que tem caído. Eu frequento várias comunidades e analiso muitos números. Triste.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Novembro de 2017, 10:40:31
Pra mim, todo interesse pela fotografia eh válido. Pior que o interesse em apenas reprodução de técnicas genéricas na fotografia ou qualquer outra arte eh o pedantismo de achar que toda expressão tem a obrigação de inovar na linguagem artística de sua área. Esse comportamento hipster de criticar o mainstream geralmente está alicerçado apenas apenas em arrogância e na crença que seu modo de expressão possui alguma superioridade.

Na música esse movimento eh ainda mais forte que na fotografia, mas nesse último ainda se faz bem mais presente.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 29 de Novembro de 2017, 10:54:48
Pior que o interesse em apenas reprodução de técnicas genéricas na fotografia ou qualquer outra arte eh o pedantismo de achar que toda expressão tem a obrigação de inovar na linguagem artística de sua área. Esse comportamento hipster de criticar o mainstream geralmente está alicerçado apenas apenas em arrogância e na crença que seu modo de expressão possui alguma superioridade.

Concordo totalmente.

E acho bem inadequado citar exemplos de tipos, características ou temas, taxando-os como se alguns específicos fossem algo ruim genericamente. Então só o trabalho X é bom, é arte, tem conceito e conteúdo, o resto é lixo...



 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:14:12
Pra mim, todo interesse pela fotografia eh válido. Pior que o interesse em apenas reprodução de técnicas genéricas na fotografia ou qualquer outra arte eh o pedantismo de achar que toda expressão tem a obrigação de inovar na linguagem artística de sua área. Esse comportamento hipster de criticar o mainstream geralmente está alicerçado apenas apenas em arrogância e na crença que seu modo de expressão possui alguma superioridade.

Na música esse movimento eh ainda mais forte que na fotografia, mas nesse último ainda se faz bem mais presente.


Concordo 100%. Ainda mais que normalmente é pura crença mesmo, pois a quantidade de porcarias rotuladas como arte por aí é imensa, e não adianta vir com aquele discurso babaca de que arte não é para ser gostada, entendida, etc.

Existem diversos tipos de fotografia além da artistica, com igual importancia: Técnica, documental, etc. Já pensaram que merda que seria se todas as fotos fossem artisticas ?