Autor Tópico: O declínio da fotografia no Brasil?  (Lida 2452 vezes)

Rick99

• Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • Amador
Resposta #60 Online: 01 de Dezembro de 2017, 11:17:44
Sobre as antigas gerações se acharem mais inteligente que as demais, atualmente é quase que um fato no Brasil. E argumentos não faltam...
A qualidade de ensino atual e das décadas anteriores a 2000 é só uma delas.

E sobre o comentário do Ernesto, concordo plenamente: ficamos 2 anos procurando um engenheiro civil trainee para trabalhar na empresa, e cansamos de entrevistar candidatos que se recusavam a visitar obras no interior de SP, não queriam pegar sol e chuva, e outros que nem sabiam dirigir...todos acima de 24 anos, com diploma na mão, mas queriam ficar exclusivamente dentro do escritório com o ar ligado, e mandar os mestres de obra fazer todo o trabalho externo. Basta ver qual é a maior faixa etária de desempregados atualmente pra saber a gravidade do problema.

Raphael Sombrio

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #61 Online: 01 de Dezembro de 2017, 11:28:57
Sobre as antigas gerações se acharem mais inteligente que as demais, atualmente é quase que um fato no Brasil. E argumentos não faltam...

Existe uma ideia surgindo, principalmente em relação ao modo como são as escolas ( com local próprio, paredes, turma, ter que ficar sem o celular e as redes sociais ) e principalmente sobre o fato de que o ensino, teoricamente continua sendo o mesmo desde sempre, em um mundo que já se modificou bastante com as tecnologias.

Bem, enfim, a ideia é a de que no futuro as pessoas não precisarão mais estudar para aprender e saber as coisas, afinal, todas as informações estariam disponíveis na rede, bastaria fazer a pergunta.

Seríamos um bando de burros digitais?  :eek:

Rick99

• Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • Amador
Resposta #62 Online: 01 de Dezembro de 2017, 11:43:47
Existe uma ideia surgindo, principalmente em relação ao modo como são as escolas ( com local próprio, paredes, turma, ter que ficar sem o celular e as redes sociais ) e principalmente sobre o fato de que o ensino, teoricamente continua sendo o mesmo desde sempre, em um mundo que já se modificou bastante com as tecnologias.

Bem, enfim, a ideia é a de que no futuro as pessoas não precisarão mais estudar para aprender e saber as coisas, afinal, todas as informações estariam disponíveis na rede, bastaria fazer a pergunta.

Seríamos um bando de burros digitais?  :eek:

Não digo que a era digital influencie na "burrice" (seria um erro afirmar isso), mas a tendência é que suas facilidades deixam as pessoas mais acomodadas.

Hoje dá pra aprender idiomas, ofícios e até cursar uma graduação e pós pela internet.  Trabalhar on-line (vendas ou home office) são realidades e implementadas com sucesso.

Com todas essas facilidades, ainda tem gente que quer tudo "mastigado". Com centenas de vídeos no Youtube, dezenas de reviews e com vários tópicos criados sobre o assunto, diariamente surgem perguntas como "vale a pena comprar uma T5i?" ou "lente Yongnuo é boa?". Na minha época  (:D :hysterical:) eu tinha que levantar a bunda da cadeira e correr atrás das informações.

spositom

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
Resposta #63 Online: 01 de Dezembro de 2017, 13:22:32

E sobre o comentário do Ernesto, concordo plenamente: ficamos 2 anos procurando um engenheiro civil trainee para trabalhar na empresa, e cansamos de entrevistar candidatos que se recusavam a visitar obras no interior de SP, não queriam pegar sol e chuva, e outros que nem sabiam dirigir...todos acima de 24 anos, com diploma na mão, mas queriam ficar exclusivamente dentro do escritório com o ar ligado, e mandar os mestres de obra fazer todo o trabalho externo. Basta ver qual é a maior faixa etária de desempregados atualmente pra saber a gravidade do problema.

Virou um pouco "off topic" mas não deixa de ser relevante

Trabalhei numa empresa engarrafadora de GLP com ISO e precisávamos de uma equipe "não analfabeta" para entendimento dos procedimentos e um minimo raciocínio para avaliação qualitativa e quantitativa. Pedimos o 2º grau completo ou cursando (não sei como chamam hoje o 2º grau, mas são os 3 anos antes da faculdade), resumindo: pessoas com um pé na faculdade não sabiam fazer contas simples e para escrever uma redação de "minhas férias" era um horror, vocabulário com muitas "coisas" e gíria pra tudo quanto é lado

No começo era engraçado, mas depois de minutos ficou triste

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #64 Online: 01 de Dezembro de 2017, 17:51:55
Tem aquela frase do Geroge Orwell: "toda geração se acha mais inteligente do que a anterior, e mais sábia do que a que virá depois".

Desde que o mundo é mundo se acha que a geração seguinte está perdida  :D

Não é só na fotografia, mas em varias áreas...

Existem fatos que comprovam.

Nos anos 75-95 (20 anos), era comum garotos virarem mega empresários. Entendiam de programação de computadores para empresas ou de audio para sintetizadores. Inventavam videogames, desenvolveram o celular, o CD audio, o VHS e o DVD...o MP3...As Tvs de LCD, as cameras digitais...a injeção eletrônica...etc..

Nos 95-2017 (23 anos), a única coisa que revolucionou foi feita por um dos garotos dos 80...o Steve Jobs...
Nada mais se fez... o ensino piorou, o interesse pelo estudo piorou

Engenheiro que não sabe dirigir ? PQP...é uma incoerência total... Engenheiros (mesmo que civis ou eletronicos, eram super curiosos a atentos a isso nos 75-95)

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, 18:09:31 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo da "Rio 2016"

RFP

• Colunista
  • Membro Ativo
    • Câmara Obscura
Resposta #65 Online: 06 de Dezembro de 2017, 14:51:53
Usando o Google Trends, dei uma pesquisa com alguns temas da discussão daqui, em relação ao interesse desde 2004.

O primeira é em relação ao tema "fotografia" e "câmera digital".

A segunda, "fóruns de discussão":

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #66 Online: 06 de Dezembro de 2017, 20:10:47
Usando o Google Trends, dei uma pesquisa com alguns temas da discussão daqui, em relação ao interesse desde 2004.

O primeira é em relação ao tema "fotografia" e "câmera digital".

A segunda, "fóruns de discussão":

e o que está em alta ?

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Bucephalus

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #67 Online: 06 de Dezembro de 2017, 21:37:20

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #68 Online: 07 de Dezembro de 2017, 01:22:37
It's over, baby...  :(
Daqui há pouco vão preferir casamentos feitos com celular pq sera mais fashion...  :D

#Fotógrafo da "Rio 2016"

C R O I X

• Colaborador(a)
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #69 Online: 07 de Dezembro de 2017, 10:32:18
Penso que eh um fenomeno mundial. E penso que seja pq antes as cameras digitais tornaram acessivel que muitos explorassem esse mundo da fotografia. Mas ainda assim cameras tinham um certo preco alto, um certo status associado a posse delas e a limitacao de encontrar o "melhor nas DSLR".

Com o tempo o preco de cameras foi barateando, tornando mais popular, perdendo o tanto do status daqueles que portavam uma, e o desenvolvimento tecnologico mostrando que nao eh preciso uma DSLR e lentes caras para se fazer fotos com boa qualidade de imagem. Com seus celulares e cameras automaticas as pessoas ja nao se interessam tanto com papos sobre photografia tal como as SLR incitam com todos seus botoes e opcoes.

Sobre o que falaram da educacao entre hoje e antes, comparando os jovens de decadas atras que criavam inovacoes que antes... Tambem eh por causa das tecnologias. Decadas atras foi quando muitas tecnologias novas surgiram e assim havia muitas possibilidades de criar algo novo na garagem de casa. Mas hoje em dia ja nao ha tantas possibilidades baratas de inovacao. Inovar demanda mais dinheiro e apos tantas inovacoes novas ideias vao se esgotando.

Aqui um podcast legal sobre o assunto:

Alem de tudo isso, tem a questao de que ante os forums tinham um publico mais fechado e especifico sobre um assunto. Hoje em dia os forums sobre um tema tem diversas salas que abrangem um publico muito mais diverso e conflitante.

Fora que de alguns anos para ca, muitas pessoas que se sentem infelizes com questoes sociais, politicas, ideologicas, na vida, encontraram a liberdade de poder expressar on-line o que nao tem coragem ou liberdade de expressar no dia a dia, no trabalho, etc... Entao forums viraram imas que atraem muita gente intolerante, rancoroja e conflitantes, o que acabam expelindo demais grupos de pessoas de tais ambientes.

Pegue como exemplo o Model Mayhem que foi o forum que mais teve fotografos notorios participantes. No inicio o forum era um paraiso de ideias, aprendizado, etc gracas a esses grandes fotografos. Mas com o tempo, foram aparecendo muitos fotografos que apos um ou dois anos de fotografia se acham os grandes conhecedores, e chegavam ofendendo aqueles outros fotografos que realmente tinham bagagem, experiencia e conhecimento, e com o tempo eles foram sumindo e hoje o forum esta pobre, restando apenas meia dizia de alguns fotografos que realmente valem a pena e que tem o que agregar as conversas. O resto da comunidade foi dominado por duelistas de egos.

O mesmo fenomeno vi em forums de jogos e fotografia.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 10:40:36 por C R O I X »

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Fotógrafo da Rio 2016
Resposta #70 Online: 07 de Dezembro de 2017, 13:40:33
Eu vejo as câmeras caírem como os aparelhos de som e os CDs caíram no desuso (generalizando), em função dos celulares.

Assim como o computador extinguiu várias coisas, o celular fará o mesmo.
E pode ser bem comum que a família e parentes passem a fotografar os próprios casamentos.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 13:43:11 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

C R O I X

• Colaborador(a)
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #71 Online: 07 de Dezembro de 2017, 14:52:18

E pode ser bem comum que a família e parentes passem a fotografar os próprios casamentos.

De certa forma ja eh assim em muitos casamentos. Eu fico pensando que muitos casais contratam fotografo para o casamento pelo mesmo motivo que encomendam bolo de casamento, casam na igreja, usam o tradicional vestido de casamento. Ou seja, por tradicao, pq eh o que pensam que os familiares e demais convidados esperam ver em um casamento, etc...

Ironicamente, um forum que parece estar firme e forte eh o APUG. E penso ser pelo motivo que eu disse no meu post anterior. Eh um forum com um publico bem focado (fotografia analogica e absolutamente mais nada), tem representantes de empresas que fazem cameras e filmes negativos so para tirar a duvida dos produtos para a galera.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 14:57:57 por C R O I X »

Claudio Rombauer

• Colaborador(a)
Resposta #72 Online: 07 de Dezembro de 2017, 20:44:35
It's over, baby...  :(
Daqui há pouco vão preferir casamentos feitos com celular pq sera mais fashion...  :D

Pode até ser. Mas se tem uma coisa que evoluiu foi a fotografia de casamento. Quando eu casei, 14 anos atrás, os filmes eram pobres, tipo VHS, luz dura na fuça. Agora vc contrata uma garotada com steadys, drones, filmam tudo em 4k, 360 graus, com iluminação de cinema, fresnéis dedolight, fica parecendo filme do coppola. 

No último casamento que eu fui convidado tinha até drone seguindo o carro dos noivos.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 20:47:13 por Claudio Rombauer »

Brupikk

• Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
    • Bruno Piccoli Fotografia
Resposta #73 Online: 08 de Dezembro de 2017, 08:40:21
Acho que com a popularização de DSLR, alguns eventos menores (como um aniversário infantil) até podem começar a ter menos solicitações de profissionais, pois algum padrinho tem câmera, etc. Ensaios também, até com os celulares com câmera dupla das próximas gerações, vai ser possível tirar ótimas fotos com fundo desfocado, etc.
Mas casamentos acho que vai demorar pra entrar nisso, é um momento muito importante, que as pessoas planejam por meses, gastam dezenas (centenas) de milhares de reais, e acho pouco provável que irão deixar nas mãos de um convidado para fazer esses registro, até pq a fotografia de casamento (profissional) tem evoluído bastante nos últimos anos.
Bruno Piccoli
http://brunopiccoli.com
http://instagram.com/brunopiccoli.fotografia
https://www.facebook.com/BrunoPiccoliFotografia
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #74 Online: 08 de Dezembro de 2017, 09:34:03
Eu fico pensando que muitos casais contratam fotografo para o casamento pelo mesmo motivo que encomendam bolo de casamento, casam na igreja, usam o tradicional vestido de casamento. Ou seja, por tradicao, pq eh o que pensam que os familiares e demais convidados esperam ver em um casamento, etc...

Mas casamentos acho que vai demorar pra entrar nisso, é um momento muito importante, que as pessoas planejam por meses, gastam dezenas (centenas) de milhares de reais, e acho pouco provável que irão deixar nas mãos de um convidado para fazer esses registro, até pq a fotografia de casamento (profissional) tem evoluído bastante nos últimos anos.

É, acho que talvez em algumas classes, mais baixas e com menos recursos, até pode acontecer, mas no geral não acredito em uma substituição de um profissional por algum parente portando um smartphone.

As fotos, com qualidade, feitas por alguém hábil, serão a única coisa que representará a lembrança daquele momento importante, e isso, via de regra sempre terá um grande valor. Penso que seja a parte que mais vale a pena investir dinheiro, mas isso é a opinião de quem gosta de fotografia.

Mas se fosse por ai as famílias também iriam começar a confeccionar os bolos com tanta informação sobre confeitaria transbordando na tv e na rede.